Lucas Mellos Carlos

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  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Atualmente é estudante de Pós-Graduação em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação da UFSC realizando mestrado na modalidade sanduíche na TELUQ University no Canadá, colaborador no Grupo de Trabalho em Experimentação Remota (GT-MRE) em parceria com a RNP, é bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC e formado em Técnico em Informática pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Avançado Sombrio. Bolsista de Pós-Graduação pela CAPES/FAPESC no Laboratório de Experimentação Remota (RExLab), selecionado pelo Programa de Lideres Emergentes na América no Canadá. Atua como membro voluntário na IEEE Education Society's desde 2015. Atualmente pesquisa o desenvolvimento de novas tecnologias para laboratórios remotos ligadas a analíticas de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lucas Mellos Carlos
Nome em citações bibliográficas
CARLOS, L. M.;Carlos, Lucas Mellos;L. M. Carlos;CARLOS, LUCAS MELLOS;CARLOS, LUCAS M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Campus Araranguá.
Rodovia Governador Jorge Lacerda, nº 3201 - Km 35,4
Jardim das Avenidas
88906072 - Araranguá, SC - Brasil
Telefone: (48) 37212170
URL da Homepage: http://ararangua.ufsc.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
com período sanduíche em Télé-Université, Université du Québec (Orientador: Hamadou Saliah-Hassane). Orientador: João Bosco da Mota Alves.
Coorientador: Juarez Bento da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Proposta de Arquitetura para Laboratórios Móveis Baseada no Paradigma de Dispositivos Inteligentes.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2012 - 2014
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2012 - 2014
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2002 - 2011
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Estadual Básica Sagrada Família, E.E.B.S.F., Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2018
Inglês Lingustic. (Carga horária: 140h).
Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2013 - 2013
Configurando o Windows 8: exame 70-687.
Microsoft Virtual Academy, MVA, Brasil.
2012 - 2012
Microsoft Hyper-V.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.
2012 - 2012
Consolidação do Armazenamento.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.
2012 - 2012
Soluções de segurança em camadas da Dell.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.
2012 - 2012
Lógica de Programação. (Carga horária: 37h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2012 - 2012
Introdução à Virtualização.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.
2012 - 2012
Windows 8 - Sua primeira App na Windows Store.
Microsoft Virtual Academy, MVA, Brasil.
2012 - 2012
Cloud Computing.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.
2012 - 2012
Gerenciamento de Sistemas.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.
2012 - 2012
Gerenciamento de Sistemas.
Dell - SMB Solution Center Training, SMB, Estados Unidos.


Atuação Profissional



IEEE Standard Association, IEEE, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador no grupo de trabalho P1876
Outras informações
P1876 ? Networked Smart Learning Objects for Online Laboratories


Télé-Université, Université du Québec, TELUQ, Canadá.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Dedicação exclusiva, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: Desenvolvimento e implantação de um modelo de acesso exclusivo no gerenciamento de recursos laboratoriais remotos

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Projeto: Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública. Edital/Chamada 2014/2016.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
RExLab - Laboratório de Experimentação Remota

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 20

Atividades

05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Delegado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
05/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado Pleno no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.
04/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UFSC - Campus Araranguá, .

06/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso de TIC.
03/2017 - 05/2017
Estágios , UFSC - Campus Araranguá, .

Estágio realizado
Estágio no Laboratório de Experimentação Remota.
03/2016 - 02/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, UFSC - Campus Araranguá, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Unidade do Centro de Araranguá.

Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador bolsista desenvolvedor web educacional.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Atividades, Carga horária: 1
Outras informações
Monitor de disciplina de Hardware.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Atividades, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor de Atividades, Carga horária: 1


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador em Projeto de Pesquisa



Linhas de pesquisa


1.
Laboratórios Híbridos
2.
Experimentação Remota
3.
Desenvolvimento web
4.
Laboratórios Remotos


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Experimento Remoto na Programação de um Robô: um instrumento didáticopedagógico para aulas de programação e robótica
Descrição: Descrição: O estudo e o entusiasmo pela robótica tem crescido nos últimos anos. Cursos na área de Mecatrônica, olimpíadas e competições de robótica como a OBR e a CBR, brinquedos com esta temática, seguem a demanda deste crescimento. Instituições como o IFSC ofertam cursos na área de mecatrônica; disponibilizam laboratórios de programação e/ou robótica para os seus estudantes realizarem suas aulas práticas de programação de robôs. Porém, isto é restrito somente aos estudantes da instituição e frequentemente há restrições ao acesso desses recursos em horários extra-classe. Dispor estes recursos em forma de experimento remoto, de forma que estudantes e entusiastas possam ter acesso por meio da Internet em seus dispositivos móveis e computadores, facilitaria o acesso às práticas laboratoriais sem haver necessidade de acesso físico ao laboratório. O presente projeto objetiva desenvolver um experimento remoto que permita o experimentador programar um robô para cumprir tarefas como: seguir linha e desviarde obstáculos físicos presentes na pista. Alguns desafios desta pesquisa envolvem: descobrir um método confiável para que o robô retorne automaticamente ao ponto de partida após o fim de cada experimento (estado inicial do experimento); disponibilizar uma interface fácil e amigável ao experimentador para que ele possa programar o robô e assistir o experimento em execução. Será empregado pesquisa bibliográfica, exploratória e aplicada. O experimento remoto será instalado em um laboratório do IFSC Criciúma.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2018
VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following an Enquirybased Teaching and Learning Methodology supported by VISIR
Descrição: Descrição: This project targets the broad area of Electrical and Electronics Engineering, and, within it, the subject of circuit theory and practice. It aims to define, develop and evaluate a set of educational modules comprising hands-on, virtual, and remote experiments, the later supported by a remote lab named Virtual Instruments Systems In Reality (VISIR). The nature of each experiment (hands-on, virtual, real-remote) has an impact on the students? perception of circuits? behaviour, being therefore mandatory to understand how these different learning objects can be arranged together in order to scaffold their understanding and increase their laboratory-based skills. This is the concern of the underpinning teaching and learning methodology, favouring in particular the students? autonomy for discovering how circuits work, through an enquiry-based approach. VISIR+ brings together the power of the best remote lab for experiments with electrical and electronics circuits and the long history of collaboration among the consortium partners from Argentina, Austria, Brazil, Portugal Spain, and Sweden.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / Juarez Bento da Silva - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Gustavo Ribeiro Alves - Coordenador.
2014 - 2017
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto ?piloto? que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá- SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Portifólio de Sequências Didáticas da Educação Matemática e Suas Tendências
Descrição: Este projeto consta da elaboração de um conjunto de sequências didáticas envolvendo as tendências em Educação Matemática a partir do estudo dos objetos da geometria. A diversificação metodológica na abordagem destes conteúdos em sala de aula e sua relação com os objetos da álgebra, já estudados, podem possibilitar o estabelecimento de relações antes não observadas. Assim, inicialmente serão identificados todos os conteúdos matemáticos que compõem o campo geométrico da Matemática a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular de Santa Catarina. Após este levantamento será aprofundado o estudo bibliográfico de todas as tendências em Educação Matemática para posteriormente elaborar o portfólio das tendências em Educação Matemática. As sequências didáticas serão elaboradas a partir do estudo das possibilidades metodológicas de cada conteúdo realizando-se a adequação da metodologia para cada tema, ou seja, uma pesquisa relacionada com a tendência que melhor se ajusta para abordagem e facilitação tanto do processo de ensino quanto do processo de aprendizagem. Após a elaboração e testagem das sequencias didáticas pelos pesquisadores em aulas de Estágio e de Metodologias de ensino do currículo do curso de Licenciatura em Matemática, estas serão disponibilizadas em um portfólio virtual vinculado ao laboratório de Matemática do IFC, para consultas de toda a comunidade interna ou externa do mesmo. Este portfólio também poderá ser apresentado em oficinas, congressos, comunicações científicas da área de formação de Professores de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Coordenador / SUSANA PEREIRA DA CUNHA DE MATOS - Integrante.
2014 - Atual
GT-MRE: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Coordenador / Juarez Bento da Silva - Integrante / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Akassio Miranda da Silva - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Marta Adriana da Silva Cristiano - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Carine Heck - Integrante / Caroline Porto Antonio - Integrante / Cristina Amboni da Silva - Integrante / Alex Sandro Moretti - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Marina Rocha Daros - Integrante / Tiago Januário Carvalho - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Portifólio de Sequências Didáticas da Educação Matemática e Suas Tendências
Descrição: Este projeto consta da elaboração de um conjunto de sequências didáticas envolvendo as tendências em Educação Matemática. Enquanto professora de Matemática da Educação Básica observo que os alunos apresentam maior dificuldade em lidar com os objetos matemáticos relacionados com o campo conceitual algébrico. Buscando diminuir tais dificuldades, uma alternativa é a utilização da diversificação metodológica na abordagem destes conteúdos em sala de aula. Assim, inicialmente serão identificados todos os conteúdos matemáticos que compõem o campo algébrico da Matemática a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Proposta Curricular de Santa Catarina. Após este levantamento será realizado um estudo bibliográfico de todas as tendências em Educação Matemática para posteriormente elaborar o portfólio das tendências em Educação Matemática. Este portfólio pode se constituir em uma importante ferramenta de apoio ao professor de Matemática e para os acadêmicos que iniciam suas atividades de estágio supervisionado em Matemática. As sequências didáticas serão elaboradas a partir do estudo das possibilidades metodológicas de cada conteúdo realizando-se a adequação da metodologia para cada tema, ou seja, a tendência que melhor se ajusta para abordagem e facilitação tanto do processo de ensino quanto do processo de aprendizagem. Após a elaboração e testagem das sequencias didáticas pelos pesquisadores em aulas de Estágio e de Metodologias de ensino do currículo do curso de Licenciatura em Matemática, estas serão disponibilizadas em um portfólio virtual vinculado ao laboratório de Matemática do IFC, para consultas de toda a comunidade acadêmica do mesmo. Este portfólio também poderá ser apresentado em oficinas, congressos, comunicações científicas da área de formação de Professores de Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / Marleide Coan Cardoso - Coordenador / MARGARETE FARIAS MEDEIROS - Integrante / JULIANA MENEGOTTO - Integrante / LUCAS SPILLERE BARCHINSKI - Integrante / ALEXSSANDRO CARDOSO ANTUNES - Integrante / ELIZETE MARI POSSAMAI RIBEIRO - Integrante / SUSANA PEREIRA DA CUNHA DE MATOS - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - 2018
Inglês Instrumental Intensivo nos Programas de Pós Graduação da UFSC - Araranguá
Descrição: Este projeto de extensão visa fornecer aulas gratuitas de inglês instrumental para auxiliar os alunos dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) quanto à tradução de textos do idioma inglês para o português. O objetivo é fornecer conhecimentos básicos do idioma, que é o mais utilizado na produção científica da área, independentemente do país de origem dos pesquisadores, auxiliando os alunos em atividades acadêmicas que requeiram capacidade de leitura em inglês. Dessa forma, este projeto auxiliará na preparação para o Exame de Proficiência da Língua Inglesa, um dos requisitos para a obtenção do título de Mestre. Além disso, os acadêmicos participarão da tradução, para a língua inglesa, dos sites dos programas de pós graduação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Araranguá.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / Janeisa Franck Virtuoso - Coordenador / Alessandro Haupenthal - Integrante / Andréa Cristina Trierweiller - Integrante / Kátia Cilene Rodrigues Madruga - Integrante / Aruan Cuenca Carrara - Integrante / Rafael Rockenbach - Integrante / Tai Chin Lu - Integrante.
2016 - 2018
Programa - Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 16/11/2017.
Descrição: O objetivo deste programa é desenvolver e aplicar estratégia para a integração tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino e na aprendizagem em disciplinas da Educação Básica da rede pública de ensino. Uma vez cumprido o objetivo geral espera-se estar promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da utilização e aproveitamento das novas tecnologias baseadas na Internet, a fim de, oferecer uma série ferramentas flexíveis e interativas de apoio a aprendizagem a um grande número de professores e alunos da educação básica.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / João Bosco da Mota Alves - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Andréia Panchera Schneider - Integrante / Carinna Nunes Tulha - Integrante / Isabela Nardi da Silva - Integrante / Aline Coelho dos Santos - Integrante / Josi Zanette do Canto - Integrante / Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação do Brasil - PROEXT - Outra.


Outros Projetos


2016 - Atual
block.ino
Descrição: Desenvolvimento de uma plataforma para programação utilizando linguagem de blocos de um Arduino controlado remotamente.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / LIMA, JOÃO PAULO DE - Integrante / SILVA, JUAREZ - Coordenador / SCHARDOSIM SIMÃO, JOSÉ PEDRO - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2015 - Atual
RELLE
Descrição: Um sistema de gerenciamento de experimentos controlados remotamente.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Lucas Mellos Carlos - Integrante / Juarez Bento da Silva - Coordenador / LIMA, JOÃO PAULO DE - Integrante / SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM - Integrante.Financiador(es): Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: European Journal of Engineering Education


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Mérito Estudantil por ter obtido o melhor índice de aproveitamento no Curso de Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Universidade Federal de Santa Catarina.
2017
Embaixador da 5ª Edição do Programa Campus Mobile, Instituto NET Claro Embreatel.
2017
Desempenho Acadêmico 1º semestre de 2017, Universidade Federal de Santa Catarina.
2017
Destaque em Iniciação Científica 2017, Universidade Federal de Santa Catarina.
2016
Vencedor da etapa 3, da 4ª Edição do programa Campus mobile, na categoria Edução com o projeto BLOCK.INO, Instituto Embratel Claro.
2016
Vencedor da categoria Educação da 4ª Edição do programa Campus Mobile, Instituto Embratel Claro.
2016
2º lugar no 2º Concurso Integrado de Apps.Edu, Sociedade Brasileira de Computação.
2015
Desempenho Acadêmico 1º semestre de 2015, Universidade Federal de Santa Catarina.
2014
DESTAQUE, na modalidade Oral, sessão temática Informática, ao trabalho intitulado ?SEGURANÇA E A PRIVACIDADE COMPUTACIONAL?, 3º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.
2011
Menção Honrosa - 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARLOS, L. M.2018CARLOS, L. M.; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; FERENHOF, H. A. . Um olhar sob a interatividade em laboratórios online. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1, 2018.

2.
GONCALVES, A. L.2018GONCALVES, A. L. ; ALVES, G. R. ; CARLOS, L. M. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Learning Analytics and Recommender Systems toward Remote Experimentation. CENTRAL EUROPE CEUR WORKSHOP PROCEEDINGS, v. 2188, p. 26-37, 2018.

3.
DE LIMA, JOÃO PAULO CARDOSO2016DE LIMA, JOÃO PAULO CARDOSO ; Carlos, Lucas Mellos ; SCHARDOSIM SIMÃO, JOSÉ PEDRO ; PEREIRA, JOSIEL ; MAFRA, PAULO MANOEL ; DA SILVA, JUAREZ BENTO . Design and implementation of a remote lab for teaching programming and robotics. IFAC-PapersOnLine, v. 49, p. 86-91, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CARLOS, L. M.. Automação Residencial Protocolar - Desenvolvimento Client-Side Utilizando Software Livre. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2015. v. 1. 101p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARLOS, L. M.; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. ; FERENHOF, H. A. . Uma análise de interatividade sob a ótica dos laboratórios online. In: II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018, Araranguá. Anais do II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2018. p. 32-39.

2.
GONCALVES, A. L. ; ALVES, G. R. ; CARLOS, L. M. ; SILVA, J. B. . Personalized Student Assessment based on Learning Analytics and Recommender Systems. In: International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education, 2018, Aveiro. Third International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE 2018), 2018. p. 1-7.

3.
SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. ; SALIAH-HASSANE, H. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . Model for Recording Learning Experience Data from Remote Laboratories Using xAPI. In: LACLO, 2018, São Paulo. Anais dos Eventos CLEI-LACLO 2018, 2018. p. 1-8.

4.
GONÇALVES, ALEXANDRE L. ; ALVES, GUSTAVO R. ; CARLOS, LUCAS M. ; DA SILVA, JUAREZ B. ; ALVES, JOÃO B. DA M. . Remote Experimentation supported by Learning Analytics and Recommender Systems. In: the Sixth International Conference, 2018, Salamanca. Proceedings of the Sixth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality - TEEM'18, 2018. p. 313.

5.
PEREIRA, J. ; SILVA, I. N. ; SIMAO, J. P. S. ; CARLOS, L. M. ; SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; ALVES, J. B. M. ; ALVES, G. R. . MODELO DE REPÓSITORIO DE PRÁTICAS DIDÁTICAS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS UTILIZANDO O LABORATÓRIO REMOTO VISIR. In: XLV COBENGE (2017), 2017, Joinville. Anais do XLV COBENGE (2017), 2017.

6.
CARLOS, L. M.; LIMA, JOÃO PAULO DE ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM ; SILVA, JUAREZ ; BILESSIMO, S. M. S. . Estratégias de Integração de Tecnologia no Ensino: Uma Solução Baseada em Experimentação Remota Móvel. In: TICAL2017, 2017, San José. Actas TICAL2017. Santiago: RedCLARA, 2017. v. 1. p. 215-230.

7.
SIMAO, J. P. S. ; LIMA, J. P. C. ; HECK, C. ; COELHO, K. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. . A remote lab for teaching mechanics. In: 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016, Madrid. 2016 13th International Conference on Remote Engineering and Virtual Instrumentation (REV), 2016. p. 176.

8.
Carlos, Lucas Mellos; LIMA, JOÃO PAULO DE ; SIMÃO, JOSÉ PEDRO SCHARDOSIM ; SILVA, JUAREZ . block.ino: Um experimento remoto para ensino de lógica de programação, robótica e eletrônica básica. In: Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2016, Uberlandia, 2016. p. 151.

9.
LIMA, J. S. ; COSTA, E. C. ; MALLMANN, J. ; CARLOS, L. M. . PROTEÇÃO AO USUÁRIO CONTRA O PHISHING NO USO DO INTERNET BANKING. In: Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2014, Sombrio. Anais do III Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. Sombrio: Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, 2014. v. 1. p. 757-766.

10.
SILVA, M. N. ; RODRIGUES, S. H. S. ; CARLOS, L. M. ; MALLMANN, J. . PROTOCOLOS PARA COMUNICAÇÃO DIGITAL: SKYPE E FACEBOOK. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2014, Sombrio. Anais do III SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE. Sombrio: Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, 2014. v. 1. p. 789-796.

11.
GOMES, W. B. ; ROSA, M. G. ; VALENTIM, T. ; MALLMANN, Jackson ; CARLOS, L. M. . COMPARATIVO DA TAXA DE TRANSFERÊNCIA NO USO DOS PROTOCOLOS DE INTERNET: IPV4 E IPV6. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2014, Sombrio. Anais do III SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE. Sombrio: Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, 2014. v. 1. p. 828-836.

12.
CARLOS, L. M.; MALLMANN, Jackson ; COSTA, E. C. ; LIMA, J. S. ; ANDERLE, D. F. . SEGURANÇA E A PRIVACIDADE COMPUTACIONAL. In: SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2014, Sombrio. Anais do III SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE. Sombrio: Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio, 2014. v. 1. p. 837-845.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARLOS, L. M.; BILESSIMO, S. M. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE ACESSO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS LABORATORIAIS REMOTOS. In: 70ª Reunião Anual da SBPC, 2018, Maceió. Anais/Resumos da 70ª Reunião Anual da SBPC, 2018.

2.
CARLOS, L. M.; MALLMANN, Jackson ; ANDERLE, D. F. ; COSTA, E. C. ; LIMA, J. S. . UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS EDUCACIONAIS MEDIANTE O USO DE MECANISMO PARA O ENSINO DA DISCIPLINA COMPUTACIONAL. In: VII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, 2014, Araquari. VII MICTI, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GONCALVES, A. L. ; ALVES, G. R. ; CARLOS, L. M. ; SILVA, J. B. . Análise de Aprendizagem e Sistemas de Recomendação como Suporte à Experimentação Remota. In: Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2018), 2018, Braga. Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES 2018), 2018. p. 150-150.

2.
CARLOS, L. M.; LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, J. B. . block.ino: Um aplicativo com acesso a laboratório remoto de desenvolvimento em Arduino. In: Congresso Sul Brasileiro de Computação, 2016, Criciúma. Anais SULCOMP, 2016. v. 8.

Apresentações de Trabalho
1.
CARLOS, L. M.; BILESSIMO, S. M. S. . Apresentação Oral no 27º Seminário de Iniciação Científica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CARLOS, L. M.; MALLMANN, Jackson ; COSTA, E. C. ; LIMA, J. S. ; ANDERLE, D. F. . Técnicas para a segurança computacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GOMES, W. B. ; ROSA, M. G. ; VALENTIM, T. ; MALLMANN, Jackson ; CARLOS, L. M. . Comparativo da taxa de transferência no uso dos protocolos de internet: IPv4 e IPv6. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LIMA, J. S. ; COSTA, E. C. ; MALLMANN, Jackson ; CARLOS, L. M. . PROTEÇÃO AO USUÁRIO CONTRA O PHISHING NO USO DO INTERNET BANKING. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, M. N. ; RODRIGUES, S. H. S. ; CARLOS, L. M. ; MALLMANN, Jackson . Protocolos para comunicação digital: Skype e Facebook. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.


Demais tipos de produção técnica
1.
CARLOS, L. M.. DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE ACESSO EXCLUSIVO NO GERENCIAMENTO DE RECURSOS LABORATORIAIS REMOTOS. 2017. (Relatório de pesquisa).

2.
CARLOS, L. M.. I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Revisor de Artigos).

3.
CARLOS, L. M.. PROPOSTA DE ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A INTEGRAÇÃO TECNOLOGIA NO ENSINO DE DISCIPLINAS STEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA. 2016. (Relatório de pesquisa).

4.
MALLMANN, Jackson ; CARLOS, L. M. . Técnicas para segurança computacional. 2014. .

5.
MALLMANN, Jackson ; CARLOS, L. M. ; LIMA, J. S. ; NUNES, H. L. . Técnicas para a segurança computacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CARLOS, L. M.; GUETENER, F. V. . Automação Residencial Protocolar - Desenvolvimento Client-Side Utilizando Software Livre. 2014. (TCC apresentado como requisito para a obtenção do título de Técnico em Informática).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
SIMAO, J. P. S. ; ALVES, J. B. M. ; LIMA, J. P. C. ; SILVA, J. B. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. . RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001228-5, data de registro: 08/11/2016, título: "RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
CARLOS, L. M.; LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . block.ino. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018051789-7, data de registro: 02/10/2018, título: "block.ino" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso para a Ciência. DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UM MODELO DE ACESSO E GERENCIAMENTO DE RECURSOS LABORATORIAIS REMOTOS. 2018. (Exposição).

2.
5ª Campus Mobile. Embaixador. 2017. (Feira).

3.
TICAL2017. Estratégias de Integração Tecnológica na Educação: Uma solução baseada em experimentação remota móvel. 2017. (Congresso).

4.
4ª Campus Mobile.block.ino. 2016. (Outra).

5.
V Congresso Brasileiro de Informática na Educação. block.ino: Um experimento remoto para ensino de lógica de programação, robótica e eletrônica básica. 2016. (Congresso).

6.
VIII Congresso Sul Brasileiro de Computação. block.ino: Um aplicativo com acesso a laboratório remoto de desenvolvimento em Arduino. 2016. (Congresso).

7.
I Semana Acadêmica de Engenharia da Computação. 2015. (Outra).

8.
I SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO. 2015. (Seminário).

9.
I Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na Educação. 2015. (Outra).

10.
Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2015. (Outra).

11.
15º Fórum Internacional de Software Livre - FISL15. 2014. (Congresso).

12.
3º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense.Segurança e a privacidade computacional. 2014. (Simpósio).

13.
Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2014). Modalidade Teórica. 2014. (Olimpíada).

14.
II Semana Academia do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores.Mini Curso-2b: Oficina Jon Postel (Security Information) Prof.: Jackson Mallmann. 2013. (Outra).

15.
13º Fórum Internacional de Software Livre - FISL13. 2012. (Congresso).

16.
1ª Semana Academia de Redes e Informática. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, J. B. ; BILESSIMO, S. M. S. ; CARLOS, L. M. ; LOTTHAMMER, K. S. ; ALVES, J. B. M. . II Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2018. (Outro).

2.
CARLOS, L. M.. Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Outro).

3.
CARLOS, L. M.. Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação. 2015. (Outro).

4.
CARLOS, L. M.. 3º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense. 2014. (Outro).



Inovação



Programa de computador registrado
1.
SIMAO, J. P. S. ; ALVES, J. B. M. ; LIMA, J. P. C. ; SILVA, J. B. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. . RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001228-5, data de registro: 08/11/2016, título: "RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

2.
CARLOS, L. M.; LIMA, J. P. C. ; SIMAO, J. P. S. ; SILVA, J. B. ; ALVES, J. B. M. . block.ino. 2018.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512018051789-7, data de registro: 02/10/2018, título: "block.ino" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.


Projetos de pesquisa

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MALLMANN, Jackson ; CARLOS, L. M. ; LIMA, J. S. ; NUNES, H. L. . Técnicas para a segurança computacional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Programa de Computador registrado
1.
SIMAO, J. P. S. ; ALVES, J. B. M. ; LIMA, J. P. C. ; SILVA, J. B. ; CARLOS, L. M. ; BILESSIMO, S. M. S. . RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS. 2016.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR512016001228-5, data de registro: 08/11/2016, título: "RELLE - AMBIENTE DE APRENDIZAGEM COM EXPERIMENTOS REMOTOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.




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