Edinaldo Aparecido Santos de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4696108029625163
  • Última atualização do currículo em 28/02/2018


Mestrando do Programa História e Sociedade na linha de Política: Ações e Representações pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/Assis. A pesquisa desenvolvida possui como objetivo primeiro, compreender como o jornal Revolución construiu uma representação visual dos camponeses cubanos, no período que se estende de 1959 a 1961. Tal investigação centra-se na análise do material fotográfico, presente no próprio periódico de origem cubana. Como premissa da pesquisa, entende-se a veiculação de fotografias, por intermédio da mídia impressa, como uma narrativa visual poderosa capaz de contribuir significativamente para a construção de um imaginário social. A investigação segue com financiamento da CAPES.Graduado pela mesma instituição, aos anos de formação, seguiram-se participações em eventos dentro e fora da Universidade como monitor, ouvinte de palestra, seminários, oficinas e apresentação de trabalhos. Já entre fevereiro e julho de 2014, participou do Programa de Apoio ao Intercâmbio Internacional para Estudantes de Baixa Renda na Universidade Santiago de Compostela, Espanha. No ano de 2015, foi bolsista da CAPES através do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - junto ao colégio estadual José Augusto Ribeiro do município de Assis/SP. Participa também do Grupo de Pesquisas DGP "História Visual, Artistas e Intelectuais". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edinaldo Aparecido Santos de Lima
Nome em citações bibliográficas
SANTOS DE LIMA, E. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Historia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A construção da imagem fotográfica dos camponeses cubanos no jornal Revolución (1959-1961),Orientador: Carlos Alberto Sampaio Barbosa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Camponeses; Revolução Cubana; Fotografia; Imprensa.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Política.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
EE prof Roldão Lopes de Barros, RLB, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Seeing Trough Photographs. (Carga horária: 30h).
Museum Of Modern Art, The, MMA, Estados Unidos.
2014 - 2014
Historia da Arte e Cultura Contemporáneas (Coñecementos Transdisciplinares). (Carga horária: 150h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2014 - 2014
Cultura y Poder en la Edad Moderna (Cultura, Ideología e Instituciones). (Carga horária: 150h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.
2014 - 2014
Historia de América. (Carga horária: 150h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 4

Atividades

2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Ciências e Letras de Assis, .


Escola Estadual José Augusto Ribeiro, E.E.J.A.R., Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 15
Outras informações
Colégio localizado na periferia do município de Assis - SP, cujo projeto pedagógico está inspirado num modelo de ensino de tempo integral. Nessa escola são implantados projetos de vida, e disciplinas eletivas. Essas no caso, são oficinas propostas por cada professor vinculado que visa desenvolver competências e habilidades dos alunos.



Linhas de pesquisa


1.
História da América
2.
Revolução Cubana
3.
História da Fotografia
4.
Camponeses
5.
Imprensa


Projetos de pesquisa


2015 - 2015
Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID - Subprojeto de História
Descrição: O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2015
Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI): Oficina de Seresta
Descrição: A oficina de seresta ocorre semanalmente, com duração de uma hora e meia. É composta por 9 coordenadores e, aproximadamente, 60 alunos. A seresta baseia-se em uma interlocução entre as músicas mais antigas que têm uma importância afetiva para os idosos, fazendo com que, de certa forma, revivam momentos nostálgicos de suas vidas; e músicas mais atuais, que são decididas entre os alunos e os coordenadores. O intuito da oficina é repassar conhecimentos rítmicos e musicais básicos para que juntos possam cantar as canções, que foram combinadas, de uma forma mais organizada e integrada..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Edinaldo Aparecido Santos de Lima - Integrante / Ruchelli Stanzani Ercolano - Integrante / Priscila Duarte - Integrante / Marina Cury Tonoli - Integrante / Claudio Sardinha - Integrante / Henrique Uva Do Amaral - Integrante / Felipe Tobias Brahim - Integrante / Wladimir Luther Falcão Cagnin - Integrante / Ana Maria Carvalho de Rodrigues - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: Faces da História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Galego
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS DE LIMA, E. A.2017SANTOS DE LIMA, E. A.. Desfiando memórias in exilium: Os trajetos dos intelectuais cubanos Carlos Franqui e Guillermo Cabrera Infante. REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC, v. 1, p. 383-387, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS DE LIMA, E. A.. O fotojornalista Enrique Meneses e o ?Robin Hood da Sierra Maestra?: Registros fotográficos reenquadrados.. In: VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2017, Londrina, PR. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina: UEL ? Universidade Estadual de Londrina., 2017. v. 7. p. 387-409.

2.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Experiências para além da telinha: recursos de multimídia na aplicação de oficinas.. In: XII Jornada de Ensino de História: Ensino de História, Ética e Política, 2017. Anais do Evento. Jacarezinho, PR: UENP? Universidade Estadual do Norte do Paraná., 2017. v. 1. p. 204-217.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Às luzes do Revolución: a constituição fotográfica dos camponeses cubanos (1959-1961). In: VI EPHIS ? Encontro de Pesquisa em História. Tempo: permanências rupturas e transições na História, 2017, Belo Horizonte. CADERNO DE RESUMOS DO VI EPHIS ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA Tempo: permanências, rupturas e transições na História. Belo Horizonte, 2017. v. 1. p. 151-151.

2.
SANTOS DE LIMA, E. A.. O fotojornalista Enrique Meneses e o ?Robin Hood da Sierra Maestra?: Registros fotográficos reenquadrados.. In: VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem e III Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2017, Londrina. Caderno de resumos [do] VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina, 2017. v. 1. p. 176-177.

3.
SANTOS DE LIMA, E. A.. EXPERIÊNCIAS PARA ALÉM DA TELINHA: RECURSOS DE MULTIMÍDIA NA APLICAÇÃO DE OFICINAS. In: XII Jornada de Ensino de História, ?Ensino de História, ética e política: sentidos e confluências?, 2017, Jacarezinho. Caderno de Resumos. Jornada de Ensino de História - UENP? Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2017. v. 1. p. 52-52.

4.
SANTOS DE LIMA, E. A.. A Construção da Imagem Fotográfica dos Camponeses Cubanos no Jornal Revolución (1959-1961). In: XVI Semana de História, IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social e IV Encontro das Especializações em História., 2016, Londrina. Caderno de Resumos XVI Semana de História, IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social e IV Encontro das Especializações em História., 2016. v. 1. p. 12-12.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Às luzes do Revolución: a constituição fotográfica dos camponeses cubanos (1959-1961). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS DE LIMA, E. A.. A construção da imagem fotográfica dos camponeses cubanos no jornal Revolución (1959-1961). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS DE LIMA, E. A.; Nicolau, Ellen . Além da sala de aula: Ramificando Narrativas Históricas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS DE LIMA, E. A.; Nicolau, Ellen . Ensino de História e Educação Ambiental: Conexões socioculturais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Quando o 'campo' alcança as mãos: A Reforma Agrária Cubana nas páginas do suplemento 'Campo de Revolución' (1959). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Quando o 'campo' alcança as mãos: A Reforma Agrária Cubana nas páginas do suplemento 'Campo de Revolución' (1959). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Quando o 'campo' alcança as mãos: A Reforma Agrária Cubana nas páginas do suplemento 'Campo de Revolución' (1959). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS DE LIMA, E. A.. Missionação na Terra do sol nascente: Francisco Xavier ao encontro dos japoneses do século XVI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Semana de História/IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História Social/ IV Encontro das Especializações em História. Expansão da URSS no Leste Europeu pós-segunda guerra mundial. 2016. (Congresso).

2.
Fórum de Avaliação Local - PIBID/UNESP/ASSIS. 2015. (Encontro).

3.
III Áfricas Possíveis: "A inclusão do negro no Brasil: Interlocuções entre academia e e movimentos socais. 2015. (Encontro).

4.
XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unesp.Museu, Arte, Cidade. 2015. (Oficina).

5.
XXXII Semana de História "Cultura, Memórias e Resistências". 2015. (Congresso).

6.
31ª Bienal. 2014. (Exposição).

7.
Seresta.UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade. 2014. (Oficina).

8.
XXXI Semana de História: Palavra e Destino Comum. 2014. (Congresso).

9.
XXXI Semana de História: Palavra e Destino Comum.História Ambiental: Reflexões Historiográficas e Conceituais. 2014. (Oficina).

10.
8º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo.Criar um cineclube: divertir, educar, emancipar. 2013. (Oficina).

11.
Áfricas Possíveis: do real ao televisionado. 2013. (Seminário).

12.
I Ciclo de Palestras Café com História.A fotografia como documento para a investigação histórica. 2013. (Encontro).

13.
I Encontro de História, Memória e Oralidade.Abordagens da Memória nas Práticas e Métodos da Pesquisa Voltada para a História Oral. 2013. (Oficina).

14.
I Encontro de História, Memória e Oralidade.Introdução à análise do discurso. 2013. (Encontro).

15.
I Encontro de História, Memória e Oralidade. 2013. (Encontro).

16.
I Semana do Cinema da Unesp Assis. 2013. (Encontro).

17.
Iº Colóquio: Arte, Política e Resistências. 2013. (Seminário).

18.
XXV Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Formação discente e valorização social dos jovens. 2013. (Congresso).

19.
XXX Semana de História " Memórias, Imagens e Narrativas". Fotografia: entre documento e expressão. 2013. (Congresso).

20.
CINE CAPSIA: O cinema como forma de produção do conhecimento.Tão forte e Tão perto. 2012. (Encontro).

21.
CINE CAPSIA: O cinema como forma de produção do conhecimento.O Preço do amanhã. 2012. (Encontro).

22.
Desenvolvendo o talento de expertise. 2012. (Oficina).

23.
II Jornada sobre Dotação e Talento de Assis Superação de (Pre) Conceitos. 2012. (Congresso).

24.
Jogos teatrais: um caminho para super-Ação". 2012. (Oficina).

25.
Museu Paulista da Universidade de São Paulo.Visita Técnica na Documentação Textual e Iconográfica e área expositiva do Museu Republicano " Convenção de Itu". 2012. (Encontro).

26.
XX anos do Curso de Japonês. 2012. (Congresso).

27.
XXIX Semana de História " O Mundo Atlântico: Tempos e Espaços"."Oficina de introdução à Paleografia". 2012. (Oficina).

28.
Elementos de egípcio médio com referência à cultura egípciana.. 2011. (Oficina).

29.
História Ferroviária. 2011. (Seminário).

30.
I Ciclo de Palestras de História Antiga e Medieval. 2011. (Congresso).

31.
IV Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. IV Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2011. (Congresso).

32.
Museus e História: Diversidade indígena na frente de expansão paulista. 2011. (Seminário).

33.
Nos Caminhos das rotas da seda: relações entre ocidente e oriente durante a Idade Média. ( Séculos VI-XV). 2011. (Oficina).

34.
XVII Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS DE LIMA, E. A.. XXXI Semana de História: Palavra e Destino Comum. 2014. (Congresso).

2.
SANTOS DE LIMA, E. A.. I Encontro de História, Memória e Oralidade. 2013. (Congresso).

3.
SANTOS DE LIMA, E. A.. IV Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2011. (Congresso).



Outras informações relevantes


Financiado pela Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I (Bolsa interna da Unesp) vinculada ao Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, entre 2011-2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 8:50:24