Elio Marques de Souto Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1445952904635849
  • Última atualização do currículo em 19/06/2018


Possui graduação em Letras (português-inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), graduação em Licenciatura em Lingua Portuguesa pelas Faculdades Integradas A Vez do Mestre (2013), especialização em Teoria Psicanalítica pela Universidade Veiga de Almeida (2010) e em Sexualidade pelas Faculdades Integradas A Vez do Mestre (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria queer; sexualidade; ensino crítico de linguas e literaturas; livro didático; análise crítica do discurso; literatura fantástica; psicanálise. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Elio Marques de Souto Junior
Nome em citações bibliográficas
SOUTO JUNIOR, E. M.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A construção do homoerotísmo em O segredo de Brokeback Mountain: discurso, identidade e teoria queer,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Rogério Casanovas Tílio.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Sexualidade. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas A Vez do mestre, AVM, Brasil.
Título: Adversidade sexual na Educação.
Orientador: Fabiane Muniz.
2007 - 2010
Especialização em teoria psicanalítica. (Carga Horária: 420h).
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: A pederastia grega em o Banquete de Platão: uma leitura psicanalítica.
Orientador: Nadiá Paulo Ferreira.
2012 - 2012
Graduação em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa.
Faculdades Integradas A Vez do mestre, AVM, Brasil.
1998 - 2001
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Sem monografia.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em A promoção do letramento crítico Módulo I. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Teaching English through a critical perspective. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
O significado de educar no círculo de Bakhtin. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. (Carga horária: 2h).
Faculdades Integradas A Vez do mestre, AVM, Brasil.
1999 - 1999
Curso Básico, Intermediário e Avançado de Língua Espanhola. (Carga horária: 315h).
Centro de Cultura Anglo-Americana, CCAA, Brasil.
1999 - 1999
Curso regular em língua inglesa. (Carga horária: 240h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CBCI, Brasil.
1997 - 1997
Ciclo Avançado em Língua Inglesa. (Carga horária: 240h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CBCI, Brasil.
1995 - 1995
Turismo na América Latina: uma abordagem histórica. (Carga horária: 24h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1995 - 1995
Interpretação Teatral com personagens de Nelson Rodrigues. (Carga horária: 24h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1995 - 1995
Direção Teatral. (Carga horária: 24h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
1995 - 1995
Curso Elementar de Língua Inglesa. (Carga horária: 300h).
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CBCI, Brasil.


Atuação Profissional



Curso de idiomas CNA, CNA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor de Inglês



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Grego
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUTO JUNIOR, E. M.2016SOUTO JUNIOR, E. M.. Análise crítica do discurso e a leitura literária na aula de línguas: uma perspectiva queer. REVISTA PHILOLOGUS, v. 1, p. 300-308, 2016.

2.
SOUTO JUNIOR, E. M.2015SOUTO JUNIOR, E. M.. A conscientização crítica do discurso literário: ensino, sexualidade e teoria queer. REVISTA PHILOLOGUS, v. 1, p. 58-66, 2015.

3.
SOUTO JUNIOR, E. M.2014SOUTO JUNIOR, E. M.. A teoria queer no ensino de línguas. REVISTA PHILOLOGUS, v. 1, p. 201-209, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
TILIO, R. ; SOUTO JUNIOR, E. M. . Gênero e sexualidade em livros didáticos: impactos da avaliação do PNLD?. In: Aparecida de Jesus Ferreira. (Org.). As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe em livros didáticos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2014, v. , p. 47-71.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A estilística queer na problematização do homoerotismo no ensino de literatura. In: XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2015. v. XIX. p. 15-22.

2.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Qual a sexualidade do livro didático de inglês? Novos letramentos e ensino de línguas na contemporaneidade. In: IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira (IV SILID) e III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos (IIISIMAR), 2014, Rio de Janeiro. Revista Pesquisas em Discurso pedagógico. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2014. v. 1. p. 1-12.

3.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Estranhando o currículo de formação de professores de línguas. In: X Congresso Nacional de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. Anais do X CBLA, 2013. v. 2.

4.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A produção de material didático na problematização da sexualidade na aula de línguas. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013. v. 17.

5.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Estranhando a formação de professores de línguas. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013, Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada, 2013. v. 2. p. 1-16.

6.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A linguística queer no ensino de línguas. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2012. v. XVI. p. 96-103.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Análise crítica do discurso e a leitura literária na aula de línguas: uma perspectiva queer. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Criando momentos queer na aula de inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A teoria queer no ensino de línguas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A produção de material didático na problematização da sexualidade no ensino de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Qual a sexualidade do livro didático de inglês? Novos letramentos e ensino de línguas na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Estranhando a formação de professores de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A linguística queer no ensino de línguas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A construção da Identidade homossexual no poema 'Whoever you are, holding me now in hand' de Walt Whitman'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUTO JUNIOR, E. M.. O letramento literário e a problematização da sexualidade no ensino médio: a criação de momentos queer na aula de literatura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUTO JUNIOR, E. M.. O letramento literário e a problematização da sexualidade no ensino médio: a criação de momentos queer na aula de literatura. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Lendo o vampiro na contemporaneidade: uma perspectiva crítico-queer. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A estilística queer na problematização do homoerotismo no ensino de literatura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A estilística queer na problematização do homoerotismo no ensino de literatura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A estilística queer na problematização do homoerotismo no ensino de literatura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A conscientização crítica do discurso literário: ensino, sexualidade e teoria queer. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A conscientização crítica do discurso literário: ensino, sexualidade e teoria queer. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
SOUTO JUNIOR, E. M.. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de línguas na perspectiva dialógica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Minicurso "Lendo o vampiro na contemporaneidade: uma perspectiva crítico-queer". 2016. (Congresso).

2.
II Congresso Internacional de Linguística e Filologia. Minicurso "Lendo o vampiro na contemporaneidade: uma perspectiva crítico-queer". 2016. (Congresso).

3.
VIII Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.Análise crítica do discurso e a leitura literária na aula de línguas: uma perspectiva queer. 2016. (Simpósio).

4.
XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A estilística queer na problematização do homoerotismo no ensino de literatura. 2015. (Congresso).

5.
VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos.A teoria queer no ensino de línguas. 2014. (Simpósio).

6.
XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Minicurso "O letramento crítico no ensino/ aprendizagem de línguas na perspectiva dialógica". 2014. (Congresso).

7.
IV Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira e III Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos;.Qual a sexualidade do livro didático de inglês? Novos letramentos e ensino de língua na contemporaneidade: novos e multi letramentos. 2013. (Simpósio).

8.
XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. A produção de material didático na problematização da sexualidade no ensino de línguas. 2013. (Congresso).

9.
Conferência Internacional Queering Paradigms 4. 2012. (Outra).

10.
XI Jornada de Estudos Americanos "Raízes e Rumos/ Roots and Routes". 2000. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A construção da Identidade homossexual no poema 'Whoever you are, holding me now in hand' de Walt Whitman'. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A produção de material didático na problematização da sexualidade no ensino de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Qual a sexualidade do livro didático de inglês? Novos letramentos e ensino de línguas na contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Estranhando a formação de professores de línguas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOUTO JUNIOR, E. M.. Criando momentos queer na aula de inglês. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUTO JUNIOR, E. M.. O letramento crítico no ensino/aprendizagem de línguas na perspectiva dialógica. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUTO JUNIOR, E. M.. A estilística queer na problematização do homoerotismo no ensino de literatura. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 8:01:03