Francisco Eduardo Aoyama Nogueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2602207100895710
  • Última atualização do currículo em 20/12/2018


Doutorado em andamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). Período de doutorado sanduíche na HÉC de Montréal no Canadá (2017). Mestre em Administração também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - EA/UFRGS (2016) com ênfase em Marketing - Bacharel em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC/ESAG (2012). Tem experiência na área de Administração, com concentração em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Neurociência, Comportamento do Consumidor, Processos (in)conscientes e Priming. Proficiência internacional TOEFL, IELTS, TOIEC e Common European Framework - CEF (Mastery C-2). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco Eduardo Aoyama Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, F. E. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração.
Rua Washington Luiz, 855
Centro Histórico
90010460 - Porto Alegre, RS - Brasil
Telefone: (51) 81006525


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Orientador: Danilo Correa Dantas).
Título: Emotional Priming: A Spatial ? Temporal Construal Level Theory On Decision Making,
Orientador: Walter Meucci Nique.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Neurociência; Theory Level Construal; Priming.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Priming.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Theory Construal Level.
2014 - 2016
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Impacto do priming visual à luz da neurociência para marcas de mercado e marcas hipotéticas sobre as intenções de compras do consumidor,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Walter Meucci Nique.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor; Neurociência; Priming.
2008 - 2012
Graduação em Administração.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Neuromarketing: Um modelo estruturado aplicável a micro, pequenas e médias empresas acerca da essência do comportamento do consumidor e das variáveis que o influenciam na tomada de decisão.
Orientador: Octávio René Lebarbechon Neto.




Formação Complementar


2017 - 2017
Meta-Analysis. (Carga horária: 30h).
École des Hautes Études Commerciales de Montréal, HEC Montréal, Canadá.
2015 - 2015
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Custos. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de TI. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Private Equity e Venture Capital. (Carga horária: 40h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Produto, Marca e Serviços. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Gestão de Marketing. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2015 - 2015
Investimentos. (Carga horária: 20h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Estágio Docente em Pesquisa de Marketing para a graduação.


Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Pesq de MKT, Micro e Macroeconômia, Carga horária: 4


Skill Idiomas, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 38


Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Fisk Idiomas, FISK, Japão.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Neurociência e Marketing
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Francisco Eduardo Aoyama Nogueira - Coordenador / Walter Meucci Nique - Integrante / Gabriel Levrini - Integrante / Wagner Ladeira - Integrante.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Acorde
Descrição: Descrição: Projeto desenvolvido na disciplina de Gerenciamento de Projetos que tinha por objetivo desenvolver um projeto de cunho filantrópico embasado e orientado pela metodologia do PMBOK.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .

Integrantes: Francisco Eduardo Aoyama Nogueira - Integrante / Leandro Costa Schmitz - Coordenador.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: The European Marketing Academy


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Comportamento do Consumidor.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Neurociência.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Priming.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOGUEIRA, F. E. A.2018 NOGUEIRA, F. E. A.. Publicações em governança corporativa no Brasil. REVISTA METROPOLITANA DE GOVERNANÇA CORPORATIVA, v. 3, p. 54, 2018.

2.
HELDT, R.2017 HELDT, R. ; LAITANO, R. L. ; SILVA, I. M ; NOGUEIRA, F. E. A. ; NICOLAO, L. ; BREI, V. A. . Efeitos de Valuation e Devaluation em Um Contexto de Necessidade Social. International Journal of Business & Marketing (IJBMKT), v. 2, p. 3-15, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, C. B. ; NOGUEIRA, F. E. A. ; DIEFENTHALER, J. M. ; AZAMBUJA, R. C. . O QUE TE APETECE MAIS? O IMPACTO DA IMAGEM NA PERCEPÇÃO DE SABOR PARA COMIDAS NÃO SAUDÁVEIS. In: EMA, 2016, Belo Horizonte. EMA - ANPAD, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, C. B. ; NOGUEIRA, F. E. A. ; DIEFENTHALER, J. M. ; AZAMBUJA, R. C. . O Que Te Apetece mais? O Impacto da Imagem na Percepção de Sabor no Consumo de Alimentos Não Saudáveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Simpósio de Pesquisa em Filosofia e Educação.Política e Educação. 2018. (Simpósio).

2.
8th Annual HEC Montreal-McGill Doctoral Symposium.. 2017. (Simpósio).

3.
EMA - Encontro de Marketing da Anpad. O Que Te Apetece mais? O Impacto da Imagem na Percepção de Sabor no Consumo de Alimentos Não Saudáveis. 2016. (Congresso).

4.
I Encontro de Business & Marketing 2016.?Como marcas valiosas utilizam as estratégias de market‐driven e market‐driving no mercado brasileiro?. 2016. (Encontro).

5.
Congresso Mundial de Cérebro, Comportamento e Emoções. 2015. (Congresso).

6.
Neural Control of Integrative Physiology. 2014. (Simpósio).

7.
Seminário sobre o Eye Tracking. 2014. (Seminário).

8.
Fórum Mundial de Neuromarketing. 2013. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Caroline do Couto Klem. Análise dos valores determinantes que norteiam o processo de compra de vestuário dos jovens de classe C e D de porto alegre. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Orientador).



Outras informações relevantes


1º lugar geral vestibular ESAG/UDESC -  3ª melhor escola de Administração da América Latina - Conceito Enade 5 (2004)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:14:12