Victória Vieira Kopp

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0540048233257245
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Mestradanda em Engenharia Química pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química/UFRGS. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pampa (2017). Participou do programa Ciência Sem Fronteiras, graduação sanduíche, na universidade Friedrich-Alexander Universität, Alemanha, em 2013/2015. Participou de atividades de iniciação científica. Foi bolsista de Iniciação à Pesquisa (PBIP) em 2015, representante discente do curso de Engenharia Química em 2015/2016, ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharias (2016/2017). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Victória Vieira Kopp
Nome em citações bibliográficas
KOPP, V. V.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Engenharia Química.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Orientador: Mariliz Gutterres Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2017
Graduação em Engenharia Química.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: Simulação de duas plantas de biodiesel a partir de óleo de soja com metanol e etanol.
Orientador: Alexandre Denes Arruda.
2014 - 2015
Graduação em Bio und Chemieengenieur.
Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg, FAU, Alemanha.
com período sanduíche em Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg (Orientador: Aldo R. Boccaccini).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Franciscano Espírito Santo, CFES, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Como fazer investimentos 1. (Carga horária: 12h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso Elipse Plant Manager integrado à linguagem Python. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso Elipse E3. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2017 - 2017
Relevância das questões ambientais. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2016 - 2016
UniSim Design. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Empreendedorismo, Inovação e Modelo de Negócio. (Carga horária: 13h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2015 - 2015
Produção de Cosméticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2013 - 2014
Deutsch als Fremdsprache. (Carga horária: 100h).
Carl Duisberg Centrum Berlin, CDC BERLIN, Alemanha.
2013 - 2013
Curso de Inglês - Intermediário. (Carga horária: 48h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2012 - 2012
Introdução a Automação - MP1. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
2012 - 2012
Programação e Utilização da Série DUO - MP6. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Friedrich-Alexander-Universitat-Erlangen-Nurnberg, FAU, Alemanha.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Trabalhou no Institute of Biomaterials na Friedrich Alexander Universitat na Alemanha sob supervisão do Prof. Dr. Aldo Boccaccini com o projeto: Desenvolvimento e caracterização de boro-silicato e borato scaffolds de vidro bioativo.


Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
O PET é um programa vinculado institucionalmente às Pró-reitorias de Graduação e Extensão, que pretende atuar sobre a graduação com ações coletivas, de caráter interdisciplinar, objetivando a formação de um cidadão com ampla visão do mundo e com responsabilidade social. O programa está vinculado a Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé como PET- Engenharias, pois abrange todos os cursos de engenharia existentes no campus desta universidade (Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente, Engenharia de Produção e Engenharia de Computação)

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante discente do curso EQ, Carga horária: 2


Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica, CGTEE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio obrigatório na Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) em Candiota - RS na divisão do Meio Ambiente desenvolvendo as atividades a seguir: - Acompanhamento dos trabalhos de tratamento e monitoramento de efluentes líquidos; - Acompanhamento do monitoramento de águas superficiais; - Acompanhamento da geração de dados e informações do monitoramento ambiental da qualidade do ar na Região de influencia do Complexo Termelétrico de Candiota/RS; - Trabalho de campo com a coleta de amostras ambientais e análise em laboratório; - Verificação das informações de estudos ambientais da Região.



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Aplicação da Engenharia de Produção em Empresas de Bagé - RS
Descrição: O projeto trata-se do desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos em sala de aula em seus respectivos cursos através do levantamento de dados e diagnósticos de problemas e proposições de melhorias em empresas localizadas na cidade de Bagé-RS. O projeto visa aproximar os petianos das empresas dispostas a participar, com o intuito de realizar estudos de caso nas áreas de maior deficiência da empresa e procurar melhorar seus processos produtivos ou prestação de serviço, sem fins lucrativos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Victória Vieira Kopp - Coordenador / Estevãn Martins de Oliveira - Integrante / Bruna Sanmartin Vargas - Integrante / Nilton Bitencourt - Integrante / Mariana Antonov Benvegnú - Integrante.
2016 - 2016
PET Eletrônico
Descrição: O resíduo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Atualmente há um crescente aumento destes resíduos, pois há um grande consumo de produtos eletrônicos. O problema ocorre quando este material é descartado indevidamente, pois esses equipamentos possuem substâncias tóxicas e inviabiliza o reaproveitamento aos demais materiais constituintes desses resíduos. Assim, o tratamento do resíduo eletrônico tem se mostrado como um dos grandes desafios da atualidade, não só pelo volume a se processar, como pela diversidade de equipamentos, produtos e componentes descartados. Através disso, este presente trabalho visa a coleta correta destes materiais seguida por sua quantificação e estudo da melhor forma de reciclagem dos mesmos. Durante a coleta haverá uma campanha de conscientização na cidade e no campus da Universidade Federal do Pampa de Bagé, Rio Grande do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Victória Vieira Kopp - Coordenador / Filipe César Azambuja Rodrigues - Integrante / Bruna Lauermann - Integrante / Nicoly Oliveira Coral - Integrante / Thais Marchesini - Integrante / Estevãn Martins de Oliveira - Integrante.
2015 - 2016
Obtenção de material bioativo a partir de cinzas de casca de arroz
Descrição: A cinza da casca do arroz (CCA) é um resíduo abundante no sul do Brasil. Contendo alto teor de sílica, esta pode ser extraída e reaproveitada em diversas aplicações, como na síntese de vidro bioativo (SiO2-CaO-Na2O), material biocompatível, utilizado como substituto ósseo. O objetivo do trabalho é produzir o vidro bioativo a partir da sílica extraída da CCA. A metodologia empregada consistiu do pré-tratamento ácido da CCA; a extração da sílica por via alcalina; a obtenção de silicato de sódio; a reação com nitrato de cálcio; a obtenção de um gel; secagem e tratamento térmico a 700°C, para a obtenção de vidro bioativo. A caracterização deste biovidro foi realizada por difração de raios-X e análise termogravimétrica. Os resultados indicam o sucesso na obtenção do precursor, NaNO3, em estágio prévio, e do biovidro, observando-se a formação do composto Na2Ca2Si3O9. Conclui-se ser possível a obtenção de vidro bioativo a partir da sílica extraída da CCA, empregando-se o método sol-gel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Boro-silicato e borato scaffolds de vidro bioativo
Descrição: Desenvolvimento e caracterização de boro-silicato e borato scaffolds de vidro bioativo. Vidros bioativos são um material artificial que interage com o sistema biológico. Eles são usados em implantes médicos, farmácia (drugdelivery) e bioengenharia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Engenheiros do Futuro
Descrição: Divulgar as Engenharias do Campus Bagé da UNIPAMPA para a comunidade escolar por meio de palestras e oficinas e incentivar o ingresso de alunos da região nas Engenharias da UNIPAMPA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - 2017
III Desafio de Engenharia
Descrição: O projeto visa desafiar os alunos do ensino médio a elaborar um carro movido a reações químicas, baseado na ideia da competição anual da ?AIChE?. Os alunos deverão propor diferentes alternativas para o funcionamento do carro de acordo com o regulamento proposto pelo grupo PET-Engenharias. Este projeto proporcionará um maior contato entre os alunos do ensino médio e as disciplinas dos cursos de engenharia, onde estes poderão aplicar seus conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo dos seus estudos. Este desafio estimula através de uma premiação, a criatividade e o trabalho em equipe, despertando o interesse em alunos para se tornarem futuros discentes da UNIPAMPA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
Consultoria de Engenharia em Empresas de Bagé- RS
Descrição: Elaborar um diagnóstico das áreas funcionais da empresa em questão; identificar seus pontos fortes e pontos fracos; identificar suas ameaças e oportunidades; propor soluções e mudanças específicas para as áreas julgadas mais necessitadas após a análise; promover a inserção dos petianos no meio organizacional das instituições dispostas a participar do projeto. Ressalta-se que as atividades serão realizadas sem fins lucrativos.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
II Desafio PET de Engenharia
Descrição: O projeto visa desafiar os alunos do ensino médio a elaborar um carro movido a reações químicas e físicas, baseado na ideia da competição anual da AIChE. Os alunos deverão propor diferentes alternativas para o funcionamento do carro de acordo com o regulamento proposto pelo grupo PET-Engenharias. Este projeto proporcionará um maior contato entre os alunos do ensino médio e as disciplinas dos cursos de engenharia, onde estes poderão aplicar seus conhecimentos e habilidades desenvolvidos ao longo dos seus estudos. Este desafio estimula através de uma premiação, a criatividade e o trabalho em equipe, despertando o interesse em alunos para se tornarem futuros discentes da UNIPAMPA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Victória Vieira Kopp - Coordenador / Bruna Lauermann - Integrante / Nicoly Oliveira Coral - Integrante / Thais Marchesini - Integrante / Estevãn Martins de Oliveira - Integrante / Bruna Sanmartin Vargas - Integrante / Rômulo Barbosa Ribeiro - Integrante / Kauana Serpa Werner - Integrante / Filipe Rodrigues - Integrante / Nilton Bitencourt - Integrante / Lilyany Andrade - Integrante / Emilene Mendonça - Integrante / Bruna Hobuss da Rosa - Integrante / Mariana Antonov Benvegnú - Integrante / Bruna Strapazzon do Couto - Integrante / Priscila Hasse Palharim - Integrante / Fernanda Noronha - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Formação Cidadã
Descrição: Promover o pensamento crítico através de questionamentos sobre os valores e crenças pessoais, políticas e culturais sobre a sociedade atual dentro da universidade, tendo em vista que esta é uma das instituições sociais mais respeitadas do país, no que concerne a formação dos cidadãos. Além de estimular a melhoria da educação comportamental frente às divergências de pensamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2017 - 2017
Seminários interdisciplinares
Descrição: O objetivo geral é fomentar a discussão e reflexão de assuntos de interesse pessoal e de relevância acadêmica, aperfeiçoando a oratória e preparação de apresentações para grupos além de aumentar a gama de interesses e sabedoria do grupo PET Engenharias..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
CinePET
Descrição: Trata-se da exibição de filmes e documentários para a comunidade acadêmica, com a promoção de debates, comentários, críticas e sugestões. O perfil do egresso descrito do PI da UNIPAMPA identifica habilidades e competências peculiares para a sua formação profissional. Esta atividade servirá para despertar e/ou aguçar o senso crítico dos discentes tanto petianos quanto a coletividade acadêmica. Propiciará um ambiente de troca de opiniões e experiências relativas aos temas abordados, bem como o desenvolvimento no comportamento durante as manifestações e posicionamentos, de forma coletiva, integradora, com respeito a diversidade de interpretações..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Victória Vieira Kopp - Coordenador / Filipe César Azambuja Rodrigues - Integrante / Bruna Lauermann - Integrante / Nicoly Oliveira Coral - Integrante / Thais Marchesini - Integrante / Estevãn Martins de Oliveira - Integrante / Bruna Sanmartin Vargas - Integrante / Rômulo Barbosa Ribeiro - Integrante / Kauana Serpa Werner - Integrante / Nilton Bitencourt - Integrante / Lilyany Andrade - Integrante / Emilene Mendonça - Integrante / Bruna Hobuss da Rosa - Integrante / Mariana Antonov Benvegnú - Integrante / Bruna Strapazzon do Couto - Integrante / Priscila Hasse Palharim - Integrante / Fernanda Noronha - Integrante.
2016 - 2016
Mini curso de Solid Works
Descrição: Mini curso destinado a integrantes do grupo PET Engenharias da UNIPAMPA, com carga horária de 15h..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Análise do atual mercado brasileiro para engenheiros nas cinco regiões do país
Descrição: O trabalho buscou conhecer melhor o atual cenário da engenharia no Brasil, visando analisar todas suas regiões e seus setores empregatícios, fazendo com que os petianos estejam cientes das possibilidades após o término da graduação, assim como alertá-los para que se capacitem para atender às necessidades do ramo que este profissional escolher..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) .
Integrantes: Victória Vieira Kopp - Coordenador / Filipe César Azambuja Rodrigues - Integrante / Bruna Lauermann - Integrante / Nicoly Oliveira Coral - Integrante / Thais Marchesini - Integrante / Estevãn Martins de Oliveira - Integrante / Bruna Sanmartin Vargas - Integrante / Rômulo Barbosa Ribeiro - Integrante / Kauana Serpa Werner - Integrante / Nilton Bitencourt - Integrante / Lilyany Andrade - Integrante / Emilene Mendonça - Integrante / Bruna Hobuss da Rosa - Integrante / Mariana Antonov Benvegnú - Integrante / Bruna Strapazzon do Couto - Integrante / Priscila Hasse Palharim - Integrante / Fernanda Noronha - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Trabalho destaque (1º lugar) - Estudo de caso: Usina de biodiesel na região do Pampa Gaúcho - na área Engenharias no 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul -, IFSul.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BITENCOURT, N. S. F.2017 BITENCOURT, N. S. F. ; KOPP, V. V. ; VARGAS, B. S. ; BENVEGNU, M. A. ; ALBANO, C. S. . Gestão de custos em uma micro cervejaria na Região da Campanha - um estudo de caso. Revista Produção Industrial e Serviços, v. 4, p. 154-164, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
KOPP, V. V.; ARRUDA, A. D. . Simulação de uma planta de biodiesel utilizando óleo de soja. In: 38° Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados (ENEMP), 2017, Maringá. Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, F. C. A. ; KOPP, V. V. ; LAUERMANN, B. ; CORAL, N. O. ; MARCHESINI, T. ; OLIVEIRA, E. M. . Quantificação dos resíduos eletrônicos gerados na comunidade acadêmica da UNIPAMPA - Campus Bagé - RS. In: 8 SIEPE, 2016, Uruguaiana. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2016. v. 8.

2.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; RODRIGUES, L. M. ; HERNANDEZ, W. ; ZOTTIS, R. . Síntese de vidro bioativo a partir da sílica da cinza da casca de arroz. In: XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016, Fortaleza. Anais do Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2016. v. 1.

3.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; ZOTTIS, R. ; RODRIGUES, L. M. ; HERNANDEZ, W. . Aproveitamento da sílica da cinza da casca do arroz para obtenção de vidro bioativo. In: SIEPE, 2015, Alegrete. Salão de Pesquisa - Oral, 2015. v. 7.

4.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; RODRIGUES, L. M. ; ZOTTIS, R. ; HERNANDEZ, W. . Aproveitamento da cinza da casca do arroz para obtenção de vidrobioativo. In: ENCIF, 2015, Bagé. Anais do II Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSUL - Campus Bagé, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; RODRIGUES, L. M. ; ZOTTIS, R. ; HERNANDEZ, W. . Avaliação da bioatividade de vidro bioativo sintetizado a partir da cinza da casca do arroz. In: SIEPE, 2016, Uruguaiana. Anais do 8º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão ? Universidade Federal do Pampa, 2016. v. 8.

Apresentações de Trabalho
1.
VARGAS, B. S. ; KOPP, V. V. ; BENVEGNU, M. A. ; BITENCOURT, N. ; ALBANO, C. . Engenharia de produção e custos: estudo de caso em uma empresa de cosméticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
KOPP, V. V.; ARRUDA, A. D. . Estudo de caso: usina de biodiesel na região do pampa gaúcho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
KOPP, V. V.; ARRUDA, A. D. . Simulação de uma planta de biodiesel utilizando óleo de soja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
KOPP, V. V.; ARRUDA, A. D. . Simulação de uma planta de biodiesel utilizando óleo de soja. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; RODRIGUES, L. M. ; ZOTTIS, R. ; HERNANDEZ, W. . Avaliação da bioatividade de vidro bioativo sintetizado a partir da cinza da casca do arroz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; RODRIGUES, L. M. ; ZOTTIS, R. ; HERNANDEZ, W. . Síntese de vidro bioativo a partir da sílica da cinza da casca de arroz. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; RODRIGUES, L. M. ; HERNANDEZ, W. ; ZOTTIS, R. . Aproveitamento da sílica da cinza da casca do arroz para obtenção de vidro bioativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
KOPP, V. V.; LIENDO, M. A. ; ZOTTIS, R. ; HERNANDEZ, W. ; RODRIGUES, L. M. . Aproveitamento da cinza da casca do arroz para obtenção de vidro bioativo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
KOPP, V. V.. Mini curso de Meio Ambiente sobre a Indústria do Couro. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Feira de Oportunidades UFRGS. 2018. (Feira).

2.
Brazilian Technology Symposium 17. 2017. (Simpósio).

3.
Roda de Conversa sobre a Reforma do Ensino Médio. 2017. (Outra).

4.
Visita Técnica ArezzoeCO e Metalgráfica Renner. 2017. (Outra).

5.
Visita Técnica a Serra Gaúcha. 2017. (Outra).

6.
V Mostra de Iniciação Científica de Engenharias.Simulação de uma planta de biodiesel utilizando óleo de soja. 2017. (Outra).

7.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados. Simulação de uma planta de biodiesel utilizando óleo de soja. 2017. (Congresso).

8.
4º Seminário Nacional de Energia para o desenvolvimento. 2016. (Seminário).

9.
8 Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2016. (Outra).

10.
CinePET - "A história das coisas". 2016. (Outra).

11.
Como elaborar o currículo Lattes. 2016. (Outra).

12.
XXI Congresso Brasileiro de Engenharia Química. Síntese de vidro bioativo a partir da sílica da cinza da casca de arroz. 2016. (Congresso).

13.
3º Seminário Nacional Energia para o Desenvolvimento. 2015. (Seminário).

14.
Caminhos profissionais de um Engenheiro Químico. 2015. (Outra).

15.
II Encontro de Ciência e Tecnologia do IFSul Campus Bagé.Aproveitamento da sílica da cinza da casca do arroz para obtenção de vidro bioativo. 2015. (Encontro).

16.
O Desastre de Chernobyl. 2015. (Outra).

17.
O que serei em 2025?. 2015. (Outra).

18.
VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.Aproveitamento da sílica da cinza da casca do arroz para obtenção de vidro bioativo. 2015. (Seminário).

19.
II Regionales Symposium des Programms "Wissenschaft ohne Grenzen". 2013. (Simpósio).

20.
I Seminário do Meio Ambiente - UNIPAMPA. 2013. (Seminário).

21.
Dia do Químico. 2012. (Simpósio).

22.
V Semana Acadêmica da Engenharia Química. 2012. (Outra).

23.
IV Semana Acadêmica de Engenharia Química. 2011. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 10:31:33