Edmar Fernandes Borges Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0707457272238895
  • Última atualização do currículo em 17/01/2019


Minhas formações acadêmicas incluem: Mestrando no Programa de Pós Graduação Criatividade e Inovação em Metologias de Ensino Superior ? PPGCIMES, vinculado a Universidade Federal do Pará ? UFPA ? Belém/PA. Pós-Graduado (Lato sensu) em Educação Especial e Inclusiva, vinculado a Escola Superior da Amazônia ? ESAMAZ ? Belém/PA. Graduado no curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais - Biologia, pela Universidade do Estado do Pará ? UEPA, campus Centro de Ciências Sociais e Educação ? CCSE ? Belém/PA. Graduado em Licenciatura em Pedagogia, vinculado ao Centro de Ensino Superior de Maringá ? UNICESUMAR ? Belém/PA. Tenho o objetivo corroborar com os processos de ensino-aprendizagem em salas de aula que apresentem um público heterogêneo. Além disso, busco contribuir para o letramento científico dos meus educandos por meio de práticas pedagógicas inclusivas, ações e reflexões cognitivas e metacognitivas; tendências educacionais que integrem informações científicas e tecnológicas em um contexto social; e tecnologias de ensino que capacite meu aluno a correlacionar o aprendizado da sala de aula com o seu cotidiano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edmar Fernandes Borges Filho
Nome em citações bibliográficas
BORGES FILHO, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: S.O.S Professor Inclusivo: uma contribuição na prática pedagógica de docente de Ciências Naturais para trabalhar com alunos com deficiência visual., Ano de Obtenção: .
Orientador: Guaciara Barbosa de Freitas.
2016 - 2017
Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Escola Superior da Amazônia, ESAMAZ, Brasil.
Título: Educação Especial e Inclusiva no Ensino de Ciências em um Espaço Não Formal de Aprendizagem.
Orientador: Bianca Venturieri.
2015 - 2018
Graduação em Pedagogia.
UNICESUMAR, UNICESUMAR, Brasil.
2013 - 2016
Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Análise dos Conteúdos de Micologia nos Livros de Ciências Listados no PNLD 2014.
Orientador: Thomaz Xavier Carneiro.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Sistema de Ensino Méson PI, SEMPI, Brasil.
2000 - 2008
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Sophos, SOPHOS, Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Ciências e Planetário do Pará, CCP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Biologia, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor de Biologia do Centro de Ciências e Planetário da Universidade do Estado do Pará, onde exerci a função de mediar informações das Ciências Naturais (evolução, meio ambiente, biodiversidade e saúde humana), ao público alvo visitante.

Atividades

03/2016 - 01/2017
Estágios , Centro de Ciências e Planetário do Pará, .

Estágio realizado
Ensino de Ciências.

Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 5
Outras informações
Preparatório para vestibular no município de Belém - PA.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Biologia, Carga horária: 5
Outras informações
Preparatório para vestibular no município de Marituba - PA.

Atividades

05/2015 - 11/2015
Estágios , PROEX - Pró Reitoria de Extenção, .

Estágio realizado
Preparatório para vestibular.

Museu Paraense Emílio Goeldi, MPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário - Bolsa CNPq, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolver atividades de herbário na área da Micologia e Meio Ambiente, seguindo a linha de pesquisa, Bioinformática: atualização e divulgação de exemplares micológicos do Herbário João Murça Pires.

Atividades

09/2014 - 08/2015
Estágios , Herbário João Murça Pires, .

Estágio realizado
Bioinformática.

Herbário Marlene Freitas Silva, HMFS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Desenvolver atividades que corroborem no processo ensino-aprendizagem da Botânica, Ecologia, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O devido trabalho possuía parceria com o Herbário João Murça/Museu Paraense Emílio Goeldi e EMBRAPA/PA.

Atividades

03/2013 - 04/2015
Estágios , Herbário Marlene Freitas Silva, .

Estágio realizado
Ensino de botânica e manejo de exemplares na coleção..

Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais, NECAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágiario, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolver ações de ensino pesquisa extensão nas áreas de educação científica, educação ambiental e educação em saúde com foco na juventude.

Atividades

04/2013 - 09/2013
Estágios , NECAPS, .

Estágio realizado
Produção, apropriação e difusão do conhecimento.
04/2013 - 09/2013
Estágios , NECAPS, .

Estágio realizado
Produção, apropriação e difusão do conhecimento.

UNICESUMAR, UNICESUMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - 2016
Educação Ambiental em Espaços Não Formais de Ensino: experiências desenvolvidas no Centro de Ciências e Planetário do Pará
Descrição: Realizar oficinas, ferramentas e experiencias que auxilie o processo de ensino-aprendizado do educando, de forma que estes desenvolvam o intelecto sócio-ambiental e a visão crítica-reflexiva em torno da temática Educação Ambiental em espaços não formais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Miani Corrêa Quaresma - Integrante / Bianca Venturieri - Coordenador / Isabelly Gatti Rocha Tourinho - Integrante / Sara Morais Rodrigues - Integrante.
2016 - 2016
Educação Especial e Inclusiva no Ensino de Ciências em um espaço não formal, Centro de Ciências e Planetário do Pará
Descrição: Desenvolver uma tecnologia assistiva com a finalidade de proporcionar a difusão do ensino das Ciências para pessoas com deficiência visual em um espaço não formal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Miani Corrêa Quaresma - Integrante / Bianca Venturieri - Coordenador.
2013 - 2014
A formação cultural do estudante de graduação: A contribuição de ação pedagógica da iniciação científica por meio dos ciclos de diálogos científicos do NECAPS
Descrição: Este projeto é resultante da práxis do NECAPS a partir de vivências pedagógicas sobre educação científicas , ambiental e saúde , dirigidas a formação inicial de professores, desenvolvidas pelo estágio curricular no âmbito do núcleo e nos atendimentos realizados na educação superior, por meio de ações de ensino pesquisa extensões , construídas ao longo de sua trajetória acadêmica ( 1996 - 2013 ) no CCSE - UEPA.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Carlos Alberto Saldanha da Silva Junior - Coordenador / Cristiane Cardoso Lopes - Integrante / Marcela Morais Henriques - Integrante / Julia Barbosa Queiroz da Silva - Integrante / Luiz Flávio da Silva Siqueira Junior - Integrante / Marcelly Costa Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Cursinho Preparatório Alternativo
Descrição: Preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
PREPARA - Cursinho popular da UEPA
Descrição: O devido projeto visa ministrar aulas para discentes de baixa renda do município de Marituba -Pará, afim de prepara os demais para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Anderson Madson Oliveira Maia - Coordenador.
2013 - 2014
Rede de Educadores do NECAPS: Contribuições da educação científica, ambiental e saúde para a formação continuada de professores da educação básica.
Descrição: Este projeto buscará desenvolver ações formativas direcionadas a professores que atuam na formação da juventude, seja esta em âmbito formal ou não formal, por meio da discussão de temas que articulam conhecimentos de ciências , ambiente e saúde , visando desta forma a problematização e analise da relação de indivíduos - sociedade - natureza , bem como ensinar disseminar boas práticas pedagógicas nos diversos espaços de atuação dos professores..
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Carlos Alberto Saldanha da Silva Junior - Coordenador / Cristiane Cardoso Lopes - Integrante / Marcela Morais Henriques - Integrante / Julia Barbosa Queiroz da Silva - Integrante / Luiz Flávio da Silva Siqueira Junior - Integrante / Marcelly Costa Santos - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2014
Programa de formação inicial e continuada de educadores do NECAPS em educação cientifica, ambiental e saúde.
Descrição: Este projeto trata de uma ação de ensino desenvolvida no âmbito do NECAPS com a finalidade de contribuir no processo de formação inicial e continuada dos educadores vinculados a este núcleo..
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Edmar Fernandes Borges Filho - Integrante / Carlos Alberto Saldanha da Silva Junior - Coordenador / Cristiane Cardoso Lopes - Integrante / Marcela Morais Henriques - Integrante / Julia Barbosa Queiroz da Silva - Integrante / Luiz Flávio da Silva Siqueira Junior - Integrante / Marcelly Costa Santos - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Naturais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia Geral.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
QUARESMA, M. C. ; BARBOSA, V. S. ; BORGES FILHO, E. F. ; VENTURIERI, B. . Educação Ambiental: Como alunos de escola públicas analisam a poluição visual?. In: II Congresso Amazônico de Meio Ambiente e Energias Renováveis, 2016, Belém. Anais do II Congresso Amazônico de Meio Ambiente e Energias Renováveis. Belém, 2016.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES FILHO, E. F.; OLIVEIRA, B. R. M. ; SILVA, J. B. Q. ; OLIVEIRA, P. G. N. ; CAMPOS, S. C. . Visão - Ensinando e Contextualizando a Biofísica desse Sentido Primordial para Alunos de Ensino Fundamental e Médio.. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências, 2015, São Carlos. Resumos de Comunicações Livres, 2015. v. 67.

2.
BORGES FILHO, E. F.; COSTA, J. O. ; FARIA, F. G. D. ; ALENCAR, R. M. . Experimentação e Aerodinâmica: Uma alternativa metodológica para o ensino de física.. In: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências, 2015, São Carlos. Resumos de Comunicações Livres, 2015.

3.
LEAO, V. M. ; LUCAS, F. C. A. ; MARTINS, A. C. C. T. ; BORGES FILHO, E. F. ; SOUZA, J. P. S. ; MESQUITA, U. O. . O HERBÁRIO MFS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: INTEGRAÇÃO COM O ENSINO DE GRADUAÇÃO. In: II Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais da Amazônia, 2013, Belém. II Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Ambientais da Amazônia. Belém, 2013. v. 2. p. 1-117.

Apresentações de Trabalho
1.
BORGES FILHO, E. F.. Bioética no Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
OLIVEIRA, B. R. M. ; BORGES FILHO, E. F. ; OLIVEIRA, P. G. N. ; CAMPOS, S. C. ; VENTURIERI, B. . As Ciências e a Ludicidade: Uma estratégia de ensino socioambiental para docentes e futuros docentes do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BORGES FILHO, E. F.. Lista de Informatização e Digitalização da Coleção de Macrofungos do Herbário João Murça Pires.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
BORGES FILHO, E. F.; COSTA, J. O. ; FARIA, F. G. D. ; ALENCAR, R. M. . Experimentação e Aerodinâmica: Uma alternativa metodológica para o ensino de física.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BORGES FILHO, E. F.; OLIVEIRA, B. R. M. ; OLIVEIRA, P. G. N. ; CAMPOS, S. C. . EDUCAÇÃO SOCIO-AMBIENTAL NA ESCOLA: UMA ESTRATEGIA DE MUDANÇA EFETIVA PARA EDUCANDOS DO 6º E 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E.M.E.F. PRESIDENTE CASTELO BRANCO, PARAGOMINAS - PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BORGES FILHO, E. F.; OLIVEIRA, B. R. M. ; CAMPOS, S. C. . Visão - Ensinando e Contextualizando a Biofísica desse Sentido Primordial para Alunos de Ensino Fundamental e Médio.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BORGES FILHO, E. F.; OLIVEIRA, B. R. M. ; CAMPOS, S. C. . Extintor Caseiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
LEAO, V. M. ; LUCAS, F. C. A. ; MARTINS, A. C. C. T. ; BORGES FILHO, E. F. ; SOUZA, J. P. S. ; MESQUITA, U. O. . O HERBÁRIO MFS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ: INTEGRAÇÃO COM O ENSINO DE GRADUAÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
BORGES FILHO, E. F.. Fósseis de mentira, descobertas de verdade. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
BORGES FILHO, E. F.; OLIVEIRA, B. R. M. ; OLIVEIRA, P. G. N. ; CAMPOS, S. C. . Ciências e Ludicidade: Uma estrategia de ensino socioambiental para docente e futuros docentes do ensino fundamental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Robótica e Educação. 2018. (Oficina).

2.
IV Encontro de Formação de Monitores.Relatório Final de Estágio no Centro de Ciências e Planetário do Pará. 2017. (Encontro).

3.
VII Feira Estadual de Ciências Tecnologia e Inovação. Visita intinerante do Centro de Ciências e Planetário do Pará. 2016. (Feira).

4.
2º Ciclo de Palestras de Biologia Evolutiva. 2015. (Encontro).

5.
2º Ciclo de Palestras de Biologia Evolutiva. 2015. (Encontro).

6.
4º Simpósio de Estudos e Pesquisa em Ciências Naturais da Amazônia. 2015. (Simpósio).

7.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Visão - Ensinando e Contextualizando a Biofísica desse Sentido Primordial para Alunos de Ensino Fundamental e Médio.. 2015. (Encontro).

8.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.Experimentação e Aerodinâmica: Uma alternativa metodológica para o ensino de física.. 2015. (Encontro).

9.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2015. (Encontro).

10.
XXIII Seminário de Iniciação Científica - PIBIC.Lista de Informatização e Digitalização da Coleção de Macrofungos do Herbário João Murça Pires.. 2015. (Seminário).

11.
3ª Feira de Exposição de Física, Biologia e Químia. Visão - Ensinando e contextualizando esse sentido primordial para jovens de ensino fundamental e médio.. 2014. (Feira).

12.
Experimentando a Ciência.Extintor Caseiro. 2014. (Oficina).

13.
Práticas Lúdicas Alternativas para o Ensino de Genética. 2014. (Exposição).

14.
Congresso Médico Amazônico. 2012. (Congresso).

15.
II Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES FILHO, E. F.. Experimentando a Ciência. 2014. .

2.
BORGES FILHO, E. F.. 3ª Feira de Exposição de Física, Biologia e Química.. 2014. .

3.
LUCAS, F. C. A. ; COSTA, J. C. M. ; SOUZA, J. P. S. ; GOIS, M. A. F. ; SILVA, R. M. A. ; MESQUITA, U. O. ; NASCIMENTO, V. E. R. ; CARMO, T. N. ; LEAO, V. M. ; BORGES FILHO, E. F. . Oficinas Sobre Práticas de Herbário. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, B. R. M. ; BORGES FILHO, E. F. ; OLIVEIRA, P. G. N. ; CAMPOS, S. C. ; VENTURIERI, B. . As Ciências e a Ludicidade: Uma estratégia de ensino socioambiental para docentes e futuros docentes do ensino fundamental. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES FILHO, E. F.. Experimentando a Ciência. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 14:19:19