Barbara Giarrante Carão

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  • Última atualização do currículo em 22/06/2018


Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Psicanálise e Políticas Públicas, UERJ. Bacharel em Psicologia e Psicóloga formada pela UERJ (2012-2018). Atua no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA). Membro do grupo de pesquisa LOGOS do Cnpq. Possui experiência clínica em Psicanálise e Orientação Profissional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Barbara Giarrante Carão
Nome em citações bibliográficas
CARÃO, B. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
RUA SÃO FRANCISCO XAVIER, 524, 1, BLOCO E - SALA 10002E
MARACANÃ
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340680


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Psicanálise.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: , Ano de Obtenção: .
Orientador: Sonia Alberti.
2012 - 2018
Graduação em Psicologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Adultecer seria a solução para a adolescência perdida?.
Orientador: Ligia Gama e Silva Furtado de Mendonça.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
SUPERA (A DISTÂNCIA). (Carga horária: 150h).
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, SENAD, Brasil.
2013 - 2013
Mini curso em Psicologia Jurídica: mais terror menos ternura. (Carga horária: 5h).
PATRICIA DE BARROS CRP 2289505, PSICÓLOGA, Brasil.
2012 - 2013
LÍNGUA FRANCESA. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 10
Outras informações
Teoria e Prática do Teste de Rorschach, integrante do curso de Psicologia da UERJ, ministrada por Ligia Gama e Silva Furtado de Mendonça

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 10
Outras informações
Teoria e Técnicas Psicoterápicas, integrante do curso de Psicologia da UERJ, ministrada por Ligia Gama e Silva Furtado de Mendonça

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/HUPE/UERJ) Programa de Orientação em Sexualidade, Prevenção de IST?s e Distribuição de Preservativos)

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 10
Outras informações
Orientação Profissional nas Especialidades Médicas, orientado por Ligia Gama e Silva Furtado de Mendonça

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio em atendimento clínico ? Abordagem Psicanalítica

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Interno Complementar, Carga horária: 20
Outras informações
Clio-Psyché (Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
O trabalho docente no EaD ? Iniciação Científica (Orientada por Deise Mancebo):

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Fragilidade em idosos ? Rede FIBRA/Policlínica Piquet Carneiro

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnica em Contabilidade, Carga horária: 40
Outras informações
Departamento de Recebimentos e Tomada de Contas - DAF

Atividades

10/2016 - Atual
Estágios , Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante, .

Estágio realizado
Orientação Profissional nas Especialidades Médicas, orientado por Ligia Gama e Silva Furtado de Mendonça.
04/2016 - Atual
Estágios , Centro Biomédico, Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente.

Estágio realizado
Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA/HUPE/UERJ) Programa de Orientação em Sexualidade, Prevenção de IST?s e Distribuição de Preservativos).
03/2016 - Atual
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.

Estágio realizado
Teoria e Prática do Teste de Rorschach, integrante do curso de Psicologia da UERJ, ministrada por Ligia Gama e Silva Furtado de Mendonça.
08/2014 - Atual
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Serviço de Psicologia Aplicada.

Estágio realizado
Estágio em atendimento clínico ? Abordagem Psicanalítica.
09/2013 - 10/2014
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.

Estágio realizado
Clio-Psyché (Programa de Estudos e Pesquisas em História da Psicologia).
01/2013 - 07/2013
Estágios , Centro de Educação e Humanidades, Instituto de Psicologia.

Estágio realizado
O trabalho docente no EaD ? Iniciação Científica (Orientada por Deise Mancebo):.
08/2012 - 01/2013
Estágios , Centro Biomédico, Policlina Piquet Carneiro.

Estágio realizado
? Fragilidade em idosos ? Rede FIBRA/Policlínica Piquet Carneiro ? Auxiliar de Pesquisa.
08/2011 - 04/2012
Outras atividades técnico-científicas , DRTC-DAF, DRTC-DAF.

Atividade realizada
Departamento de Recebimentos e Tomada de Contas - TÉCNICA EM CONTABILIDADE.

Departamento Geral de Ações Sócio Educativas, DEGASE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20
Outras informações
Escola João Luiz Alves

Atividades

08/2015 - 02/2016
Estágios , JLA, .

Estágio realizado
Escola João Luiz Alves.

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador Escolar, Carga horária: 20
Outras informações
Escola Municipal Mário Augusto Teixeira de Freitas: Mediação Escolar - Educação Inclusiva

Atividades

03/2015 - 07/2015
Estágios , Secretaria Municipal de Educação, .

Estágio realizado
Escola Municipal Mário Augusto Teixeira de Freitas: Mediação Escolar - Educação Inclusiva.

Abrigo Ayrton Senna, CAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 20
Outras informações
Casa 4: Orientado por Sonia Altoé Projeto Mãe Adolescente: Orientado por Maria Theresa Costa Barros

Atividades

04/2014 - 01/2015
Estágios , CASA 4 e Mãe Adolescente, .

Estágio realizado
Casa 4: Orientado por Sonia Altoé e Projeto Mãe Adolescente: Orientado por Maria Theresa Costa Barros.

Secretaria de Assistencia Social Direitos Humanos, SEASDH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto Caminho Melhor Jovem - Borel Formiga

Atividades

10/2013 - 05/2014
Estágios , SEASDH, .

Estágio realizado
Projeto Caminho Melhor Jovem - Borel Formiga.

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM) ? ?A Saúde Mental no Governo JK?, Orientação de Pedro Gabriel Godinho Delgado.

Atividades

08/2013 - 10/2013
Estágios , Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM), .

Estágio realizado
Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental (NUPPSAM) ? ?A Saúde Mental no Governo JK?, Orientação de Pedro Gabriel Godinho Delgado.

Petrobrás Distribuidora - Matriz, PETROBRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária Técnica em Contabilidade, Carga horária: 20

Atividades

01/2009 - 01/2010
Estágios , GETES GEREC, .

Estágio realizado
Estagiária Técnica em Contabilidade.


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Trabalho docente: políticas e subjetividade
Descrição: O projeto tem por temática central a discussão do "Trabalho docente: políticas e subjetividade". É concebido na interface da psicologia e das ciências sociais, articula-se com a pesquisa sobre o processo de globalização em curso; desenvolve-se na necessária análise deste campo temático com as novas ordenações políticas, econômicas e sociais por que passa o mundo; para aprofundar um dos aspectos destas modificações: a produção de novas subjetividades no campo específico do trabalho docente. A justificativa da investigação reside na idéia de que, no espaço universitário, engendra-se um complexo campo de forças, como lugar privilegiado de produção de conhecimento, espaço de aglutinação e formação de diversos profissionais e da construção de regimes de verdade que, em conjunto, constituem-se em pilares de sustentação de muitas sociedades contemporâneas. Desse modo, aposta-se na possibilidade da análise do trabalho, nesse campo específico, poder traduzir expressões mais gerais da complexidade dessa temática. Apresenta como objetivos gerais: (1) contribuir com formulações teóricas, conceituais e metodológicas sobre o trabalho no atual estágio do capitalismo flexível; (2) buscar análises mais consistentes sobre os fundamentos psicossociais da construção da subjetividade e sobre a relevância que o trabalho humano possui para essa construção. Os procedimentos metodológicos incluem: uma revisão da bibliografia mais recente sobre trabalho, educação superior e produção de subjetividade na contemporaneidade e a realização de pesquisa de campo envolvendo: (1) uma análise sistemática e detalhada das situações de trabalho e saúde dos docentes; (2) a realização de entrevistas individuais semi-dirigidas e (3) a análise coletiva do trabalho..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Psicologia e Instituições ? A Psicologia nas Forças Armadas, na Igreja Católica e nas Cátedras no Rio de Janeiro entre 1930 e 1960
Descrição: Este projeto se propõe a investigar as teorias, métodos e campos em que se situava o saber psicológico no Rio de Janeiro entre os anos de 1930 e 1960 tendo em vista que a literatura internacional considera este o período de maior presença do comportamentalismo, conforme aparece, por exemplo, em manuais para uso didático. Trata-se de uma análise oriunda em países considerados do "centro" da produção do conhecimento e que a extrapolam, etnocentricamente, para os demais países. Visando uma historiografia da psicologia que faça justiça à produção nativa, à produção própria do país, o objetivo do projeto é, pois, contrapor o que se fazia no período no Rio de Janeiro com o que se fazia principalmente nos Estados Unidos. Pretende-se não investigar a Educação, visto que a interseção entre Psicologia e Educação já tem sido bem discutida por historiadores de ambas as disciplinas. A perspectiva é investigar um dos campos sobre os quais temos somente indícios, quais sejam as Forças Armadas, indícios, sinais: Forças Armadas, as cátedras de Psicologia, o campo religioso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2009
Estudo da Fragilidade em Idosos Brasileiros: Rede FIBRA
Descrição: A Rede de Pesquisa sobre Fragilidade em Idosos Brasileiros, doravante designada como Rede FIBRA, é composta por quatro grupos de pesquisa (USP Ribeirão Preto; Unicamp; UFMG; UERJ) e tem objetivos compartilhados pelos grupos que a compõem. Tais objetivos serão investigados por meio de um estudo multicêntrico e multidisciplinar. Além disso, cada um dos grupos que compõe a Rede tem sub-projetos específicos associados aos seus interesses..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Orientação Profissional de Especialidade Médicas
Descrição: O projeto de Orientação Profissional de Especialidades Médicas tem como objetivo auxiliar os alunos do 5º ano de medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) a escolher a sua área de atuação profissional dentre as várias ofertadas pelo campo médico. Esses alunos apresentaram muitas questões referentes a escolha da especialidade médica aos profissionais e estagiários do Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante (PAPE) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UERJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, D. M. F. ; KATZ, R. A. ; MAGALHAES, D. C. ; PIMENTEL, R. S. ; CARÃO, B. G. . Sexualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASTRO, D. M. F. ; KATZ, R. A. ; MAGALHAES, D. C. ; PIMENTEL, R. S. ; CARÃO, B. G. . Sexualidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, D. M. F. ; CARÃO, B. G. . Adolescência e Sexualidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VILELA, A. M. J. ; CARÃO, B. G. . 'A Psicologia no exército brasileiro entre as décadas de 1930-1960'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CARÃO, B. G.; MANCEBO, D. . O trabalho docente na EaD. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI FORÚM DE RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA CLINICA INSTITUCIONAL: A CLINICA COMO POLITICA DE RESISTENCIA.XXI FORÚM DE RESIDÊNCIA EM PSICOLOGIA CLINICA INSTITUCIONAL: A CLINICA COMO POLITICA DE RESISTENCIA. 2017. (Outra).

2.
AINDA ADOLESCENTE, ESSE SUJEITO?.20 ANOS DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DO LIVRO "ESSE SUJEITO ADOLESCENTE". 2016. (Outra).

3.
XII LUTA ANTIMANICOMIAL.GRUPO LOUCOS POR ARTE. 2016. (Outra).

4.
XII SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE DA UERJ ISE.50 ANOS DOS ESCRITOS DE LACAN. 2016. (Simpósio).

5.
9ª BIENAL DA UNE.UNE. 2015. (Outra).

6.
CAMINHOS POSSÍVEIS PARA POLÍTICA DE DROGAS: CONHECENDO O MODELO DE PORTUGAL.CAMINHOS POSSÍVEIS PARA POLÍTICA DE DROGAS: CONHECENDO O MODELO DE PORTUGAL. 2015. (Outra).

7.
CIRCUITO CULTURAL COLÔNIA.MUSEU BISPO DO ROSÁRIO ARTE CONTEMPORÂNEA. 2015. (Outra).

8.
XI LUTA ANTIMANICOMIAL."UM CANTO, DOIS SERTÕES: BISPO DO ROSÁRIO E OS 90 ANOS DA COLÔNIA JULIANO MOREIRA" POR RAQUEL FERNANDES E BIANCA BERNARDO. 2015. (Outra).

9.
AS (OS) PSICÓLOGAS (OS) NO SUAS.MESA DE DEBATES. 2014. (Outra).

10.
III SEMINÁRIO REGIONAL DE PSICOLOGIA E POLITICAS PUBLICAS E IX SEMINÁRIO REGIONAL DE PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS.III SEMINÁRIO REGIONAL DE PSICOLOGIA E POLITICAS PUBLICAS E IX SEMINÁRIO REGIONAL DE PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS. 2014. (Seminário).

11.
IV ENCONTRO DE PSICOTERAPIA/PSICANÁLISE.HÁ ÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE?. 2014. (Encontro).

12.
JORNADA DE PSICOLOGIA JURIDICA: TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM DEBATE.JORNADA DE PSICOLOGIA JURIDICA: TEMAS CONTEMPORÂNEOS EM DEBATE. 2014. (Outra).

13.
SEMINÁRIO "AS PRÁTICAS PSICOLOGICAS NA INTERNAÇÃO DE ADOLESCENTES FEMININAS: UMA ANALISE GENEALOGICA.SEMINÁRIO "AS PRÁTICAS PSICOLOGICAS NA INTERNAÇÃO DE ADOLESCENTES FEMININAS: UMA ANALISE GENEALOGICA. 2014. (Seminário).

14.
XI ENCONTRO CLIO-PSYCHÉ & V REUNIÃO DA REDE IBEROAMERICANA DE PESQUISADPRES EM HISTORIA DA PSICOLOGIA.DISCURSOS E PRÁTICAS NA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA. 2014. (Encontro).

15.
XXII CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS.Conselho Federal da Ordem dos Advogados. 2014. (Outra).

16.
II FÓRUM INTERNACIONAL DE INCLUSÃO: DISCUTINDO AUTISMO E DEFICIENCIA MÚLTIPLA.II FÓRUM INTERNACIONAL DE INCLUSÃO: DISCUTINDO AUTISMO E DEFICIENCIA MÚLTIPLA. 2013. (Outra).

17.
JORNADA KIERKEGAARD 200 ANOS: "ANGÚSTIA E REPETIÇÃO MA PSICANÁLISE E NA PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL.JORNADA KIERKEGAARD 200 ANOS: "ANGÚSTIA E REPETIÇÃO MA PSICANÁLISE E NA PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICO EXISTENCIAL. 2013. (Outra).

18.
SEMINÁRIO JUVENTUDES E TERRITÓRIOS DE FAVELAS: NARRATIVAS, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS.SEMINÁRIO JUVENTUDES E TERRITÓRIOS DE FAVELAS: NARRATIVAS, EXPERIÊNCIAS E APRENDIZAGENS. 2013. (Seminário).

19.
VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL MICHEL FOUCAULT E OS SABERES DO HOMEM.COMO, NA ORLA DO MAR, UM ROSTO DE AREIA. 2013. (Outra).

20.
X SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICANÁLISE - PSICANALISE E SAÚDE: ENTRE O SUJEITO E O ESTADO.Monitor. 2013. (Simpósio).

21.
X ENCONTRO CLIO-PSYCHÉ.Monitor. 2012. (Encontro).




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