Márcia Viana Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9854144302129673
  • Última atualização do currículo em 16/07/2017


Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Atualmente é Mestranda em Psicologia pela FFCLRP-USP e conduz a pesquisa "Habilidades sociais de meninas e meninos no Ensino Fundamental I: associação com problemas de comportamento e desempenho escolar", com apoio financeiro da CAPES. É vinculada ao grupo de pesquisa do Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar - LAPEES, da FFCLRP-USP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Márcia Viana Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, M. V.;AMARAL, MÁRCIA VIANA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Av. Bandeirantes, 3900
Monte Alegre
14040-901 - Ribeirao Preto, SP - Brasil
Telefone: (16) 36023670


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Psicologia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Brasil.
Título: Habilidades sociais de meninas e meninos no Ensino Fundamental I: associação com problemas de comportamento e desempenho escolar,Orientador: Luciana Carla dos Santos Elias.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Habilidades Sociais; Problemas de Comportamento; Desempenho Escolar; Crianças.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais.
Orientador: Luciana Carla dos Santos Elias.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, ETEC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Psicologia Jurídica. (Carga horária: 20h).
Concursos Psicologia, CONCURSOS PSI, Brasil.
2015 - 2015
Saúde Mental no SUS. (Carga horária: 20h).
Concursos Psicologia, CONCURSOS PSI, Brasil.
2015 - 2015
Legislação Especial - ECA, Estatuto do Idoso e Lei Maria da Penha. (Carga horária: 60h).
Concursos Psicologia, CONCURSOS PSI, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Desenvolvimento da Criança para Profissionais. (Carga horária: 14h).
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, FMRP, Brasil.
2014 - 2014
Relações Amorosas, Conjugais e Familiares. (Carga horária: 4h).
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2014 - 2014
Pesquisa e Intervenção na Violência Intrafamiliar. (Carga horária: 4h).
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Atualização sobre o DSM-5. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução à Psicoterapia Psicanalítica. (Carga horária: 20h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Brasil.
2011 - 2014
Formação em Pesquisa - Programa de Bacharelado. (Carga horária: 540h).
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, FFCLRP-USP, Brasil.
2013 - 2013
Avaliação de problemas emocionais de crianças. (Carga horária: 2h).
IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais, IV SIHS, Brasil.
2013 - 2013
Ações do Psicólogo no Contexto Hospitalar. (Carga horária: 7h).
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, FMRP, Brasil.
2012 - 2012
Psicologia Pediátrica. (Carga horária: 4h).
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.
2012 - 2012
Relação Terapêutica: Pesquisa e Prática Clínica. (Carga horária: 4h).
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, SBP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio em Terapia Cognitivo-Comportamental, supervisionado pela Profa. Dra. Carmem Beatriz Neufeld, realizado no CPA-FFCLRP-USP. Consiste na realização atendimentos individuais (com crianças e adultos), na abordagem Cognitivo-Comportamental.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio em Atendimento às Dificuldades na Aprendizagem, realizado no CPA-FFCLRP-USP e supervisionado pela Profa. Dra. Luciana Carla dos Santos Elias. Caracteriza-se por atendimentos individuais a crianças e adolescentes.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio realizado no Ambulatório de Cirurgia Pediátrica e no Ambulatório de Manejo de Cólon do HCFMRP-USP, supervisionado pela Dra. Renata Panico Gorayeb.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio realizado no Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) da Clínica de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (CPA-FFCLRP-USP), supervisionado pela Dra. Fernanda K. T. Mishima-Gomes e pela Profa. Dra. Valéria Barbieri.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Habilidades sociais de meninas e meninos no Ensino Fundamental I: associação com problemas de comportamento e desempenho escolar
Descrição: O termo Habilidades Sociais (HS) aplica-se às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um indivíduo e deve colaborar para a resolução de problemas imediatos e redução da ocorrência de problemas futuros. Crianças com melhor desempenho em HS mostram-se mais ajustadas às situações de vida em relação as que apresentam dificuldades nessas habilidades, constituindo-se, portanto, em um fator de proteção e adaptação psicossocial. O objetivo geral deste estudo foi caracterizar as HS, problemas de comportamento e desempenho escolar de meninas e meninos de escolas públicas municipais no Ensino Fundamental (EF) I e verificar se há associações entre essas variáveis. Participaram 833 crianças, sendo 390 meninas e 443 meninos, com média de idade de 8 anos e 5 meses, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de 17 escolas públicas municipais pertencentes à rede municipal de ensino de duas cidades de pequeno e médio porte do interior paulista. Foram selecionadas randomicamente salas do 1° ao 5° ano de cada município, totalizando 418 participantes do Município A e 415 participantes do Município B, sendo 138 alunos do 1° ano, 179 do 2°, 250 do 3°, 109 do 4° e 157 alunos do 5° ano. Também participaram, como informantes, 46 professoras. As crianças foram avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e competência acadêmica por meio do Social Skills Rating System (SSRS-BR), versão para professores; quanto ao desempenho escolar, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE), a Provinha Brasil (para o 1°, 2° e 3° ano ? com adaptações para 3° ano) e a Prova Brasil (para 4° e 5° ano). Também foram levantados o IDEB e a localização das escolas, os quais foram classificados em categorias. Para a análise de dados, foram utilizadas estatísticas descritivas, comparações e correlações. Os resultados preliminares apontaram que as meninas obtiveram maior escore em HS do que os meninos, bem como apresentaram menos problemas de comportamento, conforme indicado pelo teste t. Não foram verificadas diferenças significativas entre os sexos quanto ao desempenho escolar. Nas comparações intragrupos, as análises do teste Post-hoc sugeriram que houve diferença significativa entre os anos escolares em relação às variáveis asserção positiva, cooperação com pares, comportamentos problemáticos totais, externalizantes e internalizantes. Também foram encontradas diferenças entre os anos em relação ao desempenho escolar, sugerindo aumento progressivo no decorrer dos anos do EF. A análise da localização das escolas sugeriu desempenho superior das escolas não periféricas em relação às periféricas. Correlações de Pearson apontaram associação moderada entre a maioria das variáveis. Foram identificadas correlações negativas entre HS e problemas de comportamento e entre competência acadêmica e problemas de comportamento, além de correlação positiva entre HS e competência acadêmica. Considera-se que os resultados parciais encontrados podem contribuir para instrumentalizar o planejamento de programas voltados ao desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças no processo de escolarização e, sobretudo, favorecer estratégias de intervenção e prevenção das dificuldades de aprendizagem e dos problemas de comportamento, considerando as peculiaridades existentes entre os diferentes sexos e anos escolares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Márcia Viana Amaral - Integrante / Luciana Carla dos Santos Elias - Coordenador.
2014 - 2015
Caracterização de habilidades sociais, desempenho acadêmico e problemas de comportamento em crianças e associação com habilidades sociais educativas de professores
Descrição: O termo Habilidades Sociais (HS) se aplica às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um indivíduo e devem colaborar para a resolução de problemas imediatos e redução da ocorrência de problemas futuros. Estudos na área das HS têm evidenciado a relação entre déficit de HS de alunos e baixo desempenho escolar, a relação entre ambiente familiar, HS e desempenho escolar e a importância das HS educativas do professor neste mesmo contexto. Nesse sentido, considera-se que algumas habilidades do professor são requeridas para promover intencionalmente o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Essas habilidades foram denominadas HS educativas. Dessa forma, este estudo teve como objetivo caracterizar o repertório de HS de alunos do Ensino Fundamental I e suas relações com desempenho escolar, problemas de comportamento e HS educativas de professores. Participaram do projeto 270 crianças, de ambos os sexos, matriculadas do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista e 13 professoras. As crianças serão avaliadas quanto às HS, problemas de comportamento e desempenho escolar; e as professoras serão avaliadas quanto às HS educativas. Os instrumentos utilizados na coleta de dados serão o Teste de Desempenho Escolar (TDE), o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SRSS-BR), formulário para professores e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas ? Professores (IHSE-Prof). A análise de dados será realizada através do programa computacional SPSS Statistics..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Márcia Viana Amaral - Integrante / Luciana Carla dos Santos Elias - Coordenador.
2013 - 2014
Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais
Descrição: Ao ingressar em um novo grupo, a criança precisa adquirir novas habilidades sociais e/ou de adequar as já existentes. O termo Habilidades Sociais (HS) se aplica às diferentes classes de comportamentos sociais do repertório de um indivíduo e devem colaborar para a resolução de problemas imediatos e redução da ocorrência de problemas futuros. Dentre as diferentes HS, o presente estudo destacará as Habilidades de Solução de Problemas Interpessoais (HSPI). Crianças com melhor desempenho nas HSPI mostram-se melhor ajustadas às situações de vida em relação as que apresentam dificuldades nessas habilidades, constituindo-se, portanto, em um fator de proteção e adaptação psicossocial. As HSPI são aprendidas, passíveis de intervenção e apresentam caráter preventivo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo verificar as HSPI, problemas de comportamento e desempenho acadêmico em crianças antes e após um treino específico para o desenvolvimento das HSPI. Participarão do projeto 54 crianças (27 do grupo de intervenção e 27 do grupo controle), de ambos os sexos, de 10 a 11 anos, matriculadas no 5° ano do Ensino Fundamental I, junto à rede municipal de ensino de uma cidade do interior paulista suas professoras. As crianças serão avaliadas quanto às HSPI, características comportamentais e desempenho acadêmico antes e após a intervenção e 5 meses após o término da intervenção. Os instrumentos utilizados na coleta de dados serão o Procedimento de Solução de Problemas Interpessoais em Crianças (CHIPS), Teste de Desempenho Escolar (TDE) e o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SRSS-BR), formulário para professores. A análise de dados será realizada através do programa computacional SAS. Ainda, serão realizadas análises qualitativas das respostas das crianças nos diferentes momentos de avaliação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Márcia Viana Amaral - Integrante / Luciana Carla dos Santos Elias - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Aprendizagem e Desempenho Acadêmicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
1° lugar na modalidade Pôster, categoria graduação, na III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais, Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FFCLRP-USP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS2016 ELIAS, LUCIANA CARLA DOS SANTOS ; AMARAL, MÁRCIA VIANA . Habilidades Sociais, Comportamentos e Desempenho Acadêmico em Escolares antes e após Intervenção. Psico-USF, v. 21, p. 49-61, 2016.

2.
MORAES JÚNIOR, RUI DE2014 MORAES JÚNIOR, RUI DE ; BARBOSA, BEATRIZ FRANCISCO ; GARCIA, FERNANDA PIRES ; SILVA, FLAVIA HELEN MOREIRA DA ; RIBEIRO, JULIA ; AMARAL, MÁRCIA VIANA ; FUKUSIMA, SÉRGIO SHEIJI . Reconhecimento de expressões faciais e cenas de valência emocional apresentadas em alta restrição temporal. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 19, p. 110-118, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. In: 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Comunicações Científicas da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014.

2.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. In: III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais, 2014, Ribeirão Preto. Programa e resumos [do] Workshop Internacional da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e [da] III Jornada de Terapias Cognitivo- -Comportamentais do Interior de São Paulo, 2014.

3.
AMARAL, M. V.; BARBIERI, V. ; MISHIMA-GOMES, F. K. T. ; ANDRADE, M. L. ; SANTOS, G. A. G. . Conhecer o mundo: a experiência afetiva de uma criança com dificuldade de aprendizagem. In: 44ª Reunião da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014, Ribeirão Preto. Comunicações Científicas da 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2014.

4.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. In: I Encontro do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa, 2013, Ribeirão Preto. Anais do I Encontro do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa, 2013.

5.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. In: 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2013, São Paulo. Anais do 21º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP, 2013.

6.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Habilidades de solução de problemas interpessoais, desempenho acadêmico e problemas de comportamento em crianças, antes e após treino específico. In: IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2013, Niterói. Programa do IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais, 2013.

7.
MORAES JÚNIOR, RUI DE ; FUKUSIMA, S. S. ; AMARAL, M. V. ; SILVA, FLAVIA HELEN MOREIRA DA ; RIBEIRO, JULIA ; GARCIA, F. P. ; BARBOSA, B. F. . Reconhecimento de expressões faciais e cenas de valência emocional apresentadas subliminarmente. In: 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012, São Paulo. Resumo de comunicação científica apresentado na 42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia e VIII Congresso Iberoamericano de Psicologia, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
AMARAL, MÁRCIA VIANA; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
AMARAL, MÁRCIA VIANA; MISHIMA-GOMES, F. K. T. ; BARBIERI, V. ; ANDRADE, M. L. ; SANTOS, G. A. G. . Conhecer o mundo: a experiência afetiva de uma criança com dificuldade de aprendizagem. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
AMARAL, M. V.; ELIAS, L. C. S. . Habilidades de solução de problemas interpessoais, desempenho acadêmico e problemas de comportamento em crianças, antes e após treino específico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MORAES JUNIOR, R. ; BARBOSA, B. F. ; GARCIA, F. P. ; SILVA, F. H. M. ; RIBEIRO, J. ; AMARAL, M. V. ; FUKUSIMA, S. S. . Reconhecimento de expressões faciais e cenas de valência emocional apresentadas subliminarmente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Promoção do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos: Família e Prevenção. 2015. (Simpósio).

2.
2° Simpósio Internacional sobre Sexualidade. 2014. (Simpósio).

3.
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2014. (Congresso).

4.
44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Conhecer o mundo: a experiência afetiva de uma criança com dificuldade de aprendizagem. 2014. (Congresso).

5.
Contribuições Psicanalíticas à Psicoterapia do Autismo. 2014. (Outra).

6.
Curso de Atualização sobre o DSM-5 do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental. 2014. (Outra).

7.
Curso de Extensão: Desenvolvimento da Criança para Profissionais da Área da da Saúde. 2014. (Outra).

8.
Curso de Extensão: Desenvolvimento da Criança para Profissionais da Área da da Saúde. 2014. (Outra).

9.
III Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais.Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2014. (Outra).

10.
Jornada de Doenças Raras do HCFMRP-USP. 2014. (Outra).

11.
Pesquisa e intervenção clínica no contexto da violência intrafamiliar (minicurso ministrado durante a 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia min. 2014. (Outra).

12.
Relações amorosas, conjugais e familiares (minicurso ministrado durante a 44ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia min. 2014. (Outra).

13.
21° SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP)..Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2013. (Simpósio).

14.
A avaliação de problemas emocionais e de interação de crianças es e adolescentes (minicurso). 2013. (Seminário).

15.
Curso: Ações do Psicólogo no Contexto Hospitalar (HCFMRP-USP). 2013. (Outra).

16.
Família na contemporaneidade. 2013. (Encontro).

17.
I Encontro do Programa de Bacharelado em Pesquisa.Caracterização comportamental e acadêmica de crianças que passaram por um treino para o desenvolvimento de habilidades sociais. 2013. (Encontro).

18.
IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Habilidades de solução de problemas interpessoais, desempenho acadêmico e problemas de comportamento em crianças, antes e após treino específico. 2013. (Seminário).

19.
IX Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2013. (Congresso).

20.
T.R.I.: Um modelo de intervenção na infância (Minicurso). 2013. (Outra).

21.
42ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia & VIII Congresso Ibero-americano de Psicologia da FIAP. Reconhecimento de expressões faciais e cenas de valência emocional apresentadas subliminarmente. 2012. (Congresso).

22.
Encontro de Saúde Mental - Álcool e Drogas USP-RP. 2012. (Encontro).

23.
Psicologia, prática e mercado: os desafios da atuação profissional. 2012. (Encontro).

24.
Psicologia Pediátrica (Minicurso). 2012. (Outra).

25.
Relação terapêutica: Contribuições da pesquisa e da prática clínica (Minicurso). 2012. (Outra).

26.
XI Semana da Psicologia USP-RP. 2012. (Simpósio).

27.
Encontro de Saúde Mental USP-RP. 2011. (Encontro).

28.
X Semana da Psicologia USP-RP. 2011. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 3:46:38