Mayara Lybia da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0807391946977323
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Mestre em Educação (Universidade do Vale do Sapucaí) Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino. Especializada em Supervisão Escolar pela Faculdade do Noroeste de Minas. Experiência com supervisão de pesquisa pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística. Experiência com Educação Infantil pela Prefeitura Municipal de Borda da Mata. Atualmente servidora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, onde atua como Coordenadora Geral de Ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mayara Lybia da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. L.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia.
Av Maria da conceição Santos
Parque Real
37550000 - Pouso Alegre, MG - Brasil
Telefone: (35) 34212502


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Título: Estratégias de Aprendizagem,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Susana Gakya Caliatto.
Palavras-chave: Aprendizagem; Estratégias.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
2012 - 2013
Especialização em Supervisão. (Carga Horária: 480h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
Título: Afetividade e o desenvolvimento humano: Processos de aprendizagem.
Orientador: Larissa Salustiano.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino, ASMEC, Brasil.
Título: A influência da estimulação, limite e disciplina no desenvolvimento cognitivo.
Orientador: Andéa Alencar.




Formação Complementar


2016
Francês Instrumental. (Carga horária: 120h).
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2014
Ingês. (Carga horária: 140h).
UP TIME, UP TIME, Brasil.
2016 - 2016
Avaliação Mediadora. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2016 - 2016
Inglês Instrumental. (Carga horária: 70h).
Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos. (Carga horária: 24h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Ensino, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Adminisrativo, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Borda da Mata, PMBM, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Servidora na Educação Infantil, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Cuidado com crianças da Educação Infantil, concilia o "cuidar" e o "educar" de modo que ambas as tarefas caminhem juntas. Estimulação desde os 4 meses aos 5 anos e 11 meses.


Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Censitaria supervisora, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenação, Supervisão do Censo demográfico. Ministrando treinamento dos recenseadores, sanando dúvidas e gerenciando a pesquisa.


Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutoria Virtual, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR
Descrição: investigar as estratégias de aprendizagem de estudantes dos anos finais da Educação Básica e anos iniciais do Ensino Superior e traçar um perfil das estratégias de aprendizagem da amostra estudada. A fundamentação teórica adotada discorre sobre o construto da aprendizagem e conceitua as estratégias de aprendizagem, a partir da Teoria do Processamento da Informação para que se possa discutir implicações no contexto educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biblioteca.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Primeiro Lugar no concurso de monografias como orientadora, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA. In: R. Casanova, J. A. Pontes-Jr, ; L. S. Almeida (Eds.). (Org.). ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA. 1ed.Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2017, v. 1, p. 82-91.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . As estratégias de aprendizagem na formação docente.. In: JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS MÚLTIPLAS LEITURAS ARTE ? ÉTICA ? SUBJETIVIDADES, 2018, Poços de Caldas. JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SUAS MÚLTIPLAS LEITURAS ARTE ? ÉTICA ? SUBJETIVIDADES, 2018. v. 1. p. 1-222.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . ESTRATÉGIAS PARA A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM. In: 3 o . SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2017, Pouso Alegre. 3 o . SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Pouso Alegre: Univás, 2017. p. 34-36.

2.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . A TEORIA DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO HUMANA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO. In: 1° CEVS - Congresso de Educação do Vale do Sapucaí - e XVIII Semana de Estudos Pedagógicos, com a temática: ?Desafios à Democratização da Educação no Brasil Contemporâneo?, 2016, Pouso Alegre. ?Desafios à Democratização da Educação no Brasil Contemporâneo?. Pouso Alegre: Univás, 2016. v. 1. p. 637-648.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO. In: 2º SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO/UNIVÁS, 2016, Pouso Alegre. Anais do 2º Seminário de Produção Cientifica em Educação/UNIVÁS: pesquisa e transformações sociais: desafios e lutas pela Educação. Pouso Alegre: Univás, 2016. v. 1. p. 77-79.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. L.. Processamento Humano da Informação, contribuições com a Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA, M. L.. Coordenação da mesa redonda de 'Relato de Experiência?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, M. L.; CALIATTO, S. G. . Jornada Internacional de Educação: Arte-Ética- Subjetividades. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, M. L.. Limite e Disciplina no Desenvolvimento Humano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M. L.. As estratégias de aprendizagem no processamento da informação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, M. L.. A Teoria do Processamento da Informação: contribuições para a Neuroeducação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SILVA, M. L.. Limite, disciplina e a formação ética. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
SILVA, M. L.. Biblioteca IFSuldeminas - Campus Pouso Alegre. 2014; Tema: Incentivo a leitura e divulgação de atividades culturais do Campus.. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação: Desafios e Aplicações no Contexto Educativo,. 2016. (Seminário).

2.
Palestra com o Professor Pacheco (Escola da Ponte). 2015. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, M. L.. Semana do Livro e da Bilbioteca. 2014. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silva, J. A.. REDUÇÃO DE DANOS: ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Orientador: Mayara Lybia da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 15:03:28