William Gouvêa Buratto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2721091817519038
  • Última atualização do currículo em 02/11/2016


Estudante de Engenharia Ambiental na Universidade do Estado de Santa Catarina e Engenharia Elétrica na Universidade do Planalto Catarinense (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
William Gouvêa Buratto
Nome em citações bibliográficas
BURATTO, W. G.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Planalto Catarinense.
Avenida Castelo Branco, 170
Universitário
88509900 - Lages, SC - Brasil
Telefone: (49) 32511022


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Engenharia Ambiental.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Geração de energia renovável a partir de resíduos sólidos no Planalto Catarinense.
Orientador: Valdeci José Costa.
2014
Graduação em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária- Eletromagnetismo, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
1.1) VIABILIDADE ECONÔMICA DA TÉCNICA DE PIRÓLISE LENTA A TAMBOR ROTATIVO PARA O TRATAMENTO FINAL DE RESÍDUOS DE SERVIÇO DE SAÚDE COM GERAÇÃO DE ELETRICIDADE NO PLANALTO CATARINENSE
Descrição: O presente estudo tem como objetivo realizar o levantamento quantitativo e qualitativo dos resíduos de serviços de saúde, a fim de elaborar uma análise econômica de uma unidade de pirólise lenta a tambor rotativo no município de Lages..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
MODELAGEM MATEMÁTICA DA GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS DE BIOMASSA E ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE IMPLANTAÇÃO DE UM GASEIFICADOR DE EXPLOSÃO A VAPOR NA SERRA CATARINENSE.
Descrição: O objetivo do presente projeto é estudar teórica e experimentalmente o fenômeno da secagem da uma única tábua de madeira de modo a estabelecer uma estreita correspondência entre o modelo matemático e respectivo código computacional a serem desenvolvidos com os resultados obtidos experimentalmente na estufa do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Este objetivo deve ser estabelecido, pois não existem hoje no mercado ferramentas capazes de simular computacionalmente a secagem da madeira e fornecer as características de operação necessárias ao bom desempenho das estufas, características estas exigidas pelo mercado que padece de conhecimento científico do processo como um todo. Vários trabalhos publicados têm se dedicado a simular a secagem de madeira (Turner e Ferguson ( I ), 1995, Turner e Ferguson ( II ), 1995, Johansson et al., 1997, Fyhr e Rasmuson, 1997, Perré et al., 1999, Di Blasi et al., in press, Di Blasi, 1998, Dietl et al, 1998, Nijdam et al., 2000, Pel et al., 2002), no entanto, as dificuldades inerente à física do processo e as ferramentas computacionais existentes no mercado, têm impedido que se obtenham resultados numéricos concordantes com resultados experimentais e que possam produzir os resultados esperados pela indústria, de modo a reduzir custos e otimizar o processo como um todo,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: William Gouvêa Buratto - Integrante / Valdeci José da Costa - Coordenador / Marcelo Ricardo Formolo Junior - Integrante / Dayane Macedo Medeiros - Integrante.Financiador(es): Universidade do Planalto Catarinense - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 2
2014 - 2014
VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO BIOGÁS NO PLANALTO CATARINENSE
Descrição: Uma das formas alternativas de conversão de resíduos orgânicos (agroindustriais, domésticos, etc.) em energia secundária destaca-se a biodigestão anaeróbia que permite o seu aproveitamento sob a forma de biogás (metano). Na verdade, a produção de metano é apenas uma das vantagens da biodigestão anaeróbia, cuja finalidade maior é o tratamento de efluentes. As vantagens são as seguintes: alta redução de DBO, produção de biofertilizante, pequena produção de lodo, baixos custos operacionais e de investimento, possibilidade de sistemas descentralizados de tratamento.(Pompermayer e Junior,2003) Outro determinante que torna o processo ainda mais proveitoso é a utilização do biogás gerado como uma fonte de calor para o processo, contribuindo para a redução dos custos de tratamento. Em termos energéticos, seu aproveitamento pode ser feito através da simples queima em caldeiras, dispensando sistemas complexos de purificação, compressão e estocagem. Já para seu uso em veículos são necessários altos níveis de purificação para a eliminação de H2O, CO2 e H2S e sistemas complexos de compressão à alta pressão [2]. Paralelamente, as produções de outros biocombustíveis como o biodiesel e o bioetanol necessitam de uma área de plantação de culturas para produção do combustível, o qual poderia ser utilizado para produção de alimentos, por exemplo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo avaliar a real capacidade de geração de biogás para sua posterior utilização energética, bem como qualificar as qualidades e potencialidades do gás gerado a partir de diferentes resíduos na Serra Catarinense.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: William Gouvêa Buratto - Integrante / Valdeci José da Costa - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2016 - Atual
Desenvolvimento de um gaseificador de resíduos sólidos urbanos- Estudo teórico e experimental
Descrição: Avaliação teórica e experimental da construção de um gaseificador de resíduos sólidos urbanos no município de Lages visando à geração distribuída de eletricidade, alocando os resíduos sólidos para formação de um produto de cunho econômico como a eletricidade que pode aumentar a oferta de demanda de emprego e contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Energias Renováveis.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Melhores Trabalhos do Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental, Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental-ENEEA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RIBEIRO, C. B.2015RIBEIRO, C. B. ; BURATTO, W. G. ; GUERI, M. V. D. ; SCABURI, G. R. ; GONZELI, F. V. . Fermentação alcoólica do caldo da cana: parâmetros operacionais de resposta no processo. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 4, p. 465-472, 2015.

2.
GUERI, M. V. D.2015GUERI, M. V. D. ; SCHIRMER, W. N. ; BURATTO, W. G. ; RIBEIRO, C. B. . Sustentabilidade rural: o uso do biogás como alternativa energética para os produtores de leite. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 4, p. 288-301, 2015.

3.
BURATTO, W. G.2015 BURATTO, W. G.; COSTA, V. J. ; RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. . ANÁLISE DA CO-GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS DE BIOMASSA NA SERRA CATARINENSE E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AMBIENTAL DESTA TECNOLOGIA. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 4, p. 473-481, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEVES, R. Y. ; RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. ; BURATTO, W. G. ; SANTOS, G. H. P. . Viabilidade da produção de hidrogênio por meio da digestão anaeróbia no tratamento de efluentes orgânicos. In: Congresso Internacional de Bioenergia, 2015, São Paulo. Viabilidade da produção de hidrogênio por meio da digestão anaeróbia no tratamento de efluentes orgânicos, 2015.

2.
GUERI, M. V. D. ; BURATTO, W. G. ; RIBEIRO, C. B. ; NEVES, R. Y. ; SANTOS, G. H. P. . Mecanismos de purificação do biogás e uso do biometano no setor de transporte. In: Congresso Internacional de Bioenergia, 2015, São Paulo. Mecanismos de purificação do biogás e uso do biometano no setor de transporte. In: 10º Congresso Internacional de Bioenergia, 2015.

3.
SANTOS, G. H. P. ; RIBEIRO, C. B. ; BURATTO, W. G. ; NEVES, R. Y. ; GUERI, M. V. D. . Estudo comparativo de diferentes processos de geração de etanol: produtividade e viabilidade ambiental. In: Congresso Internacional de Bioenergia (Cd Anais- 10 Congresso Internacional de Bioenergia), 2015, São Paulo. Estudo comparativo de diferentes processos de geração de etanol: produtividade e viabilidade ambiental, 2015.

4.
GUERI, M. V. D. ; SCHIRMER, W. N. ; BURATTO, W. G. ; RIBEIRO, C. B. . Sustentabilidade Rural:o uso do biogás como alternativa energética para os produtores de leite. In: Conferência Internacional Links, 2015, Florianopolis. Sustentabilidade Rural:o uso do biogás como alternativa energética para os produtores de leite, 2015.

5.
RIBEIRO, C. B. ; BURATTO, W. G. ; GUERI, M. V. D. ; SCABURI, G. R. ; GONZELI, F. V. . Fermentação alcoólica do caldo de cana: parâmetros operacionais de resposta no processo. In: Conferência Internacional Links. In: Conferência Internacional Links, 2015, Florianopolis. Fermentação alcoólica do caldo de cana: parâmetros operacionais de resposta no processo. In: Conferência Internacional Links, 2015.

6.
BURATTO, W. G.; COSTA, V. J. ; GUERI, M. V. D. ; RIBEIRO, C. B. ; SANTOS, G. H. P. ; NEVES, R. Y. . Cogaseificação de resíduos florestais com casca de pinhão de araucária angustifólia como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico da serra catarinense. In: Congresso Internacional de Bioenergia, 2015, São Paulo. Cogaseificação de resíduos florestais com casca de pinhão de araucária angustifólia como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico da serra catarinense, 2015.

7.
BURATTO, W. G.; RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. ; COSTA, V. J. . Análise da co-gaseificação de resíduos de biomassa e avaliação da eficiência ambiental desta tecnologia. In: Conferência Internacional Links, 2015, Florianopolis. Análise da co-gaseificação de resíduos de biomassa e avaliação da eficiência ambiental desta tecnologia, 2015.

8.
RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. ; BURATTO, W. G. ; NEVES, R. Y. ; SANTOS, G. H. P. . Estudo da viabilidade ambiental do uso de biodiesel no setor de transporte do Brasil. In: Congresso Internacional de Bioenergia, 2015, São Paulo. Estudo da viabilidade ambiental do uso de biodiesel no setor de transporte do Brasil, 2015.

9.
BURATTO, W. G.; GUERI, M. V. D. ; RIBEIRO, C. B. . Viabilidade econômica do uso de biometano no setor de transporte do Brasil. In: Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Viabilidade econômica do uso de biometano no setor de transporte do Brasil, 2014.

10.
GUERI, M. V. D. ; BURATTO, W. G. . Aspectos técnicos da produção e utilização do biogás. In: Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, 2014, Florianópolis. Aspectos técnicos da produção e utilização do biogás, 2014.

11.
RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. ; BURATTO, W. G. . Produção e caracterização físico-química do biodiesel utilizando a espécie cyperus esculentus como matéria prima. In: Congresso Internacional de Bioenergia, 2014, São Paulo. Produção e caracterização físico-química do biodiesel utilizando a espécie cyperus esculentus como matéria prima, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BURATTO, W. G.; GUERI, M. V. D. . Saneamento Básico: Substituição de uma fossa negra por fossa séptica na Terra Indigena Kaigang. In: Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental-ENEEAMB, 2014, Itajubá. Saneamento Básico: Substituição de uma fossa negra por fossa séptica na Terra Indigena Kaigang, 2014.

2.
BURATTO, W. G.; BURATTO, L. G. ; COSTA, M. P. R. . Curso de Aperfeiçoamento sobre melicultura para índios kaigang da Terra Indígena Ivai-PR. In: III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009, Campo Grande. III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais, educação e autonomia, 2009.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BURATTO, W. G.; COSTA, V. J. . Modelagem matemática da gaseificação de resíduos de biomassa e estudo da viabilidade econômica de implantação de um gaseificador de explosão á vapor na Serra Catarinense. In: XIX Mostra Científica Uniplac, 2015, Lages. Modelagem matemática da gaseificação de resíduos de biomassa e estudo da viabilidade econômica de implantação de um gaseificador de explosão á vapor na Serra Catarinense, 2015.

2.
BURATTO, W. G.; GUERI, M. V. D. ; RIBEIRO, C. B. ; SILVA, E. E. ; COSTA, V. J. . Utilização do Biometano para o desenvolvimento econômico,social e ambiental do Planalto Serrano. In: XVIII Mostra Científica, XVII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e o III Intercâmbio de Extensão, 2014, Lages. XVIII Mostra Científica, XVII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e o III Intercâmbio de Extensão, 2014.

3.
BURATTO, W. G.; SILVA, E. E. ; RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. ; COSTA, V. J. . Biogás para geração de energia elétrica na Serra Catarinense. In: XVIII Mostra Científica, XVII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e o III Intercâmbio de Extensão, 2014, Lages. XVIII Mostra Científica, XVII Jornada de Pesquisa, Ensino e Extensão e o III Intercâmbio de Extensão, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
BURATTO, W. G.; COSTA, V. J. ; RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. . ANÁLISE DA CO-GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS DE BIOMASSA NA SERRA CATARINENSE E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AMBIENTAL DESTA TECNOLOGIA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BURATTO, W. G.; COSTA, V. J. . MODELAGEM MATEMÁTICA DA GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS DE BIOMASSA E ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DE IMPLANTAÇÃO DE UM GASEIFICADOR DE EXPLOSÃO A VAPOR NA SERRA CATARINENSE.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
GUERI, M. V. D. ; BURATTO, W. G. . Aspectos técnicos da produção e utilização do biogás. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BURATTO, W. G.; GUERI, M. V. D. . Saneamento Básico:Substituição de uma Fossa Negra por Fossa séptica na Terra Indígena Kaigang. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Planejamento Energético. Aspectos Técnicos da produção e utilização do biogás. 2014. (Congresso).

2.
Congresso Internacional de Bioenergia. Produção e caracterização físico-química do biodiesel utilizando a espécie cyperus esculentus como matéria prima. 2014. (Congresso).

3.
Congresso Internacional de Bioenergia. Viabilidade do uso do biometano no setor de transporte do Brasil. 2014. (Congresso).

4.
Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental.Saneamento Básico:Substituição de uma fossa negra por fossa séptica na Terra Indígena Kaigang. 2014. (Encontro).

5.
Mostra Científica e Jornada de Pesquisa e Extensão. BIOGÁS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NA SERRA CATARINENSE. 2014. (Congresso).

6.
Mostra Científica e Jornada de Pesquisa e Extensão. UTILIZAÇÃO DO BIOMETANO PARA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E AMBIENTAL DO PLANALTO SERRANO. 2014. (Congresso).

7.
PowerGrid Brasil-Feira e Congresso de Energia. 2014. (Feira).

8.
Encontro Maringaense de Biologia. 2013. (Encontro).

9.
Encontro Nacional Dos Estudantes de Engenharia Ambiental.REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES EM PROPRIEDADE RURAL NO MUNICÍPIO DE IVAIPORÃ ? PR. 2013. (Encontro).

10.
II workshop de biologia molecular aplicado a tecnologia ambiental. 2013. (Outra).

11.
Encontro Nacional Dos Estudantes de Engenharia Ambiental.DINÂMICA POPULACIONAL DE MOSCA-DAS-FRUTAS EM ÁREA CULTIVADA E EM MATA NATIVA NO MUNICÍPIO DE DOIS VIZINHOS-PR. 2011. (Encontro).

12.
Semana de Integracão Ensino, Pesquisa e Extensão-Unicentro. 2011. (Outra).

13.
3º salao de extensao e cultura da Unicentro. 2010. (Outra).

14.
Encontro Nacional Dos Estudantes de Engenharia Ambiental. 2010. (Encontro).

15.
III Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade: saberes locais.Curso de Aperfeiçoamento Sobre Melicultura para índios Kaingang na Terra Indígena Ivaí- PR. 2009. (Seminário).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BURATTO, W. G.2015 BURATTO, W. G.; COSTA, V. J. ; RIBEIRO, C. B. ; GUERI, M. V. D. . ANÁLISE DA CO-GASEIFICAÇÃO DE RESÍDUOS DE BIOMASSA NA SERRA CATARINENSE E AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA AMBIENTAL DESTA TECNOLOGIA. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 4, p. 473-481, 2015.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 24:20:25