Magda Pischetola

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7358825318770659
  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Professora adjunta do departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, atua na graduação e no programa de pós-graduação na área de mídias. Desde 2014 é coordenadora do grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologias (www.fortecpucrio.org). Possui mestrado em Comunicação (2006) e doutorado em Educação pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore de Milão, Itália (2010) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Sua área de pesquisa se concentra sobre as problemáticas da inclusão digital, a formação de professores e as práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magda Pischetola
Nome em citações bibliográficas
PISCHETOLA, M.

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Educação.
Pontifícia Universidade Católica - PUC
Gávea
22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (021) 35271001
URL da Homepage: http://www.puc-rio.br/index.html


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Educação.
Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano, UCSC, Itália.
Título: Educazione e inclusione digitale: teorie, tecniche e strumenti, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Pier Cesare Rivoltella.
2004 - 2006
Mestrado em Ciências da Comunicação.
Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano, UCSC, Itália.
Título: O valor politico e social da Midia Educação no Brasil,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Pier Cesare Rivoltella.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia do Conhecimento.
2003 - 2004
Especialização em Comunicação e Mídia Digitais.
Universitá Cattolica Del Sacro Cuore, UCSC, Itália.
Título: Mídia de comunicação de massa e eventos públicos.
Orientador: Sisto Dalla Palma.
1999 - 2003
Graduação em Comunicação.
Universita Cattolica del Sacro Cuore di Milano, UCSC, Itália.


Pós-doutorado


2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Formação Complementar


2007 - 2007
Politics of International Economic Relations. (Carga horária: 100h).
New York University, NYU, Estados Unidos.
2005 - 2005
Midia Educação. (Carga horária: 100h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
2004 - 2004
Estudos Teatrais. (Carga horária: 40h).
Universidade de Évora, UE, Portugal.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão de grupos
08/2018 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa educacional
03/2018 - Atual
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora de graduação.
10/2016 - Atual
Serviços técnicos especializados , Departamento de Educação, .

Serviço realizado
Coordenação acadêmica PUC-Rio para o Projeto da União Europeia Students 4 Change - Erasmus+.
03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Membro da comissão de graduação.
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologias, .

Linhas de pesquisa
Formação de professores
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

03/2018 - 07/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias, tecnologias e educação
03/2018 - 07/2018
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura digital e educação
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Elaboração e produção de materiais didáticos
08/2017 - 12/2017
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesuisa Educacional II
08/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Elaboração e produção de materiais didáticos.
08/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Tecnologias e Educaçaõ: as novas formas de ensino e aprendizagem.
06/2017 - 11/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ? UNIRIO, .

Cargo ou função
Membro do Comitê científico do 5º Colóquio de Pesquisa em Educação e Mídia ? CPEM.
06/2016 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenação da seleção de pós-graduação - Mestrado e Doutorado 2017.
03/2014 - 10/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Membro da comissão geral do dep. de Educação.
03/2016 - 07/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias, Tecnologias e Educação
03/2016 - 07/2016
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura digital e Educação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias, Tecnologias e Educação
08/2015 - 12/2015
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa Educacional II - mestrado
06/2015 - 11/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Membro da comissão de seleção de pós-graduação - Mestrado e Doutorado 2016.
03/2015 - 10/2015
Treinamentos ministrados , Grupo de pesquisa ForTec - Formação docente e Tecnologias, .

Treinamentos ministrados
Formação docente para os professores do Ginasio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais - GENTE
03/2015 - 07/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias, Tecnologias e Educação
03/2015 - 07/2015
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TIC e Formação de professores
09/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Departamento de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Planejamento e Produção de Mídias com fins Educacionais.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura digital e Educação
08/2014 - 12/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio docência
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura digital
03/2014 - 12/2014
Ensino, Formação Docente em Medicina e Ciências da Saúde, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tecnologias em Aprendizagem Ativa
03/2014 - 07/2014
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
TIC e formação de professores
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias, Tecnologias, Educação
08/2013 - 03/2014
Serviços técnicos especializados , UNESCO, .

Serviço realizado
Assessoria ao projeto Educação Livre - CNI/UNESCO.
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura digital
05/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Mídias, Tecnologias e Educação

Centro di Ricerca sull´Educazione ai Media, CREMIT, Itália.
Vínculo institucional

2006 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisadora em Mídia Educação, Assistente professora nos cursos do prof. Pier Cesare Rivoltella, Faculdade de Educação: Mídia Digitais em Educação, Didatica Geral, Educação de Adultos.


Università degli Studi di Pavia, UNIPV, Itália.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora didática do doutorado IAPR, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora didáctica e administrativa do Doutorado em Instituições e Administração das Politicas Regionais, financiado pelo IReF (Instituto de Formação Regional de Região Lombardia) de Milano, Itália.


Ufficio Scolastico Provinciale Brescia, USP, Itália.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 15
Outras informações
Consultora e formadora nas escolas pública (ensino fundamental) da região de Brescia para o projeto Um computador por aluno.


Organização das Nações Unidas (NYC), ONU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Internship, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estagio na Missão Permanente de Italia


Net-Learning (cursos e-Learning), NET-L, Argentina.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutora de cursos online, Carga horária: 10


Securitas Argentina - empresa privada, SECURITAS, Argentina.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Desenhadora cursos e-Learning, Enquadramento Funcional: Responsável pela formação profissional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Formação de professores
2.
Linguagens digitais, tecnologias e educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Epistemologia e didática com o uso de mídias
Descrição: O projeto de pesquisa representa um desdobramento do projeto Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: Formação de professores e apoio à prática pedagógica, desenvolvido entre outubro de 2014 e dezembro de 2015 pelo grupo de pesquisa em Formação docente e Tecnologias (ForTec) do PPGE/PUC-Rio. Os resultados apresentam as percepções dos professores sobre as tecnologias e sua adaptação nas escolas como processos inevitáveis, mas ao mesmo tempo demonstram pouca reconfiguração das práticas didáticas. Na maioria dos casos, as tecnologias não são percebidas como artefatos culturais e as experiências dos alunos, imersos na cultura digital, não são valorizadas. A partir dessas considerações, põem-se novos e interessantes questionamentos. Há uma relação entre a concepção de conhecimento e a prática pedagógica? Qual a visão epistemológica dos professores subjacente ao discurso de integração das tecnologias em educação? E ainda, mais especificamente: as tecnologias da informação e da comunicação estariam apontando para uma "revolução paradigmática" da educação (Behrens, 2000; Moraes, 2010)? Embasados em autores como Sterling (2010), Machado (2002) e Serres (1995), entre outros, procuramos responder a essas perguntas, voltando ao contexto escolar com uma nova investigação de abordagem qualitativa. A pesquisa será realizada em duas das oito escolas selecionadas anteriormente, escolhidas por apresentarem uma visão dos professores mais próxima do nosso conceito de sustentabilidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Magda Pischetola - Coordenador / Maria Paula Rossi Nascentes da Silva - Integrante / Danielle Fucs Ghelman - Integrante / Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld - Integrante / Juliana Gomes Correa - Integrante / Ivo Fernandes Gomes - Integrante / Paula Luderitz de Albuquerque Lenz-Cesar - Integrante / Eunice de Castro e Silva - Integrante / Nadjia Naira S. de Oliveira - Integrante / Elis Renata de Britto Santos - Integrante / Debora Vieira Machado - Integrante / Maria Cristina de Oliveira Silveira - Integrante / Gustavo Malheiros - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3
2014 - Atual
Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: formação de professores e apoio à prática pedagógica
Descrição: A pesquisa visa aprofundar as questões relativas à introdução da tecnologia digital em oito escolas municipais de ensino fundamental na cidade do Rio de Janeiro, indicadas pela Secretaria Municipal de Educação como ?sustentáveis? do ponto de vista da integração de tecnologias no cotidiano escolar. Nessa perspectiva, propõe-se uma reflexão com base em dois eixos: avaliar as estratégias que possibilitam a sustentabilidade econômica e cultural de um projeto; analisar as práticas didáticas com uso tecnologia nas escolas pesquisadas. O projeto de pesquisa tem como objetivo a formulação de uma proposta de formação de professores, fundamentada nos dados coletados, para incentivar e ampliar a integração das TIC nas práticas de ensino-aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Magda Pischetola - Coordenador / Joao Paulo Leite Cabrera P da Ros - Integrante / Laryssa Amaro Naumann Pereira Dias - Integrante / Tatiana de Alemar Rios - Integrante / Maria Paula Rossi Nascentes da Silva - Integrante / Danielle Fucs Ghelman - Integrante / Amalia Maria Mattos de Araujo de Souza - Integrante / Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld - Integrante / Juliana Gomes Correa - Integrante / Paula Luderitz de Albuquerque Lenz-Cesar - Integrante / Eunice de Castro e Silva - Integrante / Elis Renata de Britto Santos - Integrante.
Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 3
2013 - 2017
TIC, crianças, jovens, mediação parental e escola: análise de usos e habilidades com TIC, a partir dos dados do CETIC.Br
Descrição: Ao longo dos últimos anos os órgãos brasileiros de fomento e de pesquisa vêm investindo na realização de pesquisas de largo espectro sobre o acesso às tecnologias da comunicação e da informação e sobre os usos e apropriações destas na vida cotidiana, nas escolas e nas empresas do país. Essa iniciativa integra esforços, que já vêm sendo realizados em outros países, de produzir evidências empíricas que possam subsidiar a formulação de políticas públicas, especialmente aquelas que visam a inserção de tecnologias na escola e na prática pedagógica. Desde 2005, o Comitê Gestor da Internet no Brasil desenvolve pesquisas sobre perfil de usuários, os modos de uso e apropriações das TIC, gerando dados de abrangência nacional, com alto grau de detalhamento. A presente proposta tem como foco a análise desses dados, visando a formulação de hipóteses acerca das relações que crianças, jovens, professores e escolas estabelecem com a Internet. O estudo terá como fonte bases consolidadas das pesquisas TIC Criança, TIC Educação e TIC Kids Online Brasil 2012 e será estruturado em cinco eixos temáticos: 1) fatores que interferem na aprendizagem de uso seguro da Internet por crianças de 5 a 9 (base TIC Criança); 2) riscos e oportunidades na relação de crianças com a Internet, comparando diferentes faixas etárias (base TIC Criança e TIC Kids Online); 3) perfis de uso do computador e da Internet pelo professor em atividades com os alunos do 5º e do 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas brasileiras, e sua correlação com a aprendizagem dos alunos em Leitura e Matemática, em 2011 e 2013 (bases TIC Educação; Censo Escolar; Prova Brasil e avaliações estaduais de sistemas de ensino); 4) percepção de professores sobre os objetivos pedagógicos do uso de tecnologia na escola e relações entre apoio institucional, formação dos professores e uso de TIC na sala de aula; 5) fatores que impactam o desenvolvimento de habilidades de uso de internet pelos estudantes, em especial, as habilidades educacionais.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Recursos instrumentais para intervenção docente para a Educação Pré-escolar em São Tomé e Príncipe
Descrição: O projeto de pesquisa que tem por título Recursos instrumentais para intervenção docente para a Educação Pré-escolar em São Tomé e Príncipe está dirigido a Educação Infantil, e tem por base a Lei de Diretrizes para a Educação - Lei 2/2003 e Referenciais Curriculares para a Educação Pré-Escolar na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Compreende o desenvolvimento de conteúdos para a Educação Pré-Escolar de crianças; o detalhamento de metodologia de ensino adequada a esse segmento; a elaboração de materiais didáticos e o desenvolvimento de formação docente específica para esse segmento. O projeto está sendo realizado em parceria entre o DAD|LIDE|PUC-Rio, Ministério da Educação, Cultura e Formação da República Democrática de São Tomé e Príncipe e UNICEF..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Curso de extensão em Planejamento e Produção de Mídias com fins educacionais
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Magda Pischetola - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Students 4 Change. Social Entrepreneurship in Academia
Descrição: Projeto interinstitucional orientado a melhorar a qualidade e a relevância dos programas acadêmicos para a inovação e o empreendimento social das Universidades da América Latina, com o objetivo de aumentar a capacidade de resolver os problemas sociais que enfrenta a região..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Magda Pischetola - Coordenador / Ruth Espinola Soriano de Mello - Integrante / Angela Maria de Randolpho Paiva - Integrante / Julia, Zardo - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso)
2013 - Atual
Periódico: Educação On-Line (PUCRJ)
2013 - Atual
Periódico: Olh@res
2014 - Atual
Periódico: International Journal of Communication
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Educação
2016 - Atual
Periódico: Information Communication & Society


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores e TICs.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Polonês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Jovem Cientista do Nosso Estado, Faperj.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PISCHETOLA, M.2018PISCHETOLA, M.; HEINSFELD, B. D. S. S. . Technologies and Teacher?s Motivational Style: A Research Study in Brazilian Public Schools. Journal of Educational, Cultural and Psychological Studies, p. 163-177, 2018.

2.
de MIRANDA, L. V. T.2018de MIRANDA, L. V. T. ; PISCHETOLA, M. . A interação como potência comunicativa na escola: um estudo sobre a resolução colaborativa de problemas. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 1, p. 149, 2018.

3.
PISCHETOLA, M.2018PISCHETOLA, M.; DALUZ, L. B. . A ECOLOGIA DOS MEIOS E A TECNOLOGIA COMO IMERSÃO CULTURAL. CONTRAPONTOS (ONLINE), v. 18, p. 197-211, 2018.

4.
PISCHETOLA, M.2018PISCHETOLA, M.; HEINSFELD, B. D. S. S. . ?Eles já nascem sabendo!?: desmistificando o conceito de nativos digitais no contexto educacional. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1, 2018.

5.
NAUMANN, L.2017NAUMANN, L. ; PISCHETOLA, M. . Práticas de leitura e autoria na perspectiva dos multiletramentos: relato de pesquisa em escolas municipais do Rio de Janeiro. NUANCES, v. 28, p. 127-146, 2017.

6.
HEINSFELD, B. D. S. S.2017HEINSFELD, B. D. S. S. ; PISCHETOLA, M. . Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1349-1371, 2017.

7.
PISCHETOLA, M.2016PISCHETOLA, M.. What is left of the protests? Social movements and youth empowerment in Brazil. REVISTA DEBATES (UFRGS), v. 10, p. 31, 2016.

8.
RIEDNER, D. T. T.2016RIEDNER, D. T. T. ; PISCHETOLA, M. . Tecnologias Digitais no Ensino Superior: uma possibilidade de inovação das práticas?. EDUCACAO, FORMACAO & TECNOLOGIAS, v. 9, p. 37-55, 2016.

9.
ANDRADE, M.2016ANDRADE, M. ; PISCHETOLA, M. . O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como Letramento Midiático e Informacional na aprendizagem. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 14, p. 1377-1394, 2016.

10.
PISCHETOLA, M.2015PISCHETOLA, M.; de MIRANDA, L. V. T. . Metodologias participativas e projeto UCA: a busca pela tecnologia como cultura. Perspectiva (UFSC), v. 33, p. 545-572, 2015.

11.
PISCHETOLA, M.2013PISCHETOLA, M.. Da crítica à criatividade: olhares sobre os projetos de mídia educação no Brasil. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 8, p. 386-401, 2013.

12.
PISCHETOLA, M.2013PISCHETOLA, M.. Il digitale nella didattica: un graduale cambiamento di cultura. Media Dialogues, v. 6, p. 31-44, 2013.

13.
PISCHETOLA, M.2012PISCHETOLA, M.. Formação de professores para a promoção de projetos de inclusão digital sustentáveis. Linhas (Florianópolis. Online), v. 13, p. 89-98, 2012.

14.
PISCHETOLA, M.2012PISCHETOLA, M.. Capital humano e capital social como fatores-chave de inovação na escola. Entrever, v. 2, p. 236-250, 2012.

15.
PISCHETOLA, M.2011 PISCHETOLA, M.. Digital Media and Learning Evolution: A Research on Sustainable Local Empowerment. Global Media Journal, v. 11, p. 14-28, 2011.

16.
PISCHETOLA, M.2010PISCHETOLA, M.. S'informer entre deux regards. Compétences médiatiques des jeunes issus de l?immigration. Recherches en Communication, v. 33, p. 85-99, 2010.

17.
PISCHETOLA, M.2010PISCHETOLA, M.. One-to-one technology: students leading change. Studium Educationis, v. 2, p. 65-77, 2010.

18.
PISCHETOLA, M.2008PISCHETOLA, M.. E-learning in Africa: una proposta di metodo. iGel - Il Giornale dell'eLearning, v. 2, p. 10-19, 2008.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BANNELL, R. I. ; DUARTE, R. M. ; CARVALHO, M. C. ; PISCHETOLA, M. ; MARAFON, G. ; CAMPOS, G. H. B. . Educação no século XXI. Cognição, Tecnologias e Aprendizagens. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. v. 1. 158p .

2.
PISCHETOLA, M.. Inclusão digital e educação. A nova cultura da sala de aula. 1. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. v. 1. 161p .

3.
PISCHETOLA, M.. Educazione e divario digitale: Idee per il capacity building. 1. ed. Milano: Unicopli, 2011. v. 1. 175p .

Capítulos de livros publicados
1.
PISCHETOLA, M.. Cultura digital, tecnologias de informação e comunicação e práticas pedagógicas. In: Vera Maria Candau. (Org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018, v. 1, p. 185-201.

2.
PISCHETOLA, M.. Social Media in Education: Main Sources for Inclusion and Collaborative Learning. In: Barış Çoban. (Org.). Social Media and Social Movements: The Transformation of Communication Patterns. 1ed.Lanham, Maryland: Rowman & Littlefield, 2016, v. 1, p. 210-241.

3.
ANDRADE, M. ; PISCHETOLA, M. . Media and Information Literacy, Hate Speech and Education for Tolerance: A Case Study of Brazilian Social Networks. In: SINGH, J.; KERR, P.; HAMBURGER, E.. (Org.). Media and Information Literacy: Reinforcing Human Rights, Countering Radicalization and Extremism. 1ed.Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - UNESCO, 2016, v. 1, p. 117-128.

4.
PISCHETOLA, M.. Technology for Inclusion and Change: comparative research studies on one‑to-one programs in Italy, Ethiopia and Brazil. In: Pereira, S.. (Org.). Digital Literacy, Technology and Social Inclusion. Making sense of one-to-one computer programmes around the world. 1ed.Famalição: Humus Lda., 2015, v. 1, p. 129-164.

5.
ELEÁ, Ilana ; PISCHETOLA, M. . Metodologias participativas: Contribuições da The International Clearinghouse on Children: Youth and Media. In: Brites, M. L., Jorge, A., Correia Santos, S.. (Org.). Metodologias Participativas: Os media e a educação. 1ed.Covilhã: UBI LabCom, 2015, v. 1, p. 251-268.

6.
PISCHETOLA, M.. Collaborative Learning. Challenges and Strategies for Digital Inclusion. In: Eleá, I.. (Org.). Agents and Voices. A Panorama of Media Education in Brazil, Portugal and Spain. 1ed.Gothenburg: Nordicom Sverige, 2015, v. 1, p. 100-115.

7.
PISCHETOLA, M.. Teaching with laptops: a critical assessment of one-to-one technologies. In: Matteo Stocchetti. (Org.). Media and Education in the Digital Age - Concepts, Assessments, Subversions. 1ed.International publisher: Peter Lang, 2014, v. , p. 203-214.

8.
PISCHETOLA, M.. Egitimede Sosyal Medya: Toplumsal Icermenin ve Ortak Ogrenmenin Temel Kaynaklari. In: Baris Coban. (Org.). Sosyal Medya Devrimi. 1ed.Istanbul: Yayinlari, 2014, v. 1, p. 319-339.

9.
PISCHETOLA, M.. Aprendizagem colaborativa: desafios e estratégias para a inclusão digital. In: Ilana Eleá. (Org.). Agentes e vozes. Um Panorama da Mídia-Educação no Brasil, Portugal e Espanha. 1ed.Stockholm: Nordicom, 2014, v. 1, p. 83-92.

10.
GRANATA, A. ; PISCHETOLA, M. . Giovani in rete, cittadini del mondo. In: Granata, A.. (Org.). Intercultura. Report sul futuro. 1ed.Roma: Cittá Nuova, 2012, v. 1, p. 89-104.

11.
PISCHETOLA, M.. Costruire autonomia nel mondo mediale. In: Bricchetto, E.; Fiore, F.; Rivoltella, P.C.. (Org.). Media, storia e cittadinanza. 1ed.Brescia: La Scuola, 2012, v. 1, p. 1-160.

12.
PISCHETOLA, M.. Insegnare gli alfabeti mediali. In: Cattaneo, A.; Rivoltella, P.C.. (Org.). Tecnologie, formazione, professioni. Idee e tecniche per l'innovazione. 1ed.Milano: Unicopli, 2010, v. 1, p. 1-276.

13.
MANGIATORDI, A. ; PISCHETOLA, M. . Sustainable Innovation Strategies in Education: OLPC case studies in Ethiopia and Uruguay. In: Lytras, M.D.; Ordonez de Pablos, P.; Ziderman, A.; Roulstone, A.; Maurer, H.; Imber, J.B.. (Org.). Organizational, Business, and Technological Aspects of the Knowledge Society, Communications in Computer and Information Science. 1ed.Berlin: Springer Berlin Heidelberg, 2010, v. 112, p. 94-104.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PISCHETOLA, M.; HEINSFELD, B. D. S. S. . Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. In: As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017, Rio de Janeiro. Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. Rio de Janeiro: UERJ, 2017. v. 1.

2.
PISCHETOLA, M.. Tecnologias em sala de aula: contribuições para uma pedagogia sustentável. In: 37a Reunião científica da ANPEd, 2015, Florianópolis. Anais da 37a Reunião científica da ANPEd, 2015.

3.
PISCHETOLA, M.. Competenze digitali per l'innovazione scolastica. In: Didamatica, 2010, Roma. Didamatica 2010 - Tecnologie informatiche per la didattica. Roma: Didamatica, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
PISCHETOLA, M.; SOZZANI, C. . The impact of digital networking on the life of asylum seekers in Italy. Crossings: Journal of Migration & Culture, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
PISCHETOLA, M.. Media, Learning and Teaching: Towards an Ecological Frame. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PISCHETOLA, M.. Beyond online activism: digital literacy as a key to political engagement. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PISCHETOLA, M.. Teaching with technologies: a shift of paradigm towards critical and creative thinking. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
PISCHETOLA, M.. Mídias sociais e participação política juvenil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PISCHETOLA, M.. Protest participation in Brazil and the importance of attending an event. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PISCHETOLA, M.. Protests in Brazil: the role of social media in political action. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PISCHETOLA, M.. Metaphor as a strategic tool for Education. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PISCHETOLA, M.. Educação e inclusão digital: Estudos comparativos sobre o projeto Um Computador por Aluno nas escolas da Bahia e de Santa Catarina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MANGIATORDI, A. ; PISCHETOLA, M. . One-to-one computing and social inclusion: OLPC case studies in Ethiopia and Uruguay. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PISCHETOLA, M.. UCP Online entrevista Magda Pischetola. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
PISCHETOLA, M.; MARTINS, P. ; BRAGA, A. A. ; DIPOLITTO, C. . Em Tempo Real - Sociedade em formação. 2014.

Redes sociais, websites e blogs
1.
PISCHETOLA, M.. Mídias Tecnologias e Educação. 2014; Tema: Mídias Tecnologias e Educação. (Site).

2.
PISCHETOLA, M.. Planejamento e produção de mídias com fins educacionais. 2014; Tema: Planejamento e produção de mídias com fins educacionais. (Site).

3.
PISCHETOLA, M.; NAUMANN, L. A. ; CABRERA, J. P. . Cultura digital e educação. 2014; Tema: Cultura digital e educação. (Site).

4.
PISCHETOLA, M.. Cultura digital e educação. 2013; Tema: Cultura digital e educação. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
PISCHETOLA, M.; NAUMANN, L. A. ; CABRERA, J. P. ; SILVA, M. P. R. N. ; ALEMAR RIOS, T. ; GHELMAN, D. F. ; SOUZA, A. M. M. A. ; QUINTANILHA, M. P. . Desafios à sustentabilidade dos programas de inclusão digital para a educação básica: Formação de professores e apoio à prática pedagógica. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
PISCHETOLA, M.. Taller de realización del videoclip 'Mi amor es pobre'. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).

3.
PISCHETOLA, M.. Material Instrucional (seguranca privada). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenho e desenvolvimento de conteúdos e-Learning para formação profissional na empresa Securitas).

4.
PISCHETOLA, M.. Realização de videoclipes, noticiários, curtas e comerciais nas escolas de ensino fundamental (Região de Milano, Itália). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo educacional).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
PISCHETOLA, M.; BANNELL, R. I.; BARRETO, R. G.. Participação em banca de Bruna Damiana de Sá Solon Heinsfeld. Conhecimento e tecnologia: uma análise do discurso das Políticas Públicas em Educação. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
PISCHETOLA, M.; DUARTE, R. M.; MIGLIORA, R.. Participação em banca de Aline de Mendonça Brasilino. Formação de Professores e a prática pedagógica com tecnologias: Estudo da correlação na base TIC Educação 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
PISCHETOLA, M.; EISENBERG, Z.; KOFF, A. M.. Participação em banca de Gustavo Taranto Malheiros. Tecnologias digitais e prática docente: contextos de apropriação e trajetórias possíveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
CAMPOS, G. H. B.; PISCHETOLA, M.; LEITE, L. S.. Participação em banca de Erika de Paula Lins. Tutor, professor ou suporte virtual? Um estudo sobre a construção da identidade profissional no contexto da Educação a Distância. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
PISCHETOLA, M.; CARVALHO, C. P.; REZENDE FILHO, L. A. C.. Participação em banca de João Paulo Leite Cabrera P. da Rosa. Mediação pedagógica e adaptação cultural: os professores e a partilha de sentidos sobre redes sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
PISCHETOLA, M.; MAMEDE-NEVES, M. A.; OSWALD, M. L. M. B.. Participação em banca de Laryssa Amaro Naumann. Multiletramentos na sala de aula: entre a intuição e a intencionalidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
PISCHETOLA, M.; COSTA, P. C.; BAUMWORCEL, A.. Participação em banca de Flávia Lobo de Castro Antunes. A construção de conteúdo para programação educativa em TV: desafios em comunicação e educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

8.
CAMPOS, G. H. B.; BONAMINO, A.; PISCHETOLA, M.; PAULA, M. F. C.. Participação em banca de Camila Silva Sousa Santos. Entre a forma, a formação e a transformação: o que pensam os coordenadores sobre qualidade no curso de Pedagogia na modalidade a distância no modelo CEDERJ/UAB/CAPES. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

9.
Marcondes, M. I.; PISCHETOLA, M.; Fernandes, C.. Participação em banca de Rafaela Bisacchi de Oliveira. Um estudo sobre uma proposta educacional "inovadora" no contexto de reforma educacional da Rede municipal de educação do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

10.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Elaine Vidal Rezende. A presença da tecnologia dentro e fora da escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

11.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Felype Lopes Bastos. Sociedade e formação de professores: Educação 3.0. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Leonardo Lima Sampaio. A Educopédia e seus Embaixadores 3.0. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

13.
SOBREIRA, H. G.; LEROUX, L.; PISCHETOLA, M.; MIRANDA, C.. Participação em banca de Raquel Silva Barros. Tramando na rede: o Diário de Classe. 2014. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
PISCHETOLA, M.; ASSIS, J. H. V. P.; CARVALHO, M. C. M. P.; PANIAGO, M. C. L.; ZARBATO, J. A. M.; SILVA, K. A. G. E.. Participação em banca de Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias no Ensino Superior: Formação inicial de professores e inovação na UFMS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
DUARTE, R. M.; MESQUITA, S. S. A; PISCHETOLA, M.. Participação em banca de Carla Silva Machado. "Espelho, espelho meu?": Narrativas audiovisuais acerca das juventudes e representações juvenis. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
DUARTE, R. M.; COSTA, P. C.; PISCHETOLA, M.; ROCHA, H. A. B.; PENNA, F. A.. Participação em banca de Patricia Teixeira de Sá. A construção do conhecimento histórico em uma escola da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
PISCHETOLA, M.; CANDAU, V.; MAMEDE-NEVES, M. A.; CANEN, A.; LEBEDEFF, T.. Participação em banca de Cristiane Correia Taveira. Por uma didática da invenção surda: Prática pedagógica nas escolas-piloto de educação bilingue no município do Rio de Janeiro. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
STRUCHINER, M.; PISCHETOLA, M.; BARRAL, M. A.; KUBRUSLY, R. S.; REZENDE FILHO, L. A. C.. Participação em banca de Fernando Celso Villar Marinho. Saberes docentes para promoção de aprendizagem em Ciências e Matemática a partir do desenvolvimento de jogos digitais. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
PISCHETOLA, M.; ASSIS, J. H. V. P.; CARVALHO, M. C. M. P.; PANIAGO, M. C. L.. Participação em banca de Daiani Damm Tonetto Riedner. Práticas pedagógicas e tecnologias no Ensino Superior: Formação inicial de Professores e inovação na UFMS. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

2.
BRAGA, M. A. B; REGO, S. C. R.; SASAKI, D. G.; MIQUELIN, A. F; PISCHETOLA, M.. Participação em banca de Gustavo Antonio Montenegro Guttmann. Configurando um ambiente inovador de aprendizagem a partir do estudo dos fluxos de conhecimento. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

3.
DUARTE, R. M.; PISCHETOLA, M.; FRESQUET, A. M.. Participação em banca de Mirna Juliana Santos Fonseca. Aprendizagem da linguagem audiovisual e aprendizagem escolar: uma relação em construção. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
DUARTE, R. M.; ANDRADE, M.; PISCHETOLA, M.. Participação em banca de Carla Silva Machado. "Espelho, espelho meu?": Narrativas audiovisuais acerca das juventudes e representações juvenis. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
BONAMINO, A.; DUARTE, R. M.; PISCHETOLA, M.; CAMPOS, G. H. B.. Participação em banca de Márcia Correa e Castro. Correlações entre Uso Intensivo de Tecnologias de Informação e Comunicação e Desempenho Escolar ? Análise Envolvendo dados da TIC Educação e Prova Brasil. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
PISCHETOLA, M.; BONILLA, M. H.; PRETTO, N.; BELTRAO, L. M. F.. Participação em banca de Maristela Midlej Silva de Araújo. O professor e a sua relação com a autoria no contexto da cibercultura: móbeis, sentidos e redes de saberes. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Felype Lopes Bastos. Sociedade e Formação de Professores, entre o analógico e o digital. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Leonardo Lima Sampaio. A Educopédia e seus Embaixadores 3.0. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Participação em banca de Elaine Vidal Rezende. A presença da tecnologia digital nos modos de vida de Parada Morabi: O mundo de fora que a escola não vê. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
PISCHETOLA, M.; FANTIN, M.; QUARTIERO, E. M.; CRUZ, D. M.. Participação em banca de Suleica Fernanda Biesdorf Kretzer. As redes sociais na prática pedagógica do contexto ProUca: mediação ou controle?. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.

5.
PISCHETOLA, M.; GIRARDELLO, G.; FANTIN, M.; WIGGERS, I. D.. Participação em banca de Elias Gilberto Filimone Djive. Mídia-Educação nas práticas educativas: educar sobre os meios como uma possibilidade para a formação de cidadãos críticos e criativos perante as mídias, tradicionais e novas: mapeamento crítico das práticas educativas sobre as mídias no ensino medio na cidade de Maputo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOBREIRA, H. G.; PISCHETOLA, M.; FERNANDES, A. H.. Concurso Novas Tecnologias e Educação Fundamental. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
RABELLO, M.; BOHADANA, E.; PISCHETOLA, M.. Concurso do Magistério Superior INES. 2014. Instituto Nacional de Educação de Surdos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Emerging Learning Design conference 2018. A Question-Based Model for Learning with the Use of Technologies. 2018. (Congresso).

2.
Encontro de Pesquisas: Dinâmicas Sociais e suas Sustentabilidades.Tecnologias em sala de aula: oportunidade para inovação com sustentabilidade. 2018. (Seminário).

3.
ENDIPE. INOVAÇÃO PEDAGÓGICA COM O USO DE TECNOLOGIAS, ENTRE TECNICISMO E IMERSÃO CULTURAL. 2018. (Congresso).

4.
Seminário Educação e Ensino Superior.Desafios de aprendizagem: Refletindo sobre estratégias didáticas e metodologia ativa. 2018. (Seminário).

5.
IX Seminario Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias.Tecnologias, estilo motivacional do professor e democracia em sala de aula. 2017. (Seminário).

6.
What is media?. Media, Learning and Teaching: Towards an Ecological Frame. 2016. (Congresso).

7.
37 Reunião ANPEd. Tecnologias em sala de aula: Contribuições para uma pedagogia sustentável. 2015. (Congresso).

8.
A escola na sociedade em rede: Problemas e perspectivas.A escola na sociedade em rede: Problemas e perspectivas. 2015. (Seminário).

9.
International Conference On Thinking ICOT 2015. Teaching with technologies: a shift of paradigm towards critical and creative thinking  . 2015. (Congresso).

10.
Protest Participation in Variable Communication Ecologies. Protest participation in Brazil and the importance of attending an event. 2015. (Congresso).

11.
The Political Screen. Beyond online activism: digital literacy as a key to political engagement. 2015. (Congresso).

12.
VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - Os jovens e seus outros.Mídias sociais e participação política juvenil. 2015. (Simpósio).

13.
4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.Educação e inclusão digital: Estudos comparativos sobre o projeto Um Computador por Aluno nas escolas da Bahia e de Santa Catarina. 2014. (Simpósio).

14.
Aula inaugural PPGE - Universidade Católica de Petrópolis.Tecnologias e práticas pedagógicas: Qual caminho para a formação docente?. 2014. (Seminário).

15.
RaAM 10 conference: Metaphor in Communication, Science and Education. Metaphor as a strategic tool for Education. 2014. (Congresso).

16.
Social Media and the Transformation of Public Space. Protests in Brazil: the role of social media in political action. 2014. (Congresso).

17.
36° Reunião Anual da Anped. 2013. (Congresso).

18.
Barra Week.Mídia, Educação e Inovação. 2013. (Encontro).

19.
Seminário Educação Livre.Comunidades de aprendizagem: estratégias e desafios. 2013. (Seminário).

20.
EducaSul. Educação e inclusão digital. 2012. (Congresso).

21.
IIPE - Políticas docentes: formación, regulaciones y desarrollo profesional. 2012. (Seminário).

22.
O uso didático da fotografia na escola. Oficina organizada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal de Florianópolis.O uso didático da fotografia na escola. 2012. (Oficina).

23.
Palestra a estudantes e professores da graduação e pós-graduação ligados ao grupo de pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA.Inclusão digital e o UCA nas escolas da Etiópia e da Itália. 2012. (Encontro).

24.
Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas. 2012. (Seminário).

25.
IIPE - La escolarización de los adolescentes: desafíos culturales, pedagógicos y de política educativa. 2011. (Seminário).

26.
Didamatica - Tecnologie per la didattica. Competenze digitali per l'innovazione scolastica. 2010. (Congresso).

27.
II Congresso Nazionale SIREM - Società Italiana di Ricerca sull?Educazione Mediale. Le tecnologie 1:1 per la riduzione del digital divide. Il progetto One Laptop Per Child. 2010. (Congresso).

28.
World Summit on Knowledge Society 2010. One-to-one computing and social inclusion: OLPC case studies in Ethiopia and Uruguay. 2010. (Congresso).

29.
Bambini, Ragazzi e New Media Education. La Media Education come spazio di lavoro e di ricerca. 2009. (Congresso).

30.
Lezione magistrale, Università Cattolica di Brescia.Tecnologia, innovazione educativa e capacity building: OLPC Brescia-Addis Abeba. 2009. (Seminário).

31.
Un computer per ogni studente ? Convegno della Provincia di Brescia. Digital Divide: analisi comparativa dell?esperienza etiope e bresciana. 2009. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Nadja Naira S. de Oliveira. Prática docente na cibercultura: em busca do ?como? na ação didática. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Elis Renata de Britto Santos. A relação entre a autoeficácia computacional docente e as práticas pedagógicas. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Maria Cristina de Oliveira Silveira. Tecnologias e estilo motivacional do professor. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Cíntia Velasco Santos. Percepções e práticas dos gestores escolares sobre o uso pedagógico de tecnologias. Início: 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Ivo Fernandes Gomes. O jovem na educação básica e as mídias digitais: saberes, sentidos e experiências. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Maria Paula Rossi Nascentes. Gestão e Tecnologias: entre o declarado e o velado. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

5.
Paula Luderitz de Albuquerque Lenz-Cesar. A documentação digital como instrumento de reflexão na prática docente. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

6.
Eunice de Castro e Silva. Recursos Educacionais: usos e autoria docente na dinâmica da rede. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Débora Vieira Machado. Epistemologia e didática com o uso de mídias. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Juliana Gomes Correa. Epistemologia e didática com o uso de mídias. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Aline de Mendonça Brasilino. Formação de Professores e a prática pedagógica com tecnologias: Estudo da correlação na base TIC Educação 2014. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Pischetola.

2.
Gustavo Taranto Malheiros. Tecnologias digitais e prática docente: contextos de apropriação e trajetórias possíveis. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Magda Pischetola.

3.
João Paulo Leite Cabrera Pereira da Rosa. Mediação pedagógica e adaptação cultural: os professores e a partilha de sentido sobre redes sociais. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Magda Pischetola.

4.
Laryssa Amaro Naumann Pereira Dias. Multiletramentos na sala de aula: entre a intuição e a intencionalidade. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Pischetola.

5.
Bruna Damiana de Sá Sólon Heinsfeld. Conhecimento e tecnologia: uma análise do discurso das Políticas Públicas em Educação. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Magda Pischetola.

6.
Flávia Lobo de Castro Antunes. A construção de conteúdo para programação educativa em TV: desafios em comunicação e educação. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, . Orientador: Magda Pischetola.

Tese de doutorado
1.
Daiani Tomm Tonetto Riedner. O uso das mídias e tecnologias no ensino presencial: desafios e perspectivas dos cursos de formação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Magda Pischetola.

Iniciação científica
1.
Tatiana de Alemar Rios. Cultura ou ferramenta: o dilema da apropriação que os professores fazem no uso da tecnologia. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Magda Pischetola.

2.
Danielle Fucs Ghelman. Tecnologias e sustentabilidade pedagógica. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Magda Pischetola.

Orientações de outra natureza
1.
Amalia Maria Mattos de Araujo de Souza. Gestão escolar e sustentabilidade de uso de tecnologias digitais. 2015. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Magda Pischetola.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PISCHETOLA, M.2011 PISCHETOLA, M.. Digital Media and Learning Evolution: A Research on Sustainable Local Empowerment. Global Media Journal, v. 11, p. 14-28, 2011.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
PISCHETOLA, M.; MARTINS, P. ; BRAGA, A. A. ; DIPOLITTO, C. . Em Tempo Real - Sociedade em formação. 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 1:21:03