Sabrina Lima dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0609358241480262
  • Última atualização do currículo em 08/01/2019


Possui graduação em Letras, com Habilitação em Língua Inglesa, pela Universidade Federal do Pará (2011). Graduação em andamento em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNICID. Especialista em Ensino-aprendizagem de Línguas pela UFPa (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atuou como Professora Substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa na UFPA, Campus de Marajó-Soure. Foi diretora pró-tempore da Faculdade de Letras Campus Marajó-Soure. Foi Professora e Coordenadora do quadro docente de Língua Inglesa da Escola de Ensino Fundamental Intelecto. Atuou como professora Substituta de Língua Inglesa no Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa na UFPA, Campus de Bragança. Foi professora Colaboradora do Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa/UFPA do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR. Atuou como Professora Convidada na Universidade Federal do Pará nos Campi de Marajó/Soure e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) no campus de Marabá. Atua na área de Ensino e Aprendizagem de línguas, com ênfase em metodologias utilizadas no Ensino de Língua Estrangeira bem como no Ensino de Literatura Anglófona. Atividade atual: Professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Artes nas escolas públicas estaduais do estado do Pará (SEDUC). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sabrina Lima dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, S. L.

Endereço


Endereço Profissional
Secretária de Educação do Estado do Pará, Escola Estadual Padre Luis.
Rua Nazeazeno
Padre Luis
68600000 - Bragança, PA - Brasil
Telefone: (91) 983384371


Formação acadêmica/titulação


2019
Especialização em andamento em Pedagogia Empresarial.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2011 - 2012
Especialização em Ensino-aprendizagem em Língua Inglesa. (Carga Horária: 390h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A inserção da Língua Inglesa nas Séries Iniciais: a partir da contribuição de Piaget e Vygotsky..
Orientador: Prof. MsC Alexandre Azevedo.
2007 - 2011
Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Hamlet: from image to cinema..
Orientador: Prof Msc Maria Lizete Sobral.




Formação Complementar


2019
Assistente Administrativo. (Carga horária: 35h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2019
Pedagogia Empresarial. (Carga horária: 40h).
Prime Cursos, PRIME, Brasil.
2000 - 2001
Pacotes do Office.
Microdata, MICRODATA, Brasil.
1990 - 1998
Curso Completo de Inglês.
Idiomas Aslan, ASLAN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituta de Língua Inglesa, Carga horária: 40
Outras informações
Professora Substituta Contratada para ministrar todas as disciplinas descritas no PPC do Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa do Campus de Bragança, bem como orientar Trabalho de Conclusão de Curso.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professora Convidada para atuar no Curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa para ministrar disciplinas referentes à grade curricular do curso; Professora Convidada para atuar nos Cursos de Licenciaturas para ministrar a disciplina Língua Inglesa Instrumental.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora
Outras informações
Professora do Curso de Letras/UFPA do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Substituta-Ensino Letras Língua Inglesa, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Inglês Básico I Inglês Básico II Inglês Básico III Inglês Intermediário I Inglês Intermediário II Inglês Avançado I Inglês Avançado II Língua Estrangeira Instrumental para turma de LIBRAS Morfossintaxe, Fonética e Fonologia do Inglês Ensino-aprendizagem em Língua Inglesa Cultura Brasileira Romantismo e suas ramificações II Laboratório de Língua Inglesa II Panorama Histórico da Língua Inglesa Introdução à Literatura Anglófona Seminário Interdisciplinar V, VII Língua Estrangeira Instrumental para turma de BIOLOGIA

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora pró-tempore,Campus Soure, Carga horária: 20
Outras informações
Diretora pró-tempore da Faculdade de Letras do Campus Universitário Marajó-soure

Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atividade de Participação em Projeto
Outras informações
Projeto de Pesquisa: Ajustes do Projeto pedagógico de Letras do Campus Universitário de Soure através da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem e práticas educativas inclusivas nas atividades curriculares para a melhoria da formação do profissional de Letras

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Extensão Universitária Soure, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade de Extensão Realizada: Bolsista do Projeto de Extensão "Banco de Atividades didático-pedagógicas em Língua Inglesa".


Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa
Outras informações
Professora Convidada/visitante para ministrar disciplinas referente à grade curricular do curso de Letras - Habilitação em Língua Inglesa. Professora Convidada/visitante para ministrar a disciplina Inglês Instrumental para os cursos de Bacharelado em Geologia e em Química.


Skill -Escola de Idiomas- unidade Marabá, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 3
Outras informações
Professora de Língua Inglesa para os níveis Básicos e Intermediário.


Escola de Ensino Fundamental Êxito, ÊXITO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Ensino Fundamental I e II de Língua Inglesa.


Centro Integrado de Ensino Êxito, ÊXITO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa no Ensino Médio, Carga horária: 40


Secretária de Educação do Estado do Pará, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2019
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de língua materna, inglesa e artes, Carga horária: 40
Outras informações
Atua como professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes.


Centro Educacional João Paulo II, JPII, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2019
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 90
Outras informações
Tenho experiência em sala de aula ministrando os componentes curriculares Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Artes. Experiência em coordenação e elaboração de Projetos Pedagógicos voltados para a minha área de atuação.



Projetos de pesquisa


2008 - 2009
Ajustes do Projeto pedagógico de Letras do Campus Universitário de Soure através da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem e práticas educativas inclusivas nas atividades curriculares para a melhoria da formação do profissional de Letras
Descrição: O objetivo principal do projeto é a inserção de práticas inclusivas - LIBRAS e BRAILLE - nas atividades curriculares do PP de Letras do Campus de Soure, para ampliar as competências do profissional de Letras. Dentre os objetivos específicos citamos: interação entre a comunidade acadêmica e os profissionais da educação básica, através de práticas extensionistas sobre inclusão de deficientes auditivos e visuais; articulação entre ensino, pesquisa e extensão; discussão de políticas públicas de inclusão junto à comunidade da rede pública dos municípios de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Sabrina Lima dos Santos - Integrante / Cileia Alves Menezes - Integrante / José Orlando Ferreira de Miranda Júnior - Integrante / Maria Luizete Sampaio Sobral Carliez - Coordenador / José Carlos Sarmento Pinho - Integrante / Márcia de Toledo Blake - Integrante / Ana Maria Gonçalves Nascimento - Integrante / Érica Valéria Sacramento Melo - Integrante / Ana Laura Silveira de Souza - Integrante / Eder Barbosa Cruz - Integrante.
2007 - 2008
Banco de Atividades Didático-Pedagógicas em Língua Inglesa.
Descrição: Catalogar atividades didático-pedagógicas em Língua Inglesa, para auxiliar os profissionais da área de Língua Inglesa na região do Marajó.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) .

Integrantes: Sabrina Lima dos Santos - Integrante / Cileia Alves Menezes - Coordenador / José Orlando Ferreira de Miranda Júnior - Integrante / Arleide Seabra dos Santos - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Marajoculturarts: cultura, artesanato e sustentabilidade socioambiental nas comunidades quilombolas de Salvaterra-Pa
Descrição: Recuperar, difundir e preservar o patrimônio cultural, imaterial e natural das comunidades quilombolas do município de Salvaterra-Pa, consubstanciado nos processos e conhecimentos envolvidos nas atividades artesanais de produção de paneiros, cestos, peneiras e tipitis (confeccionados a partir de fibras naturais derivadas do tucumanzeiro, da jacitara, do inajazeiro, do guarumã, do miriti, do maracujá-do-mato e do cipó tracuá) e na confecção de cuias (a partir do fruto da cuieira/Crescencia cujete e de corantes naturais retirados de árvores como o cumatê..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Sabrina Lima dos Santos - Integrante / Maria Páscoa de Sousa - Coordenador / Paulo José Silva - Integrante / Elisana dos Santos Vasconcelos - Integrante / Ewerton da Silva - Integrante / Alan José Evangelista - Integrante / Roberta Miliane Peres - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
MENEZES, C. A. ; SANTOS, S. L. ; MIRANDA JUNIOR, J. O. F. . O lúdico como prática de ensino-aprendizagem nas aulas de inglês. In: 11ª Jornada de Extensão na UFPA, 2008, Belém. Anais da 11ª Jornada de Extensão na UFPA. BELÉM: EDUFPA, 2008.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GAYA, K. F.; SANTOS, S. L.; GAIGNOUX, K. C. M.. Participação em banca de Tainã de Paula Silva Almeida.English Pronunciation: autonomous ways to improve speaking ability. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

2.
GAYA, K. F.; SANTOS, S. L.; GAIGNOUX, K. C. M.. Participação em banca de Tainã de Paula Silva Almeida.English Pronunciation: autonomous ways to improve speaking ability. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

3.
GAYA, K. F.; SOUZA, M. A. C.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Ana Cassia Souza Sodré e Moziane Farias Araújo.The Digital Genre Blog as Tool to Develop Writing Skills in English as a Foreign Language: an experience in the intensive class of 2012. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará.

4.
BARROS, L. K.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Marcia Ferreira da Silva e Oziel Portela Lima.Dificuldades do processo ensino/aprendizagem dos alunos do curso de Letras Ingês PARFOR:uma análise crítico-reflexiva.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

5.
SOUZA, M. A. C.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Airton Lima da Cruz e Edimeire Rodrigues de Matos.Múltiplos olhares sobre o ensino da Língua Inglesa em escolas públicas da zona rural. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

6.
BARROS, L. K.; SANTOS, S. L.; SILVA, F. B.. Participação em banca de Claudia Romantic-Ezer Rodrigues da Silva.Reading and interculturality: an intercultural proposal for teaching reading in FL. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em língua Inglesa) - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

7.
CANCELA JUNIOR, J. M.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Jarbas Apóstolo Pereira.Tolkien and creation myth:a study of the short story Ainulindale. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

8.
AZEVEDO, A. M. F.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Gleice Anny Mendes Teixeira.Motivation as a strategy for teaching learning English. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

9.
AZEVEDO, A. M. F.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Ana Paula de Souza Nascimento.The importance of affectivity in the student teacher relationship and its contribution for the teaching and learning process. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

10.
AZEVEDO, A. M. F.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Jamila Oliveira Cruz.How to teach English for dyslexic students. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

11.
LIMA, A.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Shirley Julianne dos Santos Nascimento.Speaking developing in EFL classes: a comparative study in two 5th grade groups of "Edda de Souza Gonçalves" and "Instituto Stella Maris" schools in Soure. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

12.
LIMA, A.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Wânia Andressa Lima Andrade.The textbook as a motivation factor in EFL teaching in a 9th grade class as Gasparino School in Soure. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

13.
LIMA, A.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Márcio Wendel da Paixão Pereira.False cognates: how they reflection on a misinterpretation in the reading process in English. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

14.
LIMA, A.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Bruna Rafaela Fonseca Pena.Analizing error correction influence in EFL classes in 5th and 6th grade at the Edda Sousa Gonçalves school in Soure. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

15.
LIMA, A.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Isa Cristina Leal Maciel.Teaching English vocabulary to children through animated films segments: an experience report. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

16.
CARLIEZ, M. L. S. S.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Fábio André de Lima Rodrigues.The inter textual analysis and fantastic work on the chronicles of Narnia - The lion, the witch and wardrobe.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

17.
AZEVEDO, A. M. F.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de João Celionaldo Paz Cunha.Estratégias de autonomia em aprendizagem em Língua Inglesa para estudante adulto.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.

18.
CARLIEZ, M. L. S. S.; SANTOS, S. L.. Participação em banca de Neura Cristina Moraes Santos.The relation between filmic procedures and theatrical structure in Romeo and Juliet by Shakespeare.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, S. L.; CANCELA JUNIOR, J. M.; SOUSA, M. P.. 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.. 2012. Prefeitura Municipal de Soure.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário: Encontros com a História.Memória e Patrimônio Imaterial: relato de experiência de registro visual do artesanato Quilombola na Ilha do Marajó. 2015. (Seminário).

2.
III Seminário de Estágios e Práticas. 2013. (Seminário).

3.
II Semana Pan-Amazônica da UNIFESSPA: entrelugares, culturas e saberes. 2013. (Outra).

4.
2012 BRAZ-TESOL-REGIONAL CONVENTION. 2012. (Outra).

5.
II Fórum de Discussão sobre Políticas Públicas para a Inclusão Social de Deficientes Auditivos e visuais do Marajó. 2009. (Outra).

6.
Seminário Sobre Educação e Surdez. 2008. (Seminário).

7.
VII Congresso Internacional e XIII Seminário Nacional-INES. 2008. (Congresso).

8.
3 Congresso Internacional sobre Formação de Professores e Prática Pedagógica. 2007. (Congresso).

9.
Palestra Brincando com a criatividade: o fazer em sala de aula. 2007. (Outra).

10.
Regional Teachers Training. 2002. (Outra).

11.
5 Encontro dos Estudantes de Pedagogia do Sul e Sudeste do Pará. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, S. L.. III Seminário de Estágios e Práticas. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Rodrigo Cardoso da Silva e Iana da Costa Castelo. Strategies and Styles of Foreign Language Learning, with focus on oral skill:an investigation with undergraduate students of an English Course. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.

2.
Layla Cristina Rodrigues Monteiro. Music as a tool of English Language Teaching and Learning. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.

3.
Maria Jamilla Oliveira Holanda. The use of cinema to teach English Language to adolescents. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.

4.
Antonio Darlan de Oliveira Holanda. Music as an instrument to teach English for children. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.

5.
Paulo César Fonseca Trindade. O uso do estrangeirismos como instrumento para o ensino da Língua Inglesa a alunos do 3 ano do Ensino Fundamental na escola Dom Alonso de Soure-pa. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.

6.
Lidilene Ferreira da Silva. Visuals resources as a facilitating methodology for the English Language Learning in the 6th year of the primary II education. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.

7.
Ivana Claudia da Cruz Brasil. Learn English is fun: the motivation in learning English through the dynamics.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras Habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Sabrina Lima dos Santos.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:52:48