Rafael Silva de Oliveira

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  • Última atualização do currículo em 15/04/2016


Rafael "Pizzo" Silva de Oliveira é Designer Digital e Animador 2D, com foco de pesquisa na estética da Animação 2D Japonesa em relação ao Design e da Metodologia de Projeto. Estudou na University of Tsukuba (2014) no Japão, e atualmente é Bacharelando em Design Digital pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Meus trabalhos e projetos se encontram em http://www.rafaelpizzo.com/. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafael Silva de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, R. S.;OLIVEIRA, Rafael Silva;PIZZO, Rafael


Formação acadêmica/titulação


2011
Graduação em andamento em Design Digital.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
com período sanduíche em University of Tsukuba (Orientador: Claus Aranha de Castro).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2009
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade de Mogi das Cruzes, UMC, Brasil.




Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Ciência sem Fronteiras


University of Tsukuba, U.T., Japão.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Directed Research in C.Sc., Enquadramento Funcional: Graduação Sanduíche


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROBITI/FAPERGS, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Continuous Immersive Narrative Development in Visual Novel Game Using Psychological and Behavioral User Classification Systems
Descrição: To amplify player's immersion in a non-linear narrative, we present a non-stop user-behavioral and psychological classification system. This proposal is immersed in the context of Visual-Novel like games, where data collected during the gameplay is used to interfere in the narrative and to select an appropriate ending based on the analysis of all collected user behaviors. To this end, our system uses the concept of the five major domains of personality from Goldberg (1999), and merges the psychological assessment test International Personality Item Pool with the game engine. This interference in the gameplay leads to a discussion towards user immersion. We contrast the one-step process of character creation against the idea of a continuous analysis of user behavior, creating a psychological profile of the player reflected on the character through the game's narrative..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Silva de Oliveira - Integrante / Claus Aranha - Coordenador.
2012 - 2013
Artefatos para leitura e construção do "pequeno território" (Bolsista PROBITI/FAPERGS)
Descrição: Reunindo pesquisadores de diferentes áreas e com particulares interesses, este grupo se propõe a estudar as estratégias, expressivas e cognitivas, dos homens na construção de si mesmos, de seus lugares, aqui nomeados pequenos territórios, e dos objetos criados, aqui nomeados artefatos. Particularmente, os pesquisadores se interessam pela produção artístico-cultural (individual ou coletivamente produzida), produção de manufaturas através das quais os homens se inscrevem sobre a terra, delimitando pequenos territórios compartilháveis, nos quais inscrevem certa biografia. Considera-se que tais artefatos manufaturados, além de delimitar um espaço, criando um lugar, dão a ver sutilezas do mundo, sendo, portanto, artefatos para leitura. Através do GRUPO Artefatos para leitura e construção do pequeno território, pesquisadores e orientandos terão seus trabalhos individuais potencializados pelas trocas intelectuais, mantidas mensalmente, em encontros presenciais, e bimensalmente em encontros a distância. O GRUPO foi criado visando à publicação coletiva, através da qual se divulgará a riqueza desse carrefour de campos, nos quais seus pesquisadores contumazmente atuam(além do renovado estímulo à natural produção individual).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (14) .
Integrantes: Rafael Silva de Oliveira - Integrante / Renata Azevedo Requião - Coordenador / Pablo Fabião Lisboa - Integrante.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Ciclo de Cinema e Design de Produção - Vol. 1: Quentin Tarantino
Descrição: Ciclo de cinema e debates que tem como foco o design de produção, ou a direção de arte. Curso de extensão organizado pelos cursos de Cinema e de Design da Universidade Federal de Pelotas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Rafael Silva de Oliveira - Integrante / Ana Paula Penkala - Coordenador / Renan Humberto Lunardello Fonseca - Integrante.
2012 - 2012
Infográfico Digital Animado: Mapa da Irmandade de Pelotas nos 200 Anos
Descrição: O Mapa da Irmandade nos 200 Anos de Pelotas é desenvolvido a partir do curso de Design Digital da Universidade Federal de Pelotas. Está sendo realizado por ocasião do bicentenário de Pelotas, comemorado no dia 07 de julho de 2012, oportunidade festiva para a rememoração de aspectos históricos relevantes como a irmandade efetuada entre Pelotas e outros cinco municípios do mundo. As cidades irmãs de Pelotas são, Suzu no Japão, Aveiro em Portugal, Colônia do Sacramento no Uruguay, Aracati no Brasil (estado do Ceará) e mais recentemente, Rio Grande, ainda que em processo de consolidação da irmandade. O grupo do projeto de extensão é formado pelo Jornalista Clayton Ottoni Rocha (UFPEL), o Prof. Me. Pablo Fabião Lisboa (Design Digital UFPEL), o Prof. Dr. Ricardo Fiegenbaum (Jornalismo UFPEL), o Técnico Leonardo Furtado (UFPEL), os alunos Acemir Sousa Mendes, Rafael Rodrigues Machado, Yago Farias e Rafael Oliveira (Design Digital UFPEL). Os créditos fotográficos são de José Pacheco e os historiográficos são de Mário Osório Magalhães. O objetivo do projeto é o de apresentar o Mapa da Irmandade de Pelotas através de uma interface gráfica digital animada. Visualmente, cada um dos cinco municípios é referenciado em um mapa através de um ponto luminoso piscante de cor amarela. A primeira etapa do projeto constituiu-se em coleta de dados historiográficos a partir dos repertórios desenvolvidos pelo historiador Mário Osório Magalhães. Após esta etapa, foram desenvolvidas as técnicas projetuais do design digital e gráfico, utilizando principalmente Bruno Munari (1981) e Jesse James Garrett (2003). O projeto teve boa repercussão na imprensa pelotense por se tratar de uma ação comemorativa aos 200 anos de Pelotas e pode ser encontrado no endereço http://ccs.ufpel.edu.br/mapadairmandade/.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Rafael Silva de Oliveira - Integrante / Rafael Rodrigues Machado - Integrante / Yago Ramon Ribeiro Farias - Integrante / Acemir Sousa Mendes - Integrante / Pablo Fabião Lisboa - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema de Animação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Design.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2012
Jovem Pesquisador PROBITI/FAPERGS, Universidade Católica de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Rafael Silva; ARANHA, Claus . Continuous Immersive Narrative Development in Visual Novel Game Using Psychological and Behavioral User Classification Systems. In: 7th International Conference on Game and Entertainment Technologies, 2014, Lisboa. International Conferences Interfaces and Human Computer Interaction 2014, Game and Entertainment Technologies 2014 and Computer Graphics, Visualization, Computer Vision and Image Processing 2014, 2014. p. 295-299.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, R. S.; ARANHA, Claus . Continuous Immersive Narrative Development in Visual Novel Game Using Psychological and Behavioral User Classification Systems. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, Rafael Silva; REQUIAO, R. A. ; LISBOA, P. F. . PRIMEIROS PASSOS ACOMPANHANDO A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, Rafael Silva; LISBOA, P. F. . MAPA DA IRMANDADE NOS 200 ANOS DE PELOTAS: INFOGRÁFICO DIGITAL ANIMADO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, R. S.; PENKALA, A. P. ; FONSECA, R. H. L. . Ciclo de Cinema e Debates em Design de Produção. 2012; Tema: Design de Produção. (Site).

2.
OLIVEIRA, R. S.; OLIVEIRA, A. F. . Solução Química. 2009; Tema: Equilíbrio Químico em solução aquosa. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARANHA, Claus ; OLIVEIRA, R. S. ; CASTRO, V. ; MARIN, W. . Manual dos Bolsistas Ciência sem Fronteiras - COINS 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Livro Impresso).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
OLIVEIRA, Rafael Silva. 「デスコのミルク怒り」 Desco's Milk Wrath. 2013. Animação.

2.
PAULA, B. T. ; OLIVEIRA, Rafael Silva ; INAGAKI, C. M. ; PENKALA, A. P. . Sistema Aurora: Ano de 2116. 2013. Animação.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
7th International Conference on Game and Entertainment Technologies. Continuous Immersive Narrative Development in Visual Novel Game Using Psychological and Behavioral User Classification Systems. 2014. (Congresso).

2.
5ª Semana Acadêmica do Design.A Produção do Curta-Metragem Sistema Aurora. 2013. (Seminário).

3.
Diálogos com Osman Lins.Primeiros passos acompanhando "A Rainha dos Cárceres da Grécia". 2013. (Encontro).

4.
Suldesign Estúdio: Exposições. EXPORTFOLIO III. 2013. (Exposição).

5.
Zero3 Cineclube.「デスコのミルク怒り」 Desco's Milk Wrath. 2013. (Outra).

6.
4º Congresso de Extensão. Primeiros passos acompanhando a Rainha dos Cárceres da Grécia. 2012. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, R. S.; OLIVEIRA, A. F. . Solução Química. 2009; Tema: Equilíbrio Químico em solução aquosa. (Site).

2.
OLIVEIRA, R. S.; PENKALA, A. P. ; FONSECA, R. H. L. . Ciclo de Cinema e Debates em Design de Produção. 2012; Tema: Design de Produção. (Site).




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