Willmara Marques Monteiro

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  • Última atualização do currículo em 30/01/2019


Professora Colaboradora da Academia Hacktown. Pós graduanda em Formação Docente em Educação a Distância (ESAB). Formada em Licenciatura em Computação no Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina (2017). Atuações: Professora Substituta de Computação no IF Sertão Campus Petrolina (2017-2018).Estagiária na Fábrica de Software do IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina (2015-2016). Bolsista PIBEX ( Programa Institucional de Bolsa de Extensão) no Projeto Educador Tecnológico (2015-2016). Professora de Informática, Robótica e Criação de Jogos na Computer Toys Petrolina (2014-2016). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2012-2015). Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando nos eixos de Robótica Educativa, Criação de games em 2D, Informática Aplicada a Educação, Aplicações Web, Design Thinking aplicado a Educação, Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Willmara Marques Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, W. M.;Monteiro, Willmara Marques


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Tecnologias Digitais aplicadas a Educação. (Carga Horária: 360h).
IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina, IF SERTÃO PE, Brasil.
2017
Especialização em andamento em Formação Docente em Educação a Distância. (Carga Horária: 480h).
Escola Superior Aberta do Brasil, ESAB, Brasil.
2012 - 2017
Graduação em Licenciatura em Computação.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, IFPE, Brasil.
Título: JOGOS ELETRÔNICOS E INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS: ENTRE O PLAY E O GAME OVER O QUE FICA DE ESTÍMULO À APRENDIZAGEM?.
Orientador: Ricardo Barbosa Bitencourt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Unidade Escolar Deputado Francisco Antônio Paes Landim Neto, UEDFAPLN, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ensinando com a Web. (Carga horária: 15h).
Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2016 - 2016
Arduino Básico. (Carga horária: 20h).
Arduinolândia, A, Brasil.
2016 - 2016
Ferramentas tecnológicas que facilitam a vida dos professores. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2015 - 2015
Introdução a Phyton. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2015 - 2015
Ferramentas para viabilizar cursos introdutórios d. (Carga horária: 8h).
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE 2015 / X Conferên, CBIE, Brasil.
2014 - 2014
Princípios de Level Design. (Carga horária: 4h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2013 - 2013
Tecnologia da Informação e Comunicação. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Pernambuco, SENAI/DR/PE, Brasil.
2013 - 2013
Robótica Educacional. (Carga horária: 3h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2009 - 2009
Aluno Monitor Aprender em Parceria. (Carga horária: 140h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.


Atuação Profissional



ComputerToys Petrolina, CTOYS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 30
Outras informações
Professora de Informática, Robótica Educativa, Lógica de programação para crianças (Programação em blocos) e Criação de jogos em 2D.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Professora de Informática, Robótica Educativa, Lógica de programação para crianças (Programação em blocos) e Criação de jogos em 2D.


IF Sertão Pernambucano, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas - 2017.2: Redes de Computadores (Licenciatura em Computação); Aplicativos Gráficos (PROEJA Técnico em Informática); Aplicativos Gráficos (Médio Integrado Técnico em Informática); Informática Básica (Licenciatura em Química); INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ( Superior Tecnologia em Alimentos) Prática de Ensino Aplicada a Computação V (Licenciatura em Computação); Metodologia do Ensino da Computação (Licenciatura em Computação); Informática e Projetos de Aprendizagem (Licenciatura em Computação). ------------------ Disciplinas ministradas - 2018.1 Prática de Ensino Aplicada a Computação V (Licenciatura em Computação); Prática de Ensino Aplicada a Computação VII (Licenciatura em Computação); Prática de Ensino Aplicada a Computação VIII (Licenciatura em Computação); Introdução a Tecnologia da Informação (Médio Integrado Técnico em Informática); Metodologia Técnica e Cientifica (PROEJA Técnico em Informática); Projeto de Conclusão de Curso (Médio Integrado Técnico em Informática); Metodologia do Ensino da Computação (Licenciatura em Computação).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Profissional, Carga horária: 30
Outras informações
Estágio Profissional na Fábrica de Software do IF Sertão Pernambucano. Com foco no desenvolvimento de soluções web voltadas para educação.

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID - Capes, Carga horária: 30
Outras informações
Bolsista do PIBID - Computação.

Atividades

05/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Projeto de Pesquisa, .

05/2016 - 12/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Fábrica de Software, .

Linhas de pesquisa
Fábrica de Software
08/2015 - 05/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Pró - Reitoria de Extensão e Cultura, .

08/2012 - 08/2015
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação Institucional PIBID - IF Sertão Pernambucano, .


Academia Hacktown, AH, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Profª Colaboradora da Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica.

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Academia Hacktown, .

Linhas de pesquisa
Pensamento Computacional

Grau Técnico Petrolina, GRAU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Informática, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Informática Aplicada (Cursos Técnicos: Enfermagem, Radiologia, Edificações e Administração)



Linhas de pesquisa


1.
#EscolaComoGame

Objetivo: Atuar no desenvolvimento de soluções e metodologias de ensino que envolvam a articulação de saberes disciplinares, game, gamificação e tecnologias contemporâneas..
Palavras-chave: cibercultura; Gamificação; Currículo, Educação e Novas Tecnologias; pesquisa, ensino-aprendizagem, extensão e gestão..
2.
Gamificação na Educação
3.
Game Learning
4.
Pensamento Computacional
5.
Design Thinking Aplicado a Educação
6.
Projeto Educador Tecnológico
7.
Informática Aplicada a Educação
8.
Fábrica de Software

Objetivo: Desenvolvimento de aplicações web..
9.
Pensamento Computacional

Objetivo: Estudar e desenvolver novas abordagens da computação aplicada à educação..
Palavras-chave: Design Computacional; Solução de Problemas; Interação Humano-Computador; Pensamento algorítmico; Robótica educacional; Aprendizagem Significativa.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
A ESCOLA COMO GAME: EXPERIÊNCIA DE GAMIFICAÇÃO DO ENSINO EM ESCOLAS DE REFERÊNCIA NO ESTADO DE PERNAMBUCO
Descrição: Estudo e desenvolvimento de metodologia de ensino baseada no processo de Gamification envolvendo uma escola de tempo integral da rede estadual de ensino na cidade de Petrolina - PE. O processo envolve o desenvolvimento da mecânica e dinâmica de trabalho que poderá ser aplicada pro professores da rede pública, promovendo ações multidisciplinares..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Willmara Marques Monteiro - Integrante / Thâmillys Marques de Oliveira - Integrante / Ricardo Barbosa Bitencourt - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2017 - Atual
ACADEMIA HACKTOWN: 1ª Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica do Brasil

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Fábio Cristiano Souza Oliveira em 12/07/2018.
Descrição: Estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias no Século XXI como: raciocínio lógico, raciocínio matemático e algorítmico, sistematização do pensamento, causa e consequência, concentração, decomposição de problemas, a capacidade de decompor problemas, otimização de rotinas, a transformação de teorias e hipóteses em modelos computacionais e, dessa forma, Pensamento Computacional. Este Projeto está relacionado ao GET - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6105013119211157..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Willmara Marques Monteiro - Integrante / Danielle Juliana Silva Martins - - Integrante / Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador.
2015 - 2016
Projeto Educador Tecnológico- CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO SERTÃO PERNAMBUCANO
Descrição: O público alvo desta proposta são escolas públicas estaduais, municipais e federais que estejam localizadas na cidade de Petrolina. A prioridade será para as escolas que estejam situadas no entorno do IF Sertão Campus Petrolina. Com a realização do projeto pretende-se abranger educadores tais como professores, gestores e técnicos administrativos de secretarias acadêmicas e de apoio às atividades docentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A qualificação será destinada aos que tenham interesse em compreender a importância social da convergência entre comunicação e educação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Willmara Marques Monteiro - Integrante / Thâmillys Marques de Oliveira - Integrante / Danielle Juliana Silva Martins - - Integrante / Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Wilson Nilo Alves da Silva - Integrante / Ubirajara Santos Nogueira - Integrante / Murilo Rebouças Moura - Integrante.

Número de produções C, T & A: 1


Projetos de desenvolvimento


2016 - 2016
Fabrica de Software no IFSERTÃO Campus Petrolina

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Jussara Adolfo Moreira em 23/08/2017.
Descrição: Existe na região do Vale do São Francisco (VALE, 2011) demanda de serviços, consultoria e construção de soluções de software que não é atendida apenas pela região por falta de pessoas/empresas qualificadas. A solução tem sido a busca por estas soluções em outras regiões. A Fábrica de Software pode solucionar esta carência, além de dar a oportunidade aos discentes da área de computação, e outros cursos relacionados, adquirirem a prática profissional prestando serviços à comunidade, além de aumentar a visibilidade do curso e da própria instituição. A pesquisa deve otimizar o funcionamento da Fábrica de Software do IF Sertão Pernambucano Campus Petrolina, formando recursos humanos com oportunidades de vivenciar a prática em desenvolvimento de sistemas. No período de 2011 a 2014 foram desenvolvidos alguns projetos dentre eles: o SIGAC (Sistema de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas Complementares), SDLD (Sistema de distribuição de livros didáticos), SCPP (Sistema de Cadastro de projetos de pesquisa), SCE (Sistema de Controle de estágio), SIM (Sistema de Intenção de matrícula). Os projetos precisam ser refinados e implantados, dando suporte aos setores que irão utilizar as soluções. As atividades serão priorizadas de acordo com mapeamento a ser realizado das necessidades no IFSERTAO Campus Petrolina. A partir deste levantamento e dos conhecimentos adquiridos durante a realização deste projeto, desejamos reiniciar este projeto de pesquisa que permitirá implementar um módulo integrador, para as ferramentas desenvolvidas pela Fábrica, ajustes e melhorias nos projetos já construídos, e desenvolvimento de novas soluções. Avaliar a qualidade com o uso de métodos ágeis com SCRUM, utilizar ferramentas de gerenciamento de configuração, e possibilitar medir o desempenho por projeto e por desenvolvedor. O objetivo da Fábrica de software é ser um instrumento empreendedor, a partir do desenvolvimento de projetos apresentados por discentes ou docentes, sujeito a avaliação dos professores colaboradores da Fábrica..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Willmara Marques Monteiro - Integrante / Thâmillys Marques de Oliveira - Integrante / Jussara Adolfo Moreira - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2015
PIBID - Subprojeto de Informática
Descrição: O projeto PIBID IF SERTÃO PERNAMBUCANO - Subprojeto Informática é uma oportunidade onde os alunos do curso de Licenciatura em Computação podem exercer práticas docentes na área de Informática. O objetivo é auxiliar professores e alunos das escolas da rede pública na utilização de tecnologias em sala de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .

Integrantes: Willmara Marques Monteiro - Integrante / Thâmillys Marques de Oliveira - Integrante / Danielle Juliana Silva Martins - - Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Robótica Educativa.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Games na Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gamificação na Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Desenvolvimento Web.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Design Thinking na Educação.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Pensamento Computacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Menção Honrosa ao artigo Ensino de Raciocínio Lógico e Pensamento Computacional para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades, 25° Workshop sobre Educação em Computação - XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.
2016
1° Lugar na categoria Pibex Superior com o trabalho EDUCADOR TECNOLÓGICO: O PROFESSOR E O RECURSO EDUCACIONAL ABERTO, XI Jornada de Iniciação Científica.
2009
1º lugar - Primeiro Concurso de Redação e Desenho do Festival da Uva de São João do Piauí, Secretaria Estadual de Educação e Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
MONTEIRO, Willmara Marques  Data: 05/08/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, Jussara Adolfo2018MOREIRA, Jussara Adolfo ; MONTEIRO, W. M. ; MONTEIRO, W. M. . O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.

2.
MONTEIRO, W. M.2017MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; OLIVEIRA, F. C. S. . A Formação Continuada: ressignificando o saber docente através dos Recursos Educacionais Abertos. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 20, 2017.

3.
MONTEIRO, W. M.2015 MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; MARTINS, D. J. S. . Gamificação na Educação a Distância: Possibilidades para o ensino de programação. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 26, 2015.

4.
Oliveira, T.M.2015 Oliveira, T.M. ; MARTINS, D. J. S. ; MONTEIRO, W. M. . QUEBRANDO PARADGIMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO (PRO) EJA UTILIZANDO O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAND. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 6, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, Thâmillys Marques de ; Monteiro, Willmara Marques ; Oliveira, Fábio Cristiano Souza ; Martins, Danielle Juliana Silva ; Silva, Alessandra Luengo Latorre da . ENSINO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E COMPUTAÇÃO PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES (XXXVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO | 25O WEI - WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO). In: Ernane Rosa Martins. (Org.). Princípios e aplicações da computação no brasil 2. 4ed.Ponta Grossa: Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 2, p. 1-11.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. S. . Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. In: 25º WEI - Workshop sobre Educação em Computação, 2017, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2017, 2017.

2.
Oliveira, T.M. ; BITENCOURT, RICARDO B. ; MONTEIRO, W. M. . EXPERIÊNCIAS COM GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE INFORMÁTICA PARA JOVENS E ADULTOS NO SERTAO PERNAMBUCANO.. In: XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2016, SÃO PAULO. XV SBGAMES, 2016.

3.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; MARTINS, D. J. S. . Utilizando o método Kanban na construção de um game: uma experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública. In: VIII Connepi - Congresso Norte e Nordeste de Inovação, 2013, Salvador. Anais do Connepi 2013, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. . Tecnologias no Ensino da Língua Portuguesa: A inovação do Convencional. In: XIX Conferência Internacional de Informática na Educação, 2014, Fortaleza. TISE, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. S. ; NOGUEIRA, Ubirajara Santos . Educador Tecnológico: O professor e o recurso educacional aberto. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO-PE, 2016, Oiricuri. Anais da JINCE 2016, 2016. v. 11. p. 1-1.

2.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. ; MONTEIRO, W. M. ; BITENCOURT, RICARDO B. . Construindo objetos de aprendizagem: Uma produção lúdica utilizando a ferramenta livre gimp. In: III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015, RECIFE. Anais do III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, W. M.; A Mulher no Mundo dos Games: O Poder Feminino em Jogo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MONTEIRO, W. M.; Academia Hacktown: Escola Pública de Programação de Jogos de Robótica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MONTEIRO, W. M.; TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA INCLUSÃO HUMANA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FONSECA, J. S. G. ; Monteiro, Willmara Marques . BULLYING E CYBERBULLYING: PERCEPÇÕES ACERCA DOS FENÔMENOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FONSECA, J. S. G. ; MONTEIRO, W. M. . BULLYING E CYBERBULLYING: EM PERSPECTIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MONTEIRO, W. M.; CONVERSANDO SOBRE FAKE NEWS: A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A RESPONSABILIDADE COM A INFORMAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. S. ; NOGUEIRA, Ubirajara Santos . Educador Tecnológico: O professor e o recurso educacional aberto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. ; MARTINS, D. J. S. ; BITENCOURT, RICARDO B. . CONSTRUINDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PRODUÇÃO LÚDICA UTILIZANDO A FERRAMENTA LIVRE GIMP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; TEIXEIRA, H. A. P. ; MOREIRA, Jussara Adolfo . Gamificação na Educação a Distância - Possibilidades para o ensino de programação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. ; MARTINS, D. J. S. . Hora do código - Desmistificando e ressignificando o ensino da Lógica para Programação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALMEIDA, B. S. ; SANTOS, ANDRÉIA da Conceição ; MONTEIRO, W. M. . Grupos Educacionais em Redes Sociais Sócio-Interativas: Educação 'sem' distâncias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SOUZA, V. S. ; Oliveira, T.M. . PRODUÇÃO DE TIRINHAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UTILIZANDO OS RECURSOS DOS SOFTWARES PAINT E INKSCAPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. . Segurança na Internet: Relato de Curso com o Setor Administrativo de Escola Pública Estadual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Robótica Educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MONTEIRO, W. M.. O potencial educacional do uso de games no processo de ensino-aprendizagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Utilizando o método kanban na construção de um game: uma experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. . Meu Ponto de Vista. Petrolina 2014 (Ebook - Livro digital).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MONTEIRO, W. M.. SCFIC - Sistema de Cadastro de Cursos FIC. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONTEIRO, W. M.; Desafios reais na licenciatura fazem alunos repensarem papel da tecnologia na educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MONTEIRO, W. M.; Mesa Redonda: Jogos para formação empresarial e educacional: desenvolvendo habilidades através dos games. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
MONTEIRO, W. M.; MOREIRA, Jussara Adolfo . Tecnologias na Educação: Contribuições e Desafios. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MONTEIRO, W. M.. Laurea - Melhor projeto PIBEX. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; SILVA, NATECIO FERREIRA ; BITENCOURT, RICARDO B. . ?Pagar ou não pagar? Eis a questão'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SOUZA, V. S. . Meu Ponto de Vista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SILVA, NATECIO FERREIRA . Robótica Educativa: Intervenção do Pibid nas escolas da Rede Pública. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MONTEIRO, W. M.. CW Tecnologias da Computação. 2017; Tema: Tecnologias da Computação. (Rede social).

2.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Educação Inclusiva. 2013; Tema: Educação Inclusiva: Possiblidades Tecnológicas. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTEIRO, W. M.; Jogos e Tecnologias aplicados a Educação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MONTEIRO, W. M.; Oficina de Produção de Jogos Educativos Musicais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MONTEIRO, W. M.; Tecnologias Aplicados a Educação: Reflexões e Práticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
OLIVEIRA, F. C. S. ; MONTEIRO, W. M. ; MONTEIRO, W. M. . Materiais didáticos para Academia Hacktown. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

5.
MONTEIRO, W. M.. Introdução ao Framework Laravel. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Oficina de Introdução ao Scratch (Programação em Blocos). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
MONTEIRO, W. M.; MOREIRA, Jussara Adolfo ; Oliveira, T.M. ; TEIXEIRA, H. A. P. . Introdução a Linguagem Ruby. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
MONTEIRO, W. M.; Controle De Tráfego Para Ponto De Uma Passagem. 2015. (Maquete).

9.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SILVA, NATECIO FERREIRA . Robótica Educativa: Uso do kit Lego. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Mostra de Objetos de Aprendizagem: uma produção lúdica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Participação em banca de Murilo Dauro de Andrade Rebouças.EXPERIÊNCIA COM O RPG DE MESA COM DEFICIENTES VISUAIS: UM ESTUDO DE CASO NO SETRÃO PERNAMBUCANO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

2.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Participação em banca de JOSÉ JUCÉLIO FERREIRA DA LUZ.COMPARATIVO DE SEGURANÇA ENTRE IPV4 E IPV6. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador Ad hoc-PROEXT 2018 - Oficina de reciclagem: reaproveitamento lúdico e interativa de lixo eletrônico para confecção de artesanato digital.. 2018. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano.

2.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Meninas digitais do Sertão: Ações para desenvolver o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

3.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Segurança Alimentar: capacitação em boas práticas para colaboradores de escolas públicas de Petrolina-PE. 2018.

4.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Violão no IF Sertão: ensino coletivo de instrumento, teoria e apreciação musical. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

5.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Intervenção nas condições higiênicas de manipulação e venda de peixes por associados à colônia de pescadores de Petrolina, PE (área Z-21). 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

6.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Malabarismo e palhaço - vivências com a arte circense. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

7.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Cantos e Contos do Velho Chico. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

8.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Programação por Sala de Aula Invertida. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

9.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Intermediação na avaliação das condições higiênico-sanitárias e capacitação nas vendas de carnes em feira livre de Petrolina-PE. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.

10.
MONTEIRO, W. M.; MONTEIRO, W. M.. Avaliador de trabalhos da I Mostra de Extensão - Disposição Final de Efluentes e embalagens vazias de produtos químicos agrícolas, utilizados no Vale Do São Francisco. 2018. IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1 º Encontro sobre Qualidade de Vida no ambiente de trabalho. 2018. (Outra).

2.
I Encontro de Professores do IF Sertão PE. 2018. (Encontro).

3.
IX Semana de Tecnologia: Novas Formas de Aprender e se Expressar.Tecnologia na Educação: Contribuições e Desafios. 2018. (Outra).

4.
IV Colóquio Nacional de Hipertexto - As Tecnologias Digitais aplicadas ao ensino e aprendizagem: desafios da atualidade.Gamificação na Educação a Distância - Possibilidades para o ensino de programação. 2015. (Outra).

5.
IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação e X Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem. 2015. (Congresso).

6.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2015). 2015. (Seminário).

7.
4ª ERIPE - Criptografia Homomófica: Ao voto eletrônico. 2014. (Outra).

8.
4ª ERIPE - Criptografia Homomófica: Mineração de Dados. 2014. (Outra).

9.
4ª ERIPE - Recursos Educacionais Abertos. 2014. (Outra).

10.
4ª ERIPE - Técnicas para Jogos Educativos. 2014. (Outra).

11.
II Jornada de Iniciação a Docência. Exposição sobre Robótica Educativa - Uso do Kit Lego Robótico. 2014. (Exposição).

12.
II Jornada de Iniciação a Docência.Segurança na Internet: Relato de Curso com o Setor Administrativo de Escola Pública Estadual. 2014. (Outra).

13.
I Jornada Estudantil. 2014. (Exposição).

14.
XIX Conferência Internacional sobre Informática na Educação.Tecnologias no Ensino da Língua Portuguesa: A inovação do Convencional. 2014. (Outra).

15.
I Jornada de Iniciação a Docência. 2013. (Outra).

16.
IV ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS III SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID.O potencial educacional do uso de games no processo de ensino-aprendizagem. 2013. (Encontro).

17.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Mostra de Objetos de Aprendizagem. 2013. (Exposição).

18.
VII Connepi -Congresso Norte e Nordeste de Inovação. Utilizando o método kanban na construção de um game: uma experiência com alunos do ensino médio de uma escola pública. 2013. (Congresso).

19.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2012. (Simpósio).

20.
Fórum Regional das Licenciaturas, I Seminário do Pibid e I Seminário do Prodocência. 2012. (Outra).

21.
O uso didático de tecnologias da informação no ensino. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEIRO, W. M.; BITENCOURT, RICARDO B. ; Oliveira, T.M. . III Seminário de Games do Vale do São Francisco. 2016. (Outro).

2.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Dia do Profissional de Informática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. 2016. (Outro).

3.
BITENCOURT, RICARDO B. ; MONTEIRO, W. M. ; Oliveira, T.M. ; MOURA, M. R . II Seminário de Games do Vale do São Francisco. 2015. (Outro).

4.
MONTEIRO, W. M.. I Competição de Robótica - EREMCC. 2014. .

5.
MONTEIRO, W. M.. I Semana da Inclusão - Possibilidades Tecnológicas para o AEE. 2013. (Exposição).

6.
MARTINS, D. J. S. ; Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. . I Fórum Regional das Licenciaturas, I Seminário Regional do PIBID. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Philip Ramon de Araújo Santos. CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING E DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADA NO ENSINO DE REDES DO PROEJA TÉCNICO EM INFORMÁTICA DO IF-SERTÃO CAMPUS PETROLINA. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. (Orientador).

2.
GILDENILSON SILVEIRA DE SOUZA. JOGOS DE GEORREFERENCIA COMO FERRAMENTA PARA A APRENDIZAGEM. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. (Orientador).

3.
DANILLA SILVA RIBEIRO. O USO DO APLICATIVO ABC AUTISMO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. (Orientador).

4.
Matheus Vinícius Vidal de Andrade. Análise da importância de Softwares para o gerenciamento de rebanho de caprinos e ovinos nas fazendas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. (Orientador).

5.
Mateus Joanderson. O USO E APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR DA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO DISTRITO MANDACARU. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura de Computação) - IF Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rafael Feitosa Gomes. Desenvolvimento de um simulado do ENEM como auxílio para alunos do ensino médio usando a plataforma WEB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura de Computação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. Orientador: Willmara Marques Monteiro.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
MONTEIRO, W. M.. SCFIC - Sistema de Cadastro de Cursos FIC. 2015.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MONTEIRO, W. M.2015 MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; MARTINS, D. J. S. . Gamificação na Educação a Distância: Possibilidades para o ensino de programação. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 26, 2015.

2.
Oliveira, T.M.2015 Oliveira, T.M. ; MARTINS, D. J. S. ; MONTEIRO, W. M. . QUEBRANDO PARADGIMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO (PRO) EJA UTILIZANDO O SOFTWARE TUX OF MATH COMMAND. Revista Tecnologias na Educação, v. 13, p. 6, 2015.

3.
MONTEIRO, W. M.2017MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; OLIVEIRA, F. C. S. . A Formação Continuada: ressignificando o saber docente através dos Recursos Educacionais Abertos. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 20, 2017.

4.
MOREIRA, Jussara Adolfo2018MOREIRA, Jussara Adolfo ; MONTEIRO, W. M. ; MONTEIRO, W. M. . O uso da computação desplugada em um contexto de gamificação para o ensino de estrutura de dados. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Robótica Educativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. ; MARTINS, D. J. S. ; BITENCOURT, RICARDO B. . CONSTRUINDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PRODUÇÃO LÚDICA UTILIZANDO A FERRAMENTA LIVRE GIMP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; TEIXEIRA, H. A. P. ; MOREIRA, Jussara Adolfo . Gamificação na Educação a Distância - Possibilidades para o ensino de programação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
Oliveira, T.M. ; MONTEIRO, W. M. ; MARTINS, D. J. S. . Hora do código - Desmistificando e ressignificando o ensino da Lógica para Programação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ALMEIDA, B. S. ; SANTOS, ANDRÉIA da Conceição ; MONTEIRO, W. M. . Grupos Educacionais em Redes Sociais Sócio-Interativas: Educação 'sem' distâncias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SOUZA, V. S. ; Oliveira, T.M. . PRODUÇÃO DE TIRINHAS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: UTILIZANDO OS RECURSOS DOS SOFTWARES PAINT E INKSCAPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. S. ; NOGUEIRA, Ubirajara Santos . Educador Tecnológico: O professor e o recurso educacional aberto. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MONTEIRO, W. M.; Academia Hacktown: Escola Pública de Programação de Jogos de Robótica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MONTEIRO, W. M.; TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA INCLUSÃO HUMANA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FONSECA, J. S. G. ; Monteiro, Willmara Marques . BULLYING E CYBERBULLYING: PERCEPÇÕES ACERCA DOS FENÔMENOS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FONSECA, J. S. G. ; MONTEIRO, W. M. . BULLYING E CYBERBULLYING: EM PERSPECTIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
MONTEIRO, W. M.; CONVERSANDO SOBRE FAKE NEWS: A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A RESPONSABILIDADE COM A INFORMAÇÃO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
MONTEIRO, W. M.. SCFIC - Sistema de Cadastro de Cursos FIC. 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
MONTEIRO, W. M.; MOREIRA, Jussara Adolfo ; Oliveira, T.M. ; TEIXEIRA, H. A. P. . Introdução a Linguagem Ruby. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MONTEIRO, W. M.. Introdução ao Framework Laravel. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MONTEIRO, W. M.; Jogos e Tecnologias aplicados a Educação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MONTEIRO, W. M.; Oficina de Produção de Jogos Educativos Musicais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MONTEIRO, W. M.; Tecnologias Aplicados a Educação: Reflexões e Práticas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. . Oficina de Introdução ao Scratch (Programação em Blocos). 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
OLIVEIRA, F. C. S. ; MONTEIRO, W. M. ; MONTEIRO, W. M. . Materiais didáticos para Academia Hacktown. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MONTEIRO, W. M.; Oliveira, T.M. ; SILVA, NATECIO FERREIRA ; BITENCOURT, RICARDO B. . ?Pagar ou não pagar? Eis a questão'. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SOUZA, V. S. . Meu Ponto de Vista. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
MONTEIRO, W. M.. Laurea - Melhor projeto PIBEX. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
MONTEIRO, W. M.; Desafios reais na licenciatura fazem alunos repensarem papel da tecnologia na educação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MONTEIRO, W. M.; Mesa Redonda: Jogos para formação empresarial e educacional: desenvolvendo habilidades através dos games. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MONTEIRO, W. M.; MOREIRA, Jussara Adolfo . Tecnologias na Educação: Contribuições e Desafios. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
MONTEIRO, W. M.; MATOS, A. N. B. ; SILVA, NATECIO FERREIRA . Robótica Educativa: Intervenção do Pibid nas escolas da Rede Pública. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BITENCOURT, RICARDO B. ; MONTEIRO, W. M. ; Oliveira, T.M. ; MOURA, M. R . II Seminário de Games do Vale do São Francisco. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


1º Lugar na seleção para Preceptores do Residência Pedagógica do IF Sertão Campus Petrolina | 2º Lugar na seleção para professor substituto do IF Sertão Campus Petrolina | 2º Lugar na Seleção para bolsistas no Projeto de Extensão Educador Tecnológico do IF Sertão PE | 1º Lugar na Seleção para Estágio Profissional do IF Sertão PE | Vice Representante de Turma do Curso de Licenciatura em Computação no período de 2012.1 à 2013.2. 

Áreas de atuação:
Informática educativa e empresarial.
Robótica educativa.
Games na Educação. 
Lógica de Programação.
Desenvolvimento Web.

E-mail: willmaramarques@gmail.com | Telefone para contato: (87) 996464878



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