Tassia Pacheco Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7826182890522318
  • Última atualização do currículo em 22/08/2017


Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2015, atualmente residente do segundo ano no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/ UFRJ). Tem interesse na área de Gênero e Sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tassia Pacheco Batista
Nome em citações bibliográficas
PACHECO, T.


Formação acadêmica/titulação


2016
Especialização em andamento em Residência Multiprofissional. (Carga Horária: 360h).
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva - UFRJ, IESC/UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O que falta é ver potência; reuniões de família num centro de acolhimento.
Orientador: Anna Paula Uziel.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2008 em Engenharia Ambiental.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2008
2004 interrompida
Graduação interrompida em 2006 em Engenharia de Materiais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Ano de interrupção: 2006
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Guanabara, IG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Facilitação de Grupos Reflexivos de Gênero. (Carga horária: 40h).
Instituto de Pesquisas Sistêmicas e Desenvolvimento de Redes Sociais, Noos, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução a Psicologia Evolucionista. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita Iniciação Científica, Carga horária: 20


Instituto Promundo, PROMUNDO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 40
Outras informações
Realização de oficinas e acompanhamento das atividades do Projeto Sem Vergonha. Atividades de pesquisa.



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Família contemporânea na perspectiva de crianças e adolescentes
Descrição: A diversidade de configurações familiares atualmente se alimenta dos recasamentos, cada vez mais possíveis na nossa sociedade, sejam eles formalizados ou não. Apesar de a guarda ficar ainda majoritariamente com as mulheres, os homens fazem cada vez mais questão de conviver com seus filhos. Essas transformações sociais têm impacto direto na vida de crianças e adolescentes que, sujeitos de suas histórias, não estão à frente das decisões delas. É fundamental conhecer o que pensam sobre família, quem entendem serem seus irmãos, como nomeiam adultos e crianças ao seu redor. Ao realizar entrevistas com crianças e adolescentes será necessário atualizar o debate sobre ética em pesquisa com crianças no Brasil, discutindo a normativa atual e pondo em análise a noção de sujeito de direitos que permeia o debate a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Tassia Pacheco Batista - Integrante / Anna Paula Uziel - Coordenador / Carolina Soares da Rosa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - 2014
Dispositivo Clínico: Tecendo Redes
Descrição: O objetivo geral do projeto é discutir a produção de redes de cuidado e reabilitação na assistência, envolvendo as pessoas com deficiência visual através da proposição de um Dispositivo Clínico Institucional na rotina de trabalho do IBC, considerando as problemáticas contemporâneas vividas pelas pessoas com deficiência visual e os modos subjetivação que se constituem como efeitos desse processo. Para tal, parte-se das formulações teórico-metodológicas da Teoria Ator-Rede - ANT (proposta por Latour, 2006, 2005a, 2005b, 2002a) Stengers, 2002, Despret, 2001, Nathan, 2001)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Tassia Pacheco Batista - Integrante / Alexandra Cleopatre Tsallis - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
HERNANDEZ, J. G. ; UZIEL, A. P. ; PACHECO, T. . Acelerar o que? Reflexões a partir de encontros com jovens participando do Programa Acelera. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PACHECO, T.; UZIEL, A. P. . Reflexões sobre a ética na pesquisa com crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
PACHECO, T.; ROSA, C. S. . (N)as brechas das políticas de assistência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MATTOS, A. ; PACHECO, T. ; SOARES, D. C. O. . Fazer-se menina, fazer-se menino: liberdade, gêneros e heteronormatividade na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PACHECO, T.; ROSA, C. S. . Ética em pesquisa com criança: conhecendo o campo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 2:00:50