Mariana Dias Guilardi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2306206044499199
  • Última atualização do currículo em 02/10/2018


Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba. Atualmente é bolsista de Especialização do curso "Animais de Interesse em Saúde: Biologia Animal" pelo CEFORSUS/SP. Desenvolve o projeto "Marcadores genéticos e sua contribuição para a reconstrução da história evolutiva e caracterização das espécies do gênero Euryoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae)" no Laboratório de Ecologia e Evolução/Instituto Butantan. Tem experiência nas áreas de biologia molecular, citogenética e sistemática envolvendo grupos de pequenos mamíferos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Dias Guilardi
Nome em citações bibliográficas
GUILARDI, M. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Butantan, Laboratório de Ecologia e Evolução.
Avenida Doutor Vital Brasil, 1500
Butantã
05503000 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 26279812


Formação acadêmica/titulação


2018
Especialização em andamento em Animais de Interesse a Saúde: Biologia Animal. (Carga Horária: 1720h).
Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP, CEFORSUS/SP, Brasil.
Título: Marcadores genéticos e sua contribuição para a reconstrução da história evolutiva e caracterização das espécies do gênero Euryoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae).
Orientador: Maria José de Jesus Silva.
Bolsista do(a): Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, SES-SP, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Filogenia do gênero Cryptonanus (Didelphimorphia: Didelphidae) baseada em sequências nucleotídicas nucleares.
Orientador: Ana Paula Carmignotto e Ana Claudia Lessinger.




Formação Complementar


2017 - 2017
Python para dados biológicos. (Carga horária: 16h).
Instituto de Química da Universidade de São Paulo, IQ (USP), Brasil.
2017 - 2017
Curso de Introdução à linguagem R hands-on. (Carga horária: 32h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Fundamentos Teóricos e Práticos da Sistemática Filogenética. (Carga horária: 40h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2016 - 2016
Método Lógico para Redação Científica. (Carga horária: 8h).
Instituto Butantan, IBU, Brasil.
2015 - 2015
Introdução a Sistemática Molecular. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Métodos em Biogeografia Histórica. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Zoologia, SBZ, Brasil.
2014 - 2014
A História Natural visitada pela Genética. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Genética, SBG, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Butantan, IBU, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Especialização, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvimento do Projeto "Marcadores genéticos e sua contribuição para a reconstrução da história evolutiva e caracterização das espécies do gênero Euryoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae)" sob orientação da Dra. Maria José de Jesus Silva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprimoranda Profissional, Carga horária: 40
Outras informações
Aprimoranda Profissional desenvolvendo o projeto "Marcadores genéticos e sua contribuição para a reconstrução da história evolutiva e caracterização das espécies do gênero Euryoryzomys (Rodentia: Sigmodontinae)" sob orientação da Dra. Maria José de J. Silva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Prestador Serviço Voluntário, Enquadramento Funcional: Prestador de Serviço Voluntário, Carga horária: 27
Outras informações
Prestadora de Serviço Voluntário no Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan sob supervisão da pesquisadora Dra. Maria José de J. Silva.

Atividades

11/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Ecologia e Evolução, .


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Treinamento Técnico Nível 3, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista no projeto "Padrões e Processos Evolutivos em Euryoryzomys (Rodentia, Sigmodontinae)" sob orientação da Dra. Maria José de Jesus Silva do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Treinamento Técnico Nível 1, Carga horária: 15
Outras informações
Bolsista do projeto "Padronização dos protocolos de extração, quantificação e diluição de DNA de amostras de tecido de diferentes espécies de marsupiais" sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Carmignotto da UFSCar campus Sorocaba


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do projeto "Avaliação de Estratégias de Extração de DNA para Estudos de Marcadores Moleculares em Didelphidae (Mammalia, Didelphimorphia)" sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Carmignotto da UFSCar campus Sorocaba


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitor disciplina Biologia dos Vertebrados, Carga horária: 6

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Aluno de Graduação, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Iniciação científica no projeto "Delimitação taxonômica e filogenia das espécies do gênero Cryptonanus (Didelphimorphia: Didelphidae)" baseada na análise de marcadores nucleares.


Instituto de Pesquisas Cananéia, IPEC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 48
Outras informações
Participou do projeto intitulado "Ecologia e Taxonomia de Pequenos Mamíferos na Ilha do Cardoso". Descrição: estudo do uso do habitat (seleção e preferência de diferentes tipos habitats em diferentes estratos arbóreos); utilização de técnicas de estudos com pequenos mamíferos; identificação de espécies de pequenos mamíferos não-voadores



Linhas de pesquisa


1.
Estudos citogenéticos e moleculares em espécies de pequenos mamíferos neotropicais.


Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Uma abordagem multidisciplinar para estudos de processos evolutivos e padrões biogeográficos em pequenos mamíferos e serpentes neotropicais.
Descrição: Estudos voltados para a caracterização da biodiversidade, distribuição das espécies, endemismos, ecologia, riscos ou ameaças de extinção, etc. são fundamentais para o conhecimento da história evolutiva da fauna e dos biomas, além de implantação de práticas para a conservação biológica. A caracterização da biodiversidade neotropical e a identificação dos mecanismos que moldaram a diversidade das linhagens em suas respectivas áreas de distribuição ainda necessitam de amplo investimento científico. Dados da literatura indicam que a história dos biomas neotropicais é complexa e que eventos geológicos do Neógeno e flutuações climáticas do Quaternário foram importantes na diversificação dos grupos. O presente projeto, empregando pequenos mamíferos e serpentes como grupos-modelos, possui três objetivos gerais principais: (I) caracterização da biodiversidade baseada em sistemática molecular, informações morfológicas e distribuição geográfica, que é o tema perpendicular de todos os subprojetos, e, no caso dos roedores, também informações cariotípicas; (II) análise do padrão evolutivo das diferentes linhagens, abrangendo a inferência dos processos associados, a partir de análises citogenéticas, filogenéticas, filogeográficas, e datação de diversificações; (III) inferência, a partir dos resultados obtidos somados a dados da literatura, da história das áreas ocupadas para maior compreensão dos padrões biogeográficos em escalas espaciais e temporais. Estas informações auxiliarão na inferência das datas de separação entre as linhagens e biomas da região neotropical, bem como os fatores responsáveis por tais processos. Os pequenos mamíferos e as serpentes, além de organismos-modelos apropriados para este tipo de estudo por ocuparem vários biomas neotropicais, desempenham papel importante do ponto de vista médico e de saúde pública, dado que podem ser vetores de vírus e são responsáveis por acidentes ofídicos, respectivamente. A presente proposta foi subdividida em nove subprojetos, cujos objetivos específicos estão descritos ao final da apresentação de cada um deles.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Sistemática de Pequenos Mamíferos das Formações Abertas da América do Sul: o caso do gênero Cryptonanus (Didelphimorphia: Didelphidae)
Descrição: Neste projeto, o gênero de marsupial Cryptonanus foi escolhido como táxon alvo dado que foi descrito recentemente e pouco se sabe a respeito de sua taxonomia, sistemática e filogeografia, especialmente no que diz respeito aos táxons que ocorrem no Brasil. Abrange cinco espécies distribuídas nas áreas abertas da Bolívia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil. Baseado no material examinado durante o meu doutoramento, registrei a presença de pelo menos três taxa pertencentes ao gênero Cryptonanus, incluindo espécimes provenientes do Estado de São Paulo, que não se encaixam na diagnose das espécies válidas atualmente. O inventário de novas áreas no Cerrado e na Caatinga, bem como o exame de um maior número de exemplares depositados em coleções científicas, incluindo análises morfológicas e moleculares, provavelmente modificará a diagnose e o presente arranjo taxonômico do gênero, além de fornecer informações essenciais a respeito da história natural, filogenia e biogeografia do mesmo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citogenética.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Sistemática Molecular.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
GUILARDI, M. D.; JAYAT, J. P. ; SILVA, M. J. J. . First cytogenetic report of Euryoryzomys legatus (Rodentia: Sigmodontinae). 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Workshop Open Science/Open Data: Challenges and Best Pratices in Scientific Data Management FAPESP. 2018. (Outra).

2.
Workshop Biodiversity and Biobank - FAPESP. 2017. (Outra).

3.
67ª Reunião Anual da SBPC. Filogenia do gênero Cryptonanus (Didelphimorphia: Didelphidae) baseada em sequências nucleotídicas nucleares. 2015. (Congresso).

4.
III Simpósio Zoologia Sistemática. 2015. (Simpósio).

5.
22º Congresso de Iniciação Científica e 7º Congresso de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. Avaliação de Estratégias de Extração de DNA para Estudos de Marcadores Moleculares em Didelphidae (Mammalia, Didelphimorphia). 2014. (Congresso).

6.
60º Congresso Brasileiro de Genética. Phylogenetics analysis of the genus Cryptonanus (Didelphimorphia:Didephidae) based on DNA nuclear sequences. 2014. (Congresso).

7.
XXX Congresso Brasileiro de Zoologia. Caracterização de três regiões do genoma nuclear em Cryptonanus (Didelphimorphia:Didelphidae) para obtenção de marcadores filogenéticos. 2014. (Congresso).

8.
XX Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Levantamento de Riqueza de Fauna de Insetos na Serrapilheira em Fragmentos de Mata da UFSCar - campus Sorocaba. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUILARDI, M. D.; BANCI, K. R. S. ; MARQUES, O. . Seminários do Laboratório de Ecologia e Evolução - Instituto Butantan. 2018. (Outro).

2.
PACHECO, M. L. A. F. ; GUILARDI, M. D. . Paleometry. 2014. (Outro).

3.
SOUTO, L. S. ; PACHECO, M. L. A. F. ; GUILARDI, M. D. ; BRITO, M. R. . VIII Semana da Biologia UFSCar - Sorocaba. 2014. (Outro).

4.
URSO-GUIMARAES, M. V. ; SOUTO, L. S. ; PACHECO, M. L. A. F. ; MATTOX, G. M. T. ; GUILARDI, M. D. ; SANTOS, R. V. . VII Semana da Biologia UFSCar - Sorocaba. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 22:11:54