Acácia Regina Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7314631728440435
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Possui mestrado em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História Social na UERJ FFP e graduação em História (Licenciatura) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), pelo projeto História da FFP/UERJ, com o subprojeto intitulado "As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar" no período de 2014/2016. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Acácia Regina Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, Acácia. R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP, UERJ%20-%20FFP, Brasil.
Título: Base Nacional Comum Curricular e o Ensino de História: Em foco o Ensino da História da África e dos afro-brasileiros,Orientador: .Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular; ensino de História; Lei 10.639/2013.
2011 - 2016
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP, UERJ%20-%20FFP, Brasil.
Título: A Condição Social do Negro no Pós-Abolição: As crônicas de Machado de Assis na Gazeta de Noticias (1888-1889).
Orientador: Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em História da Africa, do negro no Brasil Relações.... (Carga horária: 42h).
Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFET, Brasil.
2014 - 2014
História da África, Educação das Relações Étnico... (Carga horária: 80h).
CEAP-CENTRO DE APERF. PROFISSIONAL LTDA., CAP_FORN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação à Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação a docência pelo subprojeto "As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar", coordenado pela Professora Maria Aparecida da Silva Cabral



Outros Projetos


2014 - 2016
PIBID/Subprojeto História: As estratégias didáticas na aprendizagem do conhecimento histórico escolar
Descrição: Pretende-se nessa nova etapa do PIBID centrar nas estratégias didáticas elaboradas pelos professores, durante o processo de construção de suas aulas, com vistas a potencializar as práticas de leitura e escrita em ambientes impressos e virtuais em textos de natureza histórica, pois uma das principais queixas dos professores de História na atualidade é de que os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem do conhecimento histórico porque têm dificuldades na leitura e interpretação de textos...
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Acácia Regina Pereira - Integrante / Maria Aparecida da Silva Cabral - Coordenador / viviane Pinna - Integrante / rafael monteiro de Oliveira Cintra - Integrante / André Santos Fidélis - Integrante / Juliana Faria - Integrante / Phellipe Patrizi - Integrante / Fabiana Pimenta - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ciências Humanas.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, Acácia. R.2016 PEREIRA, Acácia. R.. Ensino de História, Diversidade Cultural e Lei 10.639/2003. Revista Arte de Educar, v. 2, p. 89-104, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Acácia. R.. Currículo de História na formação da identidade e memória. In: XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017, Brasilia. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017. v. XXIX.

2.
PEREIRA, Acácia. R.. Qual é a História a ser ensinada? Uma análise inicial do Componente Curricular História da Base Nacional Comum Curricular. In: Semana de História Política / Seminário Nacional de História: politica, cultura e sociedade, 2016, Rio de Janeiro. XI Semana de História Política: Relações de poder: crise, democracia e possibilidades / VIII Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2016. v. XI. p. 02-16.

3.
PEREIRA, Acácia. R.. Pensando outros caminhos: Diversidade Cultural e Ensino de História. In: XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014, Natal. XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. v. 4. p. 1-12.

4.
CABRAL, M. A. S. ; CORREA, H. D. ; CINTRA, R. M. O. ; PEREIRA, Acácia. R. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania.. In: XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014, Natal. XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. v. 4. p. 1-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, Acácia. R.. Pensando outros caminhos: Diversidade Cultural e Ensino de História. In: XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014, Natal. XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. v. 4. p. 1-1.

2.
CABRAL, M. A. S. ; CORREA, H. D. ; CINTRA, R. M. O. ; PEREIRA, Acácia. R. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania.. In: XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes, 2014, Natal. XI Seminário de Iniciação à Docência/ V Encontro Nacional das Licenciaturas/IV Encontro Nacional do PIBID: Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes. Natal: EDUFRN, 2014. v. 4. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, Acácia. R.. CURRÍCULO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E MEMÓRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PEREIRA, Acácia. R.. Tradição no Ensino de História: inovações presentes no primeiro documento de história da BNCC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, Acácia. R.. Pensando novos caminhos: Diversidade Cultural e Ensino de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
PEREIRA, Acácia. R.. Qual é a História a ser ensinada? Uma análise inicial ao componente curricular História da Base Nacional Comum Curricular. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
PEREIRA, Acácia. R.. Movimentos Feministas: Questões de Gênero e democratização da vida. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CABRAL, M. A. S. ; PEREIRA, Acácia. R. . Estratégias Didáticas no Ensino de História, Curriculo e Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
CABRAL, M. A. S. ; CORREA, H. D. ; CINTRA, R. M. O. ; PEREIRA, Acácia. R. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
PEREIRA, Acácia. R.. Pensando outros caminhos: Diversidade Cultural e Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CABRAL, M. A. S. ; PEREIRA, Acácia. R. . As Estratégias Didáticas no Ensino de História: Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem a partir dos olhares de professores e bolsistas de Iniciação à Docência em São Gonçalo, Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
25ª UERJ sem Muros.Estratégias Didáticas no Ensino de História, Curriculo e Formação de Professores. 2015. (Outra).

2.
14º Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.As Estratégias Didáticas no Ensino de História: Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem a partir dos olhares de professores e bolsistas de Iniciação à Docência em São Gonçalo, Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

3.
ANPUH RIO XVI Encontro Regional de História - Saberes e Práticas Cientificas. 2014. (Encontro).

4.
V Encontro Nacional de Licenciaturas.Pensando Novos Caminhos: Ensino de História e Diversidade. 2014. (Seminário).

5.
Encontro Universidade e Escola - Projeto saber escolar e formação docente na educaçãobásica - Subprojeto História. 2013. (Outra).

6.
III Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação. 2013. (Seminário).

7.
Encontro Internacional de Estudos Africanos da UFF. 2012. (Encontro).

8.
Seminario Educação Básica e Diversidade Étnico-Racial. 2012. (Seminário).

9.
Encontro Regional de Estudantes do Sudeste. 2011. (Encontro).

10.
XV Semana de História - História Fluminense. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, Acácia. R.; CARVALHO, A. C. M. ; LEONARDO, M. S. . II Seminário de Mulheres Negras do Coletivo Claudia Silva. 2016. (Outro).

2.
PEREIRA, Acácia. R.; CARVALHO, A. C. M. ; LEONARDO, M. S. . I Seminário de Mulheres Negras da UERJ FFP. 2014. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CABRAL, M. A. S. ; CORREA, H. D. ; CINTRA, R. M. O. ; PEREIRA, Acácia. R. . Ensino de História, Diversidade e Cidadania.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
PEREIRA, Acácia. R.. Pensando outros caminhos: Diversidade Cultural e Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CABRAL, M. A. S. ; PEREIRA, Acácia. R. . As Estratégias Didáticas no Ensino de História: Reflexões acerca dos desafios da aprendizagem a partir dos olhares de professores e bolsistas de Iniciação à Docência em São Gonçalo, Rio de Janeiro.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
PEREIRA, Acácia. R.. CURRÍCULO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E MEMÓRIA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
PEREIRA, Acácia. R.. Tradição no Ensino de História: inovações presentes no primeiro documento de história da BNCC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Faço parte do Coletivo de Mulheres Negras Claudia Silva, que luta contra o machismo e o racismo.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:19:39