Mariana Pereira da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0757257069716538
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Mestre em Políticas Públicas na Universidade Federal do ABC (UFABC) e bacharel em Políticas Públicas e em Ciências e Humanidades pela mesma universidade.Tem desenvolvido pesquisas na área de judicialização de políticas públicas educacionais, efeitos da judicialização nas políticas públicas e formas de atuação da Defensoria Pública no fenômeno em questão. Além disso,foi bolsista de Iniciação Científica do CNPq (2013-2014), atuou como estagiária na Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de São Paulo, na Coordenadoria de Planejamento e Avaliação (CPA) e acumula cinco anos de atuação em consultorias em organizações do campo social. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mariana Pereira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. P.;SILVA, MARIANA PEREIRA DA


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em POLÍTICAS PÚBLICAS.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: DEFENSORIA PÚBLICA NA JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: EFEITOS INSTITUCIONAIS E SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Vanessa Elias Oliveira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Defensoria Pública do Estado de São Paulo; judicialização de políticas públicas de educação i; vagas em creche.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2014
Graduação em Políticas Públicas.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Título: A Judicialização da política pública de educação infantil no município de São Paulo: A ocorrência do fenômeno em relação à problemática do déficit de vagas nas creches da cidade..
Orientador: Vanessa Elias de Oliveira.
2011 - 2014
Graduação em Ciências e Humanidades.
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2007 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Castro Alves, CCA, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Métodos Quantitativos em Ciências Sociais.. (Carga horária: 4h).
Serviço Social do Comércio - São Paulo, SESC-SP, Brasil.
2015 - 2015
Design Thinking. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
2015 - 2015
Amostragem e construção de banco de dados. (Carga horária: 4h).
Serviço Social do Comércio - São Paulo, SESC-SP, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em A CIDADE CONSTITUCIONAL E A CAPITAL DA REPÚBLICA. (Carga horária: 30h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20


Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado de São Paulo, SPG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


MOVE - Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social, MOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora - Muove Brasil

Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Efeitos do desenvolvimento institucional do Ministério Público na judicialização das políticas públicas de educação básica no Brasil
Descrição: O projeto objetiva estudar a relação entre evolução institucional do MP, a judicialização da educação e a influência em políticas educacionais. Para tal, apresentaremos um diagnóstico do quadro de institucionalização de órgãos e funções especializados do MP no controle externo de políticas públicas de educação básica, analisaremos as proposições de agendas de judicialização da educação centralmente definidas, e, por fim, estudaremos o impacto do desenvolvimento institucional em órgãos específicos do MP.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Efeitos da atuação do sistema de justiça no direito à educação infantil: um estudo da judicialização da política educacional em três estados brasileiros
Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos diretos e indiretos das medidas de exigibilidade coletiva do direito à educação infantil nas políticas educacionais em municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Ceará, visando a ampliação do seu atendimento e consequente redução das desigualdades, observando de que maneira as Ações Civis Públicas e os TACs têm alterado a gestão e o planejamento municipal. Para a realização da pesquisa adotar-se-á uma abordagem qualitativa, com enfoque em estudos de casos, a partir da escolha de municípios que tiveram ações coletivas representativas sobre a exigibilidade da educação infantil junto ao sistema de justiça..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
A Judicialização da Educação ? Uma análise comparada dos municípios de São Paulo e São Bernardo do Campo.
Descrição: O projeto em questão visa analisar o fenômeno da judicialização no município de São Bernardo do Campo - SP, observando os aspectos gerais de tal processo, as respostas da gestão pública municipal em relação as intervenções do Poder Judiciário, além de outros aspectos inerentes a judicialização. Após essa análise se fará uma comparação do município de São Bernardo com o município de São Paulo, observando se há semelhanças ou diferenças em relação ao fenômeno da judicialização e se tais efeitos se dão por características locais, por exemplo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
A Judicialização da Educação
Descrição: O projeto está focado em apurar o fenomêno das políticas públicas de educação, em especial aquelas relacionadas ao acesso à vagas em creches no município de São Paulo. Dentro dessa temática se estuda qual a influência da atuação da justiça no cumprimento da política pública,isto é, até que ponto a abertura de ações judiciais vindas dos responsáveis dos menores influenciam na formulação/resposta em forma de políticas públicas, as respostas dos gestores públicos a respeito da judicialização e por fim analisar esta nova relação ente justiça e Executivo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Memória dos Paladares
Descrição: O presente projeto abordou as relações de memória, levando em conta a formação da cultura alimentar e dos paladares típicos da região e o patrimônio cultural na cidade de Santo André, analisando os impactos da implantação da UFABC na região dos bairros Bangu, Parque das Nações e Bairro Santa Teresinha. Dentro dessa temática foi discutido a postura dos órgãos responsáveis do município de Santo André sobre a preservação do patrimônio cultural e do direito a memória dos munícipes da cidade, além da relações entre a antiga população, composta por moradores idosos , e dos estudantes que chegam à região para estudar na universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Organizações Públicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE2018 OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; SILVA, MARIANA PEREIRA DA ; MARCHETTI, VITOR . JUDICIÁRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DAS VAGAS EM CRECHES NA CIDADE DE SÃO PAULO. Educação & Sociedade (Impresso), v. 39, p. 652-670, 2018.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
XIMENES, S. B. ; OLIVEIRA, V. E. ; SILVA, M. P. . Judiciário e Políticas Públicas: A judicialização da educação infantil em São Paulo. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luiz. Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
XIMENES, S. B. ; OLIVEIRA, V. E. ; SILVA, M. P. . JUDICIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EFEITOS DA INTERAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE JUSTIÇA E A ADMINISTRAÇÃO. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED - 01 A 05 DE OUTUBRO DE 2017, 2017, São Luís. GT05 - Estado e Política Educacional, 2017.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, M. P.; FERRAZ JUNIOR, V. E. M. . A Judicialização da Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, M. P.; SCARABEL, G. ; SIMAO, A. Z. A. ; SANTOS, K. V. ; CAMPOS, G. . Das vilas operárias à Universidade: O direito à memória da cidade de Santo André. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, M. P.; SCARABEL, G. ; CAMPOS, G. ; SANTOS, K. V. ; SIMAO, A. Z. A. . UFABC X Bairro Santa Teresinha: Conflitos e Transformações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Orçamento por Resultados e Avaliação de Programas. 2014. (Seminário).

2.
Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas - ENEAP.A Judicialização da Educação. 2013. (Encontro).

3.
IV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.A judicialização da educação. 2013. (Simpósio).

4.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades - ANINTER-SH. Das vilas operárias à universidade: O direito à memória da cidade de Santo André. 2012. (Congresso).

5.
I Congresso Internacional Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanidades - ANINTER-SH. UFABC X Bairro Santa Teresinha: Conflitos e Transformações. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).. 2012. (Congresso).

6.
Simpósio de Pesquisa do Grande ABC.Das vilas operárias à universidade: O direito à memória da cidade de Santo André. 2012. (Simpósio).

7.
VI Jornap. 2012. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 18:31:53