Marcia Cristina de Almeida Corso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7216478628037513
  • Última atualização do currículo em 01/09/2018


Marcia Cristina de Almeida Corso, chamada artisticamente de Titina Corso é artista plástica e educadora híbrida, desenvolvendo pesquisa e projetos temáticos, com olhares especiais voltados ao contato com o período Barroco, transdisciplinar nas Artes e educação patrimonial. Mestranda pela Universidad Europea del Atlantico. Pós Graduada Latu Sensu em Metodologia no Ensino Superior, graduada em Pedagogia pela Faculdade Sumaré, graduada em Artes pelo Claretiano Centro Universitário. Realizou diversos cursos profissionalizantes na Sociedade Brasileira de belas Artes (RJ) e Parque Lage (RJ), tendo frequentado ainda a graduação da EBA-UFRJ e extensão artística na Universidade de Évora (Portugal). Atualmente é Professora especialista no Museu de Arte Sacra de São Paulo, exercendo atividade constante como Conservadora e Restauradora de Obras de Arte, especializada em Arte Sacra na execução e coordenação de diversos projetos do Patrimônio Público Nacional e coleções particulares, atuando também como restauradora e orientadora artística em seu próprio atelier. Na perspectiva acadêmica direciona sua experiência na área artística, com ênfase em Artes Visuais, atuando numa perspectiva de poéticas híbridas nas linguagens bi e tridimensional bem como nas intervenções urbanas. Observando a linha de pesquisa para a criatividade; transdisciplinaridade; TIC´s e também a educação especial. Direciona atualmente sua construção monográfica no mestrado em fragmentos ancorados na memória, sussurros que percebidos travam contatos com o sujeito e o aprendizado transdisciplinar. Encontra-se visualmente na internet pelo site www.titinacorso.com.br . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcia Cristina de Almeida Corso
Nome em citações bibliográficas
CORSO, M. C. A.;CORSO, T.

Endereço


Endereço Profissional
Museu de Arte Sacra de São paulo, Museu de Arte Sacra.
Avenida Tiradentes - até 799 - lado ímpar
Luz
01101010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 56275393
URL da Homepage: www.museuartesacra.org.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Máster en Educación.
Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
Título: Sussurros da Memória - Encontros com a Educação Patrimonial,Orientador: Dr. Antonio López.
Coorientador: Juan Escolá Riera.
Bolsista do(a): Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Tecnologia.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
2013 - 2014
Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior.
Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Título: Conceitos da Arte e da Transdiciplinaridade na Educação ? O processo criativo como mediação cultural do todo no todo dia..
Orientador: Profª Drª Maria Inês Santos.
2015 - 2016
Graduação em Artes.
Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT, Brasil.
Título: ABORDAGEM TRANSDICIPLINAR NA ARTE EDUCAÇÃO: PROCESSO CONSTRUTIVO DE UMA OBRA ARTÍSTICA, PARA COMPREENSÃO PATRIMONIAL..
Orientador: Profa Cristiane Regina Tozzo.
2007 - 2010
Graduação em Pedagogia.
Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Título: Farmville - O Jogo Virtual Gerando Temas para o Processo Transdisciplinar.
Orientador: Profª Drª Zilá Aparecida Peigo de Moura e Silva.
2008 - 2012
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Técnico Templo da Arte, CTTA, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Conservação de Escultura Madeira Dourada e Policromada. (Carga horária: 35h).
Academia Luso Italiana, FPLI, Portugal.
2013 - 2013
Verniz, Uma Questão de Aparência?. (Carga horária: 21h).
Centro Técnico Templo da Arte, CTTA, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Da Cor aos Pigmentos. (Carga horária: 40h).
Universidade de Évora, UE, Portugal.
1997 - 1998
História da Arte na Visão da Psicologia. (Carga horária: 144h).
Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM - SP, Brasil.
1996 - 1996
Restauração Patrimonial. (Carga horária: 80h).
Instituto Central de Restauro Italiano, ICRI, Itália.
1994 - 1995
Artes Plásticas. (Carga horária: 120h).
Parque Lage, PQ LAGE, Brasil.
1993 - 1993
Técnicas Artísticas. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira de belas Artes, SBBA, Brasil.
1993 - 1993
Escultura. (Carga horária: 140h).
Sociedade Brasileira de belas Artes, SBBA, Brasil.
1992 - 1992
Artes Plásticas. (Carga horária: 140h).
Sociedade Brasileira de belas Artes, SBBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador


Centro Técnico Templo da Arte, CTTA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como docente dos cursos de Conservação e restauração Técnicos e Pós-Graduação, nas áreas modulares das matérias Gesso, Madeira, Cerâmica, Porcelana, Douração e Policromia dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Temporário, Carga horária: 10
Outras informações
Atuando como docente dos cursos de Conservação e restauração, nas áreas modulares das matérias Gesso, Madeira, Cerâmica, Papel Marche, Douração e formas de Policromia dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX. Atuando também como orientadora em cursos livres nos segmentos da pintura à óleo, arílico, aquarela e desenho.


Academia de Letras e Artes Lusófona, ACLAL, Portugal.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Representante para o Brasil, Enquadramento Funcional: Membro Acadêmico, Carga horária: 5
Outras informações
Representante no Brasil para assuntos da ACLAL no objetivo de ampliar o intercâmbio cultural entre Brasil-Portugal.


Faculdade Sumaré, FACSUMARÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: Aluno Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno Pesquisador


Associação Profissional dos Poetas do Rio de Janeiro, APPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Membro da associação, Enquadramento Funcional: Poeta, Carga horária: 40
Outras informações
Uma de minhas poesias: Grito Dilacerante meu grito ! Sofrido... doído, doido, retumbante, rasgando o espaço, lavando-me a alma, lançando-me no espaço, finito... infinito... Num vôo secreto, sereno, ameno... dilacerando minha carne, plena... preenchendo minha essência, terrena.... intensa... entendendo o espírito, libertando a vida ! Titina Corso Set/2003


Academia de letras e Artes de Paranapuã, ALAP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Assessor Cultural, Enquadramento Funcional: Membro Acadêmico, Carga horária: 10
Outras informações
A Academia de Letras e Artes de Paranapuã, com sigla ALAP, é centro acadêmico de literários e artistas fundada por insulanos da Ilha do Governador, localizada no estado brasileiro do Rio de Janeiro, tendo sido fundada em 21 de setembro de 1989. Considerada de Utilidade Pública pela Lei nº 1644 de 27/12/19901 A Academia, também, está no twitter A ALAP desde 2003 vem realizando Intercâmbio Cultural com Portugal.


Museu de Arte Sacra de São paulo, MASSP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Terceirizado, Carga horária: 10
Outras informações
Atuando como docente dos cursos de Conservação e restauração, nas áreas modulares das matérias Gesso, Madeira, Cerâmica, Papel Marche, Douração e formas de Policromia dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX. Atuando também como orientadora em cursos livres nos segmentos da pintura à óleo, arílico, aquarela e desenho.


Oficina da Memória - Conservação e restauração, O&M - CR, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sócia Proprietária, Carga horária: 40
Outras informações
Atuando como Técnica especialista em Conservação e restauração, nas áreas das matérias Gesso, Madeira, Cerâmica, Papel Marche, Porcelana, Pintura de Cavalete, Douração e formas de Policromia dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX, XX. Atuando também como orientadora de estagiários da Conservação e Restauração.


Atman Atelier, ATMAN, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora e professora, Carga horária: 10
Outras informações
Atuando como diretora e professora nas ações artísticas e orientação de alunos em formação de artes visuais,bem como outras atuações artísticas.


Universidad Europea del Atlántico, Espanha.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 30
Outras informações
Pesquisa nas TICs de educação para prática transdisciplinar na sensibilização da memória patrimonial.


Fundação de Artes de Ouro Preto, FAOP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Docente para um minicurso de "Confecção de Olhos de Resina" , durante o XI Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauração séc. XXI da Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP de 11 a 15 de junho de 2018.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Sussurros da Memória
Descrição: Pesquisa transdisciplinar de contato virtual com multiplicadores e sensibilizadores na educação patrimonial.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcia Cristina de Almeida Corso - Coordenador.
2012 - 2014
Conceitos da Arte e da Transdiciplinaridade na Educação ? O processo criativo como mediação cultural do todo no todo dia.
Descrição: Este trabalho é fruto de um período de 3 anos de pesquisa no campo arte educativo, tem como objetivo amalgamar conceitos Transdisciplinares sob olhares Gestálticos, gerando instrumentos educativos que promovem pontes reflexivas para a criatividade profissional, dirigindo o foco para a posição mediadora. Foram consideradas as propostas TransD, o fazer artístico criativo sobre suportes diferenciados, gerando a mediação cultural do todo. Foram destacados os processos de criação em sua proposta de rede de conhecimento em seus níveis cognitivos. A pesquisa apresenta uma proposta de encontrar ferramentas facilitadoras na mediação, incentivando-se assim o aprendiz a ser investigativo, criativo, voltado para a experimentação de suas habilidades, para lidar consigo mesmo e com seu meio. Palavras-chave: Arte/Educação; Transdisciplinaridade; Gestalt; Mediação; Cultural..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
RELATÓRIO TÉCNICO DA RESTAURAÇÃO DE QUATRO IMAGENS SACRAS PERTENCENTES AO MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO MAJOR NOVAES De CRUZEIRO - SP
Descrição: O presente trabalho se propõe a documentar o desenvolvimento metodológico do processo de restauro realizado em quatro imagens sacras pertencentes ao acervo do Museu Histórico e Pedagógico Major Novaes, situado na Rua Dona Tita nº 48 ? Vila Cenevari, Cruzeiro ? São Paulo. Abrange uma pequena história da sua fundação, transformação da fazenda Bela Vista, seus proprietários e atual condição. Um pequeno histórico sobre o Vale do Paraíba é também abordado. Palavras-chave: Arte. Restauração. Iconografia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) .
Integrantes: Marcia Cristina de Almeida Corso - Coordenador / Rosa Maria de Campos Lopes - Integrante / Alan Cesar Rodrigues - Integrante / Ana Carolina Delgado Vieira - Integrante / Ana Cecília Vieira Ceron - Integrante / Camila Martins de Andrade - Integrante / Cintia Reginaldo Soares - Integrante / Claudeir Evangelista - Integrante / Eliane Lopes Sanches - Integrante / Helena Maria Horta Mangeon - Integrante / José Antonio Barbosa Filho - Integrante / Marcia de Souza Vasconcelos - Integrante / Maria de Fátima Sousa Fiordelisio - Integrante / Maria Gabriela de Camargo Maia Junqueira Spalding - Integrante / Maria Manuela Pinto Alves Vidigal - Integrante / Mariana Benatti - Integrante / Pedro Augusto Cardoso Júnior - Integrante / Rosimeire dos Santos - Integrante / Tatiana Zanelatto Domingues - Integrante / Thaïs Pelayo Ferreira Gonçalves - Integrante / Ulisses Monteiro Coli - Integrante / Luiza de Marilac Friaça - Integrante / Duane Paola Cardoso Motta - Integrante / Luciana Scussel d?Eça Neves - Integrante / Teresa Cristina Monteiro - Integrante.
2010 - 2010
?Farmville? ? O jogo virtual gerando temas no processo transdisciplinar
Descrição: Através de um aplicativo do FACEBOOK e de uma rede de amigos facilitadores e interativos, cuidou-se de fazendas virtuais, a vivência regional, barulhos típicos de seus animais, seus ganhos e suas perdas, o aprendizado do fazer e do ser em ambiente tecnológico que nos convida ao ambiente real, mesmo que ludicamente, auxiliando no processo educativo transdisciplinar. Trazendo em sua linguagem a construção constante, do aprender, do ser, do conviver, do conhecer, com possibilidades geradora de relacionamentos diversos e experimentos relacionados as diversas propostas do currículo escolar gerenciados pelo PCN. Um espaço educativo transdisciplinar, que colocando em questão a continuidade, significa colocar em questão a causalidade local e abrir assim uma temível caixa de Pandora. Ao pensar nesse espaço educativo, pensa-se no intermediário, na mediação do professor. Intermediário quer dizer ?mediação entre?, mediação distinta, mas relacionada e relacionante. Observando através da aplicação pedagógica do conhecimento COM BASE NA TECNOLOGIA, um provável encontro com ferramentas e auxiliares poderosas, que podem ser utilizadas para uma melhor forma de educar com bases transdisciplinares..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Marcia Cristina de Almeida Corso - Coordenador / Zilá Aparecida Peigo de Moura e Silva - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2018 - Atual
Rocas do Século XXI
Descrição: Imagens híbridas na construção de rocas na imaginária religiosa, materiais de reciclagem, impressão 3D em ABS, tecidos e encolagens orgânicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcia Cristina de Almeida Corso - Coordenador.


Outros Projetos


2014 - Atual
O Barroco como fonte transdisciplinar nos temas educativos
Descrição: Transitar pelo período barroco, estabelecendo contatos com este período através de fragmentos de memória, para esta viagem um avatar artístico é base para desenvolvimento desses contatos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Marcia Cristina de Almeida Corso - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Conservação e Restauração.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Acadêmica Assessora Cultural para o estado de São Paulo, Academia de Letras e Artes de Paranapuã.
2010
Medalha Cultural Maria da Fontinha, Museu Maria da Fontinha - Portugal.
2001
Medelha Ulysses Guimarães, Ordem dos Parlamentares do Brasil.
2000
Medalha de Ouro - Salon Internacional d´art contemporain - 3ème édition - ARTUEL Beirute 2000, ARTUEL - Beyrouth - Expos du Levant.
1996
MOÇAO MUNICIPAL pelos trabalhos frente à cultura, Câmara Municipal do RJ.
1996
Moção de Congratulações, Câmara Municipal do RJ.
1996
II prêmio LIONS de Cultura no Teatro Cap. Lemos Cunha ? RJ, Lions Club do Brasil.
1996
Riconoscenza e Ringraziamento per valore artistico dell´opera d´arte, OPERA ROMANA PELLEGRINAGGI - UCAI.
1996
Medalha de Prata internacional - Inauguração da Galeria do Museu de Roodepoort - África do Sul, Museu de Roodepoort.
1995
Medalha Honra ao Mérito Anna Amélia, Casa do Estudante do Brasil.
1994
I prêmio LIONS de Cultura na XX - Região ADM - RJ, Lions Club do Brasil.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos aceitos para publicação
1.
CORSO, M. C. A.. CONCEITOS DA ARTE E DA TRANSDICIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: O PROCESSO CRIATIVO COMO MEDIAÇÃO CULTURAL DO TODO NO TODO DIA. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
CORSO, T.. A Restauração de Imagens Ligeiras ? soluções de consolidação na imaginária mista em Cartapesta (Papelón), Madeira, Metal e Palha.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CORSO, T.. A Restauração de Imagens Ligeiras ? soluções de consolidação na imaginária mista em Cartapesta (Papelón), Madeira, Metal e Palha.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração - Interdisciplinaridade Museal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CORSO, M. C. A.. O PROCESSO CRIATIVO COMO MEDIAÇÃO CULTURAL DO TODO NO TODO DIA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CORSO, M. C. A.. Faculdade Sumaré ? Seminário : Como ensinar matemática através de brinquedos educativos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORSO, T.. Réplica da Imagem de Nossa Senhora Achiropita. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CORSO, M. C. A.. Restauradora de Quadros- Cultura Retrô 11/08/2011. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração na Imaginária de Gesso. 2014; Tema: Conservação e Restauração na Imaginária Sacra de Gesso. (Blog).

2.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração na Imaginária de Gesso. 2013; Tema: Conservação e Restauração na Imaginária Sacra de Gesso. (Blog).

3.
CORSO, M. C. A.. Pós Técnico Arte Sacra 2013. 2013; Tema: Conservação e Restauração de Imaginária Sacra de Madeira. (Blog).

4.
CORSO, M. C. A.. CONSERVAÇÃO e RESTAURAÇÃO CTTA 2013. 2013; Tema: Conservação e Restauração na Imaginária Sacra de Gesso. (Blog).

5.
CORSO, M. C. A.. Farmiville Feed - Professores. 2010; Tema: Professores: FarmVille gerando temas para o processo transdisciplinar - Aplicações para educação. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
CORSO, T.. Confecção de Olhos de Resina. 2018. .

2.
CORSO, T.. Conservação e Restauração em Madeira Avançada e sua Interdisciplinaridade. 2018. .

3.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da matéria Papel Mache, Papietagem em sua interdisciplinaridade Museal. 2017. .

4.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da Matéria Madeira em sua Interdisciplinaridade Museal. 2017. .

5.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da Matéria Gesso e sua Interdisciplinaridade Museal. 2016. .

6.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da Matéria Barro e sua Interdisciplinaridade Museal. 2016. .

7.
KRUCHIN, S. ; CORSO, T. . Restauro da Pintura palaciana no Tribunal de Justiça de São Paulo. 2015. (Manutenção de obra artística/Restauração).

8.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração da Matéria Porcelana. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o módulo de Conservação e Restauração em Porcelana).

9.
CORSO, M. C. A.. Reprodução e Reintegração do pano marmóreo da Igreja da Ordem Terceira - SP. 2014. (Manutenção de obra artística/Restauração).

10.
CORSO, M. C. A.. Restauro na Imaginária Sacra de Madeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração na Imaginária de Gesso. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
CORSO, M. C. A.. Métodos de Douração na Policromia de Obra Artística e Decorativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
CORSO, M. C. A.. Policromia Tradicional na Imaginária Brasileira. 2013. .

14.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração da Matéria Madeira. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o módulo de Conservação e REstauração em Madeira).

15.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração da Matéria Gesso. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o módulo de Conservação e Restauração).

16.
CORSO, M. C. A.; VIDIGAL, M. . Restauro da ecultura de Roca - São Ciro. 2013. (Manutenção de obra artística/Restauração).

17.
CORSO, M. C. A.. Desenvolvimento da Criatividade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

18.
CORSO, M. C. A.. Observando a Cor em suas aplicações. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo da Cor).

19.
CORSO, M. C. A.. Desenvolvimento de Dossiê Técnico - Restauro Museu Major Novaes. 2011. (Manutenção de obra artística/Outro).

20.
CORSO, M. C. A.. Restauro de Santo Antônio. 2010. (Manutenção de obra artística/Restauração).

21.
CORSO, T.; VIDIGAL, M. . Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento. 2009. (Manutenção de obra artística/Restauração).

22.
CORSO, M. C. A.. Desenvolvimento da Criatividade. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CORSO, T.. Bola de Terra. 2018. Intervenção Urbana.

2.
CORSO, T.. Cenário Sacro para a Paróquia Santíssima Trindade. 2017. Escultura.

3.
CORSO, T.. Olhar Digital 2016. 2016. Programação Visual.

4.
CORSO, M. C. A.. Call Miranda. 2014. Intervenção Urbana.

5.
CORSO, M. C. A.. Mônica Bumbá. 2013. Intervenção Urbana.

6.
CORSO, M. C. A.. Call Natur. 2012. Intervenção Urbana.

7.
CORSO, M. C. A.. Rinobarroco. 2011. Intervenção Urbana.

8.
CORSO, M. C. A.. XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira. 2011. Diversas.

9.
CORSO, M. C. A.. XI Intercâmbio Brasil-Itália / Jubileo 2000. 2000. Pintura.

10.
CORSO, M. C. A.. XI Intercâmbio Brasil-Itália / 96. 1996. Pintura.

11.
CORSO, M. C. A.. V Intercâmbio Cultural Brasil-África do Sul / 96. 1996. Pintura.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CORSO, M. C. A.. Jóia de Sampa. 2013 (Arte de Rua).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CORSO, M. C. A.; CORSO, T.. V Concurso Artístico Cultural - O Trabalhador Rural do Século XIX. 2010. Força Aérea Brasileira.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI - Desafios Contemporâneos.A Restauração de Imagens Ligeiras ? soluções de consolidação na imaginária mista em Cartapesta (Papelón), Madeira, Metal e Palha.. 2018. (Seminário).

2.
X Congresso Internacional do CEIB. 2016. (Congresso).

3.
Palestra - A Técnica do Sagrado Policromia e Douramento. 2013. (Outra).

4.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DA IMAGINÁRIA BRASILEIRA. 2013. (Congresso).

5.
II Seminário Estadual para a Preservação de bens Móveis e Integrados. 2012. (Seminário).

6.
VII Congresso Internacional do Centro de Estudos da Imaginária Brasileira. 2011. (Congresso).

7.
Seminário de Educação Especial ? ?Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e o Desafio da Inclusão?. 2010. (Seminário).

8.
VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire ? Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos da Pedagogia do Oprimido.. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORSO, M. C. A.. Construtores do Brasil. 2012. (Exposição).

2.
CORSO, M. C. A.. Pandora no MUBE. 2012. (Exposição).

3.
CORSO, M. C. A.. Demonstradora e Pesquisadora na Mega Artesanal. 2009. .

4.
CORSO, M. C. A.. I Encontro Special Olympics - Mogi das Cruzes. 2006. .

5.
CORSO, M. C. A.. Projeto Viva e Deixe Viver. 2006. (Outro).

6.
CORSO, M. C. A.. Palestrante convidada no I Encontro Acadêmico na Casa do Estudante do Brasil. 1995. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Vera Bibbe. Resinas Copolímeras para a Conservação e Restauração Patrimonial. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Conservação de Escultura Madeira Dourada e Policromada) - Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
OLIVEIRA, Maria Madalena Marques. Irmâ Dulce - Compreensão Construtiva das Imagens Ligeiras opara Restauração. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Curso Livre de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais) - Museu de Arte Sacra de São paulo. Orientador: Marcia Cristina de Almeida Corso.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
CORSO, M. C. A.. CONCEITOS DA ARTE E DA TRANSDICIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO: O PROCESSO CRIATIVO COMO MEDIAÇÃO CULTURAL DO TODO NO TODO DIA. Revista Acadêmica Eletrônica Sumaré, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
CORSO, M. C. A.. Faculdade Sumaré ? Seminário : Como ensinar matemática através de brinquedos educativos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração - Interdisciplinaridade Museal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CORSO, T.. A Restauração de Imagens Ligeiras ? soluções de consolidação na imaginária mista em Cartapesta (Papelón), Madeira, Metal e Palha.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CORSO, M. C. A.. Restauro na Imaginária Sacra de Madeira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração na Imaginária de Gesso. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
CORSO, M. C. A.. Desenvolvimento da Criatividade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CORSO, M. C. A.. Métodos de Douração na Policromia de Obra Artística e Decorativa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da Matéria Gesso e sua Interdisciplinaridade Museal. 2016. .

6.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da Matéria Barro e sua Interdisciplinaridade Museal. 2016. .

7.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da matéria Papel Mache, Papietagem em sua interdisciplinaridade Museal. 2017. .

8.
CORSO, T.. Conservação e Restauração da Matéria Madeira em sua Interdisciplinaridade Museal. 2017. .

9.
CORSO, M. C. A.. Policromia Tradicional na Imaginária Brasileira. 2013. .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração da Matéria Madeira. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o módulo de Conservação e REstauração em Madeira).

2.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração da Matéria Porcelana. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o módulo de Conservação e Restauração em Porcelana).

3.
CORSO, M. C. A.. Observando a Cor em suas aplicações. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Estudo da Cor).

4.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração da Matéria Gesso. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático para o módulo de Conservação e Restauração).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CORSO, M. C. A.. Construtores do Brasil. 2012. (Exposição).


Redes sociais, websites e blogs
1.
CORSO, M. C. A.. Farmiville Feed - Professores. 2010; Tema: Professores: FarmVille gerando temas para o processo transdisciplinar - Aplicações para educação. (Blog).

2.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração na Imaginária de Gesso. 2013; Tema: Conservação e Restauração na Imaginária Sacra de Gesso. (Blog).

3.
CORSO, M. C. A.. Pós Técnico Arte Sacra 2013. 2013; Tema: Conservação e Restauração de Imaginária Sacra de Madeira. (Blog).

4.
CORSO, M. C. A.. CONSERVAÇÃO e RESTAURAÇÃO CTTA 2013. 2013; Tema: Conservação e Restauração na Imaginária Sacra de Gesso. (Blog).

5.
CORSO, M. C. A.. Conservação e Restauração na Imaginária de Gesso. 2014; Tema: Conservação e Restauração na Imaginária Sacra de Gesso. (Blog).


Artes Visuais
1.
CORSO, M. C. A.. Rinobarroco. 2011. Intervenção Urbana.

1.
CORSO, M. C. A.. Call Miranda. 2014. Intervenção Urbana.

1.
CORSO, M. C. A.. Call Natur. 2012. Intervenção Urbana.

1.
CORSO, M. C. A.. XVI Circuito Internacional de Arte Brasileira. 2011. Diversas.

1.
CORSO, M. C. A.. Mônica Bumbá. 2013. Intervenção Urbana.

1.
CORSO, T.. Bola de Terra. 2018. Intervenção Urbana.



Outras informações relevantes


Sob o patrocínio da VARIG realiza exposição artística na Galeria do Vaticano Pallazzo Marescotti, de onde resulta uma de suas obras a ser inserida no acervo do Vaticano.
Sob o patrocínio da Duratex desenvolveu o projeto RINOBARROCO, visível em http://rinobarroco.blogspot.com.br/ 
Sob convite do Museu Nacional em Brasília desenvolveu a obra descrita no site http://duquedecaxiasgaleria.blogspot.com.br/
Sob o patrocínio da VIVO/Telefônica desenvolveu o projeto Call Natur visível em http://callnaturprojeto.blogspot.com.br/
Sob o patrocínio da VIVO/Telefônica desenvolveu o projeto Call Miranda visível em http://callmiranda.blogspot.com.br/
Sob o patrocínio da Maurício de Souza Produções desenvolveu o projeto Mônica Bumbá visível em http://monicabumba.blogspot.com.br/
Sob o patrocínio da Associação dos Atletas Profissionais desenvolve o projeto Bola de Terra disponível em http://boladeterra.blogspot.com.br



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 9:37:52