Fernando Roque Fernandes

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  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Doutorando em História Social da Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPHIST) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Desenvolve pesquisas relacionadas aos Movimentos Indígenas no Brasil, Educação Escolar Indígena na Amazônia Brasileira e Povos Indígenas e Ensino Superior no Amazonas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernando Roque Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, F. R.;FERNANDES, Fernando Roque


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em História Social da Amazônia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Movimentos Indígenas e Formação Superior no Estado do Amazonas,
Orientador: Mauro Cezar Coelho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ciência Política; Movimentos Sociais; Movimentos Indígenas no Brasil Contemporâneo; História Indígena e do Indigenismo; Protagonismo Indígena na História; Movimentos Indígenas e Educação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Ciências Políticas.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: História Indígena e do Indigenismo.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2013 - 2015
Mestrado em História Social.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: O Teatro da Guerra: Índios Principais na Conquista do Maranhão (1637 - 1667),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Almir Diniz de Carvalho Júnior.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: História Social da Amazônia; História da Amazônia Colonial; História Indígena e do Indigenismo; Protagonismo Indígena na História; Portugueses e Holandeses na Amazônia Colonial.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Amazônia Colonial.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História - Sociologia - Antropologia - Arqueologia - Filosofia - Teologia..
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2012
Graduação em Licenciatura em História.
Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Título: O cotidiano dos aldeamentos indígenas através da administração temporal do índio Principal (1655 - 1661).
Orientador: Elisangela Socorro Maciel Soares.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2003 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Prof. Euclídia Grana EHM Filha, EEPEGEHMF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/OJS. (Carga horária: 30h).
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
2017 - 2017
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2017 - 2017
Política Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2017 - 2017
Como Produzir um Curso a Distância. (Carga horária: 17h).
Portal Educação, PE, Brasil.
2014 - 2014
História Indígena e História Ambiental na América Portuguesa. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Alagoas, UFAL, Brasil.
2012 - 2012
Sociologia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Gestão da Qualidade. (Carga horária: 80h).
Cursos 24 horas, ABED, Brasil.
2011 - 2011
Word e Excel. (Carga horária: 40h).
Cursos 24 horas, ABED, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação - Mestrado, Carga horária: 20
Outras informações
Financiamento de Bolsa de Mestrado na Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Atividades

06/2016 - 06/2016
Outras atividades técnico-científicas , Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Atividade realizada
Consultor AdHoc - Revisor de Projeto de Pesquisa no Programa Ciência na Escola - PCE/FAS.

Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente A, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Curso de Formação de Professores Indígenas (FPI) no Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2018 - 10/2018
Ensino, Ação Saberes Indígenas na Escola, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: HISTÓRIA, CONCEITOS E ASPECTOS LINGUÍSTICOS - (CH 60hs
08/2018 - 09/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG, .

Cargo ou função
Membro Titular na Comissão Interdisciplinar para avaliação das inscrição de estudantes indígenas e quilombolas candidatos do Programa de Bolsa Permanência (PBP).
08/2018 - 08/2018
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ANTROPOLOGIA IV (CH - 60hs)
07/2018 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação Escolar Indígena - DEEI/FACED, .

Cargo ou função
Membro Titular da Comissão de Avaliação de Documentação de Candidatos Indígenas ao Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena do Curso de Formação de Professores Indígenas - FPI/DEEI/FACED.
06/2018 - 07/2018
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
OFICINA I - REPENSANDO O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS INDÍGENAS (CH - 60hs)
04/2018 - 04/2018
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS INDÍGENAS E INDIGENISTAS NO BRASIL (CH - 60hs)
01/2018 - 01/2018
Ensino, Especialização em Educação Escolar Indígena, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
SABERES TRADICIONAIS E A DESCOLONIZAÇÃO DOS SABERES ESCOLARES (CH - 30hs)
01/2018 - 01/2018
Ensino, Especialização em Educação Escolar Indígena, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
EDUCAÇÃO E ETNODESENVOLVIMENTO INDÍGENA ? AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE (CH - 30hs)
09/2017 - 09/2017
Ensino, Formação de Professores Indígenas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA GERAL DOS ÍNDIOS NO BRASIL (CH - 60hs)
07/2014 - 12/2014
Estágios , Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFAM., .

Estágio realizado
TEORIA DA HISTÓRIA (CH - 60hs).

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação - Doutorado, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Racias (NÚCLEO GERA).

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
Outras informações
Atou no Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador
Outras informações
Atou no Curso de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental

Atividades

08/2017 - 08/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Programa de Pós-Graduação em História.

Cargo ou função
Representante Discente no Colegiado do Programa de Pós-Graduação em História.
03/2018 - 03/2018
Ensino, Curso de Aperfeiçoamento em Relações Étnico-Raciais na Educação Básica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA (CH - 30hs)
04/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Programa de Pós-Graduação em História.

Cargo ou função
Representante Discente na Comissão de Bolsas de Financiamento à Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA.
04/2017 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, Programa de Pós-Graduação em História.

Cargo ou função
Membro de Comissão Especial, criada para a elaboração de Regimento para a Revista Estudos Amazônicos.
04/2017 - 04/2017
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Monitoria no Curso de Legislação da Educação Superior, ofertado pelo Programa de Formação Continuada da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG/UFPA.
06/2016 - 10/2016
Ensino, Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA (CH - 120hs)
05/2016 - 09/2016
Estágios , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, .

Estágio realizado
TEORIA DA HISTÓRIA DO BRASIL (60h).
07/2016 - 08/2016
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA MEDIEVAL - PARFOR (CH - 85hs)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Nível Doutorado)
Outras informações
Bolsista Demanda Social (DS) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Pará - UFPA


InfoEscola Serviços em Informática Ltda., INFOESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Redator na Área de História
Outras informações
Produção de Material Didático na Área de História para Portal Educacional


Centro Metropolitano de Ensino, CEMETRO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 25
Outras informações
Professor Titular das Disciplinas de História Geral, História do Brasil e História da Amazônia para estudantes do Ensino Médio.

Atividades

02/2013 - 02/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA GERAL
HISTÓRIA DO BRASIL
FILOSOFIA
02/2013 - 02/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
HISTÓRIA DO BRASIL
HISTÓRIA GERAL
FILOSOFIA

Centro Educacional Literatus, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 30
Outras informações
Professor de HIstória Geral e do Brasil para estudantes do Ensino Médio.

Atividades

06/2012 - 12/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
HISTÓRIA DO BRASIL
HISTÓRIA GERAL

Centro Educacional São Francisco, CESF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de História e Sociologia, Carga horária: 25

Atividades

02/2012 - 06/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
HISTÓRIA DO BRASIL
HISTÓRIA GERAL
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
02/2012 - 06/2012
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA GERAL
HISTÓRIA DO BRASIL

Programa Universidade para Todos, PROUNI/AM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Financiamento de Bolsa de Estudos para Formação em licenciatura em História


Centro Universitário do Norte, UNINORTE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista Integral pelo Programa Universidade Para Todos - PROUNI

Atividades

03/2012 - 06/2012
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Monitoria na Disciplina de História da Amazônia Colonial do Curso de Licenciatura em História.
03/2010 - 06/2010
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Ciências Humanas e Sociais.

Atividade realizada
Monitoria na Disciplina de Fundamentos Filosóficos do Curso de Licenciatura em História..

Fundação Bradesco, FB, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 20
Outras informações
Ministrar aulas da disciplina de História Geral e do Brasil no Curso Intensivo de História para Vestibulares, Processos Seletivos e Concursos Públicos.

Atividades

06/2018 - 07/2018
Ensino,

Disciplinas ministradas
HISTÓRIA GERAL E DO BRASIL (CH - 23hs)


Projetos de extensão


2018 - Atual
Saberes Indígenas na Escola - SIE
Descrição: Saberes Indígenas na Escola é uma ação que busca promover a formação continuada de professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nos anos iniciais da educação básica nas escolas indígenas; oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades da organização comunitária, do multilinguismo e da interculturalidade que fundamentam os projetos educativos nas comunidades indígenas; oferecer subsídios à elaboração de currículos, definição de metodologias e processos de avaliação que atendam às especificidades dos processos de letramento, numeramento e conhecimentos dos povos indígenas; fomentar pesquisas que resultem na elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em diversas linguagens, bilíngues e monolíngues, conforme a situação sociolinguística e de acordo com as especificidades da educação escolar indígena..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Fernando Roque Fernandes - Integrante / Washington Carlos da Silva Mendonça - Coordenador.


Outros Projetos


2012 - 2012
Leitura: Passaporte para o Conhecimento
Descrição: O objetivo do Projeto foi desenvolver, juntos aos estudantes da Educação Básica, uma reflexão sobre questões concernentes à diferentes possibilidades de leitura, considerando a produção de textos e seus contextos, assim como dos contextos de leitura dos mesmos. A ideia foi possibilitar a compreensão das possibilidades de construção e leituras de textos em contextos diferenciados, especialmente no que se refere a Amazônia. Nos utilizamos de diferentes tipos de representações sobre os modos de vida dos sujeitos amazônicos. Assim, consideramos diferentes histórias, mitos e lendas que conformam o imaginário dessa população, verificando as conexões entre mito e realidade no folclore da região..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2017 - 2018
Periódico: REVISTA ESTUDOS AMAZÔNICOS
2017 - Atual
Periódico: CANOA DO TEMPO (UFAM)


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DO CURSO DE DIREITO DA UFSM
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE CIÊNCIAS DO ESTADO - UFMG
2017 - Atual
Periódico: CANOA DO TEMPO (UFAM)
2018 - 2018
Periódico: Civitas (Porto Alegre)
2018 - 2018
Periódico: Revista Outrora


Revisor de projeto de fomento


2016 - 2016
Agência de fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Protagonismo Indígena na História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Indígena e do Indigenismo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Movimentos Indígenas no Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Escolar Indígena.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Amazônia Colonial.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FERNANDES, Fernando Roque2018 FERNANDES, Fernando Roque. CIDADANIZAÇÃO E ETNOGÊNESES NO BRASIL: APONTAMENTOS A UMA REFLEXÃO SOBRE AS EMERGÊNCIAS POLÍTICAS E SOCIAIS DOS POVOS INDÍGENAS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. ESTUDOS HISTÓRICOS, v. 31, p. 71-88, 2018.

2.
FERNANDES, Fernando Roque2018FERNANDES, Fernando Roque. PROTAGONISMO INDÍGENA NO TEMPO PRESENTE: ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. AMAZÔNIDA (UFAM), v. 3, p. 65-79, 2018.

3.
FERNANDES, Fernando Roque2017FERNANDES, Fernando Roque. LEGISLAÇÃO INDIGENISTA: CHEFES INDÍGENAS, ANTÔNIO VIEIRA E A LEI DE 09 DE ABRIL DE 1655 NO COTIDIANO DA AMAZÔNIA PORTUGUESA. ALBUQUERQUE: REVISTA DE HISTÓRIA, v. 9, p. 9-32, 2017.

4.
FERNANDES, Fernando Roque2017FERNANDES, Fernando Roque. ESTRATÉGIAS E TÁTICAS COLONIAIS: PRÁTICAS DE CONSUMO E AQUISIÇÃO DE PRESTÍGIO PELAS LIDERANÇAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA (SÉC. XVII). CANOA DO TEMPO (UFAM), v. 9, p. 99-113, 2017.

5.
FERNANDES, Fernando Roque2015 FERNANDES, Fernando Roque. De chefes tribais a índios principais: as representações sobre as lideranças indígenas no Estado do Maranhão na primeira metade do século XVII.. CANOA DO TEMPO (UFAM), v. 7/8, p. 150-172, 2015.

6.
FERNANDES, Fernando Roque2014FERNANDES, Fernando Roque. Afirmando diferenças: o papel do índio principal no cotidiano dos aldeamentos indígenas (1653-1673). Fronteiras do Tempo, v. 5, p. 211-222, 2014.

7.
FERNANDES, Fernando Roque2013FERNANDES, Fernando Roque. A Manutenção das Tradições: O papel do Índio Principal no processo de colonização da Amazônia (1640-1661). REVISTA ENBORNAL, v. 3, p. 3-25, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar . "Ame-o ou emancipe-o": contradições da emancipação nos discursos, práticas e representações dos/sobre os povos indígenas no Brasil (1970/1980). In: Wilma de Nazaré Baía Coelho; Mauro Cezar Coelho. (Org.). Debates interdisciplinares sobre diversidade e educação. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 12, p. 13-46.

2.
FERNANDES, Fernando Roque; MELLO, Beatriz da Silva . Protagonismo Indígena e a Nova História: reflexões para a pesquisa e o Ensino de História Indígena e do Indigenismo no Brasil Contemporâneo. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: gêneros e etnicidades. 1ed.União da Vitória/RJ: SobreOntens, 2018, v. 1, p. 53-61.

3.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS CONTEMPORÂNEOS: DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA A EVIDENCIAÇÃO DAS AGÊNCIAS INDÍGENAS NA ESCRITA DA NOVA HISTÓRIA INDÍGENA. In: Eduardo Gomes da Silva Filho. (Org.). História e Antropologia: conexões do tempo presente. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2018, v. 1, p. 45-67.

4.
FERNANDES, Fernando Roque. O que se quer do Ensino de História nas Escolas Indígenas?. In: Francivaldo Nunes; Wesley Kettle. (Org.). Desafios do Ensino de História e prática docente. 1ed.Pará de Minas/MG: VirtualBooks, 2018, v. 1, p. 136-140.

5.
BARARUA, M. V. V. ; VALE, R. A. L. ; COELHO, M. C. ; FERNANDES, Fernando Roque . Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Aldemir Farias da; SOARES, Nicelma Josenila Brito. (Org.). Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção escolar. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 59-76.

6.
NOVO, L. C. ; FERREIRA, M. R. ; COELHO, M. C. ; FERNANDES, Fernando Roque . Histórias em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia. In: COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Carlos Ademir Farias da; SOARES, Nicelma Josenila Brito. (Org.). Relações étnico-raciais para o Ensino Fundamental: projetos de intervenção Escolar (Coleção Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais). 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2017, v. , p. 77-100.

7.
FERNANDES, Fernando Roque. Considerações ao Ensino de História nas Escolas Indígenas. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria. (Org.). Jardim de Histórias: discussões e experiências em aprendizagem histórica. 1ed.União da Vitória: Laphis/Sobre Ontens, 2017, v. 1, p. 596-600.

8.
FERNANDES, Fernando Roque. DO EXTREMO ORIENTE AO NOVO MUNDO: CAMINHOS DA INTERCULTURALIDADE NA MISSIONAÇÃO JESUÍTA PORTUGUESA (SÉC. XVI E XVII). In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; NETO, José Maria. (Org.). Vários Orientes. 1ed.União da Vitória/RJ: Edições Sobre Ontens, 2017, v. 1, p. 153-162.

9.
FERNANDES, Fernando Roque. Querelas coloniais: devassas, desterros e relações de poder em torno da questão indígena no Grão-Pará (1646-1649). In: Amaury Oliveira Pio Junior e Eduardo Gomes da Silva Filho. (Org.). Uma viagem pela História da Amazônia. 1ed.Manaus: Premium, 2016, v. 1, p. 93-112.

10.
SILVA FILHO, E. G. ; FERNANDES, Fernando Roque . Uma questão de poder: líderes indígenas e missionários nos aldeamentos jesuítas do século XVII. In: Amaury Oliveira Pio Junior e Eduardo Gomes da Silva Filho. (Org.). Uma viagem pela História da Amazônia. 1ed.Manaus: Premium, 2016, v. 1, p. 55-74.

11.
FERNANDES, Fernando Roque. A reconstrução da Amazônia através das apropriações: uma breve análise acerca da coexistência de indígenas e missionários jesuítas na Amazônia Colonial no século XVII. In: Amaury Oliveira Pio Junior e Eduardo Gomes da Silva Filho. (Org.). História da Amazônia em doze olhares: novas contribuições. 1ed.Manaus: Mundo Novo, 2014, v. 1, p. 231-252.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Fernando Roque. Povos Indígenas no contexto de Ensino Superior: algumas considerações. In: VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, 2017, Belém/Pará. Relações Étnico-Raciais: Interlocução entre a Universidade e a Escola Básica. Belém/Pará, 2017. v. 1.

2.
NOVO, L. C. ; FERREIRA, M. R. ; COELHO, Mauro Cezar ; FERNANDES, Fernando Roque . O uso das Histórias em Quadrinhos na aprendizagem das relações étnico-raciais: uma proposta pedagógica. In: VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais, 2017, Belém/Pará. Relações Étnico-Raciais: Interlocução entre a Universidade e a Escola Básica. Belém/Pará, 2017. v. 1.

3.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL: O CARÁTER ÉTNICO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. In: XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2017, Brasília/DF. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017. v. 1. p. 1-10.

4.
FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar . Integração e Emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80. In: II Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos, 2017, Belém/PA. Anais do II Seminário Internacional América Latina: política e conflitos contemporâneos. Belém/PA: NAEA, 2017. v. 9. p. 4379-4392.

5.
FERNANDES, Fernando Roque. Alguns apontamentos sobre Políticas Indígenas e Indigenistas no Estado do Maranhão na primeira metade do século XVII.. In: I Colóquio Internacional de História da UFAM e III Seminário de Pós-Graduação em História da UFAM, 2016, Manaus/AM. Fazer História: interpretar fontes, colocar questões e sugerir respostas., 2016. v. 1. p. 96-106.

6.
FERNANDES, Fernando Roque. Discutindo relações e representações: jesuítas e índios principais nos aldeamentos no Norte (séc. XVII). In: VI Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador/BA. Mundos Coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador/BA: Editora da Universidade da Bahia - EDUNEB, 2016. v. 1. p. 625-627.

7.
FERNANDES, Fernando Roque. Aspectos da invasão holandesa no Estado do Maranhão pela Capitania Real do Ceará (1637-1640).. In: II Simpósio de História em Estudos Amazônicos., 2015, Belém/Pará. Estado, culturas políticas & militares.. Belém: Açaí, 2015. v. 4. p. 25-41.

8.
FERNANDES, Fernando Roque. Considerando outros agentes: o protagonismo indígena no processo de construção da Amazônia Portuguesa no século XVII. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceió/AL. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (Século XVI ao XIX). Maceió/AL: Editora da Universidade Federal de Alagoas - EDUFAL, 2014. v. 1. p. 456-462.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Fernando Roque. Educação Escolar Indígena na Amazônia Ocidental: comparativos geopolíticos de um processo histórico em curso no Estado do Amazonas. In: Seminário Histórias da Amazônia Ocidental - SHAO, 2018, Manaus. Seminário Histórias da Amazônia Ocidental - SHAO - Caderno de Resumos. Brasil: Even3, 2018. v. 1. p. 102-106.

2.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL: O CARÁTER ÉTNICO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. In: XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2017, Brasília/DF. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília: ANPUH, 2017. v. 1. p. 1218-1219.

3.
FERNANDES, Fernando Roque. Discutindo relações e representações: missionários jesuítas e índios principais nos aldeamentos do Norte (séc. XVII). In: VI Encontro Internacional de História Colonial, 2016, Salvador/BA. Mundos coloniais comparados: poder, fronteiras e identidades. Salvador/BA: EDUNEB, 2016. v. 1. p. 43-44.

4.
FERNANDES, Fernando Roque. Considerando outros agentes: o protagonismo indígena no processo de construção da Amazônia Portuguesa no século XVII.. In: 5º Encontro Internacional de História Colonial, 2014, Maceió/Alagoas. Cultura, Escravidão e Poder na Expansão Ultramarina (séc. XVI ao XIX).. Maceió/Alagoas.: EDUFAL, 2014. v. 1. p. 89-89.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, Fernando Roque. Protagonismo Indígena no tempo presente: aspectos da Educação Escolar Indígena na Amazônia Brasileira. In: XVII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e I Encontro Pan-Amazônico de Educação, 2018, Manaus/AM. Educação, Política e Ciência na Pan-Amazônia. Manaus/AM: PPGE, 2018. v. 1. p. 24-24.

2.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE AFIRMAÇÃO, PROTAGONISMO E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. In: I Simpósio Online de História e Historiografia, 2017, Online. Memória e resistência: grupos étnicos e história. Ribeirão: Capibaribe, 2017. v. 1. p. 52-53.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDES, Fernando Roque; URIBE, Mauricio Alejandro Diaz . MOVIMENTOS INDÍGENAS LATINO-AMERICANOS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: REFLEXÕES COMPARATIVAS SOBRE PROCESSOS DECOLONIAIS NO BRASIL E NA COLÔMBIA. Revista Tellus (UCDB), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, Fernando Roque. PROTAGONISMO INDÍGENA NO TEMPO PRESENTE: ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FERNANDES, Fernando Roque; MELLO, Beatriz da Silva . PROTAGONISMO INDÍGENA E A NOVA HISTÓRIA: REFLEXÕES PARA A PESQUISA E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERNANDES, Fernando Roque. POLÍTICAS INDÍGENAS E INDIGENISTAS NA HISTÓRIA DO BRASIL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SILVA FILHO, E. G. ; FERNANDES, Fernando Roque . Nova História Indígena: protagonismo, resistência e autodeterminação nas agências indígenas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FERNANDES, Fernando Roque; SILVA FILHO, E. G. . Povos Indígenas e Regime Civil-Militar no Brasil: agências indígenas na luta pela autodeterminação e reconhecimento da diversidade e da diferença. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FERNANDES, Fernando Roque. Educação Escolar Indígena na Amazônia Ocidental: comparativos geopolíticos de um processo histórico em curso no Estado do Amazonas (1980-2015). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERNANDES, Fernando Roque. Povos Indígenas no contexto de Ensino Superior: algumas considerações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FERNANDES, Fernando Roque. Considerações ao Ensino de História nas Escolas Indígenas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERNANDES, Fernando Roque. O QUE SE QUER DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERNANDES, Fernando Roque. Políticas Indígenas e Indigenistas nas fronteiras coloniais: lideranças indígenas e holandeses no delta amazônico (nuances da capitania do Grão-Pará no século XVII). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERNANDES, Fernando Roque. POR UMA GEOGRAFIA DAS AÇÕES: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DE CONFLITOS E ALIANÇAS NA CONFORMAÇÃO DAS FRONTEIRAS SOCIAIS NO VALE AMAZÔNICO ATRAVÉS DA CARTOGRAFIA COLONIAL (SÉCULO XVII). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS NO BRASIL: O CARÁTER ÉTNICO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FERNANDES, Fernando Roque. DO EXTREMO ORIENTE AO NOVO MUNDO: CAMINHOS DA INTERCULTURALIDADE NA MISSIONAÇÃO JESUÍTA PORTUGUESA (SÉC. XVI E XVII). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FERNANDES, Fernando Roque. MOVIMENTOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE AFIRMAÇÃO, PROTAGONISMO E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
FERNANDES, Fernando Roque. Experiências do ofício de historiador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar . Integração e Emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FERNANDES, Fernando Roque. Movimentos Indígenas e educação para a cidadania: apontamentos para uma reflexão sobre a agência indígena no Regime Militar e a produção de suas representações. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FERNANDES, Fernando Roque. As mãos e os pés da Amazônia: apontamentos para uma reflexão sobre o trabalho indígena no período colonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FERNANDES, Fernando Roque. Discutindo relações e representações: missionários jesuítas e índios principais nos aldeamentos do Norte (séc. XVII).. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
FERNANDES, Fernando Roque. Alguns apontamentos sobre políticas indígenas e indigenistas no Estado do Maranhão na primeira metade do século XVII. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FERNANDES, Fernando Roque. Aspectos da invasão holandesa no Estado do Maranhão pela Capitania Real do Ceará (1637-1640).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FERNANDES, Fernando Roque. Considerando outros agentes: o protagonismo indígena no processo de construção da Amazônia portuguesa no século XVII.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
FERNANDES, Fernando Roque. Construindo identidades: as lideranças indígenas coloniais na Amazônia portuguesa (1641-1661).. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FERNANDES, Fernando Roque. POVOS INDÍGENAS E O ESPAÇO UNIVERSITÁRIO: ALTERNATIVAS AO PROTAGONISMO INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. Revista Educação e Emancipação, 2018 (Artigo submetido à periódico eletrônico).

2.
COELHO, Mauro Cezar ; FERNANDES, Fernando Roque . A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA REGIÃO NORTE: ENSAIO SOBRE O PROTAGONISMO INDÍGENA. Palmas/Tocantins: Universidade Federal do Tocantis, 2017 (Capítulo de Livro).

3.
FERNANDES, Fernando Roque; COELHO, Mauro Cezar . NOS IMPASSES DA INTEGRAÇÃO: REPRESENTAÇÕES E AGÊNCIAS SOCIAIS ACERCA DA TUTELA E EMANCIPAÇÃO DOS ÍNDIOS NO CONTEXTO DO REGIME CIVIL-MILITAR NO BRASIL. Parintins/Amazonas: Universidade do Estado do Amazonas, 2017 (Capítulo de Livro).

4.
COELHO, Mauro Cezar ; FERNANDES, Fernando Roque ; SALDANHA, Rafael da Silva . AS DIRETRIZES EDUCACIONAIS E OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA: ALGUMAS REFLEXÕES. Belém/Pará: Universidade Federal do Pará - EDUFPA, 2017 (Capítulo de Livro).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo Avaliado para a Civitas - Revista de Ciências Sociais - ISSN 1984-7289. 2018.

2.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo Avaliado para a Revista Eletrônica Outrora - ISSN XXXX-XXXX. 2018.

3.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo Avaliado para a Revista Eletrônica Canoa do Tempo - ISSN 2594-8148. 2018.

4.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo Avaliado para a Revice - Revista de Ciências do Estado - ISSN 2525-8036. 2018.

5.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo avaliado para a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (Santa Maria) - ISSN 1981-3694. 2018.

6.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo Avaliado para a Revista Eletrônica História Hoje - ISSN 1806-3993. 2018.

7.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo avaliado para a Revista Humanidades em Diálogo (RHD) - ISSN 1982-6931. 2017.

8.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo avaliado para a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (Santa Maria) - ISSN 1981-3694. 2017.

9.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo avaliado para a Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (Santa Maria) - ISSN 1981-3694. 2017.

10.
FERNANDES, Fernando Roque. Artigo Avaliado para a Revista Eletrônica Canoa do Tempo - ISSN 2594-8148. 2017.

11.
FERNANDES, Fernando Roque. Projeto de Pesquisa avaliado para a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, Fernando Roque; COSTA, Manuela Areias . Diálogos entre o passado e o presente: escravidão, quilombola e indígena. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
COELHO, Mauro Cezar ; FERNANDES, Fernando Roque ; BICHARA, Taissa Cordeiro ; SILVA, Jefferson Pleres Ribeiro e . Sobre Movimentos Indígenas esobre Ensino de História: agências sociais, representações e livros didáticos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
Mário Bueno Ribeiro ; Reyth da Cunha Ribeiro ; FERNANDES, Fernando Roque ; Bruno Miranda Braga ; Rhaisa Christie Graziella de Souza Laranjeira . Os 500 anos da Reforma e os Caminhos da Reforma na Amazônia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, Fernando Roque. Conjuração Carioca. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

2.
FERNANDES, Fernando Roque. Crise do Sistema Colonial. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

3.
FERNANDES, Fernando Roque. Revolução Cearense (1914). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

4.
FERNANDES, Fernando Roque. Tratado de Ayacucho (1867). 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

5.
COELHO, Mauro Cezar ; FERNANDES, Fernando Roque ; Rafael da Silva Saldanha . LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2017. .

6.
FERNANDES, Fernando Roque. Ciclo da Borracha. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

7.
FERNANDES, Fernando Roque. Diretório dos Índios. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

8.
FERNANDES, Fernando Roque. Missões Jesuíticas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

9.
FERNANDES, Fernando Roque. Tratado de Madri (1750). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

10.
FERNANDES, Fernando Roque. Invasões holandesas no Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

11.
FERNANDES, Fernando Roque. Abertura dos Portos (1808). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

12.
FERNANDES, Fernando Roque. Conselho Ultramarino. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

13.
FERNANDES, Fernando Roque. Corrida do Ouro no Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

14.
FERNANDES, Fernando Roque. Revolução do Porto (1820). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

15.
FERNANDES, Fernando Roque. Donatários das Capitanias. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

16.
FERNANDES, Fernando Roque. Bandeirantes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

17.
FERNANDES, Fernando Roque. Drogas do Sertão. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

18.
FERNANDES, Fernando Roque. França Antártica. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

19.
FERNANDES, Fernando Roque. França Equinocial. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

20.
FERNANDES, Fernando Roque. Invasões Francesas no Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

21.
FERNANDES, Fernando Roque. Tratado de Santo Ildefonso (1777). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

22.
FERNANDES, Fernando Roque. Bombardeio de Manaus (1910). 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

23.
FERNANDES, Fernando Roque. Invasões Inglesas no Brasil. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

24.
FERNANDES, Fernando Roque. Capão da Traição. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

25.
FERNANDES, Fernando Roque. Guerra de Cabo Frio. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

26.
FERNANDES, Fernando Roque. Batalha dos Guararapes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

27.
FERNANDES, Fernando Roque. Movimento dos Caifazes. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

28.
FERNANDES, Fernando Roque. Guerra contra Artigas. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

29.
FERNANDES, Fernando Roque. Casa da Câmara e Cadeia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

30.
FERNANDES, Fernando Roque. Casa-Grande. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).

31.
BARARUA, M. V. V. ; VALE, R. A. L. ; COELHO, M. C. ; FERNANDES, Fernando Roque . Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino/aprendizagem. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Intervenção Escolar).

32.
NOVO, L. C. ; FERREIRA, M. R. ; COELHO, M. C. ; FERNANDES, Fernando Roque . História em quadrinhos na escola: diversidade e personagens na Amazônia. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Intervenção Escolar).

33.
FERNANDES, Fernando Roque. QUEM DESCOBRIU O BRASIL?. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BELTRÃO, Jane Felipe; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Fernando Roque. Participação em banca de Alessandra Catarini de M. B. e Thiago Fabrício L. B.. Circuito de (des) construção de identidades nacionais: projeto de intervenção com estudantes do Ensino Fundamental 6º ano ao 9º ano.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará.

2.
BELTRÃO, Jane Felipe; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Fernando Roque. Participação em banca de Bruna Safira Araújo Costa e Élida de Sousa Peres. Tecidos africanos na escola. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará.

3.
BELTRÃO, Jane Felipe; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Fernando Roque. Participação em banca de Elbia C. de Souza; Michelly Dayane S. N.; Priscila S. Paixão. Na trilha das relações raciais no Abacatal: o desafio da Lei Nº 10.639/03. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará.

4.
BELTRÃO, Jane Felipe; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Fernando Roque. Participação em banca de Jane da Cruz Paula Neves e Maria Domingas Matos Monteiro. A questão étnico-racial e vivências pedagógicas: tecendo novos olhares. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará.

5.
BELTRÃO, Jane Felipe; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Fernando Roque. Participação em banca de Marcelo Augusto Vilaça de Lima. Formação Continuada e Prática Docente: reflexões e ações na questão das relações étnico-raciais nas escolas da USE 01. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará.

6.
BELTRÃO, Jane Felipe; COELHO, Mauro Cezar; FERNANDES, Fernando Roque. Participação em banca de Odaleia Barros de Queiroz e Patrícia de F. G. M. de Oliveira. Memórias e saberes em terra de quilombos: a narrativa como suporte didático nas discussões sobre identidade. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, Jonise Nunes; FERNANDES, Fernando Roque; VIEIRA, Alva Rosa Lana. BANCA DE SELEÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. 2018. Universidade Federal do Amazonas.

2.
SOUZA, Adriana Brito de; SILVA, Raimundo Nonato Pereira da; FERNANDES, Fernando Roque; COSTA, Rayane Pacheco da. COMISSÃO INTERDISCIPLINAR PARA AVALIAÇÃO DE CANDIDATOS APTOS A INCLUSÃO NO PROGRAMA BOLSA PERMANÊNCIA (PBP). 2018. Universidade Federal do Amazonas.

3.
BORGES, Heloísa da Silva; SANTOS, Rita Floramar Fernandes dos; FERNANDES, Fernando Roque; SANTOS, Jonise Nunes. COMISSÃO DE ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO REFERENTE AOS CANDIDATOS DO PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PEDAGOGIA/UFAM: EDITAL Nº 069/2018 PARFOR/UFAM. 2018. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.PROTAGONISMO INDÍGENA E A NOVA HISTÓRIA: REFLEXÕES PARA A PESQUISA E O ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA E DO INDIGENISMO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. 2018. (Simpósio).

2.
I Encontro Estadual de História da Anpuh-RR e X Semana de História da UFRR.Dimensões do Protagonismo Indígena Contemporâneo: resistências e agências no cenário político brasileiro da segunda metade do século XX. 2018. (Encontro).

3.
II Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental. 2018. (Simpósio).

4.
I Seminário Interdisciplinar do Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena de São Gabriel da Cachoeira.Políticas Indígenas e Indigenistas na História do Brasil. 2018. (Seminário).

5.
IV Encontro Estadual de História: Ensino de História no Amazonas, democracia e desigualdades.Povos Indígenas e Regime Civil-Militar no Brasil: agências indígenas na luta pela autodeterminação e reconhecimento da diversidade e da diferença. 2018. (Encontro).

6.
Seminário Histórias da Amazônia Ocidental - SHAO.Educação Escolar Indígena na Amazônia Ocidental: comparativos geopolíticos de um processo histórico em curso no Estado do Amazonas. 2018. (Seminário).

7.
V Encontro Regional Norte de História da Mídia. 2018. (Encontro).

8.
XVII Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e I Encontro Pan-Amazônico de Educação.PROTAGONISMO INDÍGENA NO TEMPO PRESENTE: ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. 2018. (Seminário).

9.
I Antropologia em Ação.Minicurso: "Amazônias em debates". 2017. (Encontro).

10.
I Encontro de Geografia Cultural e Humanista da Amazônia.Por uma Geografia das Ações: apontamentos para uma análise de conflitos e alianças na conformação das fronteiras sociais no vale amazônico através da Cartografia Colonial (século XVII). 2017. (Encontro).

11.
III Jornada de História do Trabalho na Amazônia.Movimentos Indígenas e educação para a cidadania: apontamentos para uma reflexão sobre a agência indígena no Regime Militar e a produção de suas representações. 2017. (Simpósio).

12.
III Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Considerações ao Ensino de História nas Escolas Indígenas. 2017. (Simpósio).

13.
II Seminário Internacional América Latina: políticas e conflitos contemporâneos.Integração e Emancipação: apontamentos para uma reflexão sobre o protagonismo indígena nos anos 70 e 80. 2017. (Seminário).

14.
I Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental.DO EXTREMO ORIENTE AO NOVO MUNDO: CAMINHOS DA INTERCULTURALIDADE NA MISSIONAÇÃO JESUÍTA PORTUGUESA (SÉC. XVI E XVII). 2017. (Simpósio).

15.
I Simpósio Militares, Poder e Sociedade na Amazônia.Políticas Indígenas e Indigenistas nas fronteiras coloniais: lideranças indígenas e holandeses no delta amazônico (nuances da capitania do Grão-Pará no século XVII). 2017. (Seminário).

16.
I Simpósio On Line de Ensino de História.O QUE SE QUER DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS INDÍGENAS?. 2017. (Simpósio).

17.
I Simpósio Online de História e Historiografia.MOVIMENTOS INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIAS DE AFIRMAÇÃO, PROTAGONISMO E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS. 2017. (Simpósio).

18.
Seminário Educar com Liberdade: currículo da Educação Básica e Educação para a Diferença. 2017. (Seminário).

19.
VIII Seminário Nacional e X Seminário Regional sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais.Povos Indígenas no contexto de Ensino Superior: algumas considerações. 2017. (Seminário).

20.
XVI Semana de História da Uninorte.Os 500 anos da Reforma e os caminhos da Reforma na Amazônia (Mesa redonda). 2017. (Outra).

21.
XXIX Simpósio Nacional de História da ANPUH.Movimentos Indígenas no Brasil: o caráter étnico dos movimentos sociais da segunda metade do século XX. 2017. (Simpósio).

22.
III Seminário de Pós Graduação e I Colóquio Internacional de Pesquisa em História da Ufam.Alguns apontamentos sobre políticas indígenas e indigenistas no Estado do Maranhão na primeira metade do século XVII.. 2016. (Encontro).

23.
V Encontro de História & Arquivos: APEP 115 anos na Belém 400 anos. 2016. (Encontro).

24.
VI Encontro Internacional de História Colonial.Discutindo relações e representações: missionários jesuítas e índios principais nos aldeamentos do Norte (séc. XVII).. 2016. (Encontro).

25.
7ª Olimpíada Nacional em Historia do Brasil. Coordenação de Equipes. 2015. (Olimpíada).

26.
II Simpósio de História em Estudos Amazônicos..Aspectos da invasão holandesa no Estado do Maranhão pela Capitania Real do Ceará (1637-1640).. 2015. (Simpósio).

27.
6ª Olimpíada Nacional em Historia do Brasil. Coordenação de Equipes. 2014. (Olimpíada).

28.
II Encontro Estadual de História do Amazonas..Construindo identidades: as lideranças indígenas coloniais na Amazônia portuguesa (1641-1661).. 2014. (Encontro).

29.
V Encontro Internacional de História Colonial - EIHC 2014.Considerando outros agentes: o protagonismo indígena no processo de construção da Amazônia Portuguesa no século XVII.. 2014. (Encontro).

30.
5ª Olimpíada Nacional em Historia do Brasil. Coordenação de Equipes. 2013. (Olimpíada).

31.
IV Simpósio Turismo e História: Museu e Cultura Indígena no Amazonas. 2012. (Simpósio).

32.
I Simpósio sobre Povos Indígenas. 2010. (Simpósio).

33.
VII Semana da Consciência Negra. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDES, Fernando Roque; VIEIRA, Alva Rosa Lana . II Seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular - BNCC para o Ensino Médio. 2018. (Outro).

2.
SANTOS, Jonise Nunes ; OLIVEIRA, Sanderson Castro Soares de ; ALVES, Ana Carolina Ferreira ; FERNANDES, Fernando Roque . IV Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais - IV SEALLIN. 2018. (Outro).

3.
SILVA FILHO, E. G. ; FERNANDES, Fernando Roque . IV Encontro Estadual de História da Anpuh-AM: Ensino de História no Amazonas, democracia e desigualdades. 2018. (Outro).

4.
FERNANDES, Fernando Roque; SILVA FILHO, E. G. . I Encontro Estadual de História da Anpuh-RR: Desigualdades, violência e relações de poder na História. 2018. (Outro).

5.
FERNANDES, Fernando Roque. I Seminário Interdisciplinar do Curso de Especialização em Educação Escolar Indígena de São Gabriel da Cachoeira. 2018. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriano Craveiro de Oliveira e Daniely Santiago Teixeira. Para uma educação étnico-racial: a desconstrução de discursos e práticas através de audiovisuais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

2.
Leonardo Castro Novo e Marcus dos Reis Ferreira. História em Quadrinhos: diversidade e personagens na Amazônia.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

3.
Denis Felhipe Souza Melo e Elizete Souza Melo. Formação continuada de Professores não-indígenas para uma educação intercultural em escolas indígenas.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

4.
Marcus Vinicius Valente Bararuá e Radanés Aurélio Lima Vale. Os Povos Indígenas como agentes históricos no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

5.
Wagner de C. Batista, Manoel R. Pantoja e Sônia M. P. B. C.. A valorização das relações Étnico-Raciais no ambiente escolar: estratégias pedagógicas para promoção da cultura Afro-brasileira.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

6.
Ewerton Henrique Lopes Pinto e Luiz Felipe Pristes da Costa. A problematização dos moldes de estética: uma proposta de abordagem histórica, para a ressignificação dos padrões de beleza referenciados a partir da estética eurocêntrica.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

7.
Maria Eunice Monteiro Marinho e Diego Raimundo O. do Carmo. Cultura juvenil e diversidade: uma ação no combate ao preconceito.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

8.
Belucia Pereira de Souza Costa. Imagens da Cultura Negra: Uma Exposição fotográfica na Escola.. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

9.
Brenda Arine Santos Sales e Carlos Alessandro P. dos Santos. O uso de textos literários no ensino das relações étnico-raciais. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

10.
Lohana Carneiro da Costa e Luan Barbosa da Silva. O rótulo negativo: uso de apelidos pejorativos como reprodução e manutenção de preconceito e da discriminação. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.

11.
Danilo Gustavo Silveira Asp. Educação Patrimonial para a valorização da diversidade: [re] conhecendo a história e a cultura local (comunidade Cocal, Tracuateua - Pará). 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em relações étnico-raciais para o Ensino Fundamenta) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Fernando Roque Fernandes.




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