Arthur Leonardo Costa Novo

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  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


Doutorando em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS/UFRN), vinculado à linha de pesquisa Gênero, Sexualidade, Corpo e Saúde. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidade (GCS/UFRN) nas áreas de estudos de gênero, sexualidades, parentesco e educação. Tem experiência com EaD, organização de eventos acadêmicos e atividades de pesquisa e extensão em escolas de educação básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur Leonardo Costa Novo
Nome em citações bibliográficas
NOVO, L. C.;NOVO, Arthur L.;NOVO, A. L.;COSTA NOVO, Arthur.;COSTA NOVO, A.;COSTA NOVO, A. L.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Antropologia Social.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Famílias em transição: uma etnografia das relações de parentesco de pessoas transexuais,
Orientador: Carlos Guilherme Octaviano do Valle.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: transgeneridade; transexualidade; parentesco; família; gênero.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de gênero.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2013 - 2015
Mestrado em Antropologia Social.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O armário na escola: regimes de visibilidade de professoras lésbicas e gays,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Miriam Pillar Grossi.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: homossexualidade; educação; sexualidades.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2006 - 2010
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo.
Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, FESC, Brasil.
Título: Liberdade Particular - Tribos Urbanas em Florianópolis.
Orientador: Regina Zandomênico.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em Práticas para a formatação de textos acadêmicos: trabalhando com as normas. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Ciclo de Mesas Redondas sobre Violências, Gênero e Diversidades. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
4º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em A Teoria Queer frente aos debates pós-coloniais e a virada decolonial. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Cinema e Teoria Queer. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Orientador, Carga horária: 7
Outras informações
Orientador de TCC do Curso EaD Gênero e Diversidade na Escola, realizado pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) pelo programa Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista e auxiliar técnico do Projeto de Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM do Governo Federal. Projeto executado pelo Instituto de Estudos de Gênero - IEG da UFSC.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisador do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), vinculado ao Departamento de Antropologia e ao Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário-docente, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Estágio-docência realizado na disciplina de Antropologia Social II do curso de graduação em Serviço Social, sob orientação da Profª. Drª. Miriam Pillar Grossi, com professores visitantes Drª. Arianna Sala, Drª. Catarina Rea e Dr. Felipe Bruno Martins Fernandes.

Atividades

3/2013 - 8/2015
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, .


Associação Brasileira de Antropologia, ABA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuação como monitor da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, entre 3 e 6 de agosto de 2014.

Atividades

8/2014 - 8/2014
Outras atividades técnico-científicas , 29ª Reunião Brasileira de Antropologia, 29ª Reunião Brasileira de Antropologia.

Atividade realizada
Monitoria da 29ª Reunião Brasileira de Antropologia.

Grupo RBS, RBS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Repórter do Jornal Hora de Santa Catarina.


Instituto Contato, IC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Dtcom+Fabrico, DTCOM+FABRICO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Parentesco, família, gênero e sexualidade

Objetivo: Teorias antropológicas sobre o parentesco. Sistemas de parentesco e sócio-cosmologia. Socialidade e sociabilidade. Abordagens antropológicas do gênero e da sexualidade e suas interfaces com outros marcadores sociais da diferença. Antropologia feminista e sua contribuição para o campo antropológico..
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: antropologia; sexualidades; gênero; família.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil
Descrição: Os objetivos do projeto são: a) Analisar as redações e artigos pré-selecionados em todas as edições do Prêmio buscando identificar temas recorrentes, em cada ano e ao longo de todo o concurso, e a presença de especificidades decorrentes do contexto local/regional, assim como, identificar os conceitos predominantes de gênero, raça/etnia, orientação sexual e articulação de gênero com outras categorias relevantes, tais como raça, classe etc.; b) Identificar perfil das/os estudantes de ensino médio em termos de gênero, cor, idade, orientação sexual, tipo de escola por dependência administrativa (municipal, estadual, federal ou privada), localização geográfica e outros critérios; c)Mapear a trajetória dos/as alunos/as premiados por Estado (estudantes de ensino médio, graduação e mestrado) por meio de consulta à currículo lattes e por meio de pesquisa eletrônica em redes sociais, contatos por e-mail e telefônicos e, se possível presencial, para averiguar o que fazem estas/es estudantes atualmente e se houve aprofundamento e continuidade de pesquisas sobre o tema; d)Investigar a inserção do projeto no Projeto Politico Pedagógico da escola e a abrangência do mesmo em termos de percentual de alunos/as e professores/as envolvidos, tempo de implementação do projeto e metodologia empregada na construção do projeto, assim como outros fatores que possam ter influenciado a participação no concurso como cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em gênero (como o GDE ? Gênero e Diversidade na Escola) e/ou ativismo político em movimentos sociais; e)Identificar o perfil da escola em termos de dependência administrativa nas esferas pública e privada e localização geográfica no município e no Estado. f) Realizar uma pesquisa qualitativa in loco com uma amostra de 2 ou 3 escolas por região das escolas premiadas na categoria ?Escola Promotora da Igualdade?, observando especialmente, se elas continuam implementando o projeto pedagógico no campo dos estudos de gênero e entrevistando professoras/es que tenham especial destaque no desenvolvimento de atividades pela Igualdade de Gênero e, se for o caso, o acompanhamento de alunos/as vencedoras. g) Entrevistar presencialmente, durante a visita in loco, representantes na esfera municipal e estadual dos Organismos de Políticas para as Mulheres nos Municípios em que estão situadas as escolas premiados na categoria Promotoras da Igualdade de Gênero para conhecer as políticas locais que podem (ou não) influenciar o bom desempenho de algumas escolas no concurso. h) Realizar um levantamento quantitativo dos ganhadores de prêmios em todas as categorias, construindo diferentes gráficos por região, estado, nível de premiação, gênero dos vencedores, etc. em vista de uma análise mais sociológica dos dados já disponíveis no site da SPM. A análise das diferenças regionais será feita por consultoras/es do projeto, pesquisadores/as vivendo nas cinco regiões do Brasil...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Arthur Leonardo Costa Novo - Integrante / miriam pillar grossi - Coordenador / Jefferson Virgilio - Integrante / Bruna Klöppel - Integrante / mareli graupe - Integrante / Virginia Nunes - Integrante / Carmem Vera Ramos - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Feminismo, ciências e educação: relações de poder e transmissão de conhecimento

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Miriam Pillar Grossi em 10/10/2016.
Descrição: Este projeto visa dar continuidade e articular teóricamente pesquisas realizadas por pesquisadoras/es vinculados ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), sediado na UFSC em torno das temáticas de gênero, feminismo, ciências, educação e sexualidade. Tem como objetivos: a) estudar o lugar das mulheres no campo cientifico contemporâneo e em particular, estudar as relações de gênero e o lugar das mulheres em alguns espaços de produção de conhecimento científicos acadêmicos; b) refletir sobre a forma como a produção contemporânea feminista tem sido incorporada (ou não) nos espaços de transmissão de conhecimento e formação de professores e jovens, que é o espaço do ensino e da educação. O projeto tem como eixo analítico a analise critica feminista da ciência que entende toda produção de conhecimento como ?situada? e permeada por relações de poder, muitas vezes invisibilizadas nos discursos hegemônicos que legitimam instituições, tradições teóricas e indivíduos no interior de um campo de produção teórica. A pesquisa será realizada através de etnografia de laboratórios e rituais acadêmicos, entrevistas, investigação documental em arquivos institucionais e bibliotecas especializadas, observação participante de eventos significativos para as áreas disciplinares estudadas que se constituem enquanto importantes espaços rituais de consagração e legitimação acadêmica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (12) .
Integrantes: Arthur Leonardo Costa Novo - Integrante / miriam pillar grossi - Coordenador / arianna sala - Integrante / Anahi Guedes de Mello - Integrante / Jefferson Virgilio - Integrante / Felipe Bruno Fernandes - Integrante / Isadora Vier Machado - Integrante / Simone Avila - Integrante / Julia Godinho - Integrante / Bruno Cordeiro - Integrante / Angela Medeiros - Integrante / Caterina Rea - Integrante / Izabela Liz Schlindwein - Integrante / Bruna Klöppel - Integrante / Kathilça Lopes - Integrante / Nattany Rodrigues - Integrante / Camila Laurindo - Integrante / Jimena Massa - Integrante / Anna Carolina H. Amorim - Integrante / Mareli Eliane Graupe - Integrante / Crishna Correa - Integrante / Mauricio Gomes - Integrante / Vinicius Kauê Ferreira - Integrante / Melissa Barbieri de Oliveira - Integrante / Virginia Nunes - Integrante / Sophia Caroline de Jesus - Integrante / letícia barreto - Integrante / marcos sardá - Integrante / jainara oliveira - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina
Descrição: Este projeto de pesquisa, a ser realizado no âmbito do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes PRONEM-FAPESC-CNPq visa a estudar como questões de gênero e sexualidade tem sido incorporadas pelas políticas públicas educacionais no Estado de Santa Catarina. Para o desenvolvimento deste projeto, serão articulados os campos teóricos da Antropologia, Educação, Psicologia e dos Estudos de Gênero visando a contribuir para a discussão e construção de políticas públicas educacionais, que objetivam a promoção da igualdade, da equidade e do respeito à diversidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2007 - Atual
Papo Sério - Discussões sobre Gênero, Homofobia e Prevenção com jovens do entorno da Universidade Federal de Santa Catarina
Descrição: Projeto de extensão e pesquisa que tem como objetivo problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunos e alunas de escolas públicas de Florianópolis. O projeto está centrado em oficinas temáticas, em torno de questões de gênero e sexualidade, elaboradas a partir dos eixos de pesquisas realizadas no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS). Em sua primeira edição (agosto-dezembro 2007) estudantes de escolas publicas participaram como ouvintes do Seminário Nacional ?Homofobia, Identidades e Cidadania LGBT? e foram realizados 3 ciclos de quatro oficinas em escolas localizadas na região da UFSC. Em sua segunda edição (abril-dezembro 2009), foram realizadas ciclos de três oficinas em 4 escolas da Grande Florianópolis, atingindo aproximadamente 400 estudantes da rede publica de ensino e realizado o I Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia na Escola. Participam do Projeto Papo Sério doutorand@s, mestrando@s e estudantes de graduação da UFSC. Em sua terceira edição (janeiro a dezembro 2010), o Projeto Papo Sério prevê realização da II Edição do Concurso de Cartazes e a continuidade das atividades de oficinas em um numero maior de escolas da Grande Florianópolis. O projeto tem permitido não apenas a formação continuada de estudantes, como de educadoras, em temáticas ligadas à diversidade sexual e na luta contra preconceitos, assim como ter sido campo de desenvolvimento de pesquisas sobre as tematicas do amor, da sexualidade e da violências...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Arthur Leonardo Costa Novo - Integrante / miriam pillar grossi - Coordenador / arianna sala - Integrante / Rozeli Maria Porto - Integrante / Felipe Bruno Fernandes - Integrante / Gicele Sucupira Fernandes - Integrante / Anelise Froés da Silva - Integrante / Rayani Mariano - Integrante / Fatima Weiss de Jesus - Integrante / Claudia Nichnig - Integrante / Patricia Rosalba Costa - Integrante / Vinicius Ferreira - Integrante / Paula Pinhal de Carlos - Integrante / Raruilquer Oliveira - Integrante / Rosa Blanca Cedillo - Integrante / Nayara Piloni - Integrante / Camila Bianca dos Reis - Integrante / Eduardo Frigério - Integrante / Giovanna Triñanes - Integrante / Carolina Gorski - Integrante / Isadora Vier Machado - Integrante / Simone Avila - Integrante / Heloisa Regina Souza - Integrante / Claudio Leite Leandro - Integrante / Fernanda Azevedo Moraes - Integrante / Ana Paula Boscatti - Integrante / Bianca DO NASCIMENTO - Integrante / Tiago Borges MACHADO - Integrante / Douglas Barreto PEDRO - Integrante / Charles Fernandes Constantino - Integrante / Walace Henrique Mendes Ferreira - Integrante / Julia Godinho - Integrante / Bruno Cordeiro - Integrante / Angela Medeiros - Integrante / Caterina Rea - Integrante / Izabela Liz Schlindwein - Integrante / Bruna Klöppel - Integrante / Kathilça Lopes - Integrante / Nattany Rodrigues - Integrante / Camila Laurindo - Integrante / Laura Martendal - Integrante / Jimena Massa - Integrante / Marisa Naspolini - Integrante / Helena Monaco - Integrante / Emilia Dutra - Integrante / Natan Schmidt Kremer - Integrante / Aline Nascimento dos Santos - Integrante / Clara Alves - Integrante / Nauana Antonelo - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: REVISTA EQUATORIAL - REVISTA DOS ALUNOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANT


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista Café com Sociologia
2016 - Atual
Periódico: Cadernos de Gênero e Diversidade


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia feminista.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Estudos de gênero.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Melhor índice de aproveitamento na graduação em Jornalismo, Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA NOVO, A. L.2017COSTA NOVO, A. L.; VALENTE, T. . Diálogos sobre gênero e sexualidades com estudantes da educação básica. REVISTA CAFÉ COM SOCIOLOGIA, v. 6, p. 260-281, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA NOVO, A. L.; GHIORZI, A. (Org.) ; DUTRA, E. (Org.) ; GROSSI, M. P. (Org.) ; NASPOLINI, M. (Org.) ; NEDEL, R. (Org.) ; JESUS, S. C. (Org.) ; NOGUEIRA, P. (Org.) . Revista Papo Sério. 1. ed. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. v. 1. 32p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA NOVO, A. L.. Respeito é bom e transparece. In: Miriam Pillar Grossi. (Org.). Revista Papo Sério. 1ed.Florianópolis: Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, 2016, v. , p. 22-22.

2.
COSTA NOVO, A. L.. Nosso último papo sério. In: Miriam Pillar Grossi. (Org.). Revista Papo Sério. 1ed.Florianópolis: Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, 2016, v. , p. 2-2.

3.
JESUS, S. C. ; COSTA NOVO, A. L. . Pessoas trans na escola. In: Miriam Pillar Grossi. (Org.). Revista Papo Sério. 1ed.Florianópolis: Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades, 2016, v. , p. 15-16.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NOVO, L. C.. Pescadores de Florianópolis mantêm viva a arte de confeccionar tarrafas. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 15 ago. 2012.

2.
NOVO, L. C.. Pescadores artesanais catarinenses estão diante de uma das safras de tainhas mais baixa dos últimos seis anos. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 12 jul. 2012.

3.
NOVO, L. C.. Acidentes de moto matam mais do que carro e atropelamentos. Diário Catarinense, Santa Catarina, 26 jun. 2012.

4.
NOVO, L. C.. Fatura da água está mais alta? Saiba como descobrir de onde vem o problema. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 18 jun. 2012.

5.
NOVO, L. C.. Moradores da Vila União, no Norte da Ilha, recebem contas de água astronômicas. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 14 jun. 2012.

6.
NOVO, L. C.. Primeira linha de ônibus que corta o Maciço do Morro da Cruz é inaugurada em Florianópolis. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 27 abr. 2012.

7.
NOVO, L. C.. Cida sustenta 10 filhos com o que tira do lixo, em São José, na Grande Florianópolis. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 20 abr. 2012.

8.
NOVO, L. C.. Cães treinados são armas da polícia catarinense contra o crime. Diário Catarinense, Santa Catarina, 19 abr. 2012.

9.
NOVO, L. C.. Ciclofaixa da SC-401, no Norte da Ilha, é perigo para os ciclistas. Jornal Hora de Santa Catarina, Santa Catarina, 06 abr. 2012.

10.
NOVO, L. C.. Devotos de São Miguel Arcanjo aguardam pelo retorno de imagem à igreja em Biguaçu. Diário Catarinense, Santa Catarina, 28 fev. 2012.

11.
NOVO, L. C.. Adolescente reencontra a criança que salvou de afogamento em Florianópolis. Diário Catarinense, Santa Catarina, 24 jan. 2012.

12.
NOVO, L. C.. Cover de Amy Winehouse brilha na sua estreia nos palcos, em Florianópolis. Diário Catarinense, Santa Catarina, 26 nov. 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA NOVO, A. L.. ?Mães pela diversidade?: as políticas da parentalidade em um grupo ativista de mães e pais de pessoas LGBT. In: 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

2.
COSTA NOVO, A. L.; VALENTE, T. . Desconstruir tabus e preconceitos para construir a (com)vivência com as diferenças: um relato de experiência sobre diálogos de gênero e diversidade em um projeto de extensão no IFPR de IRATI-PR. In: 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais do XI Seminário Internacional Fazendo Gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

3.
NOVO, L. C.. Professores/as gays e lésbicas na educação básica: narrativas de experiência sob um olhar antropológico. In: VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da ABEH, 2014, Rio Grande/RS. Anais do VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura: Práticas, pedagogias e políticas públicas, realizado em Rio Grande/RS, 2014, 2014.

4.
NOVO, L. C.. Profesores gays y profesoras lesbianas en la educacion básica: narrativas de experiencias bajo una interpretacion antropologica. In: V Coloquio Internacional Interdisciplinario: Educación, Sexualidades y Relaciones de Género. Investigaciones, experiencias y relatos, 2014, Mendoza/Argentina. Actas del V Coloquio Internacional Interdisciplinario: Educación, Sexualidades y Relaciones de Género. Mendoza/Argentina: Universidad de Cuyo, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA NOVO, A. L.. 'Mães pela Diversidade': as políticas da parentalidade em um grupo ativista de mães e pais de pessoas LGBT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
VALENTE, T. ; COSTA NOVO, Arthur. . Desconstruir tabus e preconceitos para construir a (com)vivência com as diferenças: um relato de experiência sobre diálogos de gênero e diversidade em um projeto de extensão no IFPR de IRATI-PR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA NOVO, Arthur.. Um nome para chamar de ?eu?: continuidade e transformação em processos de renomeação de pessoas transexuais entre relações de parentesco e de amizade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
COSTA NOVO, Arthur.. Ativismos, emoções e resistências na luta por direito à humanidade de travestis e transexuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA NOVO, Arthur.. Sexualidade e saúde na experiência de homens trans. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA NOVO, Arthur.. A linguagem das emoções no ativismo de travestis, transexuais e suas famílias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA NOVO, A. L.; REGO, F. C. V. . 'Transicionar' a família: A manutenção de relações parentais entre homens trans e seus familiares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
COSTA NOVO, A. L.. Homofobia, Racismo e Gênero em Contextos Escolares. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA NOVO, A. L.; MELLO, A. G. ; BARRETO, J. R. R. . Conexões Transversais - A Antropologia e as Antropologias: teorias nativas e o fazer antropológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA NOVO, A. L.; SANTOS, L. G. N. . Pessoas trans na escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA NOVO, A. L.; FURLANI, J. . As diversidades no ambiente escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
NOVO, L. C.. Professores/as gays e lésbicas na educação básica: narrativas de experiência sob um olhar antropológico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NOVO, L. C.. Profesores gays y profesoras lesbianas en la educación básica: narrativas de experiencias bajo una interpretación antropologica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSTA NOVO, A. L.. Parecer de artigo científico - 765 - Revista Café com Sociologia.. 2017.

2.
COSTA NOVO, Arthur.. Parecer de artigo científico - 802 - Revista Café com Sociologia. 2017.

3.
COSTA NOVO, A. L.. Parecer de artigo científico - 16852 - Revista Cadernos de Gênero e Sexualidade. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA NOVO, Arthur.; REGO, F. C. V. ; OLIVEIRA, T. M. ; DIOGENES, C. ; FREIRE, L. ; LIMA, L. ; FILHO, P. ; FACUNDO, A. . Revista Equatorial. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
COSTA NOVO, A. L.. Introdução à Etnografia. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA NOVO, A. L.; MELLO, A. G. ; VIRGILIO, J. . Howard Becker e a Antropologia: apropriações antropológicas de uma teoria sociológica. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SALA, A. ; COSTA NOVO, A. L. . Gênero e Diversidade Sexual. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
COSTA NOVO, A. L.. Falando de homo-lesbo-transfobia na escola. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
NOVO, L. C.. Cartilha Chega de Violência - Combate a práticas sexistas, homolesbotransfóbicas, racistas xenofóbicas e capacitistas nos trotes universitários. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha informativa).

7.
SALA, A. ; LONGHINI, Geni ; PEREIRA, Bruno ; KREMMER, Natan Schimitz ; GROSSI, M. P. ; NOVO, Arthur L. . Materiais de apoio ao trabalho sobre sexualidades em sala de aula. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha didática).

8.
COSTA NOVO, A. L.; SANTOS, L. G. N. ; JESUS, S. C. ; KREMER, N. S. . NigsZine ? Trans-Lesbo-Bifobia na Parada da Diversidade. 2014. (Panfleto informativo).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
COSTA NOVO, A. L.; GOMES, M. C. . Liberdade Particular: Tribos Urbanas em Florianópolis/SC. 2010. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
AMORIM, A. C. H.; CIELLO, F.; COSTA NOVO, A. L.. Participação em banca de Mayara Luana dos Santos Ferreira. Profissionais discriminados: um estudo sobre professores do gênero masculino. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

2.
COSTA NOVO, A. L.; AMORIM, A. C. H.; CIELLO, F.. Participação em banca de Ricardo de Souza Waick. A utilização do nome social nos estabelecimentos de ensino por estudantes transgêneros menores de idade sem a necessidade do consentimento dos pais ou responsáveis. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

3.
COSTA NOVO, A. L.; AMORIM, A. C. H.; CIELLO, F.. Participação em banca de Rosana da Silva Cuba. Os projetos de futuro de jovens estudantes e o casamento. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

4.
HERRERA, K.; SIMAO, M.; SEVERO, F. S.; COSTA NOVO, A. L.. Participação em banca de Thaysa Zubek Valente. Desconstruir tabus e preconceitos para construir a (com)vivência com as diferenças: um relato de experiência sobre diálogos de gênero e diversidade em um projeto de extensão no IFPR de Irati-PR. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA NOVO, A. L.; SCHWADE, E.; Lopes, Paulo V. L.. Participação em banca de Suzanne Freire Pereira.As portas abertas do armário: refletindo a diversidade sexual no Colégio Estadual Atheneu Norte-Riograndense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18th IUAES World Congress. 2018. (Congresso).

2.
Aula aberta: Globalização da saúde e pobreza: doenças crônicas, HIV e diabetes. 2018. (Outra).

3.
Aula Inaugural do PPGAS UFRN: Profa. Isabelle Gobatto [Universidade de Bourdeaux/FR]: A construção do trabalho médico.. 2018. (Outra).

4.
I Encontro Nacional de Homens Trans da Rede Trans Brasil.Da hormonioterapia à cirurgia: os efeitos esperados contra os danos colaterais. 2018. (Encontro).

5.
I Encontro Paraibano de Pessoas Trans.Uma perspectiva histórica da família moderna: notas sobre outras formas de construir relações de afeto e cuidado. 2018. (Encontro).

6.
Mesa redonda: HIV Aids na África e no Brasil. 2018. (Outra).

7.
Roda de conversa Lugares da Etnografia: Campos, sujeitos e perguntas de pesquisa.Comentários sobre os trabalhos apresentados. 2018. (Outra).

8.
13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11. "Mães pela Diversidade": as políticas da parentalidade em um grupo ativista de mães e pais de pessoas LGBT. 2017. (Congresso).

9.
Aula Inaugural PPGAS UFRN: Nuevas masculinidades: construyendo otras maneras de ser hombre. 2017. (Outra).

10.
Aula Inaugural PPGAS UFRN: Profa. Dra. Ellen Woortmann - Antropologia da Alimentação: diálogos com a sociologia e a história. 2017. (Outra).

11.
Ciclo de Debates GCS: Violência de gênero em contextos e políticas - 10 anos da Lei Maria da Penha. 2017. (Outra).

12.
Colóquio Saúde, Sexualidade e Ativismo Biossocial: perspectivas e estudos antropológicos.A linguagem das emoções no ativismo de travestis, transexuais e suas famílias. 2017. (Seminário).

13.
Exibição do filme Quem matou Eloá com Analba Brazão Teixeira. 2017. (Outra).

14.
II Ciclo de Debates GCS.Sexualidade e saúde na experiência de homens trans. 2017. (Outra).

15.
II Seminário Memória das Áfricas. 2017. (Seminário).

16.
Lançamento do web documentário Pop Trans para o Dia da Visibilidade Trans - ONU e Ministério da Saúde. 2017. (Outra).

17.
Mesa redonda Violência e gênero: contextos. 2017. (Outra).

18.
Palestra: Da dor no corpo à dor na alma: uma leitura do conceito de violência psicológica da Lei Maria da Penha. 2017. (Outra).

19.
Palestra: O gênero do impeachment. 2017. (Outra).

20.
VII Seminário dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional ? SAPPGAS.Um nome para chamar de ?eu?: continuidade e transformação em processos de renomeação de pessoas transexuais entre relações de parentesco e de amizade. 2017. (Seminário).

21.
XV Semana de Antropologia da UFRN.Ativismos, emoções e resistências na luta por direito à humanidade de travestis e transexuais. 2017. (Seminário).

22.
6ª Semana de Debates do Tirésias: Realida(des) Desconhecidas - A Vida Cotidiana da População Trans e o (Não) Acesso à Educação. 2016. (Simpósio).

23.
II Workshop Nacional da Rede Trans Brasil - O país que mais mata pessoas trans no mundo. 2016. (Seminário).

24.
Seminário Nacional Red-Mensionando o Feminino. 2016. (Seminário).

25.
Simpósio [Trans] Gênero e Religião: Diversidades, resistências e afetos. 2016. (Simpósio).

26.
XI Jornada de Psicologia do CESUSC: TRANSbordando Gêneros, despatologizando Identidades: o que a Psicologia tem a ver com isso?.Homofobia, Racismo e Gênero em Contextos Escolares. 2016. (Simpósio).

27.
XXI Semana de Humanidades da UFRN.'Transicionar' a família: A manutenção de relações parentais entre homens trans e seus familiares. 2016. (Seminário).

28.
Curso de Formação Continuada para professores do Instituto Estadual de Educação: As Diversidades no Ambiente Escolar.As diversidades no ambiente escolar. 2015. (Outra).

29.
Grupo de Estudos GENIGS - "As políticas educacionais no Brasil e os desafios para lidar com as questões de gênero, raciais e de diversidade sexual".. 2015. (Outra).

30.
Grupo de Estudos GENIGS - "Intersecções entre gênero e relações étnorraciais". 2015. (Outra).

31.
Grupo de Estudos GENIGS - "Mulheres na política". 2015. (Outra).

32.
Grupo de Estudos GENIGS - "Nome social: o nome e a transexualidade". 2015. (Outra).

33.
Jornada Gênero, Antropologia e Educação. 2015. (Outra).

34.
Jornadas Antropológicas do PPGAS/UFSC.Conexões Transversais - A Antropologia e as Antropologias: teorias nativas e o fazer antropológico. 2015. (Seminário).

35.
Palestra Curso GDE: Teoria Queer com Marie Helène/Sam Bourcier e Alessia/Leo. 2015. (Outra).

36.
Palestra - Prof. Dr. Junji Koizumi - The IUAES, WCAA and JASCA in The Movement for World Anthropologies. 2015. (Outra).

37.
XVI Semana Acadêmica da Biologia da UFSC.Pessoas trans na escola. 2015. (Outra).

38.
29ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2014. (Congresso).

39.
4º Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. 2014. (Outra).

40.
Aula Magna de Roque de Barros Laraia: Por uma Antropologia não ortodoxa".. 2014. (Outra).

41.
III Semana pela Vida do Colégio de Aplicação da UFSC.Falando de homo-lesbo-transfobia na escola. 2014. (Outra).

42.
Jornadas Internacionais Políticas Públicas, Diversidades em Gênero e Educação. 2014. (Seminário).

43.
V Coloquio Internacional Interdisciplinario: Educación, Sexualidades y Relaciones de Género. Investigaciones, experiencias y relatos.Profesores gays y profesoras lesbianas en la educación básica: narrativas de experiencias bajo una interpretación antropologica. 2014. (Seminário).

44.
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero. Professores/as gays e lésbicas na educação básica: narrativas de experiência sob um olhar antropológico. 2014. (Congresso).

45.
VI Simpósio sobre Formação de Professores da UNISUL.Gênero e Diversidade Sexual. 2014. (Simpósio).

46.
Aula Magna PPGAS/UFSC - Diana Brown/Columbia University - O Corpo em Jogo: Juventude, Beleza e Envelhecimento. 2013. (Outra).

47.
Café Antropológico: Atividade Internúcleos da UFSC. Pelo Dia Internacional de Combate às Violências Contra as Mulheres. 2013. (Outra).

48.
Café Antropológico NIGS/NAVI com Marie Hélène Bourcier - Madonna e Teoria Queer. 2013. (Outra).

49.
Colóquio Internacional TransOceanik. 2013. (Seminário).

50.
Curso de Antropologia e Psicanálise sobre o pensamento de Félix Guatarri. 2013. (Outra).

51.
I Encontro de Formação do Projeto Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina. 2013. (Encontro).

52.
IV TransDay NIGS - Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades Trans.. 2013. (Seminário).

53.
Jornada Gênero e Ciências NIGS. 2013. (Simpósio).

54.
Jornada Internacional NIGS: Trabalho de Campo, Ética e Sexualidades. 2013. (Seminário).

55.
Jornada Internacional Trabalho de Campo, Ética e Sexualidade. 2013. (Seminário).

56.
Jornadas Antropológicas PPGAS/UFSC. 2013. (Simpósio).

57.
Palestra: "A contribuição filosófica de Judith Butler à Teoria Feminista Contemporânea. 2013. (Outra).

58.
Palestra: Pesquisa-intervenção feminista. 2013. (Outra).

59.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 10. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA NOVO, Arthur.; REGO, F. C. V. ; FILHO, P. ; FACUNDO, A. . Exposição Fotográfica Etnografitti ? Arte e ayahuasca na zona norte do Rio de Janeiro. 2017. (Exposição).

2.
COSTA NOVO, Arthur.; FACUNDO, A. ; LIMA, L. ; MELO, J. . XV Semana de Antropologia da UFRN. 2017. (Outro).

3.
COSTA NOVO, A. L.; NASPOLINI, M. ; GROSSI, M. P. ; SANTOS, L. G. N. . Cerimônia de Premiação do VII Concurso de Cartazes sobre Lesbo-Trans-Homofobia e Heterossexismo nas Escolas. 2015. (Concurso).

4.
SALA, A. ; COSTA NOVO, A. L. ; GROSSI, M. P. . Cerimônia de Premiação do VI Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobia e Heterossexismo nas Escolas. 2014. (Concurso).

5.
SALA, A. ; COSTA NOVO, A. L. ; GROSSI, M. P. . Exposição do VI Concurso de Cartazes sobre Trans-lesbo-homofobia e Heterossexismo nas Escolas. 2014. (Exposição).

6.
SALA, A. ; FERNANDES, F. B. ; GROSSI, M. P. ; COSTA NOVO, A. L. . Exposição do V Concurso de Cartazes sobre Lesbo-Trans-Homofobia e Heterossexismo nas Escolas. 2013. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Thaysa Zubek Valente. Desconstruir tabus e preconceitos para construir a convivência com as diferenças: um relato de experiência sobre diálogos de gênero e diversidade na escola. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gênero e Diversidade na Escola) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).




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