Karina Feltes Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6021044014263049
  • Última atualização do currículo em 26/02/2018


Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2006). Especialista em Ensino e Aprendizagem da Língua Estrangeira: Inglês, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2010). Mestre em Educação, pela Universidade de Caxias do Sul - UCS (2016). Tem experiência na área de docência em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura Brasileira. Trabalhou na rede municipal de ensino de Caxias do Sul - RS, como professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Atualmente, trabalha no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karina Feltes Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, K. F.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Literatura e estratégias de leitura no Ensino Médio: análise de proposta para a formação de leitores autônomos.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Dra. Flávia Brocchetto Ramos.
2008 - 2009
Especialização em Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira -Inglê. (Carga Horária: 360h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: A abordagem de gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira: Inglês.
Orientador: Magaly Ruwer.
2012 - 2012
Aperfeiçoamento em O uso pedagógico do laptop educacional conectado - aprender a pensar com a. (Carga Horária: 200h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: O uso pedagógico do laptop educacional conectado. Ano de finalização: 2012.
Orientador: Marcus Vinicius de Azevedo Basso.
2001 - 2006
Graduação em Letras Português e Inglês.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Aquisição dos adjetivos em Língua Inglesa: um enfoque semäntico-pragmático.
Orientador: Cátia de Azevedo Fronza.




Formação Complementar


2012 - 2013
Extensão universitária em Curso Básico de Libras. (Carga horária: 180h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Inglesa e Lit, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2015 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Titular do Conselho do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.
10/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Farroupilha, .

Cargo ou função
Suplente da Comissão de Avaliação e Gestãonde Projetos de Pesquisa e Inovação.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Leitura do texto literário pelo aluno de Ensino Médio: análise do processo de formação de leitores autônomos.
Descrição: A pesquisa busca investigar os efeitos da aplicação de diferentes estratégias de leitura do texto literário selecionado pelo PNBE/Ensino Médio, no que tange a formação de um leitor competente. Além disso, busca configurar o perfil leitor do estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Farroupilha, identificando qual é a sua relação com a leitura de textos literários. Será proposta uma sequência didática, constituída por estratégias de leitura a partir de uma obra literária (O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde), a qual constitui o acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Conexão Sociedade e Meio Ambiente - visita técnica ao Polo Petroquímico de Triunfo
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
Feira Literária
Descrição: O projeto Feira Literária é desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha e proporciona atividades de âmbito cultural e de integração dos alunos com a comunidade em geral. Os objetivos são proporcionar o contato com a literatura de uma forma distinta, através da criação de vídeo-resenhas, além de fomentar o trabalho em equipe, desenvolver a produção escrita, possibilitar a expressão artística e criativa e realçar a importância da leitura como fonte de informação, entretenimento e conhecimento. Além disso, o projeto permite que o aluno se aproprie do espaço institucional, desenvolvendo sua criatividade para além do cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Feira Literária
Descrição: O projeto Feira Literária é desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha e proporciona atividades de âmbito cultural e de integração dos alunos com a comunidade em geral. Os objetivos são proporcionar o contato com a literatura através da dramatização teatral e da criação de cenários, além de fomentar o trabalho em equipe, desenvolver a produção escrita, possibilitar a expressão artística e criativa e realçar a importância da leitura como fonte de informação, entretenimento e conhecimento. Além disso, o projeto permite que o aluno se aproprie do espaço institucional, desenvolvendo sua criatividade para além do cotidiano escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Karina Feltes Alves - Coordenador / Simone Weide Luiz - Integrante / Cinara Fontana Triches - Integrante.
2015 - 2015
CineArte
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Histórias de velhos: valorização de histórias de um grupo de idosos
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
CineArte
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Feira Literária
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Shake your mind and read books: um convite para ler Shakespeare
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Aprendendo Língua Inglesa através da gravação de vídeos: abordagem completa que desenvolve a autonomia dos alunos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Ambiente e Cultura: antropização de espaço geográfico e a transformação da cultura indígena
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
IFCine: diálogos interdisciplinares através de Obras Cinematográficas
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
Feira Literária
Descrição: Trata-se de projeto de ensino que objetiva desenvolver o hábito e a formação leitora do aluno ingressante no Ensino Médio, desenvolvendo habilidades de leitura, bem como estratégias para potencializar a prática leitora..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
CineArte
Descrição: Projeto de ensino que busca dialogar as artes literária e cinematográfica de maneira a desenvolver a habilidade de leitura por alunos de Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2016 - 2016
IFCINE: diálogos interdisciplinares através de obras cinematográficas
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2015 - 2015
Conexão Sociedade e Meio Ambiente
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALVES, K. F.; RAMOS, Flávia Brocchetto . Ensino de estratégias de leitura como possibilidade para a formação de leitores autônomos: uma experiência com alunos de Ensino Médio. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Andréia Morés. (Org.). Educação e suas interfaces com a pesquisa: estudos acerca da linguagem, da inclusão e do cotidiano educativo. 37ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. 8, p. 21-41.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRICHES, C. F. ; ALVES, K. F. . Cinema e literatura em ação: um diálogo possível no espaço escolar. In: 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2016, Passo Fundo. Comunicações do 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. Passo Fundo: UPF Editora, 2016. v. 1. p. 521-525.

2.
ALVES, K. F.; TRICHES, C. F. . Literatura e teatro: práticas culturais em diálogo no contexto escolar. In: 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, 2016, Passo Fundo. Comunicações do 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural. Passo Fundo: UPF Editora, 2016. v. 1. p. 569-573.

Apresentações de Trabalho
1.
TRICHES, C. F. ; ALVES, K. F. . Cinema e literatura em ação: um diálogo possível no espaço escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALVES, K. F.; TRICHES, C. F. . Literatura e teatro: práticas culturais em diálogo no contexto escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, K. F.. Revista LinguaTec. 2016.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
Jefferson Pereira de Almeida; ALVES, K. F.. Participação em banca de Júlia Duarte Schenkel. HÁBITOS DE LEITURA: DA CONSCIÊNCIA À PRÁTICA UMA PESQUISA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA LEITURA ENTRE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO/IFRS-CÂMPUS FARROUPILHA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
ALVES, K. F.. Banca didático-pedagógica - docente Língua Portuguesa. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
ALVES, K. F.; Cinara Fontana Triches. Banca didático-pedagógica - docente Língua Portuguesa. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pense - Jornada acadêmica.Avaliadora de trabalhos. 2016. (Outra).

2.
1ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural.1ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural. 2015. (Outra).

3.
3º Seminário de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2015. (Seminário).

4.
Jornada em ação: 13} Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.Literatura e teatro: práticas culturais em diálogo no contexto escolar. 2015. (Seminário).

5.
Jornada em ação: 13º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural.Cinema e Literatura em ação: um diálogo possível no espaço escolar. 2015. (Seminário).

6.
Seminário Diálogos e Estudos Sobre Inclusão. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, K. F.. I CEDU - Colóqui de Educação discente: a pesquisa em perspectiva interdisciplinar. 2017. (Outro).

2.
ALVES, K. F.. 1ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural - campus Farroupilha. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Amarante, Djenifer do. Feira Literária. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Karina Feltes Alves.

2.
Dornelles, Dimy. Feira Literária: Literatura e teatro no espaço escolar. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Karina Feltes Alves.

3.
Dornelles, Dimy. Feira Literária. 2015. Orientação de outra natureza. (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Karina Feltes Alves.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:29:49