Juliana de Freitas Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4923519350666885
  • Última atualização do currículo em 27/05/2014


Estudante de graduação no curso de Comunicação Digital na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsista de Iniciação Científica PROBIC FAPERGS no PPG de Comunicação da Unisinos, atuando atualmente no projeto de pesquisa Audiovisualidades de Web TVs: Dissecação e Experimentação da Coordenadora Dra. Suzana Kilpp. Integrante do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana de Freitas Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, J. F.


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Comunicação Social - Comunicação Digital.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2013
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Estadual 25 de Julho.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual de Ensino Médio Villa Lobos.




Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROBIC/FAPERGS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Audiovisualidades de web TVs - dissecação e experimentação
Descrição: A pesquisa objetiva autenticar o que a web vem enunciando acerca da ethicidade TV com vistas a possíveis impactos dessa construção em práticas enunciativas consagradas, especialmente no que concerne à moldura mais sólida da TV no Brasil - a grade de programação. Com vistas a uma topografia preliminar do objeto, na Busca de TVs na web serão monitoradas as ferramentas de busca mais usadas pelo usuário médio do Google e as recorrências de citações top do termo; em Emolduramentos de TV nas ferramentas de busca serão autenticados os sentidos identitários de web TV nas moldurações praticadas nas interfaces (homes e watchpages) de sites enunciados como web TVs, sites esses recortados do mapa preliminar; em Tensionamentos da ethicidade TV na web à tradicional grade de programação da TV será problematizada ecologicamente a duração televisual nos meios de comunicação; e em Experimentação criativa de personal web TVs serão produzidos alguns vídeos-programas a serem inseridos experimentalmente em fictícias grades de programação nos termos ofertados ao usuário comum em sites do tipo faça a TV você mesmo . Para tanto a pesquisa propõe uma metodologia que combina procedimentos cartográficos, desconstrução e dissecação de molduras. Walter Benjamin, Henri Bergson, Marshall McLuhan, Jacques Aumont, Villém Flusser e Jacques Derrida estarão na base epistemológica e metodológica da pesquisa; seus personagens conceituais, que já foram em grande parte atualizados em nossas pesquisas anteriores, serão apropriados com vistas ao objeto em questão, para o quê tais personagens serão tensionados por autores que leram e/ou atualizaram os citados na perspectiva de uma ecologia das mídias digitais e da web em particular. Com vistas aos experimentos criativos serão utilizados autores que se têm dedicado ao estudo da emergência de novas mídias, de novos formatos e de novas linguagens em novos usos do audiovisual para a comunicação, como Raymond Bellour, Philippe Dubois e Lev Manovich, entre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Juliana de Freitas Gonçalves - Coordenador / Suzana Kilpp - Integrante / Fabrícia Bogoni - Integrante / Kamila Kerber - Integrante / Luana Barbosa Sarturi - Integrante / Isabel Cristina Dapper - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Outros.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Aula Inaugural Comunicação: Bruno Torturra (Mídia NINJA) e Fábio Milani (UFES). 2013. (Encontro).

2.
The Dark Side of Digital Media com Richard Grusin (Universidade de Wisconsin-Milwaukee). 2013. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:36:19