Vitor Garcia Stoll

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8592218192423206
  • Última atualização do currículo em 11/02/2019


Possui graduação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa(2017), curso-tecnico-profissionalizante em Administração pela Escola Estadual de Ensino Profissional Dom Pedrito(2013) e aperfeicoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade pela Universidade Federal do Pampa(2014). Atualmente é Auxiliar Administrativo do Centro de Formação de Condutores Fênix - Dom Pedrito e Voluntário de Projetos da Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Vitor Garcia Stoll
Nome em citações bibliográficas
STOLL, V. G.;STOLL, VITOR GARCIA;GARCIA STOLL, VITOR


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ensino.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil. Orientador: Alessandro Carvalho Bica.
2014 - 2014
Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade. (Carga Horária: 180h).
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: A importância da Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva da comunidade pedritense.. Ano de finalização: 2014.
2013 - 2017
Graduação em Ciências da Natureza.
Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Título: O portfólio como instrumento didático-metodológico no processo avaliativo de Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos.
Orientador: Crisna Daniela Krause Bierhalz.
2012 - 2013
Curso técnico/profissionalizante em Administração.
Escola Estadual de Ensino Profissional Dom Pedrito, EEEPDP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Atualização: Oficina de Gramática com 8 h. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Administração e Gestão, ESAGS, Brasil.
2015 - 2015
Curso de atualização: Textos Científicos. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Administração e Gestão, ESAGS, Brasil.
2015 - 2015
Mini Curso Excel. (Carga horária: 4h).
Da Terra Consultoria Jr., DA TERRA, Brasil.
2014 - 2014
MS POWER POINT 2010 - BÀSICO. (Carga horária: 23h).
Fundação Bradesco EV, EV, Brasil.
2014 - 2014
MS Excel 2010 - Intermediário. (Carga horária: 23h).
Fundação Bradesco EV, EV, Brasil.
2014 - 2014
Capacitação do profissional da EJA.. (Carga horária: 10h).
Buzzero.com, BUZZERO, Brasil.
2014 - 2014
Libras, Língua Brasileira de Sinais. (Carga horária: 50h).
Secretária da Educação de Praia Grande/ SP, PRAIA GRANDE, Brasil.
2014 - 2014
Leitura para Entender o Mundo. (Carga horária: 8h).
Grupo RBS, RBS, Brasil.
2014 - 2014
MS Outlook 2007. (Carga horária: 25h).
Fundação Bradesco EV, EV, Brasil.
2013 - 2013
Sustentabilidade no dia a dia. (Carga horária: 12h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2013 - 2013
Sustentabilidade, um valor para a nova geração.. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2013 - 2013
Filosofia. (Carga horária: 30h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV ONLINE, Brasil.
2013 - 2013
Espaço da Universidade na Sociedade. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2012 - 2012
Negociação em Vendas. (Carga horária: 24h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2012 - 2012
MS Word 2010 - Básico. (Carga horária: 22h).
Fundação Bradesco EV, EV, Brasil.
2011 - 2011
TÉCNICAS BÁSICAS DE AUXILIAR ADMINISTRATIVO. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
2009 - 2009
Aluno Monitor. (Carga horária: 140h).
Secretaria Estadual da Educação, SEE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntário de Projetos, Carga horária: 4


Centro de Formação de Condutores Fênix - Dom Pedrito, CFC FÊNIX, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 45


Trabalho Voluntário, DOM PEDRTIO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações
Desenvolveu atividades comunitárias pedagógicas na cidade de Dom Pedrito, com a temática "Trânsito"


Da Terra Consultoria Jr., DA TERRA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Recursos Humanos, Carga horária: 4


Prefeitura Municipal de Dom Pedrito - Secretaria. de Obras, SMOVSP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário no Setor Administrativo, Carga horária: 30


Universidade Federal do Pampa - Campus Dom Pedrito, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Portfólio na EJA: contribuições para o Ensino de Ciências.
Descrição: Esta pesquisa tem como temática o Portfólio no Ensino das Ciências da Natureza na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como objetivo geral, esse estudo visa inventariar as contribuições/limitações do portfólio, enquanto recurso didático-metodológico, no processo avaliativo no Ensino de Ciências da Natureza em uma turma da totalidade nove da EJA, no município de Dom Pedrito, RS. Especificamente, busca: desenvolver atividades avaliativas, através do portfólio, em uma turma da EJA, nas disciplinas de Química, Física e Biologia; verificar se as atividades propostas foram entregues; verificar se os conceitos apresentados nas atividades do portfólio correspondem aos conceitos científicos trabalhados em aula; analisar a percepção dos educandos acerca do portfólio como instrumento avaliativo; e analisar se o portfólio é um instrumento avaliativo que contribui com o processo ensino aprendizagem de Ciências da Natureza. Metodologicamente, essa investigação caracteriza-se como uma pesquisa participante, apresentando caráter exploratório/explicativo, natureza aplicada e abordagem qualitativa. Para realização do levantamento de dados pretende-se construir um portfólio com diversos instrumentos avaliativos no decorrer do Estágio Supervisionado IV nas disciplinas citadas, dentre eles: produção textual, interpretação de charges, jogos didáticos, debates e discussões, experimentação, pesquisa em livro didático, dentro outros. A análise dos resultados será baseada na ?análise de conteúdos?, propostas por Laurence Bardin. Destaca-se que, por ser um instrumento avaliativo novo e pouco utilizado, esperasse como resultados da pesquisa conhecer as vantagens e as desvantagens da utilização do portfólio na Educação de Jovens e Adultos, podendo esse contribuir ? ou não ? para o processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, esse estudo também visa corroborar com as pesquisas em relação à avaliação no Ensino de Ciências, na EJA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador.
2017 - Atual
Economia Solidária: Fomentando a Geração de Saberes, Trabalho e Renda na Contemporaneidade.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Simone Silva Alves em 16/02/2018.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar os processos de origem, constituição, mobilização, organização e ação dos movimentos de Economia Popular Solidária (EPS) e dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) que corroborem como possibilidade de Outra Economia na cidade de Jaguarão/RS. Entendemos que o processo educativo não acontece deslocado da construção da cidade, da cultura, das identidades, do trabalho, dos tempos e espaço de socialização. Portanto, a pesquisa será desenvolvida na Universidade Federal do Pampa/Câmpus/Jaguarão/RS. A pesquisa é de natureza Qualitativa e terá como guias a Pesquisa Participante e Revisão Sistemática da Literatura. O trabalho de campo será desenvolvido com os movimentos de Economia Popular Solidária (EPS) e com os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), do município de Jaguarão/RS. As informações serão analisadas e interpretadas, tendo como base a relação crítica entre cultura, conhecimento e poder, tendo como fundamento contribuições teóricas marxianas. Ressalta-se que a pesquisa envolve risco, e que a qualquer momento o sujeito esta livre para não participar da pesquisa. Que haverá acompanhamento em alguma situação de constrangimento, através de dialogo com o sujeito para que esse fato seja resolvido sem maiores danos ao sujeito. Como resultados esperam-se aprofundar o conhecimento acerca dos movimentos de Economia Popular Solidária (EPS) e dos Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), da cidade de Jaguarão-RS. Visa-se, também, por meio desse projeto, fomentar a interdisciplinaridade e propiciar a produção científica de resumos expandidos e artigos científicos dos discentes envolvidos no projeto de pesquisa, permitindo ou viabilizando o ingresso dos participantes em Programas de Pós-Graduação. Nesse sentido, os resultados do processo serão sistematizados e socializados em eventos científicos institucionais e externos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Simone Silva Alves - Coordenador / Silvio Nunes - Integrante / Fabiano Rodrigo Zdradek - Integrante / Rosiméri Oliveira de Mattos - Integrante / Jeferson Francisco Selbach - Integrante.
2016 - 2018
OS SABERES DAS REDES DE COLABORAÇÃO SOLIDÁRIA DA FRONTEIRA DO EXTREMO SUL DO BRASIL
Descrição: O projeto trata as Redes de Colaboração Solidária da Fronteira do Extremo Sul do Brasil, como uma forma de organização econômica social, a qual estimula nos sujeitos um pensamento crítico frente às questões políticas, econômicas e sociais opressoras do sistema capitalista. As redes são uma estratégia para potencializar as conexões já existentes e conectar empreendimentos solidários de produção, comercialização, financiamento, consumidores e outras organizações populares (associações, sindicatos, ONGs e etc.), em um movimento de realimentação e crescimento conjunto, autossustentável, antagônico ao capitalismo. A noção de rede de colaboração solidária resulta da reflexão sobre práticas de atores sociais, compreendidas sob a ótica da teoria da complexidade e da filosofia da libertação. Enquanto categoria analítica denota a existência de conexões entre os empreendimentos e iniciativas de economia solidária e a circulação colaborativa entre eles de informação, valores e materiais. Seus fluxos podem ser realimentados de maneira centralizada, descentralizada ou distribuída, embora sua formação seja sempre complexa, realimentando simultaneamente fluxos de diversos tipos. Objetiva-se conhecer, mapear e analisar no cenário atual, os grupos que compõem as Redes de Colaboração Solidária da Fronteira do Extremo Sul do Brasil. Tal proposta visa criar uma base de dados sobre os grupos pesquisados, direcionada à comunidade acadêmica, aos gestores públicos e gestores dos empreendimentos solidários, visando fortalecer as Redes de Colaboração Solidária da Fronteira do Extremo Sul do Brasil. Abrangendo as cidades de Dom Pedrito, Bagé, Santana do Livramento, Jaguarão, Rio Branco e Rivera. Com efeito, busca-se uma maior interação entre os docentes, os discentes, e as comunidades de fronteira, estimulando mediações, criticidade e a criação de tecnologias para emancipação das coletividades.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Quelen Colman Espindola - Integrante / Simone Silva Alves - Coordenador / Paulo Peixoto de Albuquerque - Integrante / Patricia Moura Pinho - Integrante / Carmen Regina Dorneles Nogueira - Integrante / Luciane Rumpel Segobinazz - Integrante / Ana Cristina do Amaral Lovato - Integrante / Isadora Santos - Integrante / Alicia Ruiz Olalde - Integrante / Geise Loreto Laus Viega - Integrante / Katarine Lapuente Souza - Integrante / Gabriel Medeiros Chati - Integrante / Rodrigo da Silva Lisboa - Integrante.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Formação de Empreendedores Sociais.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Simone Silva Alves em 11/12/2016.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo fundamental formar empreendedores sociais tendo como base os princípios da economia solidária. A correlação educação, trabalho e economia permitem, não só uma abordagem retroalimentadora no pensar a atuação de um dado sujeito social. Permite, também, valorizar e recuperar experiências históricas de como a compreensão dos coletivos de trabalho podem ser os elementos materiais e simbólicos de uma construção de identidade social e coletiva. Nesse sentido, a economia solidária surge como uma forma de organização econômica social, a qual estimula, nos sujeitos, um pensamento crítico frente às questões políticas, econômicas, sociais e culturais desenvolvidas no modelo de acumulação capitalista. Entendemos que, a economia solidária é uma corrente de pensamento e de ação que visa recuperar o sentido social e ético da economia para enfrentar a desigualdade, a pobreza e a exclusão social. Ela está constituída por grupos, associações, formas de produzir e consumir que estão correlacionadas às práticas de solidariedade novas ou antigas. Na construção de uma proposta educativa que acorde com valores cooperativos, associativos, surge do diálogo com diferentes modos de pensar e produzir - fazer o econômico.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (4) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Quelen Colman Espindola - Integrante / Simone Silva Alves - Coordenador / Luciane Rumpel Segobinazz - Integrante / Osmar Manoel Nunes - Integrante / Eliziane da Silva Dávila - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2017
Maio amarelo: minha escolha faz a diferença
Descrição: Desenvolvimento de palestras, blitz e ações educativas com a temática do "Trânsito"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (2) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Alex Sander Moreira - Coordenador / katia cilene fernandes de Moraes - Integrante.
2016 - 2017
Pibid / UNIPAMPA / Ciências / Campus Dom Pedrito
Descrição: O PIBID Subprojeto Ciências da Natureza visa promover a apropriação e melhoria do processo de ensino aprendizagem em Ciências da Natureza e suas Tecnologias na Educação Básica, através do incentivo e qualificação à formação docente, em um processo dinâmico de integração e interação entre a Universidade Federal do Pampa ? UNIPAMPA e o contexto escolar da educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Crisna Daniela Krause Bierhalz - Coordenador.
2016 - 2016
Maio Amarelo: atenção pela vida
Descrição: Desenvolvimento de palestras, blitz e ações educativas com a temática do "Trânsito"..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Coordenador / Alex Sander Moreira - Integrante / katia cilene fernandes de Moraes - Integrante.
2016 - 2016
Monitoria em Análise Numérica da Natureza
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Janaína Viário Carneiro - Coordenador.
2013 - 2013
Acesso, retenção e evasão: a perspectiva discente no Curso de Ciências da Natureza da UNIPAMPA - Campus Dom Pedrito

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Elisete Enir Bernardi Garcia em 19/02/2018.
Descrição: Descrição: Objetivo geral: - Analisar e reconhecer as causas das desistências, da evasão e retenção (fatores internos e externos), no Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (LCN) a partir da perspectiva dos estudantes ingressantes em 2012 e 2013. Objetivos específicos: - Propor estratégias, instrumentos, metodologias e ações de acompanhamento estudantil para intervir e minimizar a retenção e evasão dos estudantes no curso de LCN; - Delinear o perfil dos estudantes que evadem/evadiram ou que possuem histórico de retenção (reprovação) a partir de variáveis quantitativas e qualitativas; - Investigar a trajetória acadêmica dos estudantes do curso de LCN; - Verificar a participação dos alunos com perfil de evasão e retenção em programas de permanência e em atividades de ensino, pesquisa e extensão; - pesquisar a motivação e as expectativas dos alunos ingressantes em relação ao curso; - levantamento de dados sobre matrículas, número de alunos evadidos, trancamentos, transferências e reprovações; - Iniciar o processo de coleta de dados para criar um portfólio que contribua na escrita da história do Curso de LCN..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vitor Garcia Stoll - Integrante / Elisete Enir Bernardi Garcia - Coordenador.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Menção Honrosa no VII Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão. Categoria: extensão, modalidade: apresentação em pôster, área de conhecimento: Trabalho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.
2014
Menção Honrosa no VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Categoria: pesquisa, modalidade: apresentação oral, área do conhecimento: Ciências Humanas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA.
2012
2º Lugar, no II Seminário de Interação, Escola Estadual de Ensino Profissional Dom Pedrito.
2012
3º Lugar, no III Seminário de Interação "Administração e Produção", na apresentação do Projeto de Trabalho "Glamour"., Escola Estadual de Ensino Profissional Dom Pedrito.
2010
Menção Honrosa na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP 2010., Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ESPÍNDOLA, QUELEN COLMAN2018ESPÍNDOLA, QUELEN COLMAN ; SILVA ALVES, SIMONE ; GARCIA STOLL, VITOR . Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. RELACULT - REVISTA LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA E SOCIEDADE, v. 4, p. 1-8, 2018.

2.
OSORIO, T. R.2018OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; MARTINS, M. M. . Tema Energia e as TIC: Concepções dos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Querubim (Online), v. 4, p. 138-144, 2018.

3.
ALVES, S. S.2017ALVES, S. S. ; STOLL, V. G. ; ESPINDOLA, Q. C. . Concepções dos discentes do Curso de Ciências da Natureza sobre a modalidade EJA. Revista Querubim (Online), v. 4, p. 82-87, 2017.

4.
STOLL, V. G.;STOLL, VITOR GARCIA;GARCIA STOLL, VITOR2017 STOLL, V. G.; BIERHALZ, C. D. K. . A concepção dos educandos da Educação de Jovens e Adultos sobre portfólio. Revista Querubim (Online), v. 5, p. 27-33, 2017.

5.
ALVES, S. S.2016ALVES, S. S. ; STOLL, V. G. ; ESPINDOLA, Q. C. . (Re) Educação das Relações Étnico-raciais:Ação-reflexão na formação de professores na Educação Básica. CONEXÕES CULTURAIS, v. 2, p. 13-29, 2016.

6.
STOLL, VITOR GARCIA2016STOLL, VITOR GARCIA; ALVES, SIMONE SILVA ; ESPÍNDOLA, QUELEN COLMAN ; VEIGA, GEISE LORETO LAUS . Educação Popular e Economia Solidária; A Formação de Empreendedores Sociais em Dom Pedrito, Rio Grande do Sul. REVISTA GUARÁ, v. 1, p. 29-38, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; MARTINS, M. M. . Experimentação para a abordagem do tema energia: concepções dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. In: SOARES, L. P. da S./ MARTINS, V. A. (Orgs). (Org.). VI Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade educadora: escolas, invisibilidades e democracia [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande, RS, Brasil: Pluscom Editora, 2019, v. , p. 117-123.

2.
STOLL, V. G.; BIERHALZ, C. D. K. ; ESPINDOLA, Q. C. . Mostra Multidisciplinar da EJA: a perspectiva dos educandos. In: CHAIGAR, V. A. M.; SOARES, L. P. da. (Org.). V Seminário Interfaces Pedagógicas: licenciaturas em diálogo - cidade e escola: formação, transformação e cidadania [livro eletrônico]. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2018, v. , p. 284-288.

3.
MAIA, A. F. ; ARAUJO, C. R. ; STOLL, V. G. ; SOUZA, C. T. ; LIMA, F. T. ; BIERHALZ, C. D. K. . Projeto açúcar: o doce amargo da vida. In: DORNELES, P. F.; HUNSCHE, S.. (Org.). Práticas educativas no ensino de Ciências desenvolvidas no PIBID da Unipampa [ebook]. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2018, v. 1, p. 86-93.

4.
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. . Educação em Ciências na contemporaneidade: desafios e possibilidades. In: ALVES, S. S.; MACEDO, Y. M. (Orgs.). (Org.). Universalização transversal: múltiplos olhares educativos. 2ed.Vitória, BH, Brasil: Nandyala, 2018, v. , p. 73-88.

5.
ALVES, S. S. ; STOLL, V. G. . Rompendo com o silêncio na formação de professores: a educação para as relações étnico-raciais na escola. In: Crisna Daniela Krause Bierhalz. (Org.). Ensino de Ciências: diálogos entre docência e pesquisa. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2017, v. 1, p. 127-144.

6.
STOLL, V. G.. A eletricidade através da experimentação. In: Crisna Daniela Krause Bierhalz; Izalina de Vargas Oliva; Maria Alice Moreira Acosta; Débora Muller Correa. (Org.). Pibid ciências da natureza: práticas e reflexões sobre a iniciação à docência. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. 1, p. 11-19.

7.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; ALVES, S. S. . Educação de Jovens e Adultos: a concepção dos professores de uma escola pedritense. In: Joe Garcia; Lisane Félix Veloso; Silvia Maria Barreto dos Santos. (Org.). Anais do XX SIEDUCA (livro eletrônico): saberes, alegria e convivência: a reinvenção da escola. 1ed.Cachoeira do Sul: In Books, 2015, v. 2015, p. 32-44.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
STOLL, V. G.; SANTOS, J. S. dos ; ESPINDOLA, Q. C. ; ALVES, S. S. . Educação de Jovens e Adultos: A formação de professores em Ciências da Natureza.. In: XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire: ?Fronteiras Freireanas: Diálogos e Trajetórias?, 2016, Jaguarão, RS, Brasil. XVIII FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE:, 2016.

2.
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. ; ALVES, S. S. . Os desafios atuais das Redes Fronteiriças de Colaboração Solidária do Extremo Sul do Brasil. In: XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2016, Jaguarão, RS, Brasil. XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2016.

3.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, C. D. K. . Educação de Jovens e Adultos: os desafios dos graduandos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Ensino de Química.. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016, Florianópolis, SC, Brasil. Área: FP ? Formação de Professores [Voltar], 2016. v. 18.

4.
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. . Seriedade e alegria na Escola Rural?. In: XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2015, Santa Maria, RS, Brasil. Anais do XVII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire [recurso eletrônico], 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
STOLL, V. G.; BICA, A. C. ; COUTINHO, C. ; BELES, N. S. M. . O Ensino de Ciências na Revista do Ensino/RS: Levantamento da Seção Observações e Experiências (1951-1959). In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento, RS, Bra. Anais do 10o. SIEPE | n.3, 2018. v. 10.

2.
OSORIO, T. R. ; MARTINS, M. M. ; STOLL, V. G. . Utilização do Calorímetro de água na abordagem do tema Energia no Ensino de Ciências. In: 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Santana do Livramento, RS, Bra. Anais do 10o. SIEPE | n.3, 2018.

3.
KAUFMANN, L. ; BIERHALZ, C. D. K. ; STOLL, V. G. ; SOUZA, C. T. ; ALMEIDA, L. C. G. ; CORREA, D. M. . Projeto Laboratório Funcional: uma alternativa na prática da experimentação na sala de aula. In: 9º Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento, RS. Iniciação Científica - Ensino - Apresentação Oral, 2017. v. 6.

4.
STOLL, V. G.; ALVES, S. S. ; DIAS, P. H. V. ; ZDRADEK, F. R. . Ecomomia Popular Solidária: desafios e possibilidades. In: 9º Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento, RS. Iniciação Científica | Extensão | Apresentação Oral, 2017. v. 9.

5.
KIESLARCK, G. M. ; LUZ, F. A. ; STOLL, V. G. . Coleção Zoológica Itinerante aliada ao Ensino de Zoologia. In: 9º Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento, RS. Iniciação Científica - Ensino - Apresentação Oral, 2017. v. 9.

6.
SOUZA, C. T. ; BIERHALZ, C. D. K. ; ROCHA, C. ; STOLL, VITOR GARCIA ; CORREA, D. M. ; LUZ, F. A. ; KAUFMANN, L. . Mimetismo ou camuflagem: uma discussão a partir da Prova Brasil. In: 9º Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2017, Santana do Livramento. Iniciação Científica - Ensino - Apresentação Oral, 2017. v. 9.

7.
STOLL, V. G.; ALVES, S. S. . Ações desenvolvidas pelo Movimento Maio Amarelo na cidade de Dom Pedrito, RS.. In: VIII SIEPE (Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão), 2016, Uruguaiana, RS, Brasil. Salão de Pesquisa - Oral, 2016. v. 8.

8.
SOUZA, C. T. ; STOLL, V. G. ; ALVES, S. S. . Alegria e Seriedade: a relação aluno/professor em sala de aula.. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete, RS, Brasil. Salão de Pesquisa - Oral, 2015. v. 7.

9.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. ; SOUZA, C. T. ; GARCIA, E. E. B. . Educação de Jovens e Adultos: a visão dos educadores e dos moradores pedritenses.. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete, RS, Brasil. Salão de Pesquisa - Oral, 2015. v. 7.

10.
WERKA, C. ; STOLL, V. G. ; ALVES, S. S. . O Projeto de Formação de Empreendedores Sociais. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete, RS, Brasil. Salão de Pesquisa - Oral, 2015. v. 7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STOLL, V. G.; BICA, A. C. ; COUTINHO, C. . Propostas Didáticas de Experimentação: uma análise prévia da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1959). In: IV ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR - III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS MULTIDISCIPLINARES, 2018, Jaguarão, RS, Brasil. Cadernos de Resumos: IV EHM/ CLAEHM. Jaguarão, RS, Brasil: BasiBooks, 2018. v. 1. p. 221.

2.
STOLL, V. G.; ALVES, S. S. . Os Saberes das Redes de Economia Popular Solidária do Extremo do Brasil: Análise do município de Jaguarão, RS.. In: IV ENCONTRO HUMANÍSTICO MULTIDISCIPLINAR - III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS MULTIDISCIPLINARES, 2018, Jaguarão, RS, Brasil. Cadernos de Resumos: IV EHM/ CLAEHM. Jaguarão, RS, Brasil: BasiBooks, 2018. v. 1. p. 180.

3.
BIERHALZ, C. D. K. ; STOLL, V. G. . O portfólio como instrumento investigativo e reflexivo no Pibid - Ciências da Natureza. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande, RS, Brasil. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire/Eixo 01/Resumo_Textos, 2017.

4.
STOLL, V. G.; BIERHALZ, C. D. K. . Portfólio na EJA: contribuições para o Ensino de Ciências. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande, RS, Brasil.. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire/Eixo 01/Resumo_Textos, 2017.

5.
ALVES, S. S. ; ZDRADEK, F. R. ; STOLL, V. G. . Formação de Empreendedores Sociais em Jaguarão, RS. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande, RS, Brasil. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire/Eixo 6/Resumos_Textos, 2017.

6.
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. ; BIERHALZ, C. D. K. . Drogas: um projeto de Ensino com viés social. In: XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, 2017, Rio Grande, RS, Brasil. Anais XIX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire/Eixo 1/Resumos_Textos, 2017.

7.
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. ; PAZINATO, M. S. . Formação docente em Química: desafios de um grupo de licenciandos em Ciências da Natureza. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química (XVIII ENEQ), 2016, Florianópolis, SC, Brasil. Área: FP ? Formação de Professores, 2016.

8.
STOLL, V. G.; ALVES, S. S. ; ESPINDOLA, Q. C. ; SANTANA JUNIOR, T. J. . Os saberes das redes de Economia Solidária: análise da cidade de Dom Pedrito, RS. In: VIII SIEPE (Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão), 2016, Uruguaiana, RS, Brasil. Salão de Extensão, 2016. v. 8.

9.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. ; GARCIA, E. E. B. . Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva da comunidade pedritense.. In: 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), 2015, São Carlos, SP, Brasil. 67ª REUNIÃO ANUAL - 12 A 18/07/2015 - UFSCAR - SÃO CARLOS', 2015.

10.
STOLL, V. G.; WERKA, C. ; ALVES, S. S. . Saberes das mulheres veteranas na Economia Solidária: sororidade a outra educação!. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete, RS, Brasil. Salão de Extensão - Pôster, 2015. v. 7.

11.
SANTOS, P. S. dos ; STOLL, V. G. ; ALVES, S. S. . Descobrindo a Outra Economia: perspectivas da sociedade contemporânea. In: VII SIEPE - Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão, 2015, Alegrete, RS, Brasil. Salão de Pesquisa - Pôster, 2015. v. 7.

12.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. ; GARCIA, E. E. B. . A importância da Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva da comunidade pedritense. In: VI SIEPE - Salão Internacional de Pesquisa, Ensino e Extensão, 2014, Bagé, RS, Brasil. Salão de Pesquisa, 2014. v. 6.

13.
MACHADO, B. L. ; GARCIA, E. E. B. ; PERLEBERG, E. A. ; STOLL, V. G. . Acesso, Evasão e Retenção no Curso de Ciências da Natureza: A Perspectiva dos Estudantes. In: V SIEPE - Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão., 2013, Bagé, RS, Brasil. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2013, 2013. v. 5.

Apresentações de Trabalho
1.
STOLL, V. G.. Palestra 'Roda de Conversa sobre Mestrado Acadêmico e Profissional'. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
STOLL, V. G.; OSORIO, T. R. ; BIERHALZ, C. D. K. . A percepção dos estudantes da EJA sobre o princípio da atração e repulsão elétrica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
STOLL, V. G.; BICA, A. C. ; BELES, N. S. M. ; COUTINHO, C. . O Ensino de Ciências na Revista do Ensino/RS: levantamento da Seção Observações e Experiências (1951-1959). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ALVES, S. S. ; STOLL, V. G. . Os saberes das redes de economia popular solidária: análise do município de Jaguarão/RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
STOLL, V. G.. Palestra 'O portfólio como instrumento avaliativo'. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
STOLL, V. G.; BIERHALZ, C. D. K. . Portfólio na EJA: contribuições para o Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
BIERHALZ, C. D. K. ; STOLL, V. G. . O portfólio como instrumento investigativo e reflexivo no Pibid - Ciências da Natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
ALVES, S. S. ; ZDRADEK, F. R. ; STOLL, V. G. . Formação de Empreendedores Sociais em Jaguarão, RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
STOLL, V. G.; BIERHALZ, C. D. K. ; ESPINDOLA, Q. C. . Mostra Multidisciplinar da EJA: a perspectiva dos educandos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
STOLL, V. G.; DIAS, P. H. V. ; ZDRADEK, F. R. ; ALVES, S. S. . Ecomomia Popular Solidária: desafios e possibilidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
KIESLARCK, G. M. ; LUZ, F. A. ; STOLL, V. G. . Coleção zoológica itinerante aliada ao Ensino de Zoologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
ESPINDOLA, Q. C. ; ALVES, S. S. ; STOLL, V. G. . Desafios da formação docente em Química: a concepção dos acadêmicos de um Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; ALVES, S. S. . Educação de Jovens e Adultos: a formação de professores de Ciências da Natureza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
STOLL, V. G.; ALVES, S. S. . Ações desenvolvidas pelo Movimento Maio Amarelo na cidade de Dom Pedrito, RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
STOLL, V. G.; ALVES, S. S. . Os saberes das Redes de Economia Solidária: Análise da cidade de Dom Pedrito, RS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; ALVES, S. S. . Educação de Jovens e Adultos: a concepção dos licenciandos de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; BIERHALZ, C. D. K. . Educação de Jovens e Adultos: os desafios dos graduandos de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza no Ensino de Química. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
ESPINDOLA, Q. C. ; STOLL, V. G. . Seriedade e alegria na Escola Rural?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; ALVES, S. S. . Educação de Jovens e Adultos: a concepção dos educadores de uma escola pedritense.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. ; GARCIA, E. E. B. . Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva da comunidade pedritense.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALVES, S. S. ; STOLL, V. G. . Como se dão as Relações Étnicos?raciais na Educação? A práxis dos Educadores do município de Dom Pedrito/RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. ; SOUZA, C. T. ; GARCIA, E. E. B. . Educação de Jovens e Adultos: a visão dos educadores e dos moradores pedritenses.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
STOLL, V. G.; WERKA, C. ; ALVES, S. S. . Saberes das mulheres veteranas na Economia Solidárias: Sororidade a outra educação!. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. ; GARCIA, E. E. B. . A Importância da Educação de Jovens e Adultos: a perspectiva da comunidade pedritense.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
STOLL, V. G.; BRONDANI, C. B. ; SIMOES, J. V. ; RODRIGUES, M. Q. ; BRITES, L. F. T. ; PARCIANELLO, P. A. . Glamour. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
STOLL, V. G.; BRONDANI, C. B. ; PARCIANELLO, P. A. ; SIMOES, J. V. ; RODRIGUES, M. Q. ; BRITES, L. F. T. . Glamour. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. . Oficina 'Usando a Calculadora Científica'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
STOLL, V. G.; ESPINDOLA, Q. C. ; MENA, L. P. . Oficina 'Usando a Calculadora Científica'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
STOLL, V. G.. Avaliador da II Mostra de Iniciação Científica do Colégio da URCAMP. 2016. Universidade da Região da Campanha.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4° Aniversário da Empresa de Consultoria Jr. DA TERRA. 2017. (Outra).

2.
9º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Outra).

3.
Encontro de Atualização da Legislação de Trânsito, Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97. 2017. (Encontro).

4.
Encontro de Atualização da Legislação de Trânsito, Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97. 2016. (Encontro).

5.
XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. 2016. (Outra).

6.
11ª Edição da Feira do Livro de Dom Pedrito. Projeto "Turismo Rural Pedagógico e valorização do meio rural: processo educacional das novas gerações". 2015. (Feira).

7.
67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso a Ciência. 2015. (Seminário).

8.
81ª Exposição Agropecuária de Dom Pedrito - FARMSHOW. 2015. (Exposição).

9.
Palestra "Atualização em Legislação de Trânsito - Leis que alteram o CTB"". 2015. (Outra).

10.
VII Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão. 2015. (Outra).

11.
XVII: Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. 2015. (Outra).

12.
XX Seminário Internacional de Educação. 2015. (Seminário).

13.
10ª Feira do Livro do Município de Dom Pedrito. 2014. (Feira).

14.
III Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2014. (Outra).

15.
I Seminário de Pesquisa em Linguagem e Docência. 2014. (Seminário).

16.
Palestra "Física ao Vivo PRF". 2014. (Outra).

17.
VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão.. 2014. (Outra).

18.
Aprendendo a montar e utilizar o Currículo Lattes. 2013. (Oficina).

19.
II Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. 2013. (Outra).

20.
Palestra "Direito, Filosofia e Humanística". 2013. (Outra).

21.
Palestra "Marketing Pessoal". 2013. (Outra).

22.
Palestra "Sustentabilidade ambiental: isso é possível?". 2013. (Outra).

23.
Palestra da "Semana do Advogado 2013" da OAB. 2013. (Outra).

24.
Projeto Ciência no Pampa Gaúcho: atividades experimentais na formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza. 2013. (Oficina).

25.
V Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). 2013. (Outra).

26.
3º Seminário Câmara Comunidade. 2012. (Seminário).

27.
III Seminário de Integração "Administração e Produção".Plano de Negócio Glamour. 2012. (Seminário).

28.
II Seminário de Integração "Administração e Produção".Glamour. 2012. (Seminário).

29.
Palestra "Sistema de Gestão pela Qualidade". 2012. (Outra).

30.
Feira Municipal de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.Sono. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STOLL, V. G.. Coordenador de Simpósio Temático na 5th World Conference on Remedies to Racial and Ethnic Economic Inequality e X Seminário Nacional de Educação das Relações Étnico-Raciais Brasileira. 2018. (Congresso).

2.
ALVES, S. S. ; SANTOS, P. S. dos ; STOLL, V. G. ; ESPINDOLA, Q. C. ; WERKA, C. . Curso Organização e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários. 2015. (Outro).

3.
STOLL, V. G.. Projeto Desafiador "Fazenda Da Terra". 2015. (Outro).

4.
STOLL, V. G.. 3º aniversário da Da Terra Empresa de Consultoria Jr.. 2015. (Outro).

5.
OSORIO, T. R. ; STOLL, V. G. ; LIMA, B. M. ; FONSECA, E. M. ; MENA, L. P. . II Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.. 2013. (Outro).



Outras informações relevantes


Membro do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativa (GEEHN) coordenado pelo Prof. Dr. Alessandro Carvalho Bica.
Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Cultura Quilombola coordenado pela Profa. Dra. Simone Silva Alves.
Aprovado no Exame de Proficiência em Língua Espanhola, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
e pelo Curso de Licenciatura em Letras do Campus Jaguarão, realizado no dia 05 de outubro de 2018.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:10:12