Juliana Regina da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9499014927803593
  • Última atualização do currículo em 16/11/2017


Graduada em Letras Português, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. É voluntária do projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Participa, como pesquisadora, do Núcleo de Estudos Gramaticais. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística gerativa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Juliana Regina da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, J. R.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Lingüística.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: PRÓCLISE EM FOCO: um estudo sintático dos clíticos.,Orientador: SANDRA QUAREZEMIN.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2014
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Próclise em foco: um estudo sintáticos dos clíticos no português brasileiro.
Orientador: Sandra Quarezemin.
1992 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Curso e Colégio Energia São José, ENERGIA, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
A periferia esquerda da sentença no Português Brasileiro
Descrição: O presente projeto está destinado ao estudo da sintaxe das construções que envolvem a periferia esquerda da sentença no português brasileiro, doravante PB. As estruturas sintáticas são objetos complexos que têm uma organização hierárquica resultante da aplicação repetida de uma mesma operação de combinação de dois elementos, chamada Merge. A partir dos anos 80, muitos trabalhos vêm mostrando que os sintagmas e as sentenças têm uma estrutura interna bem articulada. A cartografia visa à elaboração de ?mapas? das estruturas sintáticas das línguas. Dessa forma, investiga a estrutura hierárquica dos constituintes sintáticos de forma detalhada e sistemática, identificando representações complexas com posições dedicadas a diferentes interpretações (cf. CINQUE, 1999, 2002; RIZZI, 1997, 2004; BELLETTI, 2001, 2004). Uma pergunta fundamental para os estudos cartográficos é: quão rica pode ser a estrutura funcional das sentenças e expressões? Dentro da periferia esquerda da sentença, o projeto está destinado a investigar a forma como a sentença aparece estruturada e de que maneira os constituintes que ali estão refletem na sintaxe. O enfoque desse estudo está no encaixamento sentencial (sentenças interrogativas-Wh, relativas, completivas), nas sentenças clivadas e pseudoclivadas, nas sentenças com foco e tópico. A forma como certos constituintes são retomados na sentença subordinada também é observada. O ponto central é explicar a estrutura das sentenças que têm a periferia esquerda ativada e descrever os fenômenos sintático-discursivos relacionados a tais estruturas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2016
PARA A HISTÓRIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO DE SANTA CATARINA (PHPB-SC)
Descrição: Descrição: Este projeto tem como propósito (i) levantar e catalogar documentos que constituirão um corpus representativo da escrita catarinense dos séculos XIX e XX; (ii) editar e disponibilizar os documentos coletados; e (iii) descrever aspectos da realidade sócio-histórica e fenômenos de variação/mudança linguística do português de quatro localidades de Santa Catarina: Florianópolis, Lages, Blumenau e Chapecó, dos últimos dois séculos. Esta proposta se enquadra na metodologia de trabalho do Projeto Nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB) de levantamento e catalogação de fontes específicas, representativas do português escrito ao longo dos séculos, oriundas de levantamentos em arquivos históricos do Brasil. Não só um levantamento bibliográfico acerca da realidade sócio-histórica do Estado será efetuado, mas também informações sobre os diferentes períodos de formação de Santa Catarina, que se encontram nos textos coletados, serão levadas em consideração. O corpus servirá como fonte de estudos a respeito de aspectos linguísticos e sociais que possam contribuir para a caracterização do processo de formação do Português Brasileiro (PB), no curso dos séculos...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. R.. Próclise em Foco: Um estudo sintático. In: II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, 2013, Chapecó. Caderno de Resumos: II Seminário Internacional de Língua e Literatura na Universidade Federal da Fronteira Sul, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, J. R.. Próclise em foco: um estudo diacrônico dos clíticos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, J. R.. O POSICONAMENTO DOS CLÍTICOS EM SENTENÇAS COM PERÍFRASES VERBAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
SILVA, J. R.. O POSICONAMENTO DOS CLÍTICOS EM SENTENÇAS COM PERÍFRASES VERBAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, J. R.. O posicionamento dos clíticos em sentenças com perífrases verbais de modalidade no português brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SCHEIDT, G. H. ; SILVA, J. R. . Em busca da percepção de traços de identidade a partir da aquisição da língua portuguesa por universitários alemãesem intercâmbio na UFSC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, J. R.. O Manezinho em foco: A variação linguística no ensino de língua portuguesa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA, J. R.. O MOVIMENTO E A POSIÇÃO DOS CLÍTICOS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SINPEL - Seminário Integrado de Pesquisas em Linguística.Em busca da percepção de traços de identidade a partir da aquisição da língua portuguesa por universitários alemãesem intercâmbio na UFSC. 2017. (Seminário).

2.
V Jornada do Varsul.Próclise em foco: um estudo diacrônico dos clíticos. 2017. (Seminário).

3.
X Congresso Internacional da Abralin. O POSICONAMENTO DOS CLÍTICOS EM SENTENÇAS COM PERÍFRASES VERBAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2017. (Congresso).

4.
XVIII Congreso Internacional Alfal. O POSICONAMENTO DOS CLÍTICOS EM SENTENÇAS COM PERÍFRASES VERBAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2017. (Congresso).

5.
II Encontro de Linguística Formal: a trajetória do Núcleo de Estudos Gramaticais.O alçamento dos clíticos: um estudo sintático e diacrônico. 2016. (Seminário).

6.
I Seminário de Linguística e História. 2016. (Seminário).

7.
IV Colóquio vivências de docência na Educação Básica: o ensino da língua portuguesa.O respeito dentro e fora dos limites da escola. 2016. (Outra).

8.
X Semana Acadêmica de Letras.O movimento e a posição dos clíticos no português brasileiro. 2016. (Simpósio).

9.
I Simpósio sobre Mudança Sintática. 2014. (Simpósio).

10.
II Seminário internacional de língua e literatura e I instituto de estudos linguísticos.Próclise em foco: um estudo sintático. 2013. (Seminário).

11.
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2012. (Encontro).

12.
I Simpósio Internacional e V Simpósio de Literatura e Informática. 2012. (Simpósio).

13.
SEPEX - Semana da Ensino e Extensão. Estande do Núcleo de Estudos Gramaticais. 2012. (Exposição).

14.
VI Semana Acadêmica de Letras. 2012. (Congresso).

15.
IV Semana Acadêmica de Letras. 2010. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
SANDRA QUAREZEMIN. CLÍTICOS EM FOCO: um estudo comparativo do português brasileiro e do crioulo de cabo verde. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).



Outras informações relevantes


Certificado de desempenho acadêmico, de nº 17/Cun/97 - UFSC referente ao segundo semestre de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:56:09