Robson Farias Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1892400280056016
  • Última atualização do currículo em 13/08/2018


Mestrando em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará ? PPGArtes/UFPA, na linha de pesquisa Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes. Especialista Lato Sensu em Educação e Diversidade - FAEL/PR. Técnico em Dança pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará - ETDUFPA. Licenciado e Bacharelando em Filosofia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Membro da Cia. Moderno de Dança - CMD e do Grupo de Pesquisa CNPq Coreoepistemologias - ICA/UFPA desenvolvendo pesquisas enfáticas no arquétipo teórico-conceitual da Dança Imanente (2010) e sua práxis enquanto dimensão epistêmica e ontológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Robson Farias Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, R. F.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Artes.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Do Corpo Imanente por um Corpo-Obra: análise artístico-filosófica sobre uma teoria de poéticas em dança contemporânea de Belém do Pará.,Orientador: Maria dos Remédios de Brito.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Dança Imanente; Corpo Imanente; Imanência; Corpo-obra; Dança; Performance.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
2017 - 2018
Especialização em Educação, Diversidade e Cidadania.
Faculdade Educacional da Lapa, FAEL, Brasil.
Título: Teoria dos Sistemas Complexos e Educação: contribuições e perspectivas com vistas à diversidade sociocultural.
Orientador: Valter Zotto Andrade.
2017
Graduação em andamento em Bacharelado em Filosofia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2017
Graduação em Licenciatura Plena em Filosofia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A estrutura ecossistêmica do açaí numa perspectiva sociocultural no município amazônico de Igarapé-Miri/PA.
Orientador: Antônio Sérgio da Costa Nunes.
2016 - 2018
Curso técnico/profissionalizante em Dança - Habilitação em Intérprete-Criador.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2013
Ensino Médio (2º grau).
CEEM Manoel Antônio de Castro, MAC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
Promover a Imaginação Sociológica. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Imagens para Pensar o Outro. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Poesia Grega. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
LGBT+ Conceitos e Histórias. (Carga horária: 6h).
Veduca, Veduca, Brasil.
2018 - 2018
Introdução ao Texto Acadêmico. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2018 - 2018
Curso de Bioética. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
Psicologia da Educação. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2018 - 2018
Desenvolvimento Humano e Educação. (Carga horária: 45h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2018 - 2018
Multimeios em Educação. (Carga horária: 68h).
Universidade Estadual do Maranhão, UEMA, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Teoria dos Sistemas Complexos ? Módulo II Lógica e Complexidade. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Teoria dos Sistemas Complexos ? Módulo I Informação e Complexidade. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Brincando com a geometria de Mondrian. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2017 - 2017
Estudando Mondrian: Maquiagem e fotografia. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2017 - 2017
Modrian e o movimento essencial na dança. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2017 - 2017
PAIKSÉ: os cortadores de cabeça. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2017 - 2017
Oficina ?Ritmo para a cena?. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2017 - 2017
Fotografia e Dança: a poética da imagem aplicada ao espetáculo. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2017 - 2017
Exame de Proficiência em leitura em Língua Estrangeira. (Carga horária: 4h).
Escola de Teatro e Dança da UFPA, ETDUFPA, Brasil.
2016 - 2016
Curso Educação, Cultura e Amazônia: diálogos transversais. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2016 - 2016
Curso Tópicos de Filosofia Contemporânea. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PET/UFPA/PROEX/MEC/SESU/SECAD/FNDE, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Programa de Educação Tutorial PET Interdisciplinar Conexões de Saberes vinculado a UFPA/PROEX/MEC/SESU/SECAD/FNDE

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 8
Outras informações
Estágio docente obrigatório no Componente Curricular Filosofia no Ensino Fundamental e Médio da Escola de Aplicação da UFPA - EAUFPA.


Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, CMNSN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docente obrigatório no Componente Curricular Filosofia do Ensino Fundamental no Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré - CMNSN.


EEEM Pedro Amazonas Pedroso, EEEMPAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docente obrigatório do Componente Curricular Filosofia no Ensino Médio na EEEM Pedro Amazonas Pedroso - EEEMPAP.


EMEF Ruy da Silveira Britto, EMEFRSB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6
Outras informações
Estágio docente obrigatório no Componente Curricular Filosofia no Ensino Fundamental da EMEF Ruy da Silveira Britto - EMEFRSB.


Companhia Moderno de Dança, CMD, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bailarino Intérprete-criador, Carga horária: 8
Outras informações
Intérprete-criador pelo Grupo de Dança Moderno em Cena - MEC pertencente à Companhia Moderno de Dança - CMD, Belém/PA.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Coreoepistemologias: poéticas de criação em dança em Belém do Pará
Descrição: O projeto é um estudo dos procedimentos metodológicos aplicados ao estudo da potência teórica de práticas criativas em dança na cidade de Belém Portaria: 038/2016 - ICA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Robson Farias Gomes - Integrante / Ana Flávia Mendes Sapucahy - Coordenador / Luiza Monteiro e Souza - Integrante / Ercy Araújo de Souza - Integrante / Tarik Coelho Alves - Integrante / Luiz Thomaz Sarmento Conceiçã - Integrante / Feliciano Marques - Integrante / Arianne Pimentel - Integrante / Andreza Barroso da Silva - Integrante / Juanielson Silva - Integrante.
2016 - 2018
Grupo de Filosofia Temática
Descrição: Utilizaremos a abordagem da Teoria dos Sistemas Complexos para investigar de modo interdisciplinar variáveis e invariáveis que se apresentam nos mais diversificados contextos da sociedade amazônica: do Círio de Nazaré ao fenômeno sociocultural do açaí, por exemplo. Todos os projetos deste grupo interagem entre si e orbitam ao redor do mesmo núcleo referencial , a TSC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
PET/Conexões de Saberes: novo diálogo entre a UFPA e as comunidades populares - Universidade Federal do Pará - UFPA
Descrição: O Programa Conexões de Saberes: diálogo entre a universidade e as comunidades populares foi criado por iniciativa do Ministério da Educação ? MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade ? Secadi, em cumprimento às suas atribuições de responder pela formulação de políticas públicas de valorização da diversidade e promoção da equidade na educação , auxiliando a permanência de jovens das comunidades populares na universidade. O Programa está em execução na UFPA desde 2005. Objetiva a valorização e fortalecimento acadêmico dos estudantes de origem popular em condição de vulnerabilidade social e acadêmica, por meio de projetos que ofereçam aos jovens vinculados às instituições públicas de ensino superior, a possibilidade de desenvolver a capacidade de produzir conhecimentos científicos e de intervir em prol das comunidades populares/baixa renda, principalmente, junto às crianças, adolescentes e jovens, nas escolas públicas estaduais e municipais de Educação Básica. Na UFPA, campus do Guamá, o Programa é realizado/mantido com recursos da própria Instituição (PROEX/UFPA), atuando em duas escolas periféricas: Consuelo e Souza, bairro do Quarenta Horas (desde 2009), em Ananindeua, e Celso Malcher (desde 2011), bairro da Terra Firme, em Belém, com dois projetos, ?Circuito de leitura: lendo para ser feliz? e ?Conectando Saberes no Ensino Médio? e ainda na produção de vídeos; oficinas; mesa-redonda; apresentação de trabalhos em eventos científicos/ culturais locais, regionais e nacionais; construção, articulação e fortalecimento do Fórum de Acompanhamento e Avaliação do projeto de Cotas UFPA, fortalecendo o vínculo com as comunidades populares e a necessidade de elaboração de políticas públicas de ações afirmativas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Processo Criativo-Colaborativo: Um fazer do Grupo Coreográfico da UFPA
Descrição: O presente projeto pretende continuar as atividades desenvolvidas pelo Grupo Coreográfico da UFPA, a partir das seguintes objetivos: aperfeiçoar o saber-fazer e o saber-ser intérprete-criador, desenvolver as habilidades técnicas e de preparação corporal, motivar a sensibilidade criativa, propiciar estudos teóricos para análise e reflexão de temas propostos pelo grupo, propor novos projetos e ativar o Exercício de Dança, apresentar os repertórios do grupo e de um novo espetáculo, possibilitar aos discentes de licenciatura a monitoria e a prática do assistente de direção artística, assistente de coreógrafo e ensaiador, bem como, aos intérpretes-criadores (curso técnico) ampliar o aperfeiçoamento nos processos de criação colaborativa e de interpretação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Conectando Saberes no Ensino Médio, nas Escolas Públicas do Estado do Pará
Descrição: O projeto articula-se as diretrizes do Programa Conexões de Saberes - PCS e pretende com suas ações aproximar à universidade das comunidades populares, mediando à construção de ferramentas de divulgação dos princípios e fundamentos teórico-metodológicos da política de ações afirmativas, focando em direitos humanos, juventude e educação, homofobia, relações étnicos raciais e acesso e permanência como elementos articuladores do debates sobre a inserção das comunidades populares ao ensino superior público. Objetiva ampliar o debate sobre a política de ações afirmativas e temas interdisciplinares do ENEM aos jovens estudantes do ensino médio público de escolas; aprofundar a formação dos jovens de origem popular, estudante do ensino médio público de escolas, visando intervenção qualificada em diferentes espaços sociais; estimular a formação de novas lideranças capazes de articular conhecimentos com compromisso social; estreitar a relação entre a universidade e os moradores de espaços populares periféricos, de assentamentos e ocupações; oferecer ferramentas didático-científico que possibilitem o acesso de estudantes de origem popular à universidade e deste modo discutir a democratização do ensino superior; ampliar a partir da matriz de referência do ENEM, o debate acerca dos temas interdisciplinares ; e formação de 14 bolsistas da UFPA em políticas de ações afirmativas visando o fortalecimento do PCS e a consolidação das políticas de ações afirmativas. A metodologia será pautada na concepção de formação técnico - política, articulada à ações afirmativas a ser trabalhada com os jovens/estudantes em diálogo com a escola pública e comunidades populares juntamente com temas interdisciplinares- Matriz de Referência ENEM.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2016
Programa Circuito de Leitura: lendo para ser feliz
Descrição: O programa Circuito de Leitura se insere em uma perspectiva de ampliação da proposta que aponta o gosto e o prazer pela leitura para compreensão do mundo da palavra e da escrita e como forma de expressão da criatividade, liberdade, felicidades, segurança, sonho e paixão. Pretende consolidar e espaços, já constituídos, de debate envolvendo a comunidade de modo geral e muito particularmente dos sujeitos que tem por ofício à educação. O programa é fruto do projeto homônimo, Circuito de Leitura: lendo para ser feliz que se encontra em execução há 15 anos. Objetiva, estimular o gosto e o prazer pela leitura e escrita de crianças, adolescentes e jovens das escolas na comunidade Escola de Ensino Fundamental e Médio Consuelo e Souza, na Comunidade do Quarenta Horas, Ananindeua-PA e Escola de Ensino Fundamental e Médio Celso Malcher, no Bairro da Terra Firme, Belém-PA e realizar cursos de mediadores de leitura para educadores populares, da comunidade Jardim Botânico, no Bairro do Distrito, em Ananindeua-PA. Pretende seguir a fundamentação político, pedagógica e social, onde se encontram as bases de uma discussão histórica, as comunidades mais afastadas dos grandes centros, a exemplo do bairro do Quarenta Horas, Distrito e Terra Firme, ainda estão longe do acesso aos processos educativos que lhes possibilite o contato com o mundo da leitura e da escrita e nas escolas, do patamar exigido para o ensino fundamental, ?o pleno domínio da escrita da leitura e do cálculo? (BRASIL, 2006) e estas precisam e merecem outras possibilidades social e educacional. Este programa pretende ser uma ferramenta a contribuir na reversão do cenário de um Brasil de pouco leitores, a partir de dois projetos, Circuito de leitura: lendo para ser feliz e Curso de Formação de Mediadores de Leitura para Comunidade Populares.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
DIONISÍACAS
Descrição: O Dionisíacas é um Projeto de Extensão vinculado ao POIESIS - Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção, coordenado pela Profa. Dra. Jovelina Maria Ramos de Souza. Marcado por uma natureza multidisciplinar, o projeto propõe a abordagem entre dois discursos afins e complementares entre si, o da Filosofia Antiga e o da Poesia Grega, tomando como obras de referência para o debate pretendido, o diálogo Banquete de Platão e a tragédia Bacas de Eurípides. A mediação foi realizada por meio da linguagem teatral, sobretudo do jogo cênico próprio do Teatro de Rua, no qual se plasmou a figura do personagem Alcibíades, no contexto de seu elogio a Sócrates, em Banquete 212c-223d, com a de Dionísio, cuja epifania é cantada de maneira magistral pelo coro das Bacas lídias. A intenção foi realizar um processo de montagem teatral reunindo os elementos utilizados por Platão para compor a representação de Alcibíades, destacando-se a mesma desmedida e embriaguez atribuída a Dionísio por Eurípides, a chegada do cortejo (thíasos) na casa do poeta trágico Agaton trazendo e levando o personagem, lembrando o processo de entronização do deus de múltiplas máscaras na Hélade. A montagem pretendeu incorporar, em um processo experimental, o discurso platônico na técnica euripidiana do coro, mesclando elementos do teatro de rua e das tradicionais danças de roda gregas.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Dança.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Premiado no Edital de Residência Artística do Espaço Experimental de Dança, Companhia Experimental de Dança.
2016
1º Lugar na Feira de Ciências e Engenharia do Estado do Amapá - Nível Superior, Governo do Estado do Amapá.
2016
Categoria DANÇA Festival Peconha: Prêmio Eládio Lobato de Personalidades do Ano, Instituto Caboclo da Amazônia - ICAM e MOVICI JOVEM.
2015
Honra ao Mérito pela Prefeitura Municipal de Igarapé-Miri/PA, Prefeitura e Secretaria de Educação de Igarapé-Miri.
2015
1º Lugar NÍVEL SUPERIOR ? CIÊNCIAS HUMANAS na III Expo MILSET BR. Fortaleza/CE. 2015, MILSET BR.
2014
2º Lugar da Categoria "Nível Superior" da 7ª FEICIMAC, Colégio Estadual de Ensino Médio Manoel Antônio de Castro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, R. F.2016GOMES, R. F.; GLORIA, L. L. ; LEITE, D. S. ; ROSÁRIO, Maria José Aviz do . Juventude e Educação: A Violência na Escola - Um Estudo Exploratório. Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes/UFPA, v. 1, p. 78-84, 2016.

2.
JESUS, C. A. S.2016JESUS, C. A. S. ; SILVA, E. B. ; LEITE, D. S. ; GOMES, R. F. ; ROSÁRIO, Maria José Aviz do . A Formação de Mediadores de Leitura: Uma Vivência Teórico-Prática. Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes/UFPA, v. 1, p. 84-89, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, R. F.. O Crátilo de Platão e a Questão Acerca da Justeza dos Nomes. In: III Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA, 2013, Belém. Anais do III Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. Belém, 2013. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, R. F.. Das Paixões do Tirano no Livro IX d'A República de Platão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GOMES, R. F.. Transcurso - um ponto, uma luz e o ciclo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, R. F.. Prelúdio à Dança Líquida. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES, R. F.. Nietzsche e a Dança Contemporânea: Influências e Discussões no Viés Apolínio e Dionisíaco do Fazer Artístico-Performativo Sob a Óptica da Valorização da Experiência Humana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GOMES, R. F.. O Espírito Transgressor: repercussões sociopolíticas através do fazer artístico-performativo-contemporâneo no município de Igarapé-Miri/PA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GOMES, R. F.; NUNES, A. S. C. . A Teoria da Percepção-ação e a informação ecológica do açaí numa perspectiva sociocultural no município de Igarapé-Miri/PA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GOMES, R. F.. Teoria dos Sistemas Complexos: o conceito de organização na perspectiva sociocultural do açaí. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GOMES, R. F.. A Filosofia e a visão sistêmica no estudo sociocultural amazônico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
GOMES, R. F.; CUNHA FILHO, P. C. F. . Pesquisa sobre o mapeamento dos atratores no Círio de Nazaré. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
GOMES, R. F.. Igaras de Sensibilização. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
GOMES, R. F.. Eu e os Outros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
GOMES, R. F.. Igarapé-Miri: a capital do símbolo açaí. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
GOMES, R. F.. Ação Jovem: Transdisciplinaridade na comunidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
GOMES, R. F.. Ensino e pesquisa em Filosofia: desafios e perspectivas na contemporaneidade no âmbito da educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
GOMES, R. F.. Açaí como elemento de Constituição Imaginária de sociedade de Igarapé-Miri/PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
GOMES, R. F.. O açaí numa perspectiva filosófica de constituição imaginária da sociedade no município de Igarapé-Miri/PA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
GOMES, R. F.. O açaí como elemento de Constituição Imaginária de sociedade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
GOMES, R. F.. O ato de ler: a escola como espaço de leitura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
GOMES, R. F.. O PET Interdisciplinar Conexões de Saberes: sua atuação no contexto acadêmico e nas comunidades populares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
GOMES, R. F.. O Crátilo de Platão e a questão acerca da Justeza dos nomes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, R. F.. Performance Prisioneiro Acorrentado 2017 (Resumo).

2.
GOMES, R. F.. Nietzsche e a Dança Contemporânea: Influências e Discussões no Viés Apolínio e Dionisíaco do Fazer Artístico-Performativo Sob a Óptica da Valorização da Experiência Humana. Ouro Preto, MG 2017 (Resumo).


Demais tipos de produção técnica
1.
GOMES, R. F.. Oficina ?Do Corpo Imanente por um Corpo-obra?. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GOMES, R. F.. Oficina de Performance na Semana Acadêmica dos Cursos Técnicos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
GOMES, R. F.. I Curso de Dança e Autoestima. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
GOMES, R. F.. II Curso de Dança e Autoestima. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
GOMES, R. F.. Oficina Experimentação em Dança. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
GOMES, R. F.. Oficina de Corpo. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GOMES, R. F.. Oficina de Expressão Corporal na Conferência de Saberes MOVICI JOVEM. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Nômada'. 2018. Coreográfica.

2.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Ave, Marias!'. 2018. Coreográfica.

3.
GOMES, R. F.. Performance 'Onto-me'. 2018. Performática.

4.
GOMES, R. F.. Performance Duo 'Dois céus abaixo do inferno'. 2018. Coreográfica.

5.
GOMES, R. F.. Performance Retratos de Famílias. 2018. Coreográfica.

6.
GOMES, R. F.. Performance Casa-mãe. 2018. Performática.

7.
GOMES, R. F.. Performance Meu refúgio é o movimento. 2018. Performática.

8.
GOMES, R. F.. Josefa Maria: Deus há de ser. 2018. Performática.

9.
GOMES, R. F.. Performance Prisioneiro Acorrentado. 2017. Performática.

10.
GOMES, R. F.. Performance Transa. 2017. Performática.

11.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'O Vagalume'. 2017. Coreográfica.

12.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança Deusas do Olimpo. 2017. Coreográfica.

13.
GOMES, R. F.. Espetáculo Ainda que eu falasse a língua dos anjos.... 2017. Performática.

14.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Divas'. 2017. Coreográfica.

15.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Maria Fumaça e Zé Trilho'. 2017. Coreográfica.

16.
GOMES, R. F.. Espetáculo Ser para o que se é. 2017. Performática.

17.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança Hair: deixe o sol entrar. 2017. Coreográfica.

18.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'O Sonho de Mondrian: movimentos e cores'. 2017. Coreográfica.

19.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança Sonhamentos. 2017. Coreográfica.

20.
GOMES, R. F.. XXIII Auto do Círio. 2017. Diversas.

21.
GOMES, R. F.. Ciranda Junina ETDUFPA. 2017. Coreográfica.

22.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Maria Fumaça e Zé Trilho'. 2017. Coreográfica.

23.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Maria Fumaça e Zé Trilho'. 2017. Coreográfica.

24.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança 'Cosmogonias'. 2017. Coreográfica.

25.
GOMES, R. F.. Performance 'Virgens mães'. 2017. Performática.

26.
GOMES, R. F.. Apresentação artística na Semana Acadêmica do Curso Técnico em Dança. 2017. Audiovisual.

27.
GOMES, R. F.. Videodança ?Marginal?. 2017. Audiovisual.

28.
GOMES, R. F.. Videodança ?The Scientist?. 2017. Audiovisual.

29.
GOMES, R. F.. Performance ?Secretos?. 2017. Performática.

30.
GOMES, R. F.. Videodança ?Eu e os Outros?. 2017. Audiovisual.

31.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança Trilogia Sia. 2016. Coreográfica.

32.
GOMES, R. F.. Ciranda Junina ETDUFPA. 2016. Coreográfica.

33.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança Trilogia Sia. 2016. Coreográfica.

34.
GOMES, R. F.; MORAES, C. S. P. . Performance ?Fio? FECIMAC. 2016. Performática.

35.
GOMES, R. F.. Espetáculo 'A Violência Urbana'. 2016. Coreográfica.

36.
GOMES, R. F.. Espetáculo de Dança Nossa Canção. 2012. Coreográfica.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional de Etnocenologia.Onto-me: um estudo do ser obra. 2018. (Outra).

2.
IV Encontro Paraense de Etnocenologia.Onto-me: um estudo do ser obra. 2018. (Outra).

3.
Seminário de Literaturas Estrangeiras. 2018. (Seminário).

4.
VIII Colóquio Internacional de Etnocenologia.Onto-me: um estudo do ser obra. 2018. (Outra).

5.
XXI Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP.Das Paixões do Triano no Livro IX D'A República de Platão. 2018. (Encontro).

6.
III Jornada Benedito Nunes.O Espírito Transgressor: repercussões sociopolíticas através do fazer artístico-performativo-contemporâneo no município de Igarapé-Miri/PA. 2017. (Outra).

7.
II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura.Performance Prisioneiro Acorrentado. 2017. (Simpósio).

8.
IX Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFOP.Nietzsche e a Dança Contemporânea: Influências e Discussões no Viés Apolínio e Dionisíaco do Fazer Artístico-Performativo Sob a Óptica da Valorização da Experiência Humana. 2017. (Encontro).

9.
Palestra: A Recepção de Charles Darwin por Ernst Cassirer em o Ensaio Sobre o Homem. 2017. (Outra).

10.
Seminário Palco Giratório. 2017. (Seminário).

11.
VII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.Performance Transa. 2017. (Encontro).

12.
X Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA.Prelúdio à Dança Líquida. 2017. (Seminário).

13.
Ciclo de Debates no Trópico ?Identidade(s) Culturais na Amazônia?- O que é (são)? O que deveria(m) ser no Séc. XXI??,. 2016. (Outra).

14.
Curso Educação, Cultura e Amazônia: diálogos transversais. 2016. (Outra).

15.
Curso Teoria dos Sistemas Complexos - MÓDULO I. 2016. (Outra).

16.
Curso Teoria dos Sistemas Complexos - MÓDULO II. 2016. (Outra).

17.
I Encontro de Filosofia com Crianças e Adolescentes nos princípios da Educação de de Paulo Freire. 2016. (Encontro).

18.
II Jornada Benedito Nunes.A TEORIA DA PERCEPÇÃO-AÇÃO E A INFORMAÇÃO ECOLÓGICA DO AÇAÍ NUMA PERSPECTIVA SÓCIO CULTURAL NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI/PA. 2016. (Outra).

19.
II Semana Acadêmica de Filosofia da Universidade do Estado do Pará - II SAFIL.A FILOSOFIA E A VISÃO SISTÊMICA NO ESTUDO SOCIOCULTURAL DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA,. 2016. (Outra).

20.
I Seminário de Filosofia, Letras, Artes e Ciências Humanas - SFLAC.Educação Sexual: "Igaras" de sensibilização. 2016. (Seminário).

21.
IX Seminário de Pesquisa em Dança da UFPA. 2016. (Seminário).

22.
PALESTRA: Felicidade e Moralidade na Ética de Kant: oposição e conciliação. 2016. (Outra).

23.
Seminário Fuleiragens na Fronteira ? Seminário de Dramaturgia de Dança. 2016. (Seminário).

24.
VI Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.Teoria dos Sistemas Complexos: o conceito de organização na perspectiva sociocultural do açaí. 2016. (Encontro).

25.
Conferência Internacional de Dança Cristã Pérolas do Rei. 2015. (Outra).

26.
I Feira de Inovação, Ciências e Tecnologia de Igarapé-Miri/PA. O conceito de Constituição Imaginária de Sociedade no Município de Igarapé-Miri/PA. 2015. (Feira).

27.
III Expo Nacional MILSET BRASIL. O açaí numa perspectiva filosófica de constituição imaginária da sociedade no município de Igarapé-Miri/PA. 2015. (Exposição).

28.
I Jornada Benedito Nunes.Açaí como elemento de Constituição Imaginária de sociedade de Igarapé-Miri/PA. 2015. (Outra).

29.
V Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. 2015. (Encontro).

30.
VII Feira Científica do Colégio Manoel Antônio de Castro - FEICIMAC. O açaí como elemento de Constituição Imaginária da sociedade de Igarapé-Miri/PA. 2015. (Feira).

31.
Feira do Vestibular da UFPA. Apresentação do Curso de Filosofia na FEIVEST/2014. 2014. (Feira).

32.
I Encontro Nacional da Iniciação Científica e Iniciação à Docência: juventude, trabalho e educação?, c. 2014. (Encontro).

33.
I Encontro Norte de Grupos PET. 2014. (Encontro).

34.
III Colóquio Kant e o kantismo. 2014. (Outra).

35.
I Simpósio Internacional Filosofia e Literatura: Platão, arte e poesia.. 2014. (Simpósio).

36.
IV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. 2014. (Encontro).

37.
XIX Encontro Nacional dos Grupos PET.O ato de ler: a escola como espaço de leitura. 2014. (Encontro).

38.
III Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA.O Crátilo de Platão e a Questão acerca da justeza dos nomes. 2013. (Encontro).

39.
Minicurso ?Platão e o Teatro Trágico: secar as emoções e controlar o discurso?, n. 2013. (Outra).

40.
Palestra: A formação da mente natural em Vico, sob a perspectiva da Filosofia Ecológica. 2013. (Outra).

41.
Palestra: A pesquisa em Filosofia. 2013. (Outra).

42.
Palestra: As paixões dos herois homéricos. 2013. (Outra).

43.
Palestra: Como se estuda Filosofia?. 2013. (Outra).

44.
Palestra: Filosofia: natureza e estudo. 2013. (Outra).

45.
Palestra: Kant, Rosseau e as bases do pensamento estético. 2013. (Outra).

46.
Palestra: O ensino de Libras e a Filosofia. 2013. (Outra).

47.
Palestra: Projetos de ensino, pesquisa e extensão em Filosofia desenvolvidos pelas docentes: Ana Maria Martins, Jovelina Ramos de Souza e Verônica de Araújo Capelo da Faculdade de Filosofia com a participação de discentes. 2013. (Outra).

48.
Palestra: Rosseau e os Gregos. 2013. (Outra).

49.
Sarau com audição de fragmentos de músicas e poemas dos mélicos arcaicos, como Safo, Alcman, Simônides, Íbico e Anacreonte na semana comemorativa dos 40 Anos do Curso de Filosofia da UFPA d. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, R. F.. II ME MOSTRA: um Exercício cênico. 2018. (Festival).

2.
GOMES, R. F.; SOARES, H. L. ; VIANA, T. . VII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. 2017. (Outro).

3.
GOMES, R. F.. I ME MOSTRA: um Exercício cênico. 2017. (Festival).

4.
GOMES, R. F.. III Jornada Benedito Nunes. 2017. (Outro).

5.
GOMES, R. F.; MORAES, C. S. P. . Espetáculo de Dança Trilogia Sia. 2016. (Outro).

6.
GOMES, R. F.; MORAES, C. S. P. . I Seminário de Filosofia, Letras, Artes e Ciências Humanas. 2016. (Outro).

7.
GOMES, R. F.. Feira Científica do Colégio Estadual de Ensino Médio Manoel Antônio de Castro - FEICIMAC. 2016. .

8.
GOMES, R. F.; NUNES, A. S. C. . II Jornada Benedito Nunes. 2016. (Outro).

9.
GOMES, R. F.. VI Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UFPA. 2016. (Outro).

10.
GOMES, R. F.. I Concerto Experience. 2016. (Concerto).

11.
GOMES, R. F.. I Mostra Cultural MOVICI JOVEM. 2016. (Exposição).

12.
GOMES, R. F.. VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2014. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 19:02:19