Estela aparecida fernandes soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9615554292454465
  • Última atualização do currículo em 14/09/2017


Possui graduação em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (1997) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Atualmente é professor ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, matemática, prática, informática e olimpiada de matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Estela aparecida fernandes soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, E.A


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Geometria, Modelagem e Código de Barras na Construção de Luminárias,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Prof. Dr. Márcio de Jesus Soares.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1993 - 1997
Graduação em Ciências com habilitação em Matemática.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho, FAFIJA, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
disciplina isolada. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Melhor Gestão Melhor Ensino. (Carga horária: 80h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2009 - 2010
Grandes Temas da Atualidade - 2009 e 2010. (Carga horária: 108h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia de Ensino de Disciplina de Matemãtica. (Carga horária: 64h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Ensino M~edio em Rede. (Carga horária: 90h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Religacão dos Saberes Cientificos. (Carga horária: 40h).
Federacao das cooperativas educacionais do estado de São Paulo, FECEESP, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia de Ensino de Disciplina de Matemãtica. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2003 - 2003
Metodologia de ensino - Ciencias da Natureza. (Carga horária: 120h).
Faculdades Integradas de Ourinhos, FIO, Brasil.
2002 - 2002
Construindo Sempre Matematica. (Carga horária: 170h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2001 - 2001
Temas Transversais no ensino de Matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2001 - 2001
Softwares Educacionais. (Carga horária: 60h).
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2001 - 2001
Temas Transversais no ensino de Matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Cooperativa de Ensino de Ourinhos, CEO, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino básico, Carga horária: 15


Instituto Federal de São Paulo, IFSP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo 1
02/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, Ensino Médio Integrado de Lazer e Mecatrônica
02/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFSP - Campus Avaré, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Divulgação.
10/2014 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Avaré, .

Cargo ou função
Comissão de Divulgação do Vestibular.
02/2017 - 06/2017
Ensino, Engenharia de Biossistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo 1
08/2016 - 12/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, Para Ensino Médio Integrado de Mecatrônica e Lazer
02/2016 - 07/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, para Ensino Médio Integrado de Mecatrônica, Lazer e Agraindústria
02/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática- Ensino Médio Integrado em Mecatrônica, Lazer e Agroindústria

Escola Estadual Profª Justina de Oliveira Gonçalves, EEJOG, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora PEBII da disciplina de Matemática por 16 anos.



Projetos de extensão


2017 - Atual
#CurtindoOBMEP
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2016
#curtindoOBMEP
Descrição: Curso preparatório para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Curso de Preparação para OBMEP-2ª fase
Descrição: O objetivo principal é estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes. O projeto criará oportunidades de estudo em grupo de provas de edições anteriores da OBMEP (Olimpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), disponibilizadas no site oficial. Especificamente, a OBMEP pretende: ? Estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos do Campus Avaré. Uma vez que pesquisas apontam que mais de 60% dos professores confirmaram que os alunos passaram a estudar mais após a participação na olimpíada; ? Identificar jovens talentos na Matemática e incentivá-los a ingressar nas áreas científicas e tecnológicas de nível superior; ? Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento matemático; O projeto atenderá alunos regularmente matriculados nos cursos integrados ofertados pelo campus e alunos matriculados no Ensino Médio em instituição pública municipal ou estadual. Através dessa ação espera-se contribuir para aumentar o número de alunos da região de Avaré premiados na competição e melhorar o desempenho dos alunos em Matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Cursinho Popular
Descrição: Proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento, buscando a formação crítica dos estudantes das classes populares, atendendo cerca de 40 alunos, entre eles, alunos do Ensino Médio Integrado do IFSP, alunos da rede municipal de ensino, e jovens que já tenham concluído o ensino médio do município de Avaré..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Estela aparecida fernandes soares - Integrante / Alexandre Menezes de Camargo - Integrante / Anderson gomes de Paiva - Integrante / Camila Aparecida da Silva - Integrante / Daniel Trevisan Samways - Integrante / Elaine Aparecida Campidelli Hoyos - Integrante / Lívia Cristina de Souza - Integrante / Luciane de Fátima Rodrigues de Souza - Integrante / Matheus Manoel Teles de Menezes - Integrante / Raissa Maria Mattos Gonçalves - Integrante / Tarsila Ferraz Frezza - Integrante / Vanessa Mota Andrade de Castro - Coordenador / Alexandre Indriunas - Integrante / nelso de Abreu - Integrante / Fábio Crivelli de Ávila - Integrante.
2014 - 2014
Cursinho preparatório para o Enem 2014
Descrição: Edital nº 991 - PIAPE Cursinho Popular. Criado em 1998, o ENEM, segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de ?avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. Atualmente o ENEM transformou-se no maior vestibular do Brasil. Com uma prova mais longa, mais elaborada e contextualizada, ele é a principal porta de entrada nas universidades brasileiras. Pensando evidentemente em ingressar no ensino superior, o número de inscritos ao longo dos anos vem crescendo vertiginosamente. A título de comparação, passou de 157.221 em 1998 para mais de 6 milhões na edição de 2011. Além do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em universidades particulares, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Portanto, este curso vem proporcionar oportunidade de desenvolvimento de competências e habilidades nas diferentes áreas do conhecimento abordadas nas provas do ENEM. O cursinho será voltado para a comunidade interna e externa do Instituto Federal, estudantes do Ensino Médio ou que já concluíram. Ainda, serão elaborados relatórios e análises estatísticas que serão usados na elaboração de artigos científicos, baseados em resultados observados durante a realização deste, através de simulados, como por exemplo, quais as maiores dificuldades dos alunos dentro da química, matemática e física, visando propor novas metodologias de ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Estela aparecida fernandes soares - Integrante / Alexandre Menezes de Camargo - Integrante / Anderson gomes de Paiva - Integrante / Camila Aparecida da Silva - Integrante / Daniel Trevisan Samways - Integrante / Elaine Aparecida Campidelli Hoyos - Integrante / Lívia Cristina de Souza - Integrante / Luciane de Fátima Rodrigues de Souza - Coordenador / Maria Caroline Trovo - Integrante / Matheus Manoel Teles de Menezes - Integrante / Raissa Maria Mattos Gonçalves - Integrante / Tarsila Ferraz Frezza - Integrante / Vanessa Mota Andrade de Castro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Desenho Geométrico.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2006
Honra ao Mérito, Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ADAMI, P. S.2017ADAMI, P. S. ; SOARES, E.A ; SOUZA, L. F. R. . GEOGEBRA E O TRIÂNGULO DE SIERPINSKI: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica de Educação e Ciência - REEC, v. 7, p. 44-61, 2017.

2.
SILVA, A. A. S.2015 SILVA, A. A. S. ; SILVA, M. Q. ; SOARES, E.A . Diagnóstico Ambiental e Intervenção Técnica: relato de atividades desenvolvidas. Revista Eletrônica de Educação e Ciência - REEC, v. 05, p. 08-13, 2015.

3.
FARIA, I. G.2015 FARIA, I. G. ; SOUZA, L. F. R. ; SOARES, E.A . MÉTODOS INFORMATIZADOS CONTRIBUEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA- Revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Educação e Ciência - REEC, v. 05, p. 65-71, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, E.A; AVILA, F. C. ; SOUZA, L. F. R. . IFSP: Uma proposta de ação para democratização do ensino de matemática pautada nos objetivos propostos pela OBMEP. In: 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Itapeva. Diálogos da Extensão: do saber acadêmico à prática social.

2.
SOARES, E.A. Geometria, Modelagem e Código de Barras na Construção de Luminárias. In: VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática, 2013, São Carlos. Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, L. F. R. ; SOARES, E.A ; CAMARGO, A. M. . Curso preparatório para Enem: Uma proposta para democratização do acesso ao ensino superior. In: III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-Diversidade, Cidadania e Inovação, 2015, Recife. III FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-, 2015. v. 1. p. 749-749.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, E.A. O novo tipo de educador. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, E.A; AVILA, F. C. ; SOUZA, L. F. R. . IFSP: Uma proposta de ação para democratização do ensino de Matemática pautada nos objetivos propostos para OBMEP. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, E.A. I Encontro PROFMAT. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOARES, E.A. Teorema de Pitágoras: diferentes abordagens para o ensino fundamental II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SOARES, E.A. Encontrando Medidas Inascessíves-construção do Teodolito. 2009 (Ensino/Aprendizagem).

2.
SOARES, E.A. Leitura + Matemática = Diversão. 2008 (Ensino).

3.
SOARES, E.A. Ciências na Bolha de Sabão. 2005 (Práticas Pedagógicas).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
SOARES, E.A. Comissão de Avaliação Especial de Desempenho-. 2008. Escola Estadual Profª Justina de Oliveira Gonçalves.

Outras participações
1.
SOARES, E.A. comissão de avaliação de desempenho docente - RSC. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Encontro PROFMAT UTFPR-Cornélio Procópio..Mesa redonda. 2017. (Encontro).

2.
Ciclo de Seminários "História Oral e Educação Matemática". 2016. (Seminário).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

4.
III fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.Curso Preparatório para o ENEM: Uma Proposta para a Democratização do Acesso ao Ensino Superior. 2015. (Outra).

5.
1º simpósio Nacional de Formação do Professor de Matemática.Geometria, Modelagem e Código de Barras na Construção de Luminárias. 2013. (Simpósio).

6.
HTEM-2013.Geometria, Mdelagem e Código de Barras na Construção de Luminárias. 2013. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS-SALANDIM, M. E. ; GARNICA, A. V. M. ; SOARES, E.A . Ciclo de Seminários "História Oral e Educação Matemática", do Ghoem (Grupo História Oral e Educação Matemática. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA, A. A. S.2015 SILVA, A. A. S. ; SILVA, M. Q. ; SOARES, E.A . Diagnóstico Ambiental e Intervenção Técnica: relato de atividades desenvolvidas. Revista Eletrônica de Educação e Ciência - REEC, v. 05, p. 08-13, 2015.

2.
FARIA, I. G.2015 FARIA, I. G. ; SOUZA, L. F. R. ; SOARES, E.A . MÉTODOS INFORMATIZADOS CONTRIBUEM PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA PARA O ENSINO DA GEOMETRIA- Revisão bibliográfica. Revista Eletrônica de Educação e Ciência - REEC, v. 05, p. 65-71, 2015.


Cursos de curta duração ministrados
1.
SOARES, E.A. Teorema de Pitágoras: diferentes abordagens para o ensino fundamental II. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SOARES, E.A. I Encontro PROFMAT. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS-SALANDIM, M. E. ; GARNICA, A. V. M. ; SOARES, E.A . Ciclo de Seminários "História Oral e Educação Matemática", do Ghoem (Grupo História Oral e Educação Matemática. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


1) Professora responsável pela aplicação da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) do ano 2005 ao ano 2014;

2) Professor Coordenador Pedagógico na EE Virgínia Ramalho, em Ourinhos, no period de 25/07/2005 a 30/01/2006.

3) Professor no EJA nas escolas:
EEProfª Virgínia Ramalho- ourinhos-no periodo de 11/09/1995 a 13/021996
E.E.Dr. Ernesto Fonseca - Chavantes-SP, no periodo de 30/07/1998 a 11/11/1998.
EE Profª Esmeralda SoaresFerraz- Ourinhos-SP, no period de 17/02/1999 a 25/07/1999

4) Membro da Associação de Pais e Mestres nos anos de 2000 a 2011 na E.E.Profª Justina de Oliveira Gonçalves-Ourinhos- SP.

5) Membro do Conselho de Escola nos anos de 2002 a 2012 na E.E.Profª Justina de Oliveira Gonçalves- Ourinhos-SP.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 12:34:06