Edimara Fernandes Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3409969030735734
  • Última atualização do currículo em 29/03/2018


Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2014) e mestrado pelo programa de pós graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo na modalidade ensino de Física, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Maria Lucia Vital dos Santos Abib, com auxilio financeiro do CNPq, cujo título da dissertação é: Histórias em quadrinhos na formação inicial de professores de física: Da curiosidade à elaboração de sentidos (2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edimara Fernandes Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, E. F.


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em Programa Interunidades em Ensino de Ciências.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Histórias em Quadrinhos na formação inicial de professores de física: Da curiosidade à elaboração de sentidos,Orientador: Prof.a Dr.a Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Formação Docente.
2018
Especialização em andamento em Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC). (Carga Horária: 360h).
Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
2008 - 2014
Graduação em Física.
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Título: DISPERSÃO DA LUZ POLICROMÁTICA EM MEIOS TRANSLÚCIDOS.
Orientador: Prof. Dr. Sergio Berleze.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor (a) Substituto (a), Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor (a) Substituto (a), Enquadramento Funcional: Professor (a) Substituo (a), Carga horária: 23

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor (a) Substituto (a), Enquadramento Funcional: Professor (a) Substituto (a), Carga horária: 12
Outras informações
http://www4.pr.gov.br/profissionaiseducacao/dadosEmprego.jsp


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pae, Carga horária: 6


Colégio Vinicius de Morais, CVM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 13


Coordenação de Políticas de Formação de Professores- UFPR, COPEFOR- UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
O curso de extensão Uso de Recursos Digitais em Sala de Aula está voltado, prioritariamente, para professores que estejam atuando na rede professores que estejam atuando na rede pública estadual de ensino e tenham afinidades com o tema proposto.


Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
O PIBID tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas.



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
PIBID FÍSICA- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
Descrição: O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Edimara Fernandes Vieira - Integrante / Sergio Camargo - Coordenador.


Projetos de extensão


2009 - 2011
Projeto FIBRA- Física Brincando e Aprendendo
Descrição: O Projeto FIBRA - Física Brincando e Aprendendo consiste em atividades direcionadas à divulgação e ao incentivo do aprendizado de Física com uma proposta atrativa e divertida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Edimara Fernandes Vieira - Integrante / Irineu Mazzaro - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Ensino de Física.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, E. F.; ABIB, M. L. V. S. . Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.

2.
VIEIRA, E. F.; Hosoume, Y . Gêneros e Funções das Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos de Física ? Das Décadas de 1980 a 2010. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 2016, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC)-2016, 2016. v. X.

3.
VIEIRA, E. F.; HIGA, I. . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE. CURITIBA: GRUPO MARISTA, 2013. v. 9. p. 1-16.

4.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE. CURITIBA: GRUPO MARISTA, 2013. v. 9. p. 1-16.

5.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA, 2013. v. 1. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, E. F.. Histórias em Quadrinhos no ensino de Física: De onde vem esta ideia?. In: 4ªs Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, 2017, São Paulo. Histórias em Quadrinhos no ensino de Física: de onde vem esta ideia?. São Paulo: Criativo, 2017.

2.
CASTRO, B. A. C. ; VIEIRA, E. F. ; ABIB, M. L. V. S. ; HIGA, I. . LICENCIANDOS EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FÍSICA: VIVÊNCIAS, IDENTIDADES E SENTIDOS ATRIBUÍDOS À DOCÊNCIA. In: Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2017, Viana do Castelo. Educação em Ciências em múltiplos contextos. Instituto Politécnico de Viana: APEduc, 2017. p. 327-238.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, E. F.; ABIB, M. L. V. S. . Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VIEIRA, E. F.. Histórias em Quadrinhos no ensino de física: De onde vem esta ideia?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, B. A. C. ; VIEIRA, E. F. ; HIGA, I. ; ABIB, M. L. V. S. . Licenciandos em estágio supervisionado em física: Vivências, identidades e sentidos atribuídos à docencia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIEIRA, E. F.; Hosoume, Y . Gêneros e Funções das Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos de Física ? Das Décadas de 1980 a 2010. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIEIRA, E. F.. Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIEIRA, E. F.; ABIB, M. L. V. S. . Histórias em Quadrinhos, Ensino de Física e Formação de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . Leitura e Interpretação no Ensino de Física: Os discursos de autoria de estudantes do ensino médio a partir da articulação de diferentes linguagens. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
VIEIRA, E. F.; HIGA, I. . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VIEIRA, E. F.. Histórias em Quadrinhos no ensino e na aprendizagem de Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . O IMPACTO DAS DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . O IMPACTO DAS LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . DO LIVRO DIDÁTICO ÀS HISTORIAS EM QUADRINHO: UMA NOVA LEITURA DA FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
VIEIRA, E. F.. Física em Sala de Aula. 2014; Tema: Ensino de F´sica. (Blog).

2.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . Arte da Física. 2013; Tema: Ensino de Física. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIEIRA, E. F.; ABIB, M. L. V. S. . Histórias em Quadrinhos para o ensino de Física. 2017. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos.Histórias em Quadrinhos no ensino de Física: de onde vem esta ideia. 2017. (Encontro).

2.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC).Histórias em Quadrinhos e Formação de professores de Ciências: O que dizem as pesquisas?. 2017. (Encontro).

3.
XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física.Histórias em Quadrinhos para o Ensino de Física. 2017. (Simpósio).

4.
X Encontro da Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências. A linguagem de histórias em quadrinhos (HQs) no processo de formação docente de licenciandos em física como elemento cultural-educacional. 2015. (Exposição).

5.
X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Gêneros e Funções das Histórias em Quadrinhos nos Livros Didáticos de Física ? Das Décadas de 1980 a 2010. 2015. (Encontro).

6.
5º Semana Integarada de Ensino Pesquisa e Extensão Siepe/ 12° Encontro de Atividades Formativas Enaf.Leitura e Interpretação no Ensino de Física: Os discursos de autoria de estudantes do ensino médio a partir da articulação de diferentes linguagens. 2013. (Encontro).

7.
5º Semana Integarada de Ensino Pesquisa e Extensão Siepe/ 12° Encontro de Atividades Formativas Enaf. Mostra de Trabalhos Acadêmicos- Histórias em Quadrinhos no ensino de Física. 2013. (Exposição).

8.
Formação de Professores e Livros Didáticos de Ciências. 2013. (Outra).

9.
II Workshop e Novas Tecnologias e Educação. 2013. (Outra).

10.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Congresso).

11.
XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE. LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS E POTENCIALIDADES. 2013. (Congresso).

12.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2013. (Simpósio).

13.
4ª Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão Siepe/ 11º ENCONTRO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS Enaf.O IMPACTO DAS LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Encontro).

14.
III CEPIAL. 2012. (Congresso).

15.
I SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ: o impacto na Educação Básica.O IMPACTO DAS DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Encontro).

16.
1º Forum das Áreas do PIBID. 2011. (Encontro).

17.
2º Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão Siepe/ 9º Encontro de Extensão e Cultura Enec.FIBRA- Física Brincando e Aprendendo. 2010. (Encontro).

18.
UFPR: Cursos e Profissões- Uma feira de Ideias. 2009. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, E. F.. Histórias em Quadrinhos no Ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Redes sociais, websites e blogs
1.
VIEIRA, E. F.; CAMARGO, S. . Arte da Física. 2013; Tema: Ensino de Física. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 13:30:50