Sara Munique Noal

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6615342853981111
  • Última atualização do currículo em 30/08/2018


Mestranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Literatura, trabalhadores, catadores de papel. Faz parte do laboratório Trabalho e Movimentos Sociais. Pesquisa assuntos relacionados a trabalhadores, catadores de papel nas décadas de 1950 e 1960 a partir de fontes literatarias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sara Munique Noal
Nome em citações bibliográficas
NOAL, S. M.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História, Poder e Práticas Sociais.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil. Orientador: Aparecida Darc Souza.
2013 - 2016
Graduação em História.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: História social do trabalho em Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e Homens de Papel, de Plínio Marcos..
Orientador: Antonio de Pádua Bosi.
2007 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Escola de Educação Básica Rui Barbosa, EEBRB, Brasil.





Linhas de pesquisa


1.
História Social do Trabalho e da Cidade

Objetivo: Esta linha busca investigar processos históricos transcorridos no Brasil e na América Latina, no que se refere às diversas práticas dos sujeitos, coletivos e individuais, em suas diversas articulações com o social, na produção e transformação das relações de trabalho e das instituições. Apresentam-se como temas de interesse desta linha os movimentos sociais, as organizações partidárias e sindicais, as práticas cotidianas dos trabalhadores, no campo e na cidade e as construções de sentidos e significados por e sobre esses sujeitos, enquanto uma prática social, na historiografia e nas memórias..


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Relações de Trabalho de Catadores no Brasil entre 1950 e 1970
Descrição: Este projeto de pesquisa de IC propõe discutir as relações de trabalho de catadores no Brasil durante as décadas de 1950 e 1960, explorando o conteúdo e as narrativas da autobiografia Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus (1976), e da peça Homens de Papel, de Plínio Marcos (1978). Este tema (cata de recicláveis, trabalho precário e marginalidade social) tem sido bastante estudado no tempo presente, mas carece de abordagens recuadas no tempo que investiguem outras temporalidades. Carolina de Jesus escreveu sobre a vida na favela e o trabalho de catador na periferia de São Paulo, ao longo de 1955 a 1961. Plínio Marcos escreveu a peça Homens de Papel em 1967 (encenada primeiramente em 1968), durante a ditadura militar, sublinhando a exploração, a violência e a sociabilidade de trabalhadores que viviam da cata de papel também na periferia de São Paulo. A partir destas duas narrativas tentaremos desenvolver duas questões ligadas às relações de trabalho: examinar o cotidiano de trabalhadores muito pobres durante a década de 1950 na sua relação com o Estado, e a violência sofrida por catadores durante a ditadura militar..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sara Munique Noal - Integrante / Antônio de Pádua Bosi - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2014
Curso de Interprete de LIBRAS
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Ações para Higienização, Catalogação e Digitalização do Acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Cascavel
Descrição: As atividades realizadas consistem no processo de higienização, catalogação, digitalização e inserção da fotografias no site da prefeitura de Cascavel. No processo de higienização ocorre a limpeza das fotografias, onde se segue todos passos adequados para garantir sua maior conservação, o que ocorre também nos processos de digitalização, gravação dos DVD's e inserção no acervo virtual. Este projeto além de contribuir para maior conservação das fotografias, é uma forma de aproximar e facilitar o acesso das pessoas à fotografias e suas possibilidades de pesquisa...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
Programa Organização e Digitalização dos Fundos Documentais do Acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação Sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL)
Descrição: O programa tem o objetivo de desenvolver atividades de organização e digitalização do acervo do Núcleo de Pesquisa e Documentação Sobre o Oeste do Paraná- CEPEDAL - órgão da Universide Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cãndido Rondon. O acervo é composto por coleções (11 títulos) de jornais publicados na região Oeste do Paraná, desde a década de 1970, mais de mil fotografias que apresentam imagens da ocupação da região, iniciada em 1940, um arquivo de partidos políticos, contendo fichas de filiação da Arena e PDS da região Oeste do Paraná, referentes aos anos de 1980 a 1983, 2.970 Processos Trabalhistas Findos da Junta da Justiça do Trabalho de Marechal Cândido Rondon, mapas, documentos relacionados à construção da Usina Hidroelétrica de Itaipú e outros documentos que testemunham as ocupações populacionais e as transformações políticas, sociais, econômicas, ambientais vividas na Região Oeste do paraná e nas áreas de fronteira com o Paraguai e Argentina...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
Observatório do Mundo Contemporâneo
Descrição: Observatório do Mundo Contemporâneo é um projeto de extensão, vinculado ao Laboratório de Ensino de História, cujas atividades vêm sendo realizadas desde 2001. O projeto conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Seu trabalho consiste basicamente no esforço de produzir e divulgar informações e análises sobre o mundo contemporâneo. O projeto parte da problemática de que com a globalização dos meios de comunicação, a divulgação das informações sobre uma grande quantidade de acontecimentos internacionais é instantânea. No entanto o ritmo alucinante com que as notícias são divulgadas pelos meios de comunicação de massa raramente torna possível uma análise crítica destes acontecimentos. São poucas as possibilidades reais encontradas pelos professores de história assim como de outras áreas afins, de aprofundar as análises correntes. Faltam referenciais teóricos e se esbarra na falta de fontes, que quase sempre recai em materiais provenientes da imprensa. A partir do diálogo com as perspectivas apontadas pelo campo da História Imediata e do Tempo Presente as atividades desenvolvidas pelo projeto visam analisar acontecimentos históricos em curso e, ao mesmo tempo, provocar a reflexão crítica sobre o papel exercido pelos meios de comunicação na produção da memória na sociedade contemporânea. Os resultados das pesquisas e análises desenvolvidas pela equipe do projeto são divulgados em murais temáticos dentro da Universidade e através de palestras e debates nas escolas públicas da região. O conjunto destes resultados, em suas diversas linguagens, está disponível neste site a todos os interessados. A seguir vocês poderão consultar cada mural temático produzidos pela equipe do observatório. Em cada um destes murais vocês encontrarão artigos, apresentações de slides e vídeos que se dedicam a analisar e refletir sobre um tema da história recente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NOAL, S. M.2014NOAL, S. M.; SCHONE, K. C. ; SANTOS, J. R. . Colonização do oeste do Paraná: possibilidade de pesquisa através das fotografias do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Município de Cascavel. http://dx.doi.org/10.5380/rv.v0i34, v. 34, p. 34-56, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOAL, S. M.. HISTÓRIA E LITERATURA: O CASO DOS CATADORES DE PAPEL EM PLÍNIO MARCOS ?HOMENS DE PAPEL?. In: XII SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA HISTÓRIA E ARTE: LITERATURA, MÚSICA E CINEMA, 2015, Marechal Cândido Rondon. XII SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA HISTÓRIA E ARTE: LITERATURA, MÚSICA E CINEMA, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NOAL, S. M.. HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ?QUARTO DE DESPEJO? DE CAROLINA MARIA DE JESUS. In: I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura: 'A mundialização da cultura na globalização e os processos decoloniais na América-Latina', 2017, Foz do Iguaçu. Anais I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura, 2017.

2.
NOAL, S. M.; SCHONE, K. C. ; SANTOS, J. R. . AÇÕES PARA A HIGIENIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DA IMAGEM E SOM (MIS) DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL. In: XIV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIOESTE, 2014, TOLETO. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SOCIEDADE, CULTURA E ESPORTE, 2014.

3.
CAETANO, P. M. ; NOAL, S. M. . TRABALHO, MEMÓRIAS E TRAJETÓRIA DE VIDA: UMA ANÁLISE DA NARRATIVA DE UM EX-TRABALHADOR DE EMPRESAS ALIMENTÍCIAS EM MAL C. RONDON-PR. In: XIV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIOESTE, 2014, TOLETO. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SOCIEDADE, CULTURA E ESPORTE, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
NOAL, S. M.; CAETANO, P. M. ; CRUZ, C. V. . Uma análise de narrativa de um ex-trabalhador de empresas alimentícias em Marechal Cândido Rondon-PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVI Encontro Regional de História ? ANPUH Pr ? Tempos De Transição."A classe trabalhadora e a construção da moralidade no século XX a partir das obras de Carolina Maria de Jesus". 2018. (Simpósio).

2.
XVI Encontro Regional de História ? ANPUH Pr ? Tempos De Transição. 2018. (Encontro).

3.
"XIV Semana Acadêmica de História - "Diversidade, Ensino e Políticas Públicas no século XXI"". 2017. (Outra).

4.
Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica. 2017. (Encontro).

5.
Histórias Em Evidência: trabalhadores, memórias e o uso das fontes na produção historiográfica."?Quarto de Despejo? e ?Casa de Alvenaria?: Uma análise histórico-social a partir da literatura de Carolina Maria de Jesus ". 2017. (Outra).

6.
I Seminário Latino-Americano de Estudos em Cultura - SEMLACult.HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE ?QUARTO DE DESPEJO? DE CAROLINA MARIA DE JESUS. 2017. (Seminário).

7.
XII Semana Acadêmica de História - História e Arte: Literatura, Música e Cinema."História e Literatura: O Caso dos Catadores de Papel em Plínio Marcos, Homens de Papel". 2015. (Outra).

8.
A colonização europeia em África e o seu impacto na hibridação de línguas e culturas: o caso da língua portuguesa em Moçambique. 2014. (Outra).

9.
Apresentação do Projeto Ações para Higienização, Catalogação e Digitalização do Acervo Fotográfico do Museu da Imagem e do Som - MIS.Apresentação do Projeto Ações para Higienização, Catalogação e Digitalização do Acervo Fotográfico do Museu da Imagem e do Som - MIS. 2014. (Outra).

10.
I Colóquio de Pós-Graduaação de História, Poder e Práticas Sociais - PPGH/UNIOESTE. 2014. (Outra).

11.
XI SEMANA ACADÊMICA DE HISTÓRIA - HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.Colonização do oeste do Paraná: possibilidade de pesquisa através das fotografias do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Município de Cascavel. 2014. (Outra).

12.
XIV Seminário de Extensão da Unioeste.AÇÕES PARA A HIGIENIZAÇÃO, CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO DO MUSEU DA IMAGEM E SOM (MIS) DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL. 2014. (Seminário).

13.
Conferência Livre CONAE 2014 "O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração". 2013. (Outra).

14.
IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Ditaduras e Democracias. 2013. (Simpósio).

15.
La inquisición de Canarias contra Maria Ruíz: la dificuldad de determinar la locura. 2013. (Outra).

16.
X Semana acadêmica de História: História e as Crises do Capital. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAETANO, P. M. ; NOAL, S. M. ; GOMES, C. C. M. ; CAMPO, A. T. Q. ; RODRIGUES, D. M. ; CARVALHO, J. I. S. L. ; GASPAR, L. E. ; SANTOS, M. M. ; SANTOS, T. R. . "XIV Semana Acadêmica de História - "Diversidade, Ensino e Políticas Públicas no século XXI"",. 2017. (Outro).

2.
GRIEBELER, A. S. V. ; CAETANO, P. M. ; BOSI, A. P. ; GASPAR, L. E. ; NOAL, S. M. . XII Semana Acadêmica de História - História e Arte: Literatura, Música e Cinema. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 7:01:09