Paulo Sérgio Gai Montedo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4682065413163014
  • Última atualização do currículo em 26/05/2018


Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Especialista em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), além de possuir formação como Técnico em Radiologia pela Faculdade Santa Clara (2005). Atualmente é professor de física efetivo no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Criciúma. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Sérgio Gai Montedo
Nome em citações bibliográficas
MONTEDO, P. S. G.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Criciúma.
Rodovia SC-443 - lado ímpar
Vila Rica
88813600 - Criciúma, SC - Brasil
Telefone: (48) 34625000
Ramal: 5023


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Mestrado profissional em Física.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA DE ENSINO EM FÍSICA E A DEMOCRATIZAÇÃO DO DEBATE NUCLEAR: DA RADIOATIVIDADE AOS PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DAS USINAS NUCLEARES BRASILEIRAS., Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Jose Ricardo Marinelli.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Energia Nuclear; Radioatividade; Ensino de Física.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2012 - 2014
Especialização em Especialização em Ensino de Ciências. (Carga Horária: 480h).
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Título: ESTÁGIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIÊNTÍFICA E TECNOLÓGICA NO ENSINO MÉDIO INOVADOR DO INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO..
Orientador: Fernando Rosseto Gallego Campos.
2005 - 2011
Graduação em Física.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Radiologia..
Faculdade Integrada de Santa Maria, FISMA, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2012
Extensão universitária em Evolução Histórica da Disciplina de Física. (Carga horária: 300h).
Centro de Valorização e Capacitação Profissional, CEVCAP, Brasil.
2011 - 2011
CURSO FORMAÇÃO DE TUTORES EM EAD. (Carga horária: 80h).
CENTRO DE ENSINO A DISTÃNCIA, CENEDI, Brasil.
2007 - 2007
inglês I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Estadual de Educação (SC), IEE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professor temporário., Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Educação Básica Simão José Hess, EEB SJH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Investigando os registros de representação semiótica em propostas interdisciplinares envolvendo a Matemática, a Química e a Física do Ensino Médio Integrado
Descrição: Esta pesquisa, em seu desenvolvimento, parte de um estudo de autores de referência nas áreas dos Registros de Representação Semiótica, Ilha da Racionalidade e Interdisciplinaridade, buscando compreender suas visões sobre cada tese e identificar suas contribuições e pontos comuns que venham a convergir na escolha de temática e elaboração de suas propostas de ensino a serem implementadas em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Sérgio Gai Montedo - Coordenador / MARLEIDE COAN CARDOSO - Integrante / ALMIR RIBEIRO DE CARVALHO JUNIOR - Integrante / CARLOS DANIEL OFUGI RODRIGUES - Integrante / JUSSARA JEANNE CORREA DE ARAUJO - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Santa Catarina - Outra.
2018 - Atual
O uso do Telescópio como objeto didático e problematizador nos Projetos Integradores dos cursos Integrados
Descrição: O projeto tem por finalidade a utilização do telescópio como objeto didático problematizador nas disciplinas de Projeto Integrados dos cursos técnicos integrados do IFSC Câmpus Criciúma..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6º Bienal de Cultura da UNE. 2009. (Encontro).

2.
Fórum Mundial de Educação de Santa Maria. 2008. (Congresso).

3.
7º Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturauriis e Exatas. 2007. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MONTEDO, P. S. G.. Encontro Estadual dos Educadores e Educadoras das Escolas de Reforma Agrária do Rio Grande do Sul. 2009. (Outro).

2.
MONTEDO, P. S. G.. Semana Acadêmica do Curso de Física da universidade Federal de Santa Maria. 2008. (Outro).

3.
MONTEDO, P. S. G.. XVII Semana Acadêmica do Centro de Educação. 2008. (Outro).

4.
MONTEDO, P. S. G.. I Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:30:18