Icléia Caires Moreira

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  • Última atualização do currículo em 03/12/2018


Graduada em Letras - Português-Inglês pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Especialista em Gestão da Clínica no SUS - Regulação em Saúde, pelo Instituto Sírio-Libanês de ensino e pesquisa(2014). Especialista em Docência do ensino Técnico, Científico e Tecnológico pelo IFMS-TL (2016). Mestre em Letras - Estudos Linguísticos- linha de pesquisa "Discurso, Subjetividade e ensino de Línguas" pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016), câmpus de Três Lagoas. Doutoranda em Letras - Estudos Linguísticos- linha de pesquisa "Discurso, Subjetividade e ensino de Línguas" pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017), câmpus de Três Lagoas. Integro grupos de pesquisa de pesquisa no CNPq: O processo identitário do indígena de Mato Grosso do Sul: análise documental e midiática da luta pela terra (UFMS), sob a coordenação da profa. Dra. Vânia Maria Lescano Guerra e Representações e Tecnologias (de si): tramas discursivas do/no virtual, da Universidade Estadual de Campinas, sob a orientação da profa. Dra. Maria José Coracini. Atualmente, sou professora efetiva nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura na Rede Estadual de ensino de Mato Grosso do Sul, nas escolas Fernando Corrêa e Edwards Corrêa e Souza. Tenho experiência na área de Letras, ênfase Língua portuguesa, Redação, Linguística Aplicada e Análise do Discurso. Com pesquisas desenvolvidas sob a perspectiva Discursivo-desconstrutivista transdisciplinarizada aos estudos pós-coloniais, centradas em temáticas que problematizam discurso, identidade, subjetividade e processos de in-exclusão. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Icléia Caires Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, I. C.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: DISCURSO OFICIAL X DISCURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: OS (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E DAS CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO,
Orientador: Vânia Maria Lescano Guerra.
Palavras-chave: Material didático, Subjetividade-indígena, TICs.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pós-colonialismo.
2015 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Vânia Maria Lescano Guerra.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Guia didático, Subjetividade, indígena.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
2015 - 2016
Especialização em Docência do ensino Técnico, Científico e Tecnológico. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, IFMS, Brasil.
Título: A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS ALUNOS.
Orientador: Guilherme Costa Tommaselli.
2013 - 2014
Especialização em Gestão da Clínica no SUS - Regulação em Saúde. (Carga Horária: 360h).
Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, IEPSL, Brasil.
Título: Manual Organizacional da Central de Regulação de Três Lagoas-MS.
Orientador: Angélica Bottura Manteiga.
2004 - 2007
Graduação em Letras - Português e Inglês.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2011 - 2012
Curso técnico/profissionalizante.
Centro de Ed. Profissional Ezequiel Ferreira Lima em parceria com SED-MS, CEPEFL / SED-MS, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Literaturas Pós-Coloniais: leituras da diferença e da interculturalidade. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Linguística, discurso e ética: notas de leitura (Minicurso - R. Baronas ). (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de São Paulo, UNESP, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Um dos Estudos Discursivos brasileiros: a Piada levada a sério - Baronas. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Discurso e Análise do Discurso - Dominique Maingueneau. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Análise de Discurso Materialista - Mônica Zoppy-Fontana. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Acontecimento Discursivo: um conceito entre deslocamento e estranhamento. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Discurso e Mídias - Maria do Rosário Gregolin. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Introdução a Educação Digital: ação de planejar no interior da escola. (Carga horária: 60h).
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.
2013 - 2013
Auditoria e financiamento no SUS. (Carga horária: 100h).
Mais e_duc- Centro de apoio e desenvolvimento tecnológico UNB, MED_CDT / UNB, Brasil.
2011 - 2012
Técnico em Serviços Públicos - gestão e negócios. (Carga horária: 990h).
Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima, CEPEFL, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Tecnologias Educacionais: ensinando e aprendendo com as TIC. (Carga horária: 100h).
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.
2011 - 2011
Comunicação e Expressão em Saúde (oratória). (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC TL-MS, Brasil.
2010 - 2010
Ensinando e Aprendendo Com as TICs. (Carga horária: 100h).
Secretaria de Estado de Educação de MS, SED - MS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Tecnologias Educacionais: ensinando e aprendendo com as TIC. (Carga horária: 100h).
Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, SED/MS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Libras Módulo II. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Uma breve história da Arte. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Libras Módulo I. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2008 - 2008
Informática educativa aplicada a ação docente. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Estado de Educação de MS, SED - MS, Brasil.
2008 - 2008
PROFA-Prog. de Formação de Profº Alfabetizadores. (Carga horária: 180h).
Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas, SME - TL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Linguagem |Brasileira de Sinais. (Carga horária: 40h).
Escola Estadual Afonso Pena, E.E. AP, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
ESAF-ESCOLA DE ADMINISTRACAO FAZENDARIA, EAF_FORN, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Libras x Músicas. (Carga horária: 20h).
Faculdades Integradas de Três Lagoas, FITL, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em As descobertas científicas e suas relações Sociais. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em As várias Memórias. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Gramática e Redação Forence. (Carga horária: 25h).
CPC - Marcato, CPCM, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em AD e a Contemporaneidade Multissemiótica. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Inglês instrumental. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Estado de Educação de MS, SED - MS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista Capes - Nível de Mestrado - Vinculada a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três Lagoas. (Programa de pós-graduação em Letras) Defesa 25/11/2016 Título da pesquisa - O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS (NOVAS) TECNOLOGIAS Pesquisa vinculada ao Projeto: ?O Processo Identitário Do Indígena De Mato Grosso Do Sul: Análise Documental E Midiática Da Luta Pela Terra? Sob a orientação da Professora Dra. Vânia Maria Lescano Guerra.

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos liguísticos, .


Escola Estadual Edwards Corrêa e Souza, E. E. ECS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Projeto para educação de jovens e adultos - EJA Renovada e Ensino médio.

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor - efetivo, Carga horária: 10
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa - Ensino fundamental II.


Escola Estadual Fernando Corrêa, ESFC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua portuguesa para o ensino Fundamental II.


Escola Estadual João Magiano Pinto, E.E. JOMAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Contratual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Língua Portuguesa atuante no ensino médio.


Prefeitura Municipal de Três Lagoas, PMTL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico Administrativo, Carga horária: 30
Outras informações
Atuo como téc. Administrativo no setor de Auditoria do SUS. Responsável pela digitação, emissão, despacho e arquivamento de documentos/relatórios/ depoimentos. Atendimento às pessoas interessadas em cadastrarem-se no CNES (Cadastro nacional de estabelecimentos de Saúde). Auxilio também nos processos de faturamento do SUS e seus prestadores, via sistemas disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Atendente de Educação Infantil, Carga horária: 20
Outras informações
Auxiliar de professor em atividades pedagógicas e cuidados com as crianças. Experiência em berçário, maternal I e II e Recreação.


Sistema Exitus de Ensino, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Regime CLT, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Língua portuguesa e redação - Ensino Fundamental e Médio


Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, FUNDECT/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista Fundect - Nível de Doutorado - Vinculada a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Três lagoas, no Programa de pós-graduação em Letras. Pesquisa em andamento desde (12/03/2017): OS (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E DAS CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO



Linhas de pesquisa


1.
Discurso, subjetividades e ensino de lìnguas

Objetivo: A linha de pesquisa ?Discurso, subjetividade e ensino de línguas? toma o texto e o discurso como pontos de partida para a discussão da relação entre ensino e questões como subjetividade, ideologia e recepção dos variados discursos. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Câmpus de Três Lagoas - Programa de pós-graduação em Letras..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Palavras-chave: Discursos; Identidades; Povos indígenas..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
DISCURSO OFICIAL X DISCURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: OS (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E DAS CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Descrição: Este trabalho tem o objetivo de problematizar o documento final da 33ª Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das Expressões Culturais ratificado pelo Decreto Legislativo 485/06, a lei 11.645/08 (instituidora da obrigatoriedade do ensino das culturas e histórias indígenas nas redes de ensino brasileiras) e 3 produções didáticas sobre os indígenas organizadas de modo a consolidar o discurso oficial no discurso pedagógico. Partimos da hipótese de que essas materialidades e os seus entrecruzamentos discursivos possibilitam a (re)construção e /ou a (re)significação do processo de colonização e de desejo de controle por parte daqueles que tem o poder de estatizar uma possível representação da subjetividade em relação aos povos indígenas e seus patrimônios culturais. Para tanto, pautamo-nos, transdisciplinarmente, no assentamento teórico: da Análise do Discurso de origem francesa (PÊCHEUX, 1988); na Arqueogenealogia foucaultiana (1988, 1997, 2013); e na visada pós-colonialista (MIGNOLO, 2003; CASTRO-GÓMES, 2005; SANTOS, 2007; BHABHA, 2013) para refletir como se delineiam modos de subjetivação dos traços identitário-culturais do indígena nas materialidades eleitas, cujo intento é dar-lhes visibilidade diante da sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Icléia Caires Moreira - Integrante / Vânia Maria Lescano Guerra - Coordenador.
2015 - 2016
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS
Descrição: Este trabalho tem por objetivo problematizar os possíveis efeitos de sentido de marginalização do indígena, (d)enunciados no guia didático ?Cineastas indígenas para jovens e crianças?. Partimos da hipótese de que a representação identitário-cultural do indígena, nesse arquivo subsidiado pelo aparato das novas tecnologias, se dá pelo discurso do branco, e faz emergir um processo de subjetivação/identificação a respeito do sujeito indígena. Deslocando para o pensamento de uma epistemologia que compreenda o marginalizado, pautamo-nos, transdisciplinarmente, no assentamento teórico: da perspectiva da Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 1988); do artifício metodológico foucaultiano (1988, 1997, 2013), especificamente o arquegeneológico; e na perspectiva teórico-culturalista (MINGNOLO, 2003; BHABHA, 2013). Reflexões iniciais apontam que o material delineia modos de subjetivação dos traços identitário-culturais do indígena, no qual, este, por meio das narrativas, dos comentários e das imagens, continua a ser subjetivado como o sujeito do entre- lugar, no bojo da sociedade contemporânea. De forma específica, buscamos compreender como esse material voltado ao ensino público, de nível fundamental, materializa, em seus enunciados, processos de subjetivação do sujeito indígena, via subsídio do aparato tecnológico vinculado à produção de vídeos; e observar como se dá o processo de escamoteamento do controle Estatal na produção da subjetividade dos povos indígenas descritos no guia. Palavras-chave: Análise do Discurso; Material didático; Indígena; Subjetivação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Icléia Caires Moreira - Integrante / Vânia Maria Lescano Guerra - Coordenador.
2010 - Atual
O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA
Descrição: O projeto é integrado por docentes da área de Letras e Linguística. E trabalha dentro da linha de pesquisa: Discurso, subjetividade e ensino de línguas que dialoga com os estudos Pós-coloniais, de forma transdisciplinar, para problematizar aspectos constitutivos da representação dos sujeitos (in)fames relegados socialmente a habitar as chamadas periferias existenciais. A atuação dos membros do grupo tem sido significativa, seja na organização e participação de/em eventos nacionais e internacionais, seja em publicações em parceria com docentes de outras instituições ou envolvimento em GT e bancas de mestrado e doutorado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (5) .
Integrantes: Icléia Caires Moreira - Integrante / Vânia Maria Lescano Guerra - Coordenador / Edgar Cesar Nolasco - Integrante / Willian Diego de Almeida - Integrante / João Paulo Tinoco Machado - Integrante / Claudete Cameschi de Souza - Integrante.


Outros Projetos


2017 - Atual
Produção de Texto: questões Teóricas e metodológicas
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver a produção textual, na perspectiva da linguagem em funcionamento, considerando-se as condições de produção para escrita e reescrita do texto e o uso de tecnologias da língua. De forma específica está focado em sistematizar a distinção entre fala e escrita; Incentivar o uso de tecnologias da língua (Dicionário e a Gramática Normativa) como instrumentos para a produção do texto escrito; discutir critérios para a correção e reescrita do texto; abordar os níveis de linguagem e as situações em que se deve empregá-los; usar a noção de linguagem em funcionamento para a interação e produção autoral discente e docente; revisar conceito de gênero na escrita/reescrita textual; tecer reflexões sobre multimodalidade no gênero digital a partir da produção textual elaborada na sala de aula. Para tanto nos valemos do aporte teórico-metodológico de Bakhtin, (1995), Orlandi (1988) e Rodrigues (2014) para construir com os professores da Rede municipal de Ensino de Três Lagoas-MS instrumentos e práticas que potencializem seu trabalho com o texto em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Icléia Caires  Data: 01/01/2013

Artigos completos publicados em periódicos

1.
2MOREIRA, I. C.2018MOREIRA, I. C.. DO DISCURSO OFICIAL AO DISCURSO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA PARA E PELA SOCIEDADE HEGEMÔNICA, UM TRAJETO DE IN-EXCLUSÃO. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 5, p. 164-174, 2018.

2.
MOREIRA, I. C.2018MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . Um olhar discursivo sobre o processo de subjetivação do indígena em dispositivo didático. Revista Rua, v. 24, p. 1-1, 2018.

3.
MOREIRA, I. C.2017MOREIRA, I. C.. Do discurso oficial ao discurso didático-pedagógico: os (des)caminhos da inclusão das histórias e das culturas indígenas no cenário educacional brasileiro. Revista Traços de Linguagem, v. 1, p. 28-38, 2017.

4.
1MOREIRA, I. C.2017MOREIRA, I. C.. Do discurso oficial ao discurso didático-pedagógico: os (des)caminhos da inclusão das histórias e das culturas indígenas no cenário educacional brasileiro. Traços de linguagem - Revista de estudos linguísticos, v. 1, p. 28-38, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
GUERRA, V. M. L. ; MOREIRA, I. C. . A CONSTRUÇÃO DO OUTRO: os rastros da governamentalidade no material didático sobre os indígenas. In: José Antonio de Souza; Milka Helena Carrilho Slavez; Silvane Aparecida Freitas. (Org.). Linguagem, educação e cultura: abordagens, pesquisas e ensino. 1ed.São Carlos: Pedro & João editores, 2016, v. 1, p. 37-58.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, I. C.. ANÁLISE DISCURSIVA DE DOCUMENTO OFICIAL: UM OLHAR TRANSCULTURAL SOBRE A INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. In: V Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2018, Maringá. Políticas públicas, ética, internacionalização e pesquisa: discursos, práticas e desafios. Maringá: UEM - Programa de pós-graduação em Letras, 2018. v. 5. p. 567-579.

2.
MOREIRA, I. C.. UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS: ÍNDIGENAS E SUBJETIVIDADE. In: VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL 2016 : ESTUDOS DO DISCURSO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS, SOCIAIS E ÉTICAS UFSCAR- São Carlos - SP, 2017, São Carlos. VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas. São Carlos: Aled Brasil, 2017. v. VI. p. 1-15.

3.
MOREIRA, I. C.. APARATO DIDÁTICO SOBRE ÍNDIGENAS E SUA CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO. In: CIELLI - IV Colóquio de estudos linguísticos e literários, 2016, Maringá - PR. CIELLI - Anais Eletrônicos 2016. Maringá - PR: UEM, 2016. v. IV. p. 698-709.

4.
MOREIRA, I. C.. PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS. In: CIAD - IV Colóquio internacional de Análise do Discurso, 2016, São Carlos. Anais do IV CIAD - A produção dos consensos e a conquista das resistências: os discursos nos movimentos do mundo contemporâneo. São Carlos: Pedro & João Editora, 2016. v. IV. p. 624-632.

5.
MOREIRA, I. C.. UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO PUBLICIZADO NO CIBERESPAÇO. In: Simpósio internacional sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. Anais do IV SIAD - Discursos e Desigualdades Sociais. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, PG em Estudos Linguísticos -Faculdade de Letras, 2016. v. IV. p. 1-15.

6.
MOREIRA, I. C.. A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS INDÍGENAS EM APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE MATO GROSSO DO SUL, 2016, Dourados. A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS INDÍGENAS EM APARATO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO. Dourados: UEMS, 2016. v. 1. p. 185-195.

7.
MOREIRA, I. C.. UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A POLÍTICA DO SILÊNCIO NAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO. In: 3º JIED - Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º, 2015, Maringá. Anais da 3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso - JIED. 2º Encontro Internacional da Imagem em Discurso - EIID [recurso eletrônico] / coordenador Pedro Navarro - Maringá, UEM-PLE, 2013.. Maringá: UEM-PLE, 2015. v. 3. p. 1-12.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . Os (des)caminhos da inclusão: Histórias e Culturas Indígenas no cenário educacional brasileiro. In: XII Congresso internacional ALED - Discurso, Construção e Transformação Social, 2017, Santiago. Livro de Resumos ALED 2017. Santiago: Universidade Católica do Chile - ALED, 2017. v. 1. p. 367-367.

2.
MOREIRA, I. C.. REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA EM DOCUMENTO OFICIAL E SUA REPERCUSSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. In: I SENELCO 2017 - I SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO CENTRO-OESTE, 2017, Três Lagoas. Caderno de Resumos - I Seminário Nacional de Estudos Linguísticos do Centro-Oeste, 2017. v. 1. p. 53-53.

3.
MOREIRA, I. C.. APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: REPRESENTAÇÃO E AS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA SUBSIDIADAS PELO DISCURSO OFICIAL. In: 65º Seminário do GEL -Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, 2017, Assis. Caderno de Resumos do 65º GEL 2017. Assis: Gel - UNESP, 2017. v. 1. p. 88-88.

4.
MOREIRA, I. C.. A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS INDÍGENAS EM APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO. In: VII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul (CNELLMS), 2016, Dourados. Anais - CNELLMS. v. VII. p. 15-15.

5.
MOREIRA, I. C.. APARATO DIDÁTICO SOBRE ÍNDIGENAS E SUA CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS ? CIELLI, 2016, Maringá -PR. Anais - CIELLI, 2016. v. IV. p. 76-76.

6.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE ÍNDIGENAS EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E SUBJETIVAÇÃO. In: ALED Brasil - Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso, 2016, São Carlos. VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL - Caderno de Resumos. São Carlos: UFSCAR, 2016. v. VI. p. 147-147.

7.
MOREIRA, I. C.. UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO PUBLICIZADO NO CIBERESPAÇO. In: IV Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. Anais IV SIAD - Cadernos de Resumos. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, PG em Estudos Linguísticos, Faculdade de Letras, 2016. v. IV. p. 283-283.

8.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE MATERIAIS DIDÁTICOS: ÍNDIGENAS E SUBJETIVIDADE. In: VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL 2016 : ESTUDOS DO DISCURSO: QUESTÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS, SOCIAIS E ÉTICAS UFSCAR- São Carlos - SP, 2016, São Carlos. VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL: Estudos do discurso: questões teórico-metodológicas, sociais e éticas. São Carlos: Aled Brasil, 2016. v. VI. p. 149-149.

9.
MOREIRA, I. C.. REPRESENTAÇÃO E AS FORMAS DE PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM APARATO DIDÁTICO PUBLICIZADO NO CIBERESPAÇO. In: VII SEPIDIS - Seminário de Pesquisa 'identidade e Discurso', 2016, Capinas. Anais - VII SEPIDIS - Seminário de Pesquisa. Campinas: Unicamp, 2016. v. V1. p. 16-16.

10.
MOREIRA, I. C.. UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A POLÍTICA DO SILÊNCIO NAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO. In: 3ª JIED Jornada Internacional de Estudos do Discurso e 2º EIID Encontro Internacional da Imagem em Discurso, 2015, Maringá. Outras arqueologias: arte, política e sexualidade (Caderno de resumos). Maringá: UEM, 2015. v. 3. p. 52-52.

11.
MOREIRA, I. C.. DISCURSO DIDÁTICO E AS NOVAS TECNOLOGIAS: REPRESENTAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA. In: VI Seminário de Pesquisa 'Identidade e Discurso', 2015, Barão Geraldo. SEPIDIS - VI Seminário de Pesquisa "Identidade e Discurso", 2015. v. 1. p. 63-64.

12.
MOREIRA, I. C.. PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS. In: CIAD: IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2015, São Carlos. CIAD: IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso, 2015. v. 1.

13.
MOREIRA, I. C.. UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO A RESPEITO DO INDÍGENA: IDENTIDADE E CIBERESPAÇO. In: SIDIS ? IV Simpósio Nacional: Discurso, Identidade e Sociedade / II Simpósio Internacional: Discurso, Identidade e Sociedade, 2015, Fortaleza. Caderno de resumos ? SIDIS ? IV Simpósio Nacional: Discurso, Identidade e Sociedade / II Simpósio Internacional: Discurso, Identidade e Sociedade Edição 2015 ? Discursos, Fronteiras e hibidismos, 2015. v. 1. p. 23-24.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, I. C.. ANÁLISE DISCURSIVA DE DOCUMENTO OFICIAL: UM OLHAR TRANSCULTURAL SOBRE A INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MOREIRA, I. C.. ANÁLISE DISCURSIVO-DESCONSTRUTIVA DE DOCUMENTO OFICIAL FOMENTADOR DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOREIRA, I. C.. OS (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: UM GESTO INTERPRETATIVO DISCURSIVO-DESCONSTRUTIVO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
MOREIRA, I. C.. PERCURSOS E PERCALÇOS DA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA EM DOCUMENTO OFICIAL: DA ESFERA JURÍDICO-ADMINISTRATIVA À ESFERA EDUCACIONAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, I. C.. UM OLHAR DISCURSIVO-DESCONTRUTIVO E PÓS-COLONIAL A RESPEITO DA REPRESENTAÇÃO DOS SUJEITOS INDÍGENAS EM DOCUMENTO OFICIAL. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MOREIRA, I. C.. DO DISCURSO OFICIAL AO DISCURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: OS (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E DAS CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOREIRA, I. C.. DO DICURSO OFICIAL AO DISCUSO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA PARA E PELA SOCIEDADE HEGEMÔNICA, UM TRAJETO DE IN-EXCLUSÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . Os (des)caminhos da inclusão: Histórias e Culturas Indígenas no cenário educacional brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOREIRA, I. C.. APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: REPRESENTAÇÃO E AS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA SUBSIDIADAS PELO DISCURSO OFICIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOREIRA, I. C.. REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA EM DOCUMENTO OFICIAL E SUA REPERCUSSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
MOREIRA, I. C.. O processo de subjetivação e construção da representação do sujeito indígena em documento oficial e sua repercussão no cenário educacional brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . O processo de subjetivação e construção da representação do sujeito indígena em documento oficial e sua repercussão no cenário educacional brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOREIRA, I. C.. APARATO DIDÁTICO SOBRE ÍNDIGENAS E SUA CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS INDÍGENAS EM APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
MOREIRA, I. C.. UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO PUBLICIZADO NO CIBERESPAÇO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
MOREIRA, I. C.. MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE ÍNDIGENAS EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E SUBJETIVAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOREIRA, I. C.. Representação e as formas de processo de subjetivação do indígena em aparato didático publicizado no ciberespaço. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
MOREIRA, I. C.. UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A POLÍTICA DO SILÊNCIO NAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO. 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
MOREIRA, I. C.. A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO INDÍGENA EM GUIA DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS TICs: REPRESETAÇÃO E SUBJETIVIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
MOREIRA, I. C.. Discurso Didático e Novas Tecnologias: processos de subjetivação do Indígena. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
MOREIRA, I. C.. PRODUÇÃO DA IDENTIDADE E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
MOREIRA, I. C.. IDENTIDADE SILÊNCIADA, O ?ENTRE-LUGAR? DO PROFESSOR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, I. C.. Resenha do Livro: GUERRA, V.M.L.; NOLASCO, E.C. (orgs.). Michel Foucault: entre o passado e o presente, 30 anos de (des)locamentos. Campinas: Pontes, 2015. 212 p. Rio de Janeiro: Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa, 2017 (Resenha).

2.
MOREIRA, I. C.. Resenha do Livro: Nas Filigranas do Discurso jurídico, a (des)construção de sentidos na Lei Maria da Penha, de William Diego de Almeida. Campo Grande: Editora UFMS, 2015, 163 pp.. Lisboa: Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, 2017 (Resenha).

3.
MOREIRA, I. C.. Resenha do Livro: Povos Indígenas: Identidade e Exclusão Social de Vânia M. L. Guerra. Brasília: UNB, 2016 (Resenha).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. ; COSTA, L. C. R. . EPISTEMOLOGIA CRÍTICA FRONTEIRIÇA: DISCURSO, DIVERSIDADE E TRANSCULTURAÇÃO. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MOREIRA, I. C.. Nossa Língua Portuguesa. 2012; Tema: Ensino de língua Portuguesa - Produção de texto. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. ; MACHADO, João Paulo F. Tinoco . POR UMA EPISTEMOLOGIA CRÍTICA DO ENSINO DE LEITURA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. ; MACHADO, João Paulo F. Tinoco . POR UMA EPISTEMOLOGIA CRÍTICA DO ENSINO DE LEITURA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MOREIRA, I. C.. RELATÓRIO DE PESQUISA FUNDECT. 2018. (Relatório de pesquisa).

4.
MOREIRA, I. C.; MEIRA, R. . Questões de Análise em Análise do Discurso. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
MOREIRA, I. C.; BARBOZA, R. M. . Produção de Texto: questões teóricas e metodológicas. 2017. .

6.
MOREIRA, I. C.; BARBOZA, R. M. . Produção de Texto: Questões teóricas e metodológicas. 2017. .

7.
MOREIRA, I. C.; MACHADO, João Paulo F. Tinoco ; COSTA, L. C. R. . UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA NOÇÃO DE TRANSDISCIPLINARIDADE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
MOREIRA, I. C.; MACHADO, João Paulo F. Tinoco ; COSTA, L. C. R. . UMA REFLEXÃO A RESPEITO DA NOÇÃO DE TRANSDISCIPLINARIDADE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
MOREIRA, I. C.; BARBOZA, R. M. . Signos e Linguagem a normatização da língua. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Ensino aprendizagem).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
65º GEL - SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS DO ESTADO DE SÃO PAULOTA.APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: REPRESENTAÇÃO E AS FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA SUBSIDIADAS PELO DISCURSO OFICIAL. 2017. (Seminário).

2.
Gelco 2017 -II ENCONTRO INTERNACIONAL E VIII ENCONTRO NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE- Transnacionalização, multi e interculturalidade linguística e literária.DO DICURSO OFICIAL AO DISCUSO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA PARA E PELA SOCIEDADE HEGEMÔNICA, UM TRAJETO DE IN-EXCLUSÃO. 2017. (Encontro).

3.
I SENELCO 2017 - I SEMINÁRIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO CENTRO-OESTE.REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO INDÍGENA EM DOCUMENTO OFICIAL E SUA REPERCUSSÃO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 2017. (Seminário).

4.
VIII Encontro em Análise do Discurso: estudos orlandianos em foco.DO DISCURSO OFICIAL AO DISCURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO: OS (DES)CAMINHOS DA INCLUSÃO DAS HISTÓRIAS E DAS CULTURAS INDÍGENAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. 2017. (Encontro).

5.
XII Congresso internacional ALED - Discurso, Construção e Transformação Social. Os (des)caminhos da inclusão: Histórias e Culturas Indígenas no cenário educacional brasileiro. 2017. (Congresso).

6.
ALED Brasil - Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso. MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE ÍNDIGENAS EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E SUBJETIVAÇÃO. 2016. (Congresso).

7.
Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Letras 2016. 2016. (Outra).

8.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado Élida Cristina de Carvalho Castilho. 2016. (Outra).

9.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado João Paulo Ferreira Tinoco Machado. 2016. (Outra).

10.
IV Colóquio internacional de estudos Linguísticos e Literários - CIELLI. APARATO DIDÁTICO SOBRE ÍNDIGENAS E SUA CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO: DISCURSO E PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO. 2016. (Congresso).

11.
Minicurso: Acontecimento discursivo: um conceito entre o deslocamento e o acontecimento ? Prof. Dr. Luciene Jung de Campos. 2016. (Outra).

12.
SIAD - IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais.UM OLHAR DISCURSIVO SOBRE A PRODUÇÃO IDENTITÁRIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO PUBLICIZADO NO CIBERESPAÇO. 2016. (Simpósio).

13.
VII Congresso de Estudos Linguísticos e Literários de Mato Grosso do Sul - CNELLM). A SUBJETIVAÇÃO DOS SUJEITOS INDÍGENAS EM APARÁTO DIDÁTICO EM CIRCULAÇÃO NO CIBERESPAÇO. 2016. (Congresso).

14.
VII SEPIDIS - Seminário de pesquisa "Identidade e Discurso".Representação e as formas de processo de subjetivação do indígena em aparato didático publicizado no ciberespaço. 2016. (Seminário).

15.
3ª Jornada Internacional de Estudos do Discurso - JIED.UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A POLÍTICA DO SILÊNCIO NAS INSTITUIÇÕES ESTADUAIS DE ENSINO. 2015. (Simpósio).

16.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado Cátia Mendes Pereira. 2015. (Outra).

17.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado de Diego de Almeida Oliveira. 2015. (Outra).

18.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado Jaqueline Alonso braga de Oliveira. 2015. (Outra).

19.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado Katiana Azambuja da Silva. 2015. (Outra).

20.
I encontro do NECC: Tempo de pós-crítica nas teorias sem disciplina: sensibilidades biográficas e locais. 2015. (Encontro).

21.
I JORNADA DE ESTUDOS EM SEMÂNTICA E ANÁLISE DO DISCURSO: MARCHA, IDENTIDADE E FRONTEIRA.A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO INDÍGENA EM GUIA DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS TICs: REPRESENTAÇÃO E SUBJETIVIDADE. 2015. (Outra).

22.
IV Colóquio Internacional de Análise do Discurso - CIAD.PRODUÇÃO DA IDENTIDADE E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DO INDÍGENA EM MATERIAL DIDÁTICO SUBSIDIADO PELAS NOVAS TECNOLOGIAS.. 2015. (Outra).

23.
VI Seminário de Pesquisa - SEPEDIS.Discurso Didático e Novas Tecnologias: processos de subjetivação do Indígena. 2015. (Seminário).

24.
5º Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP).IDENTIDADE SILENCIADA, O ENTRE-LUGAR DO PROFESSOR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. 2014. (Encontro).

25.
Defesa Pública de dissertação de Mestrado de Priscila Zanardi Favaretto. 2014. (Outra).

26.
Programa de Qualidade 5'S - SENAC. 2009. (Outra).

27.
Cinema: a ficção e a realidade contribuindo para a formação acadêmica. 2008. (Outra).

28.
Congresso internacional de estudos literários e linguísticos - CEELL - Identidades e considerações sobre a experiência. 2008. (Congresso).

29.
16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil. 2007. (Congresso).

30.
IV Seminário de estudos da Linguagem: caminho e reflexões sobre os estudos linguísticos e literários. 2007. (Seminário).

31.
Congresso internacional ABRALIC-o lugar dos discursos. 2006. (Congresso).

32.
Exposição e jornada de Educação: memória e identidade dos cursos de Letras, História e Pedagogia.. 2005. (Exposição).

33.
III Seminário de estudos da linguagem. 2005. (Seminário).

34.
I Seminário de Educação. 2005. (Seminário).

35.
I encontro de pesquisa de Letras. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, I. C.. V Encontro em Análise do Discurso: Estudos orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira. 2017. (Outro).

2.
MOREIRA, I. C.. V Encontro em Análise do Discurso: Estudos orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
MOREIRA, I. C.2018MOREIRA, I. C.; GUERRA, V. M. L. . Um olhar discursivo sobre o processo de subjetivação do indígena em dispositivo didático. Revista Rua, v. 24, p. 1-1, 2018.

2.
MOREIRA, I. C.2017MOREIRA, I. C.. Do discurso oficial ao discurso didático-pedagógico: os (des)caminhos da inclusão das histórias e das culturas indígenas no cenário educacional brasileiro. Revista Traços de Linguagem, v. 1, p. 28-38, 2017.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOREIRA, I. C.. V Encontro em Análise do Discurso: Estudos orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira. 2017. (Outro).

2.
MOREIRA, I. C.. V Encontro em Análise do Discurso: Estudos orlandianos e III ENSAD - Encontro Nacional em Semântica e Análise do Discurso: Marcha, identidade e fronteira. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Professora pesquisadora no Grupo de Pesquisa NEAD (Núcleo de Estudos em Análise do Discurso), da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que busca interpretar aspectos que envolvem a relação entre discurso e a identidade de minorias, a mídia (circulação, constituição dos discursos) e a língua (discursos sobre as práticas). 

http://www.cepad.net.br/site/index.php/quem-somos/pesquisadores/item/329-profa-ma-icleia-caires-moreira

Tutora e participante da equipe organizadora do Curso "Produção de Texto: questões teóricas e metodológicas" (turmas I, II e IV) ofertado a professores de fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Três Lagoas- MS, em Parceria com a SED-MS (Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul) e o Grupo de Pesquisa NEAD (Núcleo de Estudos em Análise do Discurso).



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