Paulo Eugênio da Costa Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8212965823478919
  • Última atualização do currículo em 24/01/2018


Graduando em Tecnologia em Sistemas para Internet pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), é Técnico em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.(IFRN). Coordenador regional da Associação Brasileira de Incentivo à Tecnologia e Ciência (ABRITEC), associação que orienta e desenvolve o potencial dos jovens Cientistas brasileiros. Webmaster e development dos portais www.milsetbrasil.com e www.mocinn.com, Tem experiência na área de eletrônica e computação, com ênfase em sistemas embarcados, e em redes de computadores com ênfase em serviços do protocolo IPv6. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Eugênio da Costa Filho
Nome em citações bibliográficas
COSTA FILHO, P. E.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Química.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2013 - 2015
Graduação em Sistemas Para Internet.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Título: PROTÓTIPO DE UM BARCO AUTOSSUSTENTÁVEL COM SISTEMA EMBARCADO PARA MONITORAMENTO DE LOCAIS INÓSPITOS E/OU DE DIFÍCIL ACESSO.
Orientador: Leonardo Rodriguês de Lima Teixeira.
2014 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em Ciência e Tecnologia.
Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Brasil.
Ano de interrupção: 2014
2007 - 2012
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
2001 - 2006
Ensino Fundamental (1º grau).
Escola Municipal Professor Humberto Gama, PHG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
HTML5 - Homologado pelo W3C.
Microsoft Virtual Academy, MVA, Estados Unidos.
2015 - 2015
Treinamento de ASP.NET MVC 5 Conceitos Básicos.
Microsoft Virtual Academy, MVA, Estados Unidos.
2014 - 2014
IPV6 com enfase em serviços. (Carga horária: 32h).
Comité Gestor da Internet no Brasil, CGI.BR, Brasil.
2009 - 2009
TELEMÁTICA. (Carga horária: 350h).
Ministério do Trabalho e Emprego, MTE, Brasil.
2008 - 2008
Servidores de Redes Linux. (Carga horária: 3h).
Centro Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte, CEFET, Brasil.
2007 - 2007
Computação Gráfica (VRML/X3D). (Carga horária: 3h).
Centro Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte, CEFET, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Redes de Computadores, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Arquitetura de Redes de Computadores
Sistemas Operacionais de Redes de computadores
Informática Básica


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Protótipo de um barco autossustentável com sistema embarcado para monitoramento de locais inóspitos e/ou de difícil acesso - 2
Descrição: O projeto tem como objetivo a criação do protótipo de um barco autossustentável com um sistema embarcado para georreferenciar a coleta e análise de água em tempo real, que seja utilizado para monitoramento de rios em locais inóspitos e/ou de difícil acesso, dando continuidade ao projeto denominado Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso. O qual foi iniciado em 2014, o protótipo utilizará uma placa open source de prototipagem arduino, a partir da qual será possível realizar as leituras dos sensores que atuaram para a analise da água e para transmissão de dados com algum dispositivo móvel. A energia gerada através dos painéis solares será armazenada em uma bateria, capaz de fazer o barco funcionar em locais escuros, ou em dias nublados ou à noite. O protótipo será realizado de forma que possua o menor custo possível para que possa servir a órgãos públicos e privados que desejem fazer o monitoramento de rios ou mangues, sem a necessidade direta da intervenção humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Eugênio da Costa Filho - Integrante / Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira - Coordenador.
2015 - Atual
Projeto M A I S - Monitoramento Avançado de Infraestrutura e Serviços
Descrição: Estudar as principais ferramentas open source para o monitoramento de serviços e ativos de rede. Compreender seu funcionamento e implementação. Entender suas características e formas de aplicações em um ambiente computacional simulado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (1) .
Integrantes: Paulo Eugênio da Costa Filho - Coordenador / Denys Alexandre Barboza da Silva - Integrante / Matheus Freire - Integrante / João Paulo de Araújo Silva - Integrante / Antonio Juliano da Silva - Integrante / Heitor Alves de Souza Santos - Integrante / Antoniel Marques de Lima - Integrante.
2014 - 2015
Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso
Descrição: O projeto tem como objetivo a criação do protótipo de um barco autossustentável com um sistema embarcado para transmissão de vídeo em tempo real, que seja utilizado para monitoramento de rios em locais inóspitos e/ou de difícil acesso, dando continuidade ao projeto denominado Protótipo de um barco autossustentável para pescadores artesanais do interior do Rio Grande do Norte a partir de energias renováveis, o qual foi iniciado em 2013. O protótipo utilizará uma placa open source de prototipagem arduino, a partir da qual será possível a transmissão de vídeo. A energia gerada através dos painéis solares será armazenada em uma bateria, capaz de fazer o barco funcionar em locais escuros, ou em dias nublados ou à noite. O protótipo será realizado de forma que possua o menor custo possível para que possa servir a órgãos públicos e privados que desejem fazer o monitoramento de rios ou mangues, sem a necessidade direta da intervenção humana.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Eugênio da Costa Filho - Integrante / Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira - Coordenador.
2014 - Atual
CONSTRUÇÃO DE UM ANALISADOR ELETRÔNICO DE GORDURA DE LEITE E VALIDADAÇÃO DO MÉTODO ANALÍTICO INSTRUMENTAL
Descrição: O objetivo principal deste projeto é desenvolver um método analítico instrumental de determinação de gordura em leite fluido por medição de sua resistividade elétrica. E sua realização se justifica por sua natureza interdisciplinar por unir as áreas de eletrônica e alimentos e inovadora por propor a criação de um novo método analítico instrumental para análise de gordura em leite. O projeto será desenvolvido no IFRN/CN e serão realizados testes para verificar a correlação entre o teor de gordura em leite e a sua resistividade elétrica; construção de um analisador eletrônico de gordura baseado em medidas de resistividade elétrica do leite; produção de padrão de calibração para o método e validação do método analítico.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Eugênio da Costa Filho - Coordenador / Ronaldo dos Santos Falcão Filho - Integrante / Priscila Viviane de Araújo - Integrante / Ramon Araujo dos Santos - Integrante / Alfredo Rodrigues de Lima - Integrante.
2013 - 2014
Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte a partir de Energias Renováveis
Descrição: O projeto tem como objetivo a criação do protótipo de um barco autossustentável que seja utilizado por pescadores do interior potiguar. Pescadores esses que possuem uma necessidade de melhorar sua qualidade de trabalho com barcos que propiciem mais conforto e comodidade, e que diminua os gastos com combustíveis, agindo de forma sustentável. O protótipo utilizará as fontes de energia eólica(vento) e solar(sol) para que, quando transformadas. possam fazer o motor funcionar e o pescador não necessite de muito esforço físico para executar seu trabalho. O protótipo será construído de forma que possua o menor custo possível, para que possa servir a pescadores de diferentes camadas sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Paulo Eugênio da Costa Filho - Integrante / Leonardo Rodrigues de Lima Teixeira - Coordenador / Jessica Selena Ferreira Monteiro - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos/Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Fontes Renováveis de Energia/Especialidade: Energia Solar Fotovoltáica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: REDES DE COMPUTADORES.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Credenciamento para participar do Encuentro Latinoamericano de Semilleros de Investigacion, La Paz, Cesar - Colombia, Movimiento Internacional de Semilleros de Investigación.
2015
Credenciamento para participar da EDINBURGH INTERNATIONAL SCIECE FESTIVAL, EDINBURGH - ESCÓCIA, III Expo Nacional MILSET Brasil..
2015
4º Lugar na área de Engenharia, III Expo Nacional MILSET Brasil..
2015
1º Lugar na Olimpíada de Manutenção de computadores na V Semana de Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
2015
Credenciamento para participar do Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, Juchitan de Zaragoza, Oxaca - Mexico, Movimiento Internacional de Semilleros de Investigación.
2014
1º Lugar na Olimpíada de informatica Basica da IV Semana de Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
2014
3º Lugar na Olimpíada de Redes de computadores na IV Semana de Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
2014
3º Lugar na Olimpíada de Manutenção de computadores na IV Semana de Informática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
2014
Credenciamento para participar da XI CIENCAP 2014 em Assunção, no Paraguai, II Expo Nacional MILSET Brasil..
2014
Credenciamento para participar da 10ª FENECIT (Feira Nordestina de CIências e Tecnologia) em Recife/PE, II Expo Nacional MILSET Brasil..
2014
Medalha de Bronze na área de Engenharia, II Expo Nacional MILSET Brasil..
2014
Credenciamento para participar da XI RedCOLSI COLÔMBIA 2015, XI CIENCAP.
2014
Medalha de Bronze na área de Engenharia, XI CIENCAP.
2014
4º Lugar na área de Engenharia, X FENECIT.
2014
Destaque Incentivo à Tecnologia e Ciência, ABRITEC.
2014
1º Lugar na grande área de Engenharias, X CONGIC.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA FILHO, P. E.. Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso - PROBASEMOLI. In: Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, 2016, Juchitan de Zaragoza, Mexico. Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación, 2016.
Grande área: Engenharias
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português.

2.
COSTA FILHO, P. E.; TEIXEIRA, L. R. L. . Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso - PROBASEMOLI. In: 1ª SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, 2015, Santa Cruz, RN. 1ª SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN, 2015.
Palavras-chave: Automação; Sustentabilidade; Energia Solar; Monitoramento.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos / Especialidade: Circuitos Eletrônicos.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos / Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://eventos.ifrn.edu.br/secitexsc2015/.

3.
COSTA FILHO, P. E.; SANTOS, R. A. ; ARAUJO, P. V. ; FALCAO FILHO, R. S. . Desenvolvimento de Método Analítico Instrumental para Análise Quantitativa de Gordura em Leite. In: I ENAG - Encontro Nacional de Agroindústria, 2015, Bananeiras, PB. I ENAG - Encontro Nacional de Agroindústria, 2015.
Palavras-chave: Monitoramento; Gordura do leite; Análise.
Grande área: Engenharias
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica / Especialidade: Instrumentação Analítica.
Referências adicionais: Classificação do evento: Nacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso; Homepage: http://enag2015.wix.com/enag.

4.
COSTA FILHO, P. E.; TEIXEIRA, L. R. L. . Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso - PROBASEMOLI. In: III Expo Nacional Milset Brasil, 2015, Fortaleza, CE. III Expo Nacional Milset Brasil, 2015.
Grande área: Engenharias
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português.

5.
COSTA FILHO, P. E.; TEIXEIRA, L. R. L. ; MONTEIRO, J. S. F. . Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar - LPJ. In: II Expo MILSET Brasil, 2014, Fortaleza/CE. II Expo MILSET Brasil, 2014.
Grande área: Engenharias
Referências adicionais: Classificação do evento: Internacional; Brasil/ Português; Meio de divulgação: Impresso.

6.
COSTA FILHO, P. E.; TEIXEIRA, L. R. L. ; MONTEIRO, J. S. F. . Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar. In: X CONGIC, 2014, Pau dos Ferros, RN. CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN - CONGIC, 2014.
Referências adicionais: Classificação do evento: Regional; Brasil/ Português; ISSN/ISBN: 2358108.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA FILHO, P. E.; SILVA, E. M. C.; TEIXEIRA, L. R. L.. Participação em banca de Paulo Sergio Ferreira da Silva Filho. A Importância da Lógica de Programação na Vida Academica. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Palavras-chave: Lógica de programação; Questionário; Desempenho.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Referências adicionais: Brasil/Português.

2.
COSTA FILHO, P. E.; AMORIM, L. G. P.; SILVA, E. C.; OLIVEIRA, T. F.. Participação em banca de Maria Eduarda Gomes de Souza. Aplicação de um Sistema de Monitoramento do Controle Automático em Sala de Aula do IFRN/SGA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Referências adicionais: Brasil/Português.

3.
COSTA FILHO, P. E.; MELO, M. D.; ANTUNES, C. H.. Participação em banca de Paulo Vitor de Moura Ferreira. Desenvolvimento de Software para Auxilio de Compras em Supermecados. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Referências adicionais: Brasil/Português.

4.
AMORIM, L. G. P.; SILVA, E. C.; COSTA FILHO, P. E.; CAMARA, A. T.. Participação em banca de Monaliza Freire Avelino. Lixo Eletrônico: Uma Análise Individual das Partes de um Computador. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Referências adicionais: Brasil/Português.

5.
COSTA FILHO, P. E.; SILVA, E. C.; AMORIM, L. G. P.; OLIVEIRA, T. F.. Participação em banca de Tayse Maria Bandeira da Silva. Proposta de implementação de uma rede industrial usando protocolo RS-485 aplicada à automação das salas de aula do IFRN-SGA. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.
Referências adicionais: Brasil/Português.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Foro Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación. Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso - PROBASEMOLI. 2016. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

2.
1ª SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN. PROTÓTIPO DE UM BARCO AUTOSSUSTENTÁVEL COM SISTEMA EMBARCADO PARA MONITORAMENTO DE LOCAIS INÓSPITOS E/OU DE DIFÍCIL ACESSO. 2015. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

3.
5ª EXPOTEC - IFRN, Campus Currais Novos. 2015. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

4.
5ª Semana de Informatica - IFRN, Campus Currais Novos. Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte. 2015. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

5.
I ENAG - Encontro Nacional de Agroindústria.Desenvolvimento de método analítico instrumental para análise quantitativa de gordura em leite. 2015. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

6.
I Feira de Ciências e Tecnologias de Currais Novos. I Feira de Ciências e Tecnologias de Currais Novos. 2015. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado.

7.
III EXPO NACIONAL MILSET BRASIL EXPONAMILB. Protótipo de um Barco Autossustentável com Sistema Embarcado para Monitoramento de Locais Inóspitos e/ou de Difícil Acesso - PROBASEMOLI. 2015. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

8.
MOCINN - Movimento Cientifico Norte e Nordeste. MOCINN - Movimento Cientifico Norte e Nordeste. 2015. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Avaliador
Forma de participação: Convidado.

9.
MOCITECZN - Mostra Científica e Tecnológica da Zona Norte. 2015. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

10.
10º CONGIC. PROTÓTIPO DE UM BARCO AUTOSSUSTENTÁVEL PARA PESCADORES ARTESANAIS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE MOVIDO A ENERGIA SOLAR - LPJ. 2014. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

11.
4ª EXPOTEC - IFRN, Campus Currais Novos. 2014. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

12.
4ª Semana de Informatica - IFRN, Campus Currais Novos. Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte. 2014. (Exposição).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante.

13.
Arduíno Day. 2014. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

14.
Campus Party Recife. 2014. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

15.
II EXPO NACIONAL MILSET BRASIL EXPONAMILB. Protótipo de um Barco autossustentável para pescadores artesanais do interior do Rio Grande do Norte movido a energia solar. 2014. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Poster / Painel
Forma de participação: Participante; Homepage: http://www.milsetbrasil.com/.

16.
Qualitek Security Day. 2014. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://www.securityday.com.br/.

17.
X FENECIT - Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia. Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar - LPJ. 2014. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação Oral
Forma de participação: Participante.

18.
XI CIENCAP. Protótipo de um Barco Autossustentável para Pescadores Artesanais do Interior do Rio Grande do Norte Movido a Energia Solar - LPJ. 2014. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Tipo de participação: Apresentação oral
Forma de participação: Participante.

19.
Campus Party Recife. 2013. (Encontro).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte; Homepage: http://recife.campus-party.org/2013/index.html.

20.
IX Congic. 2013. (Congresso).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

21.
3ª Semana de Informatica - IFRN, Campus Currais Novos. 2012. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

22.
2ª Semana de Informatica - IFRN, Campus Currais Novos. 2011. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

23.
3ª EXPOTEC - IFRN, Campus Currais Novos. 2010. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

24.
2ª EXPOTEC - CEFET - RN, Unidade Currais Novos. 2009. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

25.
1ª EXPOTEC - CEFET - RN, Unidade Currais Novos. 2008. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.

26.
1ª Semana de Alimentos e Informatica. 2007. (Feira).
Referências adicionais: Brasil
Forma de participação: Ouvinte.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA FILHO, P. E.. V Semana de Informática. 2015. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Campus Currais Novos; Cidade: Currais Novos, RN; Inst. promotora/financiadora: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

2.
COSTA FILHO, P. E.. III - EXPO NACIONAL MILSET BRASIL EXPONAMILB. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Hotel Oásis Atlântico; Cidade: FORTALEZA, CE; Inst. promotora/financiadora: Expo Nacional Milset Brasil.

3.
COSTA FILHO, P. E.. MOCITECZN - Movimento Cientifico e Tecnológico da Zona Norte. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Impresso; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: IFRN, Campus Zona Norte; Cidade: Natal, RN; Inst. promotora/financiadora: IFRN, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

4.
COSTA FILHO, P. E.. SECITEX - Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: IFRN, Campus Santa Cruz; Cidade: Santa Cruz, RN; Inst. promotora/financiadora: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

5.
COSTA FILHO, P. E.. I Feira de Ciências e Tecnologias de Currais Novos. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Largo do Tugstênio; Cidade: Currais Novos, RN; Inst. promotora/financiadora: 9ª DIRED - Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desportos.

6.
COSTA FILHO, P. E.. MOCINN - Movimento Cientifico Norte e Nordeste. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Vários; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: IFRN, Campus Zona Norte; Cidade: Natal, RN; Inst. promotora/financiadora: MOCINN.

7.
COSTA FILHO, P. E.. IV Semana de Informática. 2014. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Campus Currais Novos; Cidade: Currais Novos; Inst. promotora/financiadora: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

8.
COSTA FILHO, P. E.. III Semana de Informática. 2013. (Outro).
Referências adicionais: Brasil/Português; Evento itinerante: Não; Duração do evento: 1; Local: Campus Currais Novos; Cidade: Currais Novos; Inst. promotora/financiadora: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Paulo Sergio Ferreira da Silva Filho. A Importância da Lógica de Programação na Vida Acadêmica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Informática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Orientador: Paulo Eugênio da Costa Filho.
Palavras-chave: Lógica de programação; Questionário; Desempenho.
Referências adicionais: Brasil/Português; Tipo de orientação: Orientador principal.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA FILHO, P. E.. III - EXPO NACIONAL MILSET BRASIL EXPONAMILB. 2015. .
Referências adicionais: Brasil/Português; Meio de divulgação: Hibertexto; Evento itinerante: Sim; Duração do evento: 1; Local: Hotel Oásis Atlântico; Cidade: FORTALEZA, CE; Inst. promotora/financiadora: Expo Nacional Milset Brasil.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 14:09:17