Bianca Piraccini Silva

Bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País do CNPq - Nível A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2376438213654194
  • Última atualização do currículo em 23/05/2017


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina(2012), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina(2016) e ensino-medio-segundo-graupela Etec Antonio Devisate(2007). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Entomologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:besouros rola-bosta, bioindicadores, restauração florestal. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Bianca Piraccini Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, B. P.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: COMUNIDADE DE SCARABAEINAE (COLEOPTERA: SCARABAEIDAE) EM REFLORESTAMENTOS E REMANESCENTES DE MATA ATLÂNTICA DO SUL DO BRASIL,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Carlos Eduardo de Alvarenga Julio.
Palavras-chave: besouros rola-bosta; bioindicadores; restauração florestal.
Grande área: Ciências Biológicas
2009 - 2012
Graduação em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Etec Antonio Devisate, ETEC, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Inovação em produtos de controle e repelência do vetor e monitoramento de arbovírus
Descrição: O Estado do Paraná teve seus primeiros casos autóctones de dengue registrados em 1995. Desde então, à semelhança do que ocorre no restante do país, a ocorrência de epidemias anuais se tornou comum no Estado. Porém em 2015/2016 o número de municípios do Paraná com registro de casos autóctones atingiu aproximadamente 90% de um universo de 399, inclusive em regiões do estado em que o registro de casos não era relatado, como em Paranaguá, onde ocorreu mortes em decorrência de infecção por dengue. Com a entrada no país do vírus Zika, o cenário de saúde pública se tornou mais complexo sendo necessário e urgente inserir a vigilância entomológica como linha de frente na prevenção da transmissão de arbovírus, uma vez que o vetor é o elemento chave. Assim é necessário ampliar as opções de intervenção para redução da população do vetor nas diferentes etapas do ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti e outros Culicidae, potenciais vetores na área urbana. O projeto propõe o desenvolvimento e a consolidação de ferramentas diagnósticas para a caracterização viral ainda no vetor, controle do vetor com auxílio de fitolarvicidas isolados ou combinados em ação super-aditiva ou sinergística, utilização de toxinas bacterianas, controle de adultos com novas substâncias de reduzido impacto ambiental e formulação de repelentes inovadores, explorando a química dirigida de derivatização para potencialização de efeito de bioativos naturais de baixo custo. Diante da necessidade de convergência dos esforços para redução da transmissão de arbovírus, o projeto reúne pesquisadores das principais instituições de ensino e pesquisa do Estado do Paraná, no sentido de proporcionar sinergia e eficiência harmonizando e aperfeiçoando a competência já estabelecida dos grupos associados no sentido de buscar soluções que reduzam ao máximo possível o contato entre o vetor e o hospedeiro, As metas propostas têm completa aderência aos critérios da chamada conjunta CNPq/CAPES/Ms-Decit, sobretudo no que tange ao seu eixo básico, qual seja, prevenção e controle do vetor e geração de novos produtos de ação repelente, contemplando assim o avanço do conhecimento aplicado através de tecnologias de reduzido custo e elevada eficiência, passíveis de patenteamento e industrialização e formação de recursos humanos. Das linhas temáticas propostas pelas agências financiadoras, a equipe do projeto já apresenta resultados relevantes em três linhas temáticas: I ? Desenvolvimento de novas tecnologias diagnósticas. II ? Desenvolvimento e avaliação de repelentes. III ? Desenvolvimento e avaliação de estratégias para controle de vetores em seus vários estágios de desenvolvimento...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2011 - 2012
PIBID/UEL II: CONSOLIDAÇÃO E AMPLIAÇÃO DAS ATIVIDADES
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
BIOMA - EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA AMBIENTAL E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Entomologia.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, B. P.; ARCANJO, F. A. ; MOSTACO, F. C. ; ALVES E SILVA, L. S. ; ZEQUI, J. A. C. ; LOPES, J. . Eficiência de ovitrampas como método de monitoramento de Aedes aegypti na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. In: Encontro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina, 2013, Londrina. Resumos IV ECBUEL, 2013.

2.
SILVA, B. P.; KUBOTA, M. T. ; JULIO, C. E. A. . Novo método para captura de insetos de interesse forense utilizando malaise modificada adaptada a um pitfall. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador, BA. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

3.
SILVA, B. P.; MERLIN, G. B. ; MAISTRO, V.I.A. . Questionário sobre com quem estudantes podem conversar sobre sexualidade. In: III Encontro de Ciências Biológicas da universidade Estadual de Londrina, 2012, Londrina, PR. Resumos III ECBUEL, 2012.

4.
MERLIN, G. B. ; SILVA, B. P. ; LORENZETTI, A. P. R. ; BASSI, E. A. ; MATSUURA, E. M. ; MORYAMA, N. ; MAISTRO, V.I.A. ; CORREA, M. L. . Avaliação de aulas sobre sexualidade numa turma de ensino fundamental. In: III Encontro de Ciências Biológicas da universidade Estadual de Londrina, 2012, Londrina, PR. Resumos III ECBUEL, 2012.

5.
LORENZETTI, A. P. R. ; MERLIN, G. B. ; SILVA, B. P. ; BASSI, E. A. ; MATSUURA, E. M. ; MORYAMA, N. ; MAISTRO, V.I.A. ; CORREA, M. L. . Dinamica do Semáforo: investigando os conhecimentos prévios acerca do tema sexualidade. In: III Encontro de Ciências Biológicas da universidade Estadual de Londrina, 2012, Londrina, PR. Resumos III ECBUEL, 2012.

6.
KUBOTA, M. T. ; JULIO, C. E. A. ; SILVA, B. P. . Estudo faunístico de coleópteros que habitam a carcaça de porco doméstico (Sus scrofa) em Londrina, Paraná. In: Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador, BA. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.Eficiência de ovitrampas como método de monitoramento de Aedes aegypti na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina. 2013. (Encontro).

2.
III Encontro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.Questionário sobre com quem estudantes podem conversar sobre sexualidade. 2012. (Encontro).

3.
XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. Novo método para captura de insetos de interesse forense utilizando malaise modificada adaptada a um pitfall. 2012. (Congresso).

4.
Curso de Perícias Forenses. 2011. (Seminário).

5.
II Encontro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. 2011. (Encontro).

6.
I Simpósio de Sustentabilidade. 2011. (Simpósio).

7.
IV Congresso Nacional de Responsabilidade Socioambiental. 2011. (Congresso).

8.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011. 2011. (Outra).

9.
X Congresso de Ecologia do Brasil. 2011. (Congresso).

10.
I Encontro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. 2010. (Encontro).

11.
III Encontro Paranaense de Ciências Biomédicas. 2010. (Encontro).

12.
II Simpósio de Biologia Marinha. 2010. (Simpósio).

13.
III Encontro de Biologia e Iniciação Científica. 2009. (Encontro).

14.
I Simpósio de Biologia da Conservação do Norte do Paraná. 2009. (Simpósio).

15.
Seminário de Ciências Forenses. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOFIA, S. H. ; SILVA, B. P. ; MOREIRA, R. J. ; ALTRÃO, C. S. ; TAMBANI, J. M. ; BASSI, E. A. ; RINCÃO, M. P. ; MATSUURA, E. M. . IV Encontro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 21:41:38