John Wesley Ribeiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1944534792638834
  • Última atualização do currículo em 19/10/2015


Graduando em Ciências da computação, experiencia com SIG, Ecologia Espacial, Ecologia de paisagem aplicada a projetos de conservação e restauração de ambientes naturais e alterados pelo homem; identificação de corredores ecológicos usando meio físico e paisagem, integrando dados biológicos, ecológicos ou espaciais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
John Wesley Ribeiro
Nome em citações bibliográficas
RIBEIRO, J. W.


Formação acadêmica/titulação


2012
Aperfeiçoamento em andamento em Analises Espaciais Aplicada a Ecologia de Paisagem. (Carga Horária: 9000h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Geopocessamento.
Orientador: Milton cesar Ribeiro.
2014
Graduação em andamento em Ciência da Computação.
Centro Universitário Anhanguera, ANHANGUERA, Brasil.
2014 - 2015
Curso técnico/profissionalizante.
Centro Paulo Souza, CPS, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Bio Flora, NBL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tecnico em geoprpcessamento, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Ecologia do movimento e distribuição espacial de um herbívoro de grande porte em paisagens tropicais heterogêneas
Descrição: O principal objetivo deste projeto é investigar como a estrutura da paisagem e qualidade do habitat afetam a distribuição espacial e os movimentos de queixadas em paisagens heterogêneas tropicais do Brasil, usando escalas espaciais distintas de análise (biomas, paisagens e manchas de habitat). A modelagem de distribuição de espécies será utilizada para acessar a adequabilidade ambiental para queixadas em escalas regionais de três biomas brasileiros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
INFLUÊNCIA DA PAISAGEM SOBRE A PERSISTÊNCIA DE MAMÍFEROS TERRESTRES EM FRAGMENTOS DE MATA ATLÂNTICA
Descrição: Contribui com pesquisas relacionadas a ecologia de mamíferos de médio e grande porte, em paisagens fragmentadas da Mata Atlântica. O principal objetivo do meu projeto é entender o que explica a riqueza e composição desses animais, em paisagens com longo histórico de degradação antrópica, em sistema sucroalcooleiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
EFEITO DA HETEROGENEIDADE DA PAISAGEM SOBRE REDES DE INTERAÇÕES PLANTA-POLINIZADOR
Descrição: Avaliamos a influência da heterogeneidade da paisagem sobre redes de interações planta-polinizador, sobre a riqueza e abundância de visitantes florais e sobre a riqueza de flores disponíveis em fragmentos florestais de Mata Atlântica. Selecionamos 12 paisagens, de modo a formar um gradiente de diversidade da paisagem e proporção de floresta. A comunidade de polinizadores foi mais rica e abundante em paisagens com maior proporção de floresta. As redes de interações foram mais assimétricas em paisagens com maior conectividade funcional; com maior diversidade de interações em paisagens com maior qualidade e proporção de floresta; e mais modulares em paisagens mais diversas, combinadas com maior quantidade de floresta e maior qualidade da paisagem. Em estudos que buscam compreender o efeito das alterações na paisagem sobre a polinização em cenários reais, é importante considerar, além da quantidade de floresta, como a composição e configuração de diferentes ambientes na paisagem influenciam esse processo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2014
Ocupação da preguiça-de-coleira Bradypus torquatus (Illiger, 1811) em paisagens fragmentadas
Descrição: O principal objetivo desse estudo é determinar a ocupação da preguiça-de-coleira em fragmentos de Mata Atlântica, na região serrana do Espírito Santo, Brasil, identificando os principais fatores ambientais que estão influenciando a presença da espécie em determinados locais. Para isso, coletamos dados de variáveis locais e também realizamos análises de paisagem, por meio de ferramentas SIG. As estimativas de ocupação/detecção são feitas por meio de modelos, compostos por tais variáveis. Entender como tal espécie se relaciona com variáveis locais e de paisagem é um grande passo para a elabração de ações corretas para a preservação dessa espécie, Vulnerável e listada na Lista Vermelha da IUCN..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
SENSIBILIDADE AMBIENTAL FLUVIAL À DERRAMES DE ÓLEO E BIOCOMBUSTÍVEL: VULNERABILIDADE E IMPACTOS À MASTOFAUNA
Descrição: A caracterização da sensibilidade ambiental ao derrame de combustíveis é amplamente empregada em ambientes costeiros, mas ainda é incipiente em ambientes fluviais e pautada apenas em características geomorfológicas e hidrodinâmicas. A necessidade de desenvolvimento de protocolos com enfoque nos ecossistemas fluviais e que contemplem na construção do ISA aspectos biológicos e sócio-culturais nos motivou a realizar este estudo. Neste estudo propomos o desenvolvimento de índices que combinem aspectos bióticos, ecológicos e sócio-econômicos: a) Índice de Sensibilidade Ambiental Biológico (ISAB), o qual é pautado nas características da comunidade de mamíferos de médio e grande porte; b), um Índice de Sensibilidade Ambiental Sócio-Econômico (ISASE), o qual... e c) Índice de Sensibilidade Ambiental Ecológico (ISAEc), o qual considera os índices ISAB e ISASE de modo compor em um único índice o meio físico, biológico e sócio-econômico em relação à sensibilidade ambiental fluvial à derrames de óleo ou biocombustíveis. Por fim foi também desenvolvido um Índice de Vulnerabilidade Ambiental (IVA), o qual é definido levando-se em conta o ISAEc e a proximidade com áreas de maior probabilidade à derrames (os portos intermodais)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Efeito de estradas duplas e simples sobre a conectividade, mortalidade e uso de áreas adjacentes sobre mamíferos de médio e grande porte
Descrição: Descrição do projeto: avaliar o efeito potencial de estradas sobre a biodiversidade, integrando conceitos de ecologia de paisagem. Auxílio em doutorado em andamento de Giordano Ciocheti, UFSCAR-SP Atividade: organização de banco de dados georeferenciado no ArcGIS/GRASS/QGIS para modelagem de probabilidade de atropelamento de fauna com base em registros de atropelamentos e modelo preditivos utilizando o programa Maxent.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Caracterização do grau de conservação da vegetação na reserva Votorantim juquiá
Descrição: O objetivo principal é: Caracterizar e compreender o grau de conversão no complexo da reserva. Pra isso esta sendo gerado um mapa refinado da área, contendo classes especificas. Esse mapeamento permitirá quantificar e identificar o grau de perturbação causado em função do desmatamento na década de 50,assim facilitando o manejo de preservação e restauração dessas áreas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2012
Efeito da paisagem sobre mamíferos de Médio e Grande Porte
Descrição: Descrição: Avaliar a contribuição relativa de cobertura, configuração de habitat e da matriz sobre comunidades de mamíferos de médio e grande porte em uma paisagem fragmentada com matriz de eucalipto, Capão Bonito e Buri, SP ? Mestrado de Elson Lima, ESALQ/USP. Atividade ? Mapeamento de cobertura e uso do solo utilizando imagens de alta resolução com auxílio do ArcGIS e QGIS..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Modelagem ecológica do Corredor das Onças na Região Metropolitana de Campinas
Descrição: Esta fase do projeto consiste na organização e preparação da base cartográfica da Região Metropolitana de Campinas, aferições em campo e modelagem da distribuição potencial de uso de áreas naturais e antrópicas para a definição de corredores ecológicos para a manutenção da biodiversidade em escala regional. Como resultados devemos esperar a geração de mapas de distribuição de espécies de felinos (e outros táxons) em paisagens fragmentadas da RMC; identificação de áreas prioritárias para conservação na escala regional; definição do Corredor Ecológico Córrego das Onças para orientar projetos de restauração e mesmo para subsidiar projetos de PSA (Pagamento por Serviço Ambiental)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) .
Integrantes: John Wesley Ribeiro - Integrante / MIlton Cesar Ribeiro - Coordenador / Bruno Defane Borges - Integrante / Rodrigo Bernardo - Integrante.
2012 - Atual
Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica Brasileira
Descrição: Descrição: O projeto tem como objetivo consolidar um mapa de áreas estratégicas para a conservação de espécies, bem como uma abordagem metodológica que integre as diferentes iniciativas para a identificação de áreas para a conservação de espécies, assim como abordagens de ecologia da paisagem para a conservação, conforme orientações da SBF/MMA no âmbito do Projeto Proteção da Mata Atlântica II. Esta abordagem deve integrar as áreas previamente delimitadas, e não delimitar novas áreas. Atividade: Organização de Bando de Dados Geográficos referentes à camadas associadas à Biodiversidade utilizando os programas ArcGIS e GRASS..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Sensibilidade Ambiental Fluvial à derrames de óleo e biocombustível ? CNPq Processo 455585/2012-1
Descrição: Áreas fluviais hidronavegáveis com transporte de petróleo, derivados e biocombustível são potencialmente impactantes. A sociedade contemporânea a todo o momento tenta compatibilizar o desenvolvimento econômico e as questões ambientais. Cabe à ciência dar a sua contribuição para tentar equacionar a dicotomia. Medidas de prevenção devem ser tomadas com o intuito de evitar e minimizar os possíveis impactos no transporte dessas substâncias químicas. Portanto, o conhecimento prévio e sistemático da região é de suma importância para o planejamento do transporte hidroviário, para tomada de ações emergenciais em caso de derramamento e para a recuperação de áreas degradadas em conformidade com a Legislação Ambiental, em um contexto da paisagem, visando a manutenção de serviços ecossistêmicos e as funções ecológicas. As cartas de sensibilidade ambiental à derrame de óleo (Cartas SAO) constituem um conjunto de informações cartográficas, sócio-ambientais e culturais para caracterização e categorização das áreas adjacente à hidrovia facilitando a compreensão do entorno e a tomada de decisão em casos de emergência. Atividade: mapeamento da cobertura e uso do solo utilizando imagens de alta resolução, sendo utilizados os seguintes softwares de GIS: ArcGIS e QGIS.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) .
Integrantes: John Wesley Ribeiro - Integrante / MIlton Cesar Ribeiro - Coordenador / Bruno Defane Borges - Integrante / Larissa H Nunes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; BORGES, B. D. ; BERNARDO, R. ; GALETTI, M. ; PAGLIA, A. P. ; MARTENSEN, A. C. ; CUNHA, A. A. ; GUEDES, F. B. ; PREM, I. ; METZGER, J. P. ; SALMONA, Y. B. . Estratégias para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica incorporando múltiplas iniciativas e escalas. In: André A. Cunha & Fátima B. Guedes. Brasília: MMA. (Org.). Mapeamentos para a conservação e recuperação da biodiversidade na Mata Atlântica: em busca de uma estratégia espacial integradora para orientar ações aplicadas. 49. ed. , 2014. v. 1.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
RIBEIRO, J. W.. LS Transect. 2015.

2.
RIBEIRO, J. W.; VANCINE, M. . Ls Autoclass. 2015.

3.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. . LSCorr - Landscape Corridors. 2014.

4.
RIBEIRO, J. W.. LS Connectivity. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; ALEXANDRE, B. R. ; MAGRO, A. ; VENTORIM, G. B. . Mapeamento da cobertura florestal para análise da paisagem na área de ocorrência do Mico-Leão Dourado. 2014.

2.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; MAGRO, A. . Simulação de corredores ecológicos para subsidiar estudo de genética de paisagem do Mico-Leão Dourado. 2014.

3.
SANTOS, J. S. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, M. C. . Apoio para modelagem com abordagem de paisagem com processamento em Cloud Computing (Azure Microsoft Research). 2014.

4.
COELHO, J. C. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, M. C. . Auxílio no processamento de métricas de paisagem para o Estado de São Paulo, referente à pesquisa em andamento da mestranda em Ecologia Aplicada (ESALQ) Juliana Costa Coelho. 2014.

5.
RIBEIRO, J. W.; RODRIGUES, R. R. ; RIBEIRO, M. C. ; GODINHO, J. . Caracterização do grau de conservação da vegetação na reserva Votorantim-Juquiá. 2013.

6.
ROCHA, A. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, M. C. . Análises de métricas de cobertura e configuração da paisagem para subsidiar o estudo ?Sensibilidade ambiental fluvial a derrames de biocombustível e óleo. 2013.

7.
MORAES, E. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, M. C. . na preparação de dados e organização de banco de dados para a modelagem de corredores ecológicos da mestranda em Sustentabilidade de Ecossistemas (UFMA) Edyane Moraes. 2013.

8.
BERTAZONI, A. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, M. C. . Auxilio na geração de métricas de paisagem cobrindo todo o Estado de São Paulo, para subsidiar o estudo de modelagem de adequabilidade de habitat do Tamanduá Bandeira, referente ao doutorado de Alesssandra Bertazoni. 2013.

9.
FAGUNDES, I. C. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, M. C. . Apoio na preparação de mapas e simulações com abordagem de ecologia espacial para a pesquisa de mestrado em Biologia Vegetal da UNICAMP de Isabella Cruz Fagundes. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; MAGRO, A. ; ALEXANDRE, B. R. . Mapeamento da Bacia do Rio São João. 2014. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).

2.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, F. M. . Ecologia da Paisagem e planejamento da restauração de acordo com a nossa legislação ambiental. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
FERRAZ, K. ; RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, F. M. . Modelagem de Distribuição de Espécies para a Conservação da Biodiversidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, F. M. ; BORGES, B. D. . Ferramentas computacionais aplicado a Ecologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. ; CIOCHETI, G. . Planejamento da restauração da paisagem (SIG). 2013. .

6.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. ; RIBEIRO, F. M. . Ecologia da paisagem e planejamento da restauração na paisagem de acordo com a nova legislação ambiental. 2013. .

7.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. . Fundamentos em Ecologia da Paisagem. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; CIOCHETI, G. . Uso de SIG para conservação e planejamento. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. . Fundamentos em Ecologia da Paisage. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. ; BORGES, B. D. ; BERNARDO, R. . Geoprocessamento Apicado a Ecologia Vegetal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
RIBEIRO, M. C. ; FERRAZ, K. ; RIBEIRO, J. W. ; R,S monique ; MAIA, M. R. S. A. . Modelagem de Distribuição de Espécies para a Conservação da Biodiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
SCHELLER, R. ; RIBEIRO, J. W. . Modelagem de ecossitemas florestais atrvés do modelo LANDIS-II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
RIBEIRO, M. C. ; GALETTI, M. ; RIBEIRO, J. W. ; BORGES, B. D. ; RIBEIRO, F. M. ; CIOCHETI, G. . Análises de Ecologia de Paisagens e Biodiversidade no Muinicipio de Ibiraci-MG. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. . Fronteiras da Ecologia da Paisagem para Paisagens sem Fronteiras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
ANGULO FILHO, R. ; SILVA FILHO, D. ; RIBEIRO, J. W. . Ciclo de palestras sobre Arboricultura e floresta urbana:Importancia,Preservação e Manejo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
RIBEIRO, J. W.; CIOCHETI, G. ; BORGES, B. D. ; RIBEIRO, F. M. . Introdução ao QGIS para a Conservação da Biodiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. . LSCorr - Landscape Corridors. 2014.

2.
RIBEIRO, J. W.. LS Connectivity. 2014.

3.
RIBEIRO, J. W.. LS Transect. 2015.

4.
RIBEIRO, J. W.; VANCINE, M. . Ls Autoclass. 2015.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
RIBEIRO, J. W.; RIBEIRO, M. C. ; BORGES, B. D. ; BERNARDO, R. ; GALETTI, M. ; PAGLIA, A. P. ; MARTENSEN, A. C. ; CUNHA, A. A. ; GUEDES, F. B. ; PREM, I. ; METZGER, J. P. ; SALMONA, Y. B. . Estratégias para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica incorporando múltiplas iniciativas e escalas. In: André A. Cunha & Fátima B. Guedes. Brasília: MMA. (Org.). Mapeamentos para a conservação e recuperação da biodiversidade na Mata Atlântica: em busca de uma estratégia espacial integradora para orientar ações aplicadas. 49. ed. , 2014. v. 1.


Cursos de curta duração ministrados
1.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. ; BORGES, B. D. ; BERNARDO, R. . Geoprocessamento Apicado a Ecologia Vegetal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
RIBEIRO, M. C. ; FERRAZ, K. ; RIBEIRO, J. W. ; R,S monique ; MAIA, M. R. S. A. . Modelagem de Distribuição de Espécies para a Conservação da Biodiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SCHELLER, R. ; RIBEIRO, J. W. . Modelagem de ecossitemas florestais atrvés do modelo LANDIS-II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
RIBEIRO, M. C. ; GALETTI, M. ; RIBEIRO, J. W. ; BORGES, B. D. ; RIBEIRO, F. M. ; CIOCHETI, G. . Análises de Ecologia de Paisagens e Biodiversidade no Muinicipio de Ibiraci-MG. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
RIBEIRO, M. C. ; RIBEIRO, J. W. . Fronteiras da Ecologia da Paisagem para Paisagens sem Fronteiras. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
ANGULO FILHO, R. ; SILVA FILHO, D. ; RIBEIRO, J. W. . Ciclo de palestras sobre Arboricultura e floresta urbana:Importancia,Preservação e Manejo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
RIBEIRO, J. W.; CIOCHETI, G. ; BORGES, B. D. ; RIBEIRO, F. M. . Introdução ao QGIS para a Conservação da Biodiversidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 24:24:44