Rafaela Paula da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7032487113560146
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Formada em História (bacharelado) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG ? 2012), cursou também Técnico em Arte Dramática no Colégio Estadual Senador Correia (2009 - 2010). Enquanto, frequentava por três anos o Núcleo de Dramaturgia do SESI Cultural (2010 ? 2012). Durante sua graduação trabalhou voluntariamente no projeto de extensão ?Fontes Eclesiásticas para Estudo de Imigração e Sociabilidade? que objetivava formatar o Memorial da Igreja da Imaculada Conceição, coordenado por Rosângela Zulian (2010 - 2011). Em 2011 estagiou no Centro de documentação e Pesquisa em História (CPDH ? UEPG) e voluntariamente auxiliou na higienização e organização de documentação fotográfica na Casa da Memória Paraná (Ponta Grossa). Em seu último ano de graduação estagiou no Centro de Referência de Assistência Social Cecília Meireles (CRAS), como educadora social para o ProJovem. Simultaneamente participou do projeto Crescendo com Cristo em que fazia oficinas de teatro para crianças. Em 2013 trabalhou como professora particular de História. No ano seguinte iniciou a licenciatura em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e foi bolsista do Projeto Profito Agrobiodiversidade (UFRJ), coordenado por Annelise Fernandez, no qual auxiliava em processos de comunicação e produção textual. Concomitantemente trabalhou como professora na Universidade Estácio de Sá, lecionando no curso técnico de Guia de Turismo Regional as disciplinas de Atrativos Turísticos do Rio de Janeiro e de história regional e nacional. Em 2015, cursou a Especialização em Gestão e Preservação do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (Fiocruz). Além disso, começou Mestrado em História Social (PPGHS - UERJ) e trabalhou de 2014 a 2017 como tutora presencial do Consórcio Cederj nas disciplinas de História e Documento e Historiografia Contemporânea. Em 2018 atua como bolsista no arquivo da secretaria acadêmica do Instituto Federal do Paraná (IFPR), leciona História para o ensino médio no Colégio Estadual Prof.º Cleto (PSS - SEED) e no curso preparatório para o Encceja, Saiba Mais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaela Paula da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, RAFAELA PAULA;SILVA, R. P.;SILVA, Rafaela P. da


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A culinária como patrimônio cultural e elemento constitutivo da identidade quilombola no cafundá de Astrogilda,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Joana D´Arc do Valle Bahia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Alimentação; História; Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2015 - 2016
Especialização em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural. (Carga Horária: 360h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: Pré-projeto - A comida na Comunidade Cafundá Astrogilda como elemento formativo da identidade quilombola.
Orientador: Gisele Porto Sanglard.
2014 - 2017
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2012
Graduação em História.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A morte diante da objetiva: Luis Bianchi e seus retratos mortuários nas décadas de 1910 e 1920..
Orientador: Marco Antonio Stancik.
2009 - 2010
Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico em Arte Dramática: Ator Cênico.
Colégio Estadual Senador Correia, CESC, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Oficina de Dramaturgia. (Carga horária: 32h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2011 - 2011
Oficina Regular de Dramaturgia. (Carga horária: 44h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Dramaturgia. (Carga horária: 32h).
SESI - Departamento Regional do Estado do Paraná, SESI/PR, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Paraná, SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor temporário, Carga horária: 12
Outras informações
Professora de História (PSS/SEED) ? 2018: Leciona História para todos os anos do ensino médio no Colégio Estadual Professor Cleto. Também executa todas as tarefas relacionadas a docência, como planejamento das aulas, registro das chamadas e do conteúdo no sistema online da secretaria de educação, o RCO. Bem como, a participação na organização e execução de eventos e atividades realizados pelo colégio.


Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do arquivo da Secretaria Acadêmica, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do arquivo da Secretaria Acadêmica (IFPR/EaD) ? 2018: trabalha na organização, registro e arquivamento de documentos pedagógicos e acadêmicos dos cursos técnicos da Educação a Distância. Além disso, trata também de tarefas administrativas relacionadas a estes documentos.


Curso Saiba Mais, CSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Ciências Humanas, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Ciências Humanas (Curitiba) ? 2018: Leciona as disciplinas que compõem as Ciências Humanas no curso preparatório para o Encceja. Discutindo temáticas diversas importantes para a formação do discente no ensino médio. Bem como as tarefas relacionadas a docência, preparo das aulas, controle de presença e registro do conteúdo.


Fundação Cecierj, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 4
Outras informações
Tutora presencial do ensino a distância da Unirio (Consórcio Cederj) ? 2014 a 2017: Era tutora presencial no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no ofertado por meio do Consórcio Cederj. Lecionava as disciplinas História e Documento e Historiografia Contemporânea, no pólo Duque de Caxias. Ao mesmo tempo aplicava provas, corrigia atividades, participava da realização de eventos do Laprhi (Laboratório de Práticas Historiográficas), semanas acadêmicas, realizava também oficinas e palestras sobre fontes historiográficas e metodologia de pesquisa.


CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações
Bolsista do Mestrado em História Social (PPGHS) ? 2015 a 2017: Essa era uma bolsa de fomento da Capes que possibilitava a dedicação ao mestrado e a pesquisa.


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de extensão do Projeto Profito Agrobiodiversidade (UFRRJ) ? 2014 a 2015: Fazia trabalho de campo, ajudava no planejamento e na execução de atividades do projeto. Escrevia textos sobre as atividades e processos organizativos locais para divulgação no site. Pontualmente acompanhava também reuniões do Laboratório de Comunicação Dialógica da UERJ, nas quais discutíamos propostas e possibilidades para o desenvolvimento de ações e formas de comunicação alternativa.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4
Outras informações
Professora contratada da Universidade Estácio de Sá ? 2014 a 2015: Era professora no curso técnico Guia de Turismo Regional da Universidade Estácio de Sá, realizado em parceria com o Pronatec. Lecionava as disciplinas Atrativos Turísticos do Rio de Janeiro, História regional e nacional. Realizava inúmeras visitas técnicas e guiamentos com os alunos pelo Rio de Janeiro. Como eram as primeiras turmas o material didático ainda era muito simples, produzi vários materiais de estudo complementares para as disciplinas, alguns que discutiam conceitualmente o patrimônio e outros sobre a história e os atrativos turísticos do estado.


Apoio Total, AT, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor particular, Carga horária: 2
Outras informações
Professora particular de Apoio Total (Aulas Particulares) ? 2013: Lecionava sobre diversos temas historiográficos para alunos do ensino fundamental e médio, usando dinâmicas e formas alternativas de ensino.


Centro de Referência de Assistência Social, CRAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Educadora Social, Carga horária: 25
Outras informações
Estágio remunerado como educadora social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras Sabará) ? 2012: Orientava, como educadora social, grupos de adolescentes no programa ProJovem do Governo Federal. Com eles participava do projeto ?Vamos Ler? do Jornal da Manhã por meio de dinâmicas, palestras, oficinas, discussão de textos. Voltados para temas como meio ambiente, mundo do trabalho, cultura, saúde, direitos humanos, entre outros. Também auxiliava pontualmente na recepção e no cadastro de usuários e apoio a outros grupos de fortalecimento de vínculos (idosas, geração de renda e de crianças).


Casa da Memória Paraná, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Organizadora de Arquivo, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio voluntário na Casa da Memória Paraná (PG) ? 2012: Ajudava na higienização e organização de fotografias antigas doadas pela comunidade local para compor o acervo da instituição.


Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Historiadora, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio remunerado no Centro de Documentação e Pesquisa em História e no acervo de livros, documentos e periódicos Prof.º Faris Michaele (Departamento de História - UEPG) ? 2011: Auxiliava na higienização e organização de documentos também atendia pesquisadores, localizava e disponibilizava diferentes suportes de informação para a pesquisa. Ao mesmo tempo, ajudava em tarefas administrativas do Departamento de História.



Projetos de extensão


2014 - 2015
Fortalecimento da rede sociotécnica orientada aos sistemas agroalimentares da zona oeste e região metropolitana do Rio de Janeiro
Descrição: O presente projeto tem como objetivo fortalecer os sistemas agroalimentares e de saúde do entorno do Maciço da Pedra Branca na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, em sua dimensão pública e de organização da sociedade civil, fortalecendo as redes de cooperação técnica já existentes neste território. Inclui além dos alimentos locais, os modelos socioprodutivos de plantas medicinais e fitoterapia como componente da cultura alimentar, encurtando os caminhos entre produção e consumo e fortalecendo as trocas solidárias entre campo e cidade. O público alvo do projeto são produtores familiares, jovens de duas comunidades escolares e do grupo Pró-jovens atendido pela Rede de Agricultura Urbana, grupos populares do Maciço da Pedra Branca e nutricionistas atuantes em escolas e postos de saúde neste território. A UFRRJ em parceria com Farmaguinhos, a Rede de Agricultura Urbana, AS-PTA e associações de produtores por meio de tecnologias sociais participativas e de referenciais teórico-metodológicos da comunicação pretende construir um ambiente de mobilização política e cultural de afirmação de identidades territoriais na zona oeste e região metropolitana vinculadas à produção agroecológica, aos saberes de plantas medicinais integrados à cultura alimentar local e desta forma, consolidar e ampliar os circuitos de comercialização local e de PNAE, de políticas integrativas de saúde e de ampliação do consumo de alimentos locais e agroecológicos, além da geração de renda para grupos populares vinculados aos alimentos locais e plantas medicinais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Rafaela Paula da Silva - Integrante / Annelise Caetano Fraga Fernandez - Coordenador / Sandra Aparecida Padilha Magalhães Fraga - Integrante / Sílvia Regina Nunes Baptista - Integrante.
2010 - 2011
Fontes eclesiásticas para estudos de imigração e sociabilidade.
Descrição: Trata-se de projeto de recuperação de fontes eclesiásticas oficiais, com a finalidade de organização de fundos de arquivos dispersos, imprescindíveis para a compreensão do fenômeno religioso na região dos Campos Gerais. Um desses arquivos é documentação sob a guarda da Paróquia da Imaculada Conceição, reunida em espaço adjacente à mesma (MEMORIAL São Francisco), no bairro de Uvaranas, Ponta Grossa (PR). O mesmo reúne considerável acervo documental sobre a comunidade paroquial e seus distintos grupos nacionais e imigrantes, especialmente o italianos, revelando as festividades, a dinâmica dos movimentos religiosos, e as relações que estabeleceu com a sociedade local. O acervo apresenta uma documentação do início da década de 1920 em bom estado de conservação, em sala própria, necessitando, no entanto, de sistematização técnica, organização, catalogação, higienização preventiva e digitalização..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Alimentação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teatro.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
Sétimo Lugar no II Concurso de Crônicas e Poesias da Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, RAFAELA PAULA2016SILVA, RAFAELA PAULA; BAPTISTA, SILVIA REGINA . A comida em comunidades quilombolas: reflexões sobre saberes e mercados solidários. ÁGORA (UNISC. ONLINE), v. 18, p. 68-77, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Peça: Corpos. Coletânea de Textos Teatrais. 1ed.Ponta Grossa: Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, 2012, v. 2, p. 31-41.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Demolição Não! Pelo Tombamento do Casarão da Estrada do Bananal. Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, , v. 73, p. p.3, 21 jul. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. EU DIGO SEMPRE VARGEM GRANDE ESTÁ AGONIZANDO: reflexões teóricas e metodológicas a respeito da narrativa biográfica.. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio, 2016, Rio de Janeiro. Anais do XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o global e o local. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016. v. 1. p. 1-13.

2.
SILVA, RAFAELA PAULA. A comida como patrimônio cultural: Um estudo sobre a comunidade quilombola Cafundá Astrogilda. In: IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2016, São Gonçalo. Anais do IV Seminário fluminense de pós-graduandos em História. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2016. v. 1. p. 2117-2127.

3.
SILVA, RAFAELA PAULA. COMUNIDADE CAFUNDÁ ASTROGILDA: A PATRIMONIALIZAÇÃO CULINÁRIA COMO FERRAMENTA POLÍTICA.. In: III Encontro Brasileiro de Pesquisa e Cultura: Pesquisa em cultura e pluralismo epistemológico, 2015, Crato. Anais do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura- Universidade Federal do Cariri 8 a 10 de outubro de 2015 Crato/CE. Juazeiro do Norte: Pró-Reitoria de Cultura - Universidade Federal do Cariri, 2015. p. 122-130.

4.
SILVA, RAFAELA PAULA. O problema de estar aqui com você que é tão diferente de mim: reflexões a respeito da História Oral e do trabalho de campo. In: X Semana de História Política: Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas/ VII Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. X Semana de História Política: Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas/ VII Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade Anais. Rio de Janeiro: PPGH- UERJ, 2015. p. 2427-2437.

5.
SILVA, RAFAELA PAULA. A culinária da comunidade Cafundá Astrogilda como patrimônio cultural. In: IV Seminário Interno do PPGHS: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, Rio de Janeiro. IV Seminário Interno do PPGHS: Poder, Identidades e Ensino de História: Organizado pela coordenação do Programa de Pós-graduação de Social - Anais. São Gonçalo: PPGHS- UERJ, 2015. v. IV. p. 222-227.

6.
SILVA, RAFAELA PAULA. Entre cartas e diários: o regime totalitário tcheco e a busca do passado na constituição da identidade. In: IX Semana de História Política: IV Seminário Nacional de História Política Cultura e Sociedade., 2014, Rio de Janeiro. Anais 2014 - Programa de Pós-Graduação em História da UERJ. Rio de Janeiro: PPGH - UERJ, 2014. p. 3935-3943.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Resumo: EU DIGO SEMPRE VARGEM GRANDE ESTÁ AGONIZANDO: reflexões teóricas e metodológicas a respeito da narrativa biográfica.. In: XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos - XVII Encontro de História da Anpuh-Rio: entre o local e o global. Rio de Janeiro: Anpuh - Rio, 2016. v. 1. p. 301-301.

2.
SILVA, RAFAELA PAULA. Resumo: O problema de estar aqui com você que é tão diferente de mim: reflexões a respeito da História Oral e do trabalho de campo. In: X Semana de História Política: Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas/ VII Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Programa de Pós-Graduação da UERJ. Rio de Janeiro: PPGH - UERJ, 2015. p. 371-372.

3.
SILVA, RAFAELA PAULA. Resumo: A culinária da comunidade Cafundá Astrogilda como patrimônio cultural. In: IV Seminário Interno do PPGHS: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, São Gonçalo. Caderno de Resumos da IV Edição do Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHS - UERJ/FFP). São Gonçalo: PPGHS - UERJ, 2015. v. IV. p. 17-17.

4.
SILVA, RAFAELA PAULA. Resumo: Entre cartas e diários: o regime totalitário tcheco e a busca do passado na constituição da identidade. In: IX Semana de História Política: IV Seminário Nacional de História Política Cultura e Sociedade., 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Programa de Pós-Graduação da UERJ. Rio de Janeiro: PPGH - UERJ, 2014. p. 138-138.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, RAFAELA PAULA; MONTEIRO, A. C. . Palestra - Viagens medievais: das fontes ao cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, RAFAELA PAULA. Oficina - O estudo dos retratos mortuários no século XX: fotografia, morte e representação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, RAFAELA PAULA. COMUNIDADE CAFUNDÁ ASTROGILDA: A PATRIMONIALIZAÇÃO CULINÁRIA COMO FERRAMENTA POLÍTICA.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, RAFAELA PAULA. O problema de estar aqui com você que é tão diferente de mim: reflexões a respeito da História Oral e do trabalho de campo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, RAFAELA PAULA. Entre Cartas e diários o regime totalitário tcheco e a busca do passado na constituição da identidade.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA, RAFAELA PAULA. O nacionalismo latino-americano no século XX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, RAFAELA PAULA. ?Os três amores de Ceci: concepções de amor encontradas no romance ?O guarani? e suas implicações históricas?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Senhor Arlindo e a memória do meu avô. Rio de Janeiro: Sertão Carioca, 2015 (Texto no site Sertão Carioca).

2.
SILVA, RAFAELA PAULA. Gaúcho e as ervas de banho. Rio de Janeiro: Sertão Carioca, 2015 (Texto no site Sertão Carioca).

3.
SILVA, RAFAELA PAULA. Oficina Profito Agrobiodiversidade: Dinâmica dos SAF?s. Rio de Janeiro: Sertão Carioca, 2015 (Texto no site Sertão Carioca).

4.
SILVA, RAFAELA PAULA. CONSEA ? Rio: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Sertão Carioca, 2015 (Texto no site Sertão Carioca).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
2º Encontro Científico do Parque Estadual da Pedra Branca. 2016. (Encontro).

2.
III Simpósio África: Movimentos, Territórios e Contextos.Altar de Preto Velho, panelada e cocada: uma comemoração na comunidade Cafundá Astrogilda. 2016. (Simpósio).

3.
IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História.A comida como patrimônio Cultural: Um estudo sobre a comunidade quilombola Cafundá Astrogilda. 2016. (Seminário).

4.
Oficina Temática nos Territórios Pacs. 2016. (Oficina).

5.
XVII Encontro História Anpuh-Rio.EU DIGO SEMPRE VARGEM GRANDE ESTÁ AGONIZANDO: reflexões teóricas e metodológicas a respeito da narrativa biográfica.. 2016. (Encontro).

6.
I Encontro do Grupo de Pesquisa História, Pode Ideias Políticas,. 2015. (Encontro).

7.
III Encontro Brasileiro de Pesquisa e Cultura: Pesquisa em cultura e pluralismo epistemológico.COMUNIDADE CAFUNDÁ ASTROGILDA: A PATRIMONIALIZAÇÃO CULINÁRIA COMO FERRAMENTA POLÍTICA.. 2015. (Encontro).

8.
I Seminário de Feminismo do IESP: feminismo como crítica Acadêmica, Social e Política. 2015. (Seminário).

9.
IV Seminário Interno do PPGHS: Poder, Identidades e Ensino de História.A culinária da comunidade Cafundá Astrogilda como patrimônio cultural. 2015. (Seminário).

10.
Oficina Etnográfica PPGHS/FFP - UERJ. 2015. (Oficina).

11.
Palestra Novas Periferias Sociais no Rio de Janeiro. 2015. (Outra).

12.
Seminário Regional Sudeste Por um Brasil Agroecológico,. 2015. (Seminário).

13.
Treinamento para Visitação Didática no Jardim Botânico. 2015. (Oficina).

14.
X Semana de História Política: Minorias Étnicas, de Gênero e Religiosas/ VII Seminário Nacional de História: Política Cultura e Sociedade.O problema de estar aqui com você que é tão diferente de mim: reflexões a respeito da História Oral e do trabalho de campo. 2015. (Outra).

15.
Evento 50 anos do Golpe militar. 2014. (Encontro).

16.
I Seminário Internacional Fela Kuti da UERJ: A Educação, os movimentos sociais e a África que incomoda,. 2014. (Seminário).

17.
IV Encontro de Estudos Rurais. 2014. (Encontro).

18.
IX Semana de História Política: IV Seminário Nacional de História Política Cultura e Sociedade..ENTRE CARTAS E DIÁRIOS: O REGIME TOTALITÁRIO TCHECO E A BUSCA DO PASSADO NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE.. 2014. (Seminário).

19.
Minicurso História de Vida e Escrita da História (IX Semana de História Política). 2014. (Outra).

20.
Oficina de Remédios Caseiros- Projeto Profito Agrobiodiversidade. 2014. (Oficina).

21.
Oficina Dinâmica dos SAF's - Projeto Profito Agrobiodiversidade. 2014. (Oficina).

22.
Psicodália.O Teatro do Oprimido e outras poéticas do ser teatralmente oprimido. 2014. (Outra).

23.
XII Semana de História (acadêmica).O nacionalismo na América Latina no Século XX. 2014. (Seminário).

24.
XI Jornada de História Antiga - História, Imagem e Cinema. 2014. (Outra).

25.
1ª Jornada de Arquitetura, Teatro e Cultura. 2013. (Outra).

26.
Seminário América Latina: Arte, Pesquisa e Comunidade. 2013. (Seminário).

27.
I Simpósio sobre a colônia Cecília. 2012. (Simpósio).

28.
Oficina do Projeto Cultural Vamos Ler - Jornal da Manhã. 2012. (Outra).

29.
40ª Semana de História UEPG e 2º Encontro Regional gt Religião e religiosidades ANPUH PR/SC. 2011. (Encontro).

30.
Aula inaugural do ?Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade?,. 2011. (Outra).

31.
Evento de Extensão ?Modernidade e Pós-Modernidade: Um debate Necessário?. 2011. (Outra).

32.
II Seminário Regional de Economia solidária, Desenvolvimento Local e Meio Ambiente, UEPG. 2011. (Seminário).

33.
I semana de Integração da Terra, dos Ventos fortes e dos Ideais.Oficina de Teatro do Oprimido. 2011. (Outra).

34.
Minicurso de História e Cultura Afro-Brasileira ?Combate ao Racismo nas escolas?. 2011. (Outra).

35.
Minicurso de História e Cultura Afro-Brasileira ?Combate ao Racismo nas escolas?. 2011. (Outra).

36.
Minicurso de História e Cultura Afro-Brasileira ?Comunidades Quilombolas no Estado do Paraná?. 2011. (Outra).

37.
Palestra ?De Rerum Natura - Homens de Ciência no Brasil Colônia?. 2011. (Outra).

38.
39ª Semana de História. 2010. (Encontro).

39.
Ação Educativa: Mediação Cultural em Museus. 2010. (Outra).

40.
IV Semana de Integração em História.Os três amores de Ceci: concepções de amor encontradas no romance "O guarani" e suas implicações históricas. 2010. (Seminário).

41.
IV Semana de Integração em História. 2010. (Outra).

42.
III Semana de Integração em História. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Monitoria da XI Jornada de História Antiga - História, Imagem e Cinema. 2014. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Demolição Não! Pelo Tombamento do Casarão da Estrada do Bananal. Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, , v. 73, p. p.3, 21 jul. 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, RAFAELA PAULA. Oficina - O estudo dos retratos mortuários no século XX: fotografia, morte e representação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
SILVA, RAFAELA PAULA; MONTEIRO, A. C. . Palestra - Viagens medievais: das fontes ao cinema. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:19:21