Rafaely Carolina da Cruz

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  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Graduada em Letras Português/ Inglês e suas Literaturas, com mérito acadêmico pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Durante a graduação trabalhou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, por meio da instituição de fomento CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, durante o mestrado também recebeu apoio financeiro da CAPES. Atualmente é bolsista do Programa Capacitação - Treinamento Técnico da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), trabalhando com sistema educacional online para o ensino híbrido. Suas pesquisas se inserem nas temáticas: Aquisição da Linguagem, Ensino de Língua Portuguesa, Gêneros textuais, Leitura, Produção Textual, Novos Letramentos, Ensino Híbrido. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rafaely Carolina da Cruz
Nome em citações bibliográficas
CRUZ, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Lingüística.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: O GÊNERO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: SUAS MANIFESTAÇÕES NA FALA DE UMA CRIANÇA BRASILEIRA (1;11 A 4;10),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Rosa Attiê Figueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Letras Português Inglês e suas Literaturas.
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Representação Escrita da Sílaba Pós-Tônica Final por Crianças em Processo de Alfabetização.
Orientador: Raquel Márcia Fontes Martins.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio XIX de Março Caro Objetivo, OBJETIVO, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Novos Letramentos e as Práticas de Linguagem na Escola. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2018 - 2018
III Workshop Impactos da Exposição de Crianças e Adolescentes na Internet. (Carga horária: 7h).
Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.BR, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação a Distância para Avaliação de Redações do Enem 2017. (Carga horária: 90h).
Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, VUNESP, Brasil.
2016 - 2016
Gramaticografia como política linguística. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Alfabetização e Ortografia. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
A FORMAÇÃO DO LEITOR-MODELO.... (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2012 - 2012
LÍNGUA ESPANHOLA E CULTURA DE PAÍSES DO MERCOSUL. (Carga horária: 72h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2011 - 2011
PRONÚNCIA EM LÍNGUA INGLESA- NÍVEL INTERSEGMANTAL. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2011 - 2011
COMO ELABORAR UMA OFICINA. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
2011 - 2011
Os Livros e o Processo de Escrita. (Carga horária: 2h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.


Atuação Profissional



MUPI - Conectando saberes, MUPI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante / Pesquisadora


Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 12
Outras informações
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Sistema educacional online para o Ensino Híbrido
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Grupo de Pesquisa em Aquisição de Linguagem (GPAL)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa
Descrição: Este projeto de pesquisa, ancorado em uma concepção interacionista de linguagem, focaliza o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa na escola, com destaque a abordagens teórico-epistemológicas e didático-metodológicas que tematizem as práticas linguísticas da oralidade, leitura e escrita..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Mérito Acadêmico, Universidade Federal de Lavras.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRUZ, R. C.2018 CRUZ, R. C.. O GÊNERO NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: EVIDÊNCIA DO CRITÉRIO SEMÂNTICO EM NOMES DE ANIMAIS. Anais do SETA (UNICAMP), v. 8, p. 299-310, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COELHO, S. J. ; PORTOLOMEOS, A. ; CRUZ, R. C. . Concurso Literário da UFLA. 1. ed. Lavras MG: Editora UFLA, 2012. 76 p.p .

Apresentações de Trabalho
1.
CRUZ, R. C.; BRILHANTE, S. K. R. . Categorização de Falhas Gráficas em Produções do Ensino Médio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CRUZ, R. C.; BRILHANTE, S. K. R. . Análise da representação escrita infantil de sílabas pós-tônicas finais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CRUZ, R. C.; BRILHANTE, S. K. R. . Análise da representação escrita infantil de sílabas pós-tônicas finais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CRUZ, R. C.; CARVALHO, A. F. N. . Contribuição da Retextualização para o Ensino. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CRUZ, R. C.; BRILHANTE, S. K. R. . O ESTATUTO DOS ERROS GRÁFICOS EM PRODUÇÕES DE ALUNOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CRUZ, R. C.; BRILHANTE, S. K. R. . RELATO DE EXPERIÊNCIAS: PROJETO 'PIBID NA RÁDIO'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CRUZ, R. C.. A SUBSTITUIÇÃO GRAMATICAL EM PRODUÇÕES DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CRUZ, R. C.. A SUBSTITUIÇÃO LEXICAL EM PRODUÇÕES DE TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CRUZ, R. C.; BRILHANTE, S. K. R. . AS CONTRIBUIÇÕES DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA 'RÁDIORECREIO' PARA AQUISIÇÃO DE HABILIDADES ORAIS NA ESCOLA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BRILHANTE, S. K. R. ; CRUZ, R. C. . O TRABALHO COM O GÊNERO DEBATE NA SALA DE AULA: SINALIZAÇÕES PARA O APERFEIÇOAMENTO DE HABILIDADES ORAIS DE ESTUDANTES. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CRUZ, R. C.. PRESSUPOSTOS PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE NA SALA DE AULA: EM BUSCA DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CRUZ, R. C.. A INTERFERÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA INICIAL DA CRIANÇA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CRUZ, R. C.; SILVA. J.M ; SILVA, J. R. . A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PROVÉRBIO PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
CRUZ, R. C.; CARVALHO, A. F. N. . Contribuição da Retextualização para o Ensino. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário de Teses em Andamento. 2017. (Seminário).

2.
Teorias Linguísticas e Ensino de Gramática. 2017. (Outra).

3.
III Jornada de Estudos Saussurianos. 2016. (Outra).

4.
Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2014. (Congresso).

5.
III Simpósio Nacional de Letras e I Simpósio Internacional de Letras. 2014. (Simpósio).

6.
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO ENSINO DE LÍNGUAS. 2013. (Outra).

7.
I ENCONTRO MINEIRO DE ENSINO DE LÍNGUAS. 2013. (Encontro).

8.
II JORNADA DE LETRAS. 2013. (Outra).

9.
VIII Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA. 2013. (Outra).

10.
Vinícius de Moraes: diálogos entre poesia e música. 2013. (Outra).

11.
I JORNADA DE LETRAS. 2012. (Outra).

12.
IV SARAU CULTURAL. 2012. (Outra).

13.
U.S CULTURE. 2012. (Outra).

14.
XXV CIUFLA. PRESSUPOSTOS PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE NA SALA DE AULA: EM BUSCA DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS DISCURSIVAS. 2012. (Congresso).

15.
I SIMPÓSIO DE LETRAS. 2011. (Simpósio).

16.
IV ENCONTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM E III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM- ENELIN 2011.O TRABALHO COM O GÊNERO TEXTUAL PROVÉRBIO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2011. (Encontro).

17.
IV ENCONTRO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM E III ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM- ENELIN 2011. 2011. (Encontro).

18.
XXIV CIUFLA. A CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO TEXTUAL PROVÉRBIO PARA O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CRUZ, R. C.. III JORNADA DE ESTUDOS SAUSSURIANOS. 2016. (Outro).

2.
CRUZ, R. C.. Simpósio Internacional de Biodiversidade. 2013. (Outro).

3.
CRUZ, R. C.. II JORNADA DE LETRAS. 2013. (Outro).

4.
CRUZ, R. C.. II SIMPÓSIO DE LETRAS. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CRUZ, R. C.2018 CRUZ, R. C.. O GÊNERO NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM: EVIDÊNCIA DO CRITÉRIO SEMÂNTICO EM NOMES DE ANIMAIS. Anais do SETA (UNICAMP), v. 8, p. 299-310, 2018.




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