Luciane Cristine da Cruz Cardoso

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4922957911625468
  • Última atualização do currículo em 02/04/2018


Possui graduação em Letras (PORTUGUÊS E FRANCÊS) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989). Obteve Título de MESTRA EM LETRAS pela Universidade de São Paulo (2016) no Programa de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês. Seu campo de pesquisa está vinculado ao ensino da língua francesa e ao uso das tecnologias. O título da dissertação apresentada é: "Aprendizagem da língua francesa em um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo: desenvolvimento da produção escrita em aplicativos para tabletes". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Francesa. Certificada pela Eurocentres Paris e classificada no CECR (Cadre Européen Commun de Référence) no nível C 1. Aprovada no Exame de Proficiência em Língua Francesa (DALF C 2) promovido pelo CIEP (Centre International d'Études Pédagogiques). Atuou como Professora de Francês no Projeto do CEL (Centro de Estudos de Línguas) na Coordenadoria de Ensino do Interior da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (2010-2016). Participou do projeto internacional FLELIMM ?Enseigner le FLE avec les nouvelles technologies pour favoriser la littératie médiatique multimodale? desenvolvido na Universidade de São Paulo e de Québec, em Montreal, Canadá. Atualmente é professora de francês em seu próprio espaço de ensino-aprendizagem, na cidade de Sorocaba (SP) e faz parte do quadro de professores com Habilitação para Examinador e Corretor das provas de proficiência da língua francesa do DELF e do DALF, dos níveis A1 ao C1. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciane Cristine da Cruz Cardoso
Nome em citações bibliográficas
CARDOSO, L. C. C.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Estudos Linguísticos, Literarios, Tradutológicos.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aprendizagem da lingua francesa em um Centro de Estudos de Línguas do estado de São Paulo: desenvolvimento da produção escrita,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Profa. Dra. Heloisa Brito de Albuquerque-Costa.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem da língua francesa;; tecnologias; produção escrita.
1986 - 1989
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
EXAMINER ET CORRIGER LES ÉPREUVES DU DELF-DALF A1-C2. (Carga horária: 30h).
Centre International d'Études Pédagogiques, CIEP- BELC, França.
2015 - 2015
Tecnologia para Sala de Aula. (Carga horária: 60h).
Escola de Tecnologia Criativa, MUPI, Brasil.
2013 - 2013
DESTINATION DELF DALF C 2. (Carga horária: 30h).
CENTRE NATIONAL D'ENSEIGNEMENT À DISTANCE, CNED, França.
2010 - 2010
Français des Affaires. (Carga horária: 15h).
Eurocentres Paris, EUROCENTRES, França.
2010 - 2010
Stage au Programme de Base. (Carga horária: 60h).
Eurocentres Paris, EUROCENTRES, França.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2016
Vínculo: CTD, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA II FRANCÊS, Carga horária: 22


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor em Curso de Extensão à Comunidade, Carga horária: 120


Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, IBILCE, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1989
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR Departamento de Letras Modernas


Centro de Cultura São José do Rio Preto, CCF, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA II FRANCÊS, Carga horária: 20


SKILL Idiomas, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ProfessORA DE EDUCAÇÃO BÁSICA II FRANCÊS, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
ENSINAGEM DA LÍNGUA FRANCESA COM APLICATIVOS PARA TABLETS: INTERATIVIDADE E NARRATIVIDADE
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do uso das tecnologias (TIC) inseridas às práticas didáticas em sala de aula de FLE (Francês Língua Estrangeira), mais especificamente em uma sala do Centro de Estudo de Línguas, Projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Para nossa pesquisa selecionamos aplicativos do tipo "storytelling" para que possamos trabalhar com a produção escrita no gênero narrativo, em uma sala multisseriada..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciane Cristine da Cruz Cardoso - Coordenador / Heloisa Brito de Albuquerque Costa - Integrante.
1989 - 1989
Regência Verbal Contrastiva: Francês, Português
Descrição: Trabalho realizado durante o Estágio de Monitoria em Língua Francesa por Luciane Cristine da Cruz, sob a orientação da Professora Maria Teresa de Figueiredo Negreiros..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Luciane Cristine da Cruz Cardoso - Coordenador / MARIA TERESA DE FIGUEIREDO NEGREIROS - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2013
FLELIMM (Enseigner le FLE avec les nouvelles technologies pour favoriser la littératie médiatique multimodale)
Descrição: O projeto visa favorecer o letramento multimodal no ensino da Lingua Francesa como Língua Estrangeira..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas/Especialidade: Língua Francesa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
MESTRA EM LETRAS, Universidade de São Paulo.
2013
DIPLÔME APPROFONDI DE LANGUE FRANÇAISE DALF C2, CIEP.
2012
DIPLÔME APPROFONDI DE LANGUE FRANÇAISE DALF C1, CIEP.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
CARDOSO, L. C. C.. Desenvolvimento da produção escrita em Lingua Francesa por meio de aplicativos para tabletes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARDOSO, L. C. C.. O Meme como recurso mediador do ensino de língua francesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARDOSO, L. C. C.. Integração de Tecnologias e aplicativos do iPad no ensino da lingua francesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARDOSO, L. C. C.. A inserção das novas tecnologias em salas do Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: aplicativos do IPad.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Comunicação Oral e Escrita em FOU. 2017. (Encontro).

2.
Ensino de Espanhol e de Francês.Aspectos do ensino do francês na rede pública (CEL). 2017. (Encontro).

3.
Journée Vidéos, Actions & Interactions: créer des séquences pédagogiques du A1 au C 1. 2017. (Oficina).

4.
VII JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS.DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO ESCRITA EM LÍNGUA FRANCESA POR MEIO DE APLICATIVOS PARA TABLETES. 2016. (Encontro).

5.
XVII Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française. 2016. (Outra).

6.
XXXIV BAIN LINGUISTIQUE DE L'APFESP. 2016. (Encontro).

7.
II Journée Linguistique et Culturelle de l'APFESP à Sorocaba - JOURNÉE DES ADOS. 2015. (Outra).

8.
VII Encontro de Pesquisas do Francês.Formação de professores para a integração de tecnologias e aplicativos do I-pad no ensino da língua francesa. 2015. (Encontro).

9.
VI JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAISADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS.O MEME como recurso mediador do ensino de língua francesa. 2015. (Outra).

10.
XVIe. Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de SÃo Paulo. 2015. (Outra).

11.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA PROFESSORES DE FRANCÊS DOS CENTROS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2014. (Oficina).

12.
V JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS.A inserção das novas tecnologias em salas do Centro de Estudos de Línguas do Estado de São Paulo: aplicativos do Ipad. 2014. (Outra).

13.
XIe. Journée Linguistique et Culturelle - Journée des Ados "France: Géographie et Culturees". 2014. (Outra).

14.
XVe. Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de SP. 2014. (Outra).

15.
XXXII BAIN LINGUISTIQUE DE L 'APFESP. 2014. (Encontro).

16.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA PROFESSORES DE FRANCÊS DOS CENTROS DE LÍNGUAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2013. (Outra).

17.
XVIe Colloque Pédagogique Annuel de l'Alliance Française de São Paulo. 2013. (Encontro).

18.
Dispositifs didactiques de lecture et d'écriture multimodales sur support électronique. 2012. (Outra).

19.
Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambiente Virtual. 2012. (Seminário).

20.
Le Petit Nicolas en Classe de FLE. 2012. (Oficina).

21.
Orientação Técnica para Professores de Francês dos Centros de Línguas do Estado de São Paulo. 2011. (Encontro).

22.
Connaître les nouvelles démarches pédagogiques pour utiliser les supports du Français Langue Etrangère d'aujourd'hui. 2010. (Oficina).

23.
XXXIe JOURNÉE LINGUISTIQUE ET CULTURELLE - JOURNÉE DES ADOS 'TINTIN'. 2010. (Oficina).

24.
O ESPÍRITO DE 1789 E SUAS RESSONÂNCIAS. 1990. (Encontro).

25.
VI JELE. 1990. (Outra).

26.
IX SEMINÁRIO REGIONAL DE LITERATURA. 1988. (Seminário).

27.
14o. COLÓQUIO DE INCENTIVO À PESQUISA. 1987. (Outra).

28.
VIII SEMINÁRIO REGIONAL DE LITERATURA. 1987. (Seminário).

29.
13o. COLÓQUIO DE INCENTIVO À PESQUISA. 1986. (Outra).

30.
VII SEMINÁRIO REGIONAL DE LITERATURA. 1986. (Seminário).



Inovação



Outros projetos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:16:39