Natália Iglésias da Silva Scheid

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4956309990670643
  • Última atualização do currículo em 14/01/2018


Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: feminino, cinema, revolução cubana, gênero e cinema cubano. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Natália Iglésias da Silva Scheid
Nome em citações bibliográficas
IGLÉSIAS, Natália.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: As representações do feminino no cinema cubano: Retrato de Teresa (1979), Hasta cierto punto (1983) e Los pájaros tirándole a la escopeta (1984).,Orientador: Adriane Aparecida Vidal Costa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cuba; Cinema cubano; Feminino; Revolução cubana; Representações.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2010 - 2014
Graduação em História.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto e Retrato de Teresa..
Orientador: Adriane Aparecida Vidal Costa.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Escola Técnica de Formação Gerencial, ETFG-Uberlândia, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
OFICINA MIS - Introdução Cinematográfica. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Historia del Arte. (Carga horária: 192h).
Universidad de La Habana, UH, Cuba.
2013 - 2013
O cinema além do filme: [...]. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
O reinado de D. João V (1706-1750) [...]. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2009 - 2009
Tradução comentada do sânscrito: [...]. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2005 - 2005
O cinema sob o olhar crítico dos jovens. (Carga horária: 12h).
Mostra de Cinema de Tiradentes, MCT, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, CEFET/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquivo Geral do CEFET-MG, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Triagem, preservação e organização do acervo do Arquivo Geral do CEFET-MG.


Zeta Filmes Ltda., ZF, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Monitoria temporária, Enquadramento Funcional: Monitoria do projeto Mostra INDIE 2012, Carga horária: 28


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Centro de Memória da Farmácia - CEMEFAR/UFMG, Carga horária: 20
Outras informações
Triagem, preservação, organização e pesquisa no acervo do Centro de Memória da Escola de Farmácia da UFMG.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE), Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades desenvolvidas: referentes à organização, logística e operacionalização do Vestibular. Participação em diferentes funções durante o planejamento e realização do concurso Vestibular. Participação nas atividades de planejamento e realização de todas as etapas do Vestibular, durante todo o ano.


Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações
Atuou como mediadora do Palácio da Liberdade, através do Circuito Cultural de Museus da Praça da Liberdade, Belo Horizonte, Minas Gerais. Como monitora de atendimento de língua inglesa e portuguesa, transmitiu aos visitantes informações sobre o acervo permanente do palácio, sua arquitetura, sua função para a sociedade, assim como informações relativas a História do estado de Minas Gerais.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Núcleo de Pesquisa para o estudo da história das Américas - NUPHA
Descrição: Em outubro de 2011, foi criado o grupo de pesquisa Dimensões Culturais e Políticas do Exílio Latino-Americano com a participação de alunos da graduação, cujo objetivo era o estudo de revistas de cultura e política que foram impressas no exílio. No ano seguinte, o grupo passou a fazer parte do Diretório de Pesquisa do CNPq com a participação de professores e alunos de outras Universidades. Os alunos membros do Grupo foram ingressando na Iniciação Científica e no mestrado e outros foram incorporados com temas de pesquisa distintos. Com a chegada de novos membros e outros interesses para pesquisa, o Grupo cresceu e ampliou suas temáticas, o que gerou a necessidade de mudanças e ampliação de suas atividades e demandas com a criação de um Núcleo de Pesquisa para o estudo da história das Américas vinculado ao Departamento de História da UFMG. O estudo das Américas se faz cada vez mais necessário para se compreender a complexidade de sua (as) história (s); a diversidade de suas culturas; as especificidades dos países que as compõem; as relações e as conexões entre os países do Continente; as conexões transatlânticas que marcaram suas histórias. A criação do núcleo permite, a partir de estudos críticos e de pesquisa, atentar para as múltiplas dimensões que configuram as realidades das Américas, expressas nas mais diversas manifestações culturais, políticas e econômicas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano
Descrição: O exílio sempre foi uma tradição na cultura latino-americana, afirmou certa vez o crítico uruguaio Ángel Rama. A história da América Latina tem sido, desde o século XIX, marcada pelo exílio, seja ele forçado ou voluntário, seja para países do Continente Americano ou para a Europa. Grandes figuras do século XIX ilustram essa tradição: Sarmiento, no Chile; Montalvo, na Colômbia e na França; José Martí, na América Central e EUA. No século XX, o século do exílio, continuaram a tradição Octavio Paz, Julio Cortázar, Pablo Neruda, Vargas Llosa, García Márquez, Ferreira Gullar, Guillermo Cabrera Infante e tantos outros. O exílio tem sido uma das mais importantes formas de expressão política na América Latina. A condição exílica é relevante nos estudos sócio-históricos e literários e é considerada como categoria de discussão a respeito das produções daqueles que estão, por diversas razões, fora de sua terra de origem. O grupo de pesquisa pretende contribuir para a ampliação dos estudos sobre as dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano nos séculos XIX e XX ao investigar as ideias culturais e políticas que circulam em periódicos, narrativas literárias e biográficas criadas por intelectuais no exílio. Para tal, analisar-se-á as práticas políticas e as estratégias de intervenção intelectual motivadas pela condição exílica. O grupo congregará pesquisadores, estudantes de graduação, pós-graduação e participantes externos que se dedicam a temas relacionados ao exílio latino-americano. As pesquisas produzidas pelos membros do grupo se ampliarão sob aspectos temáticos, conceituais e de possibilidades historiográficas, explorando fontes de natureza variada (impressos, romances, biografias, petições, manifestos, correspondências) e buscando promover ampla discussão e divulgação de produção acadêmica. Promover-se-á seminários nacionais e internacionais, participação dos membros em congressos e buscar-se-á edições de textos em livros e artigos em periódicos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
IGLÉSIAS, Natália.. O filme Los pájaros tirándole a la escopeta (1984) e o feminino. In: V Encontro de pesquisa em História - EPHIS, 2016, Belo Horizonte. V Encontro de pesquisa em História - EPHIS, 2016.

2.
IGLÉSIAS, Natália.. O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto (1983) e Retrato de Teresa (1979). In: XIV Semana de História da UFSJ, 2015, São João del Rei. XIV Semana de História da UFSJ, 2015.

3.
IGLÉSIAS, Natália.. O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto (1983) e Retrato de Teresa (1979). In: IV Encontro de pesquisa em História - EPHIS, 2015, Belo Horizonte. Caderno de Resumos de Simpósios Temáticos e Comunicações Livres, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
IGLÉSIAS, Natália.. Representações da maternidade criadas e difundidas pelo cinema cubano nas décadas de 1970 e 1980. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
IGLÉSIAS, Natália.. O filme Los pájaros tirándole a la escopeta (1984) e o feminino.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
IGLÉSIAS, Natália.. O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto (1983) e Retrato de Teresa (1979). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
IGLÉSIAS, Natália.. O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto, Retrato de Teresa e Los pájaros tirándole a la escopeta.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
IGLÉSIAS, Natália.. O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto e Retrato de Teresa. 2014 (Monografia).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Encontro de pesquisa em História - EPHIS.O filme Los pájaros tirándole a la escopeta (1984) e o feminino. 2016. (Encontro).

2.
IV Encontro de pesquisa em História - EPHIS.O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto (1983) e Retrato de Teresa (1979). 2015. (Encontro).

3.
XIV Semana de História da UFSJ.O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto, Retrato de Teresa e Los pájaros tirándole a la escopeta.. 2015. (Encontro).

4.
II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Ephis.. 2013. (Encontro).

5.
Africa e Relações Internacionais - Cooperações e Intervenções. 2012. (Outra).

6.
Ciclo de Palestras da Graduação em História.. 2012. (Outra).

7.
I Encontro de Pesquisa em História da UFMG - Ephis.. 2012. (Encontro).

8.
Oficina ?Projeto de Pesquisa em História Oral?.. 2012. (Oficina).

9.
Seminário: História Oral: um Lugar de Interseções.. 2012. (Seminário).

10.
Seminário internacional ?Ditaduras Militares em Enfoque Comparado: Argentina, Brasil, Chile e Uruguai?. ( Atuei como monitora). 2012. (Seminário).

11.
X Encontro Internacional da ANPHALAC.. 2012. (Encontro).

12.
Conferência ?Mulheres de Origem Africana e Estratégias Sucessórias nas Minas Setecentistas? - Profa. Dra. Mariana Libâno Resende Dantas. 2011. (Outra).

13.
I Encontro Regional de Pesquisadores em História de Minas Gerais: Desvendando os Arquivos Mineiros.. 2011. (Encontro).

14.
Simpósio Internacional Poderes e Lugares de Minas Gerais: 300 anos de Ouro Preto.. 2011. (Simpósio).

15.
IX Ciclo de Palestras e Debates do Arquivo Público Mineiro. 2010. (Outra).

16.
VI Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas Mineiros.Apresentação da escola Coopen-BH. 2006. (Encontro).

17.
Seminário Terceiro Setor, SEBRAE/MG.. 2005. (Seminário).

18.
V Mini-Onu.V Mini-Onu. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IGLÉSIAS, Natália.. VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS. 2017. (Congresso).

2.
IGLÉSIAS, Natália.; DRUMMOND, C. M. F. ; GOMES, W. A. ; PRATES, Thiago. H. O. ; LUZ, Mahira. C.P. ; COELHO NETO, R. . Simpósio Temático: Cultura, economia e política na América independente.. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriane Aparecida Vidal Costa. O feminino no cinema cubano a partir da análise dos filmes: Hasta cierto punto e Retrato de Teresa.. 2014. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Natália Iglésias da Silva Scheid.



Outras informações relevantes


No segundo semestre de 2013 e no primeiro semestre de 2014 , realizou intercâmbio internacional na Universidad de La Habana, no curso de Historia del Arte. Disciplinas cursadas: Historia del Cine (Departamento de Artes y Letras); Historia de Cuba II (Departamento de Artes y Letras) e; Cine cubano (Departamento de Artes y Letras). É membro do grupo de estudo "Dimensões culturais e políticas do exílio latino-americano", do primeiro semestre de 2013 até os dias atuais. O grupo é coordenado pela professora Adriane Aparecida Vidal Costa e está vinculado ao Departamento de História da FAFICH/UFMG.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 3:22:43