Fabiane Volpato Chiapinoto

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  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Especialista em Gestão Educacional pelo PPPG/UFSM (2018). Mestra em Administração pelo PPGA/UFSM, área de concentração: Gestão Organizacional, linha de pesquisa: Economia, Controle e Finanças (2017). Atuou como apoio secretarial do Programa de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, sediado na Universidade Federal de Santa Maria. Docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabiane Volpato Chiapinoto
Nome em citações bibliográficas
CHIAPINOTO, F. V.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Administração.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Competitividade dos sistemas de irrigação de arroz no Rio Grande do Sul,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Pascoal José Marion Filho.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2017 - 2018
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Políticas de avaliação da educação básica: gestão escolar da Rede Municipal de Santa Maria a partir do IDEB.
Orientador: Elisiane Machado Lunardi.
2011 - 2014
Graduação em Matemática.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Estudo dos métodos geométrico e simplex de programação linear: uma aplicação na análise envoltória de dados (DEA).
Orientador: Karine Faverzani Magnago.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
E.E.E.M. Cilon Rosa, E.E.E.M.C.R, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Curso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. (Carga horária: 8h).
Centro Clínico e de Estudos em Psicologias e Neurociências, ICOG, Brasil.
2018 - 2018
Recursos Educacionais Digitais para o Ensino de Matemática Financeira. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Leitura em Inglês para Testes Básico Nível A2. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2016 - 2016
Leitura em Inglês para Testes Básico Nível A2. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2014 - 2014
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES. (Carga horária: 40h).
Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2014 - 2014
Educação Matemática no Ens. Fund.: Constituindo um espaço de formação. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2013 - 2013
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES. (Carga horária: 40h).
Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2013 - 2013
PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES. (Carga horária: 40h).
Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2013 - 2013
LaTex I. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2011 - 2011
WinPlot. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Informática Completo. (Carga horária: 90h).
Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria, CPUFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Aluna, Enquadramento Funcional: Discente da pós-graduação


Instituto de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Apoio secretarial, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação na Coordenação Regional de Iniciação Científica (CRIC RS 02), com sede na Universidade Federal de Santa Maria.


Colégio Adventista de Santa Maria, CASM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Prestação de serviço de ensino, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 15
Outras informações
Professora substituta de Matemática


Faculdade de Direito de Santa Maria, FADISMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação Continuada e Inicial de Professores no Âmbito da Gestão Escolar: Conectando Redes de Apoio a Educação Básica
Descrição: Este projeto está voltado para formação inicial e continuada de professores no âmbito da gestão escolar, parte de uma abordagem qualitativa permitindo a inserção em diferentes proporções da realidade e seus atores sociais, numa interação entre a teoria e a prática, já que a inter-relação de saberes e fazeres constitui-se a unidade das práxis que está relacionada à concepção de ação reflexiva e ao processo de aprendizagem contínua. Acrescenta-se, ainda, que o trabalho desenvolver-se-á, do ponto de vista organizacional, por meio da rede de parceria e colaboração entre a Secretarias Municipais de Educação Básica de Santa Maria e Cachoeira do Sul a Universidade Federal de Santa Maria, a UNCME, Promotoria Regional de Educação de Santa Maria e Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2017 - Atual
Políticas de Avaliação da Educação Básica e Qualidade na Gestão da Escola Pública
Descrição: Este projeto está sendo proposto a partir dos estudos do Grupo de Pesquisa REDES e da linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica (LP/1) do MPPPG, em que os eixos temáticos de investigação são: Políticas Públicas. Gestão Educacional; Gestão Escolar. Qualidade. Avaliação. Formação e Atuação de Professores/gestores. Este estudo tem como centralidade a avaliação da educação básica, assunto de grande repercussão na sociedade atual, face à mudança do modelo de estado de bem estar social para o modelo de estado mínimo, provoca a descentralização que propõe entre outras iniciativas a gestão democrática da escola e a intensificação das políticas de avaliação. Tem como enfoque analisar marcos regulatórios da política de qualidade e avaliação nacional, bem como levantar indicadores de qualidade da gestão da escola básica. A metodologia é de abordagem qualitativa, tendo por base a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo (em suas diferentes abordagens) como pilares de construção de dados. A consulta a base de dados do INEP, assim como questionários, entrevistas, observação e análise de conteúdo servirão aos propósitos da busca de informações, interpretação e análise dos dados considerando a necessidade de reconhecer e dar visibilidade a partir da interlocução entre as políticas públicas, avaliação, gestão educacional e gestão escolar em processos que indicam qualidade na educação básica da escola pública..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2017
Competitividade dos sistemas de irrigação de arroz no Rio Grande do Sul
Descrição: A pesquisa analisa a competitividade do arroz, nos sistemas de irrigação natural e mecânico, do Rio Grande do Sul, mais especificamente: descreve os sistemas de irrigação, mecânico e natural, utilizados na produção de arroz; determina a competitividade da produção de arroz em cada sistema de irrigação; e, avalia os efeitos das mudanças nos custos de produção sobre a competitividade da lavoura orizícola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Curso de Formação Continuada em Gestão Escolar: Conectando Redes
Descrição: O objetivo do curso de extensão é promover a formação continuada aos gestores escolares no sentido de qualificar a sua atuação em processos de gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas municipais e contextos educativos, considerando as políticas públicas da educação em inter-relações com os desafios educacionais da contemporaneidade. O curso de extensão será ministrado em três módulos: políticas públicas educacionais, gestão pedagógica e gestão administrativa/financeira. Cada módulo terá um encontro presencial no período de maio a outubro de 2018. Serão oferecidas 60 vagas, envolvendo os municípios de Santa Maria e Cachoeira do Sul. O curso será ministrado na UFSM, no Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria, por docentes e pós-graduandos do Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Grupo de Estudos e Pesquisas Redes/CNPQ e por profissionais da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul e União dos Conselhos Municipais do Rio Grande do Sul. Espera-se promover o debate das políticas públicas e gestão escolar, compartilhamento de experiências e qualificação do trabalho de gestão nas escolas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP em Santa Maria
Descrição: A OBMEP é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o País. Voltada para a escola pública, com seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil, como isso em mente, convém destacar os principais objetivos da OBMEP: estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisas e as sociedades científicas e; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Formação Continuada e Inicial de Professores no Âmbito da Gestão Escolar: Conectando Redes de Apoio a Educação Básica
Descrição: Este projeto está voltado para formação inicial e continuada de professores no âmbito da gestão escolar, parte de uma abordagem qualitativa permitindo a inserção em diferentes proporções da realidade e seus atores sociais, numa interação entre a teoria e a prática, já que a inter-relação de saberes e fazeres constitui-se a unidade das práxis que está relacionada à concepção de ação reflexiva e ao processo de aprendizagem contínua. Acrescenta-se, ainda, que o trabalho desenvolver-se-á, do ponto de vista organizacional, por meio da rede de parceria e colaboração entre a Secretarias Municipais de Educação Básica de Santa Maria e Cachoeira do Sul a Universidade Federal de Santa Maria, a UNCME, Promotoria Regional de Educação de Santa Maria e Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2013 - 2014
A Formação de Professores no Curso de Licenciatura em Matemática da UFSM
Descrição: A partir da preocupação com a formação inicial de professores de matemática, em especial em nossa instituição, este projeto configura-se com o principal objetivo de investigar as percepções que os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da UFSM têm sobre o mesmo, bem como sobre a docência. Além disto, a pesquisa visa: traçar um perfil dos alunos deste curso; identificar o que pensam sobre o curso no que diz respeito à organização curricular e a preparação para a docência; e identificar as percepções que têm sobre a profissão de professor. Para atingir tais objetivos, está prevista a organização e aplicação de um questionário para os alunos do referido curso que ingressaram no período de 2010 a 2013. A análise dos dados será realizada a partir de categorias a serem definidas após o estudo teórico pautado em autores que falam sobre a formação de professores e sobre a formação docente em matemática..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Aprovação na Seleção Pública de Professor Substituto do Departamento de Matemática, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
2017
Aprovação na Seleção Pública de Docentes para o Curso de Ciências Contábeis, Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA.
2016
Aprovação no Teste de Suficiência em Língua Inglesa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
2016
Aprovação no Teste de Proficiência em Língua Espanhola, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Giacomelli, G. S.2018Giacomelli, G. S. ; CHIAPINOTO, F. V. ; MARION FILHO, P. J. . Sistema de saúde suplementar brasileiro e transição demográfica: crescimento e perfil etário. JORNAL BRASILEIRO DE ECONOMIA DA SAÚDE, v. 9, p. 242-248, 2018.

2.
CHIAPINOTO, F. V.2017CHIAPINOTO, F. V.; MARION FILHO, P. J. ; CORONEL, D. A. ; BENDER FILHO, R. . Concentração e o poder de mercado no setor de telefonia móvel brasileiro (2009-2014). REAT - REVISTA ELETRÔNICA DE ADMINISTRAÇÃO E TURISMO, v. 10, p. 1153-1172, 2017.

3.
CHIAPINOTO, F. V.2017CHIAPINOTO, F. V.; SILVA, M. L. ; SILVA, R. A. ; BATTISTELLA, L. F. ; CORONEL, D. A. . Mentalidades alternativas de consumo: delimitações, conceitos e produção científica. REUNA (ON LINE), v. 22, p. 27, 2017.

4.
Giacomelli, G. S.2017Giacomelli, G. S. ; CHIAPINOTO, F. V. ; MARION FILHO, P. J. ; Vieira, K. M. . Transição demográfica e gasto público: uma análise comparativa de diferentes contextos. REVISTA DE ESTUDOS SOCIAIS, v. 18, p. 164-181, 2017.

5.
ZWICKER, A. A. M.2016ZWICKER, A. A. M. ; CHIAPINOTO, F. V. ; DAMKE, L. I. . Logística reversa: Um panorama das publicações internacionais de 2005 a 2014. ESPACIOS (CARACAS), v. 37, p. 26, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CHIAPINOTO, F. V.; LUNARDI, E. M. . Políticas públicas de avaliação em larga escala: dimensões da qualidade na educação. In: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 2017, Santa Maria. V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, 2017.

2.
CHIAPINOTO, F. V.; LUNARDI, E. M. ; BRONDANI, E. B. ; BEM, T. O. . Análise da avaliação em larga escala nas escolas da Rede Municipal de Santa Maria-RS. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017, Santa Maria. 32ª Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
CHIAPINOTO, F. V.; GOMEZ, S. R. M. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DA PRÁTICA À PRODUÇÃO CIENTÍFICA, UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA. Revista UNIABEU, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CHIAPINOTO, F. V.; LUNARDI, E. M. . Políticas Públicas de Avaliação em Larga Escala: Dimensões da Qualidade na Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CHIAPINOTO, F. V.; BRONDANI, E. B. ; LUNARDI, E. M. ; BEM, T. O. . Análise da avaliação em larga escala nas escolas da Rede Municipal de Santa Maria-RS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CHIAPINOTO, F. V.; SANTOS, M. L. S. ; MARCON, K. F. B. ; LOPES, A. R. L. V. . Formação de prpfessores no curso de Licenciatura em Matemática da UFSM: Uma análise sobre as expectativas iniciais dos acadêmicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHIAPINOTO, F. V.. Bibliometria como técnica para a construção do estado do conhecimento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CHIAPINOTO, F. V.; GOMEZ, S. R. M. ; LUNARDI, E. M. . Bibliometria: uma ferramenta para a construção do estado do conhecimento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CHIAPINOTO, F. V.. Vestibular de Verão 2019. 2018. (Banca de elaboração de provas de vestibular).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR III ENCONTRO DE POLÍTICAS E PROCESSOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR XI SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL. 2017. (Seminário).

2.
I Seminário de Pesquisa em Finanças e Economia. 2016. (Seminário).

3.
XI Semana Acadêmica Integrada do Centro de Ciências Naturais e Exatas. 2012. (Outra).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
CHIAPINOTO, F. V.; GOMEZ, S. R. M. ; LUNARDI, E. M. . Bibliometria: uma ferramenta para a construção do estado do conhecimento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Monitora do Programa de Iniciação Científica -PIC da 6ª e 7ª edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, no polo de Santa Maria.


Atua como professora particular e orientadora educacional em diversas disciplinas, da educação básica ao ensino superior (atende, especialmente, graduandos em Matemática, Administração e Ciências Contábeis).



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