João Pedro de Carvalho Castro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2781671132644718
  • Última atualização do currículo em 18/02/2019


Analista de Tecnologia da Informação no Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (CECOM-UFMG). Mestrando em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com período sanduíche em Management Science and Information Systems Studies pela Trinity College Dublin (TCD). Possui interesse nas seguintes áreas: (i) Banco de Dados, incluindo temas relacionados a data warehousing, big data, NoSQL e dados espaciais; e (ii) Engenharia de Software, incluindo temas relacionados a engenharia de requisitos e testes de software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Pedro de Carvalho Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, J. P. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Centro de Computação.
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Reitoria - 8º Andar
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34094266
URL da Homepage: www.ufmg.br/dti/cecom


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: Cristina Dutra de Aguiar Ciferri.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
com período sanduíche em Trinity College Dublin (Orientador: Aideen Keaney).
Título: Uma Análise de Técnicas de Recuperação de Informações em um SGBD NoSQL.
Orientador: Melise Maria Veiga de Paula.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marista de Patos de Minas, MARISTA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2014
Japanese Language Module (A1).
Trinity College Dublin, TCD, Irlanda.
2009 - 2010
Programa de Inglês - Avançado.
Mind Idiomas, MIND, Brasil.
2006 - 2008
Programa de Inglês - Intermediário.
Mind Idiomas, MIND, Brasil.
2004 - 2005
Programa de Inglês - Básico.
Mind Idiomas, MIND, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação na área de testes de software, com atividades abrangendo desde o planejamento dos casos de teste até sua implementação na forma de testes automatizados.


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Docência de Nível Superior, Carga horária: 6
Outras informações
Atuação no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE), com atividades abrangendo: (i) a elaboração do plano de ensino da disciplina junto à docente responsável, incluindo sua metodologia de ensino e seus critérios de avaliação; (ii) a ministração de aulas; e (iii) a elaboração e correção de provas e trabalhos.

Atividades

07/2018 - 12/2018
Ensino, Engenharia de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SCC0607 - Estrutura de Dados III
02/2018 - 06/2018
Ensino, Ciências de Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
SCC0215 - Organização de Arquivos
‌‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌ ‌‌

Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário em Desenvolvimento de Sistemas, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no projeto de implantação do repositório acadêmico da universidade, com atividades abrangendo desde sua criação, com o uso do software DSpace®, até sua devida configuração e customização.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitor da disciplina Fundamentos de Programação (CCO013), com atividades abrangendo desde a ministração de plantões de dúvidas para os alunos até a correção dos trabalhos da disciplina.


Empresa Júnior da Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI JÚNIOR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente da Célula de Tecnologia da Informação, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação em projetos de criação e manutenção de websites para clientes, com atividades abrangendo desde a gerência destes projetos, utilizando conceitos do PMBOK® e do software Microsoft Project®, até o desenvolvimento dos mesmos junto à equipe, utilizando majoritariamente a plataforma WordPress®.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Test of English as a Foreign Language, Institutional Testing Program (Total Score: 643/677), TOEFL ITP.
2013
Test of English as a Foreign Language, Interned Based Test (Total Score: 106/120), TOEFL iBT.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, J. P. C.; CARNIEL, A. C. ; CIFERRI, C. D. A. . A User-Centric View of Distributed Spatial Data Management Systems. In: XIX Brazilian Symposium on Geoinformatics (GEOINFO), 2018, Campina Grande, Brazil. Proceedings of the XIX Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2018. p. 80-91.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIX Brazilian Symposium on Geoinformatics (GEOINFO). 2018. (Simpósio).

2.
32º Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD). 2017. (Simpósio).

3.
5th Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe). 2017. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 18:41:00