Nathália Eugenio de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8079077999703232
  • Última atualização do currículo em 16/10/2017


Nathalia Eugenio é graduada em Pedagogia - Habilitação em Licenciatura em formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental para crianças, jovens e adultos; Bacharelado em Pedagogia das Instituições e nos Movimentos Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010-2014). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED / UERJ (2015-2017). Já atuou como Professora contratada do ensino fundamental I no Colégio Pedro II (2015 -2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e metodologia de ensino no ambiente hospitalar. Atualmente participa das atividades e estudos desenvolvidos pelo o grupo de pesquisa: "Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais". Criado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPEd/UERJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nathália Eugenio de Souza
Nome em citações bibliográficas
EUGENIO, N. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Narrativas de jovens e adultos com deficiência intelectual: uma reflexão sobre autopercepção e trajetória escolar a partir da metodologia de História de Vida,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Rosana Glat.
Palavras-chave: Inclusão Escolar; Deficiência Intelectual; Metodologia de História de Vida; Autopercepção.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em Pedagogia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Bahiense, BH, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Atendimento Educacional Especializado para além dos muros da escola: um estudo de caso de atendimento domiciliar
Descrição: De acordo com a política de Educação Inclusiva, todos os alunos, independente de sua condição tem garantido a sua escolarização. Para os sujeitos com deficiência, há o suporte do Atendimento Educacional Especializado AEE, oferecido na sala de recursos multifuncional. Porém, alguns estudantes que apresentam deficiências mais severas, ficam impossibilitados de frequentar a escola, mesmo a especial. Devido a comprometimentos de saúde, o AEE deve ser ofertado na modalidade de atendimento domiciliar. Nessa direção, esse estudo dá continuidade à investigação sobre a escolarização de alunos com deficiência na modalidade de atendimento domiciliar. Então, a presente pesquisa pretende investigar o impacto do Atendimento Educacional Especializado, na modalidade domiciliar, no cotidiano da família e os benefícios para o aluno com deficiência. Para atingir tal objetivo, utilizará a metodologia estudo de caso, sendo complementado pela pesquisa-ação, com uma jovem de 11 anos de idade com diagnóstico de Síndrome de Dravet. Portanto, a pesquisa envolverá entrevistas semiestruturadas, a elaboração e aplicação do Plano de Ensino Individualizado PEI, juntamente com a família...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nathália Eugenio de Souza - Integrante / RAQUEL LANINE CAMPOS - Integrante / : Annie Gomes Redig - Coordenador.
2015 - Atual
Falando de si: estudos sobre autopercepção e histórias de vida de pessoas com deficiência intelectual
Descrição: Apesar da disseminação das políticas e ações afirmativas em prol dos direitos de pessoas com deficiências, essas ainda encontram inúmeras barreiras para sua efetiva inclusão educacional e social. No caso dos sujeitos com deficiência intelectual, ainda prevalece a representação social da incapacidade, resultando em uma auto imagem inferiorizada, bem como limitada autonomia e participação social. No que tange a produção científica, ainda são relativamente escassos os estudos que partem da própria vivência das pessoas com deficiência. Entendendo que políticas e práticas de inclusão são operacionalizadas e direcionadas a pessoas reais em suas inter-relações nos diferentes espaços sociais, e que os sujeitos que as vivenciam são as mais importantes fontes de dados, objetivo geral da pesquisa é analisar os impactos das políticas de inclusão educacional e social na autopercepção e vida cotidiana de pessoas com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais. Para tal serão realizados dois estudos complementares. O Estudo I consiste no estado da arte da produção nacional e internacional sobre auto percepção de pessoas com deficiência intelectual nas bases de dados CAPES e Scielo (Brasil) e outras bases internacionais. O Estudo II analisa, por meio da metodologia de História de Vida, depoimentos de jovens e adultos com deficiência intelectual, levando em consideração diferentes aspectos psicossociais. Espera-se que os resultados alcançados no cotejamento do estado da arte da produção nacional e internacional sobre auto percepção de pessoas com deficiência intelectual (Estudo I) com a análise de histórias de vida desses sujeitos (Estudo II) contribuam para o aprofundamento e ampliação da produção científica no campo da Educação Especial e Inclusiva. Por sua vez, os dados obtidos poderão se reverter em indicadores para desenvolvimento e avaliação de políticas e propostas psicoeducacionais inovadoras, melhor direcionadas à demanda específica destes sujeitos, tornando-se, assim, uma ação de impacto social..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Nathália Eugenio de Souza - Integrante / Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / : Annie Gomes Redig - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Joab Grana - Integrante / Suellen Melo - Integrante / Ingrid Diniz - Integrante.
2013 - 2015
Políticas e práticas de inclusão escolar no Colégio de Aplicação da UERJ: impactos sobre a cultura escolar
Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe investigar a inclusão e escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino consideradas de excelência . Estas, historicamente, em função do processo competitivo de seleção para o ingresso e das concepções socialmente estabelecidas em relação ao perfil desejado do alunado, recebiam em seu corpo discente grupos academicamente mais homogêneos. Atualmente, em consonância com as demandas trazidas pelas atuais políticas de Educação Inclusiva, que, entre outras ações, transformou o ingresso nos níveis iniciais em sorteio, essas escolas vivem o desafio da inserção de alunos com diferenças significativas de desenvolvimento e aprendizagem, demandando uma reestruturação do seu projeto político pedagógico, suas práticas e organização interna, de modo geral. Nesta perspectiva, o objetivo geral do presente estudo é analisar o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CAp-UERJ), com foco nas práticas pedagógicas e cultura institucional. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como abordagem metodológica o estudo de caso do tipo etnográfico....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Nathália Eugenio de Souza - Integrante / RAQUEL LANINE CAMPOS - Integrante / Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / Patrícia Macedo - Integrante / : Annie Gomes Redig - Integrante / marcia denise pletsch - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Patrícia Braun - Integrante / Carla Fernanda Siqueira - Integrante.
2013 - 2014
Plano educacional individualizado como estratégia para aprendizagem e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual no sistema público de ensino do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Este estudo dá continuidade à investigação sobre processo de escolarização e inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual em redes públicas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como objetivo avaliar a elaboração e o desenvolvimento de novas práticas educacionais, como a utilização do Plano Educacional Individualizado (PEI), para favorecer a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual no ensino comum, classes ou escolas especializadas. Destaca-se que esse alunado tem-se constituído como um dos maiores desafios à inclusão escolar. Para atingir os objetivos propostos são adotados os pressupostos da pesquisa qualitativa e, como abordagem metodológica, o estudo de caso do tipo etnográfico complementado por uma pesquisa-ação colaborativa em dois cenários educacionais: uma escola comum de Educação Básica que tem alunos com deficiência intelectual incluídos e turmas comuns e uma escola especializada. No estudo etnográfico serão utilizados como procedimentos observação participante e entrevistas semiestruturadas. A pesquisa-ação envolve elaboração e aplicação do PEI junto com os professores dos alunos selecionados para estudo. Esta estratégia visa ampliar sua participação desses alunos em atividades de escolarização e de interação social, efetivar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal, além de promover a formação continuada dos professores, ao se apropriar de novas ações e instrumentos pedagógicos....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Nathália Eugenio de Souza - Integrante / RAQUEL LANINE CAMPOS - Integrante / Marcia Marin - Integrante / Suzanli Estef - Integrante / Rosana Glat - Coordenador / : Annie Gomes Redig - Integrante / marcia denise pletsch - Integrante / Amanda Carlou - Integrante / Carla Fernanda Siqueira - Integrante / Cristina Angélica Aquino de Carvalho Mascaro - Integrante / Mara Lúcia R. Monteiro da Cruz - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Comunicação Alternativa.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Classe Hospitalar/Especialidade: Planejamento e metodologia de ensino no ambiente hospitalar.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Redig, A. G. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . O USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. IV Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação Inclusão, Ética e Inter culturalidade 2016, 2016.

2.
Estef, S. ; EUGENIO, N. S. ; Redig, A. G. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE: A IMPORTÂNCIA DE UM NOVO OLHAR PARA A AVALIAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA DIFERENCIAÇÃO DO ENSINO. In: IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade, 2016, Rio de Janeiro. IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade 2016, 2016.

3.
Redig, A. G. ; EUGENIO, N. S. .  A RELAÇÃO FAMILIAR NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: UM ESTUDO DE CASO. In: I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial 2016, 2016.

4.
Redig, A. G. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . A comunição alternativa e ampliada como estratégia pedagógica do atendimento domiciliar. In: VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2016, São Carlos. VII Congresso Brasileiro de Educação Especial 2016, 2016.

5.
EUGENIO, N. S.. Estratégias pedagógicas em um classe hospitalar na enfermaria do hospital universitário Pedro Ernesto. In: VIII Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. VIII Seminário Internacional: as redes educativas e as tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015, 2015.

6.
LIMA, H. A. T. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . TECNOLOGIA ASSISTIVA NO AUXÍLIO DE UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL NA BUSCA PELA SUA INDEPENDÊNCIA. In: 12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial, 2014, Marília. Ciência e Conhecimento em Educação Especial, 2014.

7.
LIMA, H. A. T. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NO AUXILIO DA INDEPENDÊNCIA DE UMA ALUNA.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013, LONDRINA. INCLUSÃO: Teoria, Prática e Produção do Conhecimento, 2013. v. VII.

8.
EUGENIO, N. S.; LANINE, R. S. C. ; Marin, M . PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2013, LONDRINA. INCLUSÃO: Teoria, Prática e Produção do Conhecimento, 2013. v. VII.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
EUGENIO, N. S.; LANINE, R. S. C. ; LIMA, H. A. T. ; WALTER, C. . A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA COLABORANDO NA INDEPENDÊNCIA DE UMA ALUNA. In: 12ª Jornada de Educação Especial: Ciência e Conhecimento em Educação Especial, 2014, Marília. Ciência e Conhecimento em Educação Especial, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
EUGENIO, N. S.. I SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: PESQUISAS, POLÍTICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Redig, A. G. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . O uso da comunicação alternativa e ampliada a partir do atendimento pedagógico domiciliar: Uma breve análise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
EUGENIO, N. S.. O uso da comunicação alternativa e ampliada a partir do atendimento pedagógico domiciliar: uma breve análise. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Macedo, P. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . A INCLUSÃO ESCOLAR NO INSTITUTO DE APLICAÇÃO DA UERJ: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
EUGENIO, N. S.. Estratégias Pedagógicas em uma classe hospitalar na enfermaria de pediatria do hospital universitário Pedro Ernesto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
LANINE, R. S. C. ; EUGENIO, N. S. ; Marin, M . PENSANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AUXILIAR A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DIFERENTES NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
EUGENIO, N. S.; Estef, S. ; GLAT, R. . Práticas Pedagógicas para a Inclusão escolar no Instituto de Aplicação da UERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
EUGENIO, N. S.. Estratégias Pedagógicas em uma Classe Hospitalar: Um estudo sobre a classe hospitalar da enfermaria de pediatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
EUGENIO, N. S.; LANINE, R. S. C. ; Marin, M ; Estef, S. . Lidando com a diversidade em sala de aula: práticas de inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
LANINE, R. S. C. ; EUGENIO, N. S. ; LIMA, H. A. T. ; WALTER, C. . A comunicação alternativa e ampliada como suporte a independência de uma aluna. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Fonseca, E., S. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . Pedagogo em ambiente Hospitalar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
EUGENIO, N. S.; Ydalgo, T., C., B. . Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico a crianças internadas no HUPE/UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
EUGENIO, N. S.; LANINE, R. S. C. . Perspectivas do eixo da Pedagogia Hospitalar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
EUGENIO, N. S.. Lidando com a diversidade em sala de aula: práticas de inclusão. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Fonseca, E., S. ; EUGENIO, N. S. ; LANINE, R. S. C. . Pedagogo em ambiente Hospitalar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
EUGENIO, N. S.; Ydalgo, T., C., B. . Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico a crianças internadas no HUPE/UERJ. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
EUGENIO, N. S.; LANINE, R. S. C. . Perspectivas do eixo da Pedagogia Hospitalar. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
EUGENIO, N. S.; LANINE, R. S. C. ; Marin, M ; Estef, S. . Lidando com a diversidade em sala de aula: práticas de inclusão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
EUGENIO, N. S.; Estef, S. ; GLAT, R. . Práticas Pedagógicas para a Inclusão escolar no Instituto de Aplicação da UERJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 26/09/2018 às 10:37:27