Pablo Soares Pereira Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5629148669248334
  • Última atualização do currículo em 25/04/2018


Cordelista mestrando no Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade da UFBA - Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade - CUS. Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Conselho LGBTT de Juazeiro do Norte-CE. Atua como articulador cultural, cordelista, realizando projetos na área da cultura e movimentos sociais. Integrante da Frente de Mulheres dos Movimentos do Cariri. Coordenou o projeto Queerdel- Trangressão e Memória de Gêneros e Sexualidades da Região do Cariri. Atua no Núcleo de Produção Audiovisual - Carcará como roteirista e produtor artístico. Participou do Grupo de Estudos de Gênero e Mídia (GEMI), desenvolvendo pesquisas e ações com as temáticas relacionadas aos gêneros e as dissidências sexuais, a partir da perspectiva dos estudos queer. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pablo Soares Pereira Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, P. S. P.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Cultura e Sociedade.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: A desconstrução das identidades de gênero e nordestinas nos cordéis transviados do Cariri cearense.,Orientador: Leandro Colling.
2012 - 2015
Graduação em Jornalismo.
Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
O Futuro da Política Cultural. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Cordel, Informação e Memória. (Carga horária: 64h).
Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2014 - 2014
Inglês I. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2014 - 2014
Horda Fotógrafica. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Extensão: Mídia e Comunicação LGBTT. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2013 - 2013
Formação de Entrevistadores para Cadastro Único. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, PMJN/CE, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Extensão Mídia e Comunicação LGBTT. (Carga horária: 12h).
Grupo de Estudo de Gênero e Mídia, GEMI, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Extensão de técnica Vocal e Voz. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação do Projeto Sem Homofobia Mais Cidadani. (Carga horária: 16h).
Grupo de Apoio a Livre Orientação Sexual do Cariri, GALOSC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, PMJN/CE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Entrevistador do CadÚnico, Carga horária: 30


Centro Acadêmico Xico Sá, CAXS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Secretário de Cultura, Enquadramento Funcional: Secretário de Cultura, Carga horária: 10


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
As artes e as políticas das dissidências sexuais e de gênero no Brasil da atualidade
Descrição: A pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento de coletivos e/ou artistas brasileiros que também dialogam com aquilo que estamos chamando de artivismos das dissidências sexuais e de gênero. Quais são os coletivos e/ou artistas do Brasil em atividade que poderiam ser considerados como sintonizados com essa perspectiva? O que essas pessoas estão produzindo? Quais as diferenças existentes entre elas próprias? O que pensam sobre as sexualidades e os gêneros? Quais as suas influências políticas, epistemológicas e artísticas? Em que medida se diferenciam do movimento LGBT mainstream? O que seria o artivismo das dissidências sexuais e de gênero brasileiro e como seria possível caracterizá-lo? Quais os antecedentes desse artivismo no Brasil? Com base na pesquisa realizada em outros países, em que esse artivismo brasileiro se diferencia daquilo que encontramos no exterior? O que esse artivismo nos ensina em termos políticos, artísticos e epistemológicos? Essas são algumas perguntas que irão nortear a pesquisa, que conta com a colaboração técnico-científica de integrantes do grupo de pesquisa CUS, Cultura e Sexualidade, da Universidade Federal da Bahia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Laboratório de Troca de Afetos- LATA
Descrição: O Laboratório de Troca de Afetos é um projeto de extensão que ocorre em sala de aula para recuperação de trajetos de vida dos sujeitos sociais convidados. Através de sua fala (voz poética) e performance, el@s narram suas vivências e existências como testemunhas da cultura. Nesse sentido, tem como propósito afetar os envolvidos no processo. Tem como objetivo promover em sala de aula um encontro entre aluno, comunidade (testemunha da cultura) e professor, para desenvolver processos, pesquisas e políticas pedagógicas que contribuam para o ensino, que questionem e ultrapassem o currículo oculto, tendo como indicador novas perspectivas para o ensino e a aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pablo Soares Pereira Costa - Integrante / Francisca Pereira dos Santos - Coordenador.
2014 - 2015
Desenvolvimento e Implantação de Metodologias de Incubação a partir da ITEPS/UFCA
Descrição: Promover o desenvolvimento de metologias de incubação através da atuação articulada entre pesquisa, extensão e ensino. Isto se dará com foco no fortalecimento de redes locais de economia solidária, através de ações estratégicas e integradas que orientem o desenvolvimento dos empreendimentos econômicos solidários e seus sujeitos integrantes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Pablo Soares Pereira Costa - Integrante / Francisco Mário de Souza Silva - Integrante / Rosane da Silva Nunes - Integrante / Augusto de Oliveira Tavares - Coordenador.
2013 - 2014
Especialização em Cultura Popular, Arte e Educação do Campo- Residência Agrária
Descrição: O curso prima pela valorização das experiências de cultura e arte desenvolvidas nas organizações camponesas do Ceará, além de almejar a qualificação profissional de educadores, técnicos e lideranças dos Assentamentos de Reforma Agrária nas áreas de Artes Cênicas, Musicalização e Comunicação, sendo desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância, tendo tempos formativos na universidade e tempos formativos nas comunidades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pablo Soares Pereira Costa - Integrante / Maria Ines Escobar da Costa - Coordenador / Tiago Parente Coutinho - Integrante.


Outros Projetos


2014 - Atual
Queerdel- Transgressão e Memória
Descrição: O ?Queerdel? nasceu a partir da experiência com a disciplina ?Cordel, Informação e Memória?, ministrada no curso de Biblioteconomia. Tendo em vista que são necessárias atividades que venham trabalhar o cordel dentro da universidade enquanto um instrumento cultural vivo e de grande valor de transformação, construímos uma ponte entre xs produtorxs, estudiosxs de cordéis e militantes dos movimentos sociais para com a comunidade acadêmica. Trazendo já em sua denominação a junção entra a palavra ?queer?** e cordel, enquanto valor simbólico das transgressões e resistências que ganham forma de poesia.Sabendo que o cordel, assim como qualquer outra atividade cultural, não está livre dos moldes opressores que se estabelecem, procuramos visibilizar as produções combativas para com as opressões do sistema vigente e trazer a tona as mais variadas temáticas que compõem a produção caririense de cordéis. O combate ao machismo, a homo-lesbo-trans- fobia, ao racismo, ao capitalismo, à intolerância religiosa,a xenofobia, aos preconceitos linguísticos, a acessibilidade e ao povo do campo, são algumas das temáticas abordadas através dos versos, que ganham corpo no projeto em formas de intervenções que já se consagram em nosso cotidiano como o: Cine Atraque,o Bapho e as oficinas maUditas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Pablo Soares Pereira Costa - Coordenador / Francisca Pereira dos Santos - Integrante / Priscilla Maria de Araújo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, P. S. P.; OLIVEIRA JUNIOR, R. J. ; LUCENA, M. M. . Transgressão e Memória: Análise de Cordéis Caririenses Enquanto Mídia Radical. In: Intercom- XIV Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, 2015, Natal. Anais 2015 Intercom, 2015.

2.
COSTA, P. S. P.; LIMA, S. O. . Travesti e Romeira: Romarias ao Padre Cícero, Comunicação e Transgressão de Gênero. In: XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste - INTERCOM, 2014, João Pessoa. Anais do XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, 2014.

3.
LIMA, S. O. ; COSTA, P. S. P. . Identidade e Diferença: A Marcha no Combate a Intolerância Religiosa em Juazeiro do Norte. In: X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2014, Salvador. X ENECULT, 2014. v. 1.

4.
Samuel Macêdo do Nascimento ; COSTA, P. S. P. . Relações de Gênero e a Folkcomunicação no Curta Metragem: 'Também Sou Teu Povo'. In: XVI CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE FOLKCOMUNICAÇÃO, 2013, Juazeiro do Norte. Anais da Folkcom, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, P. S. P.; COSTA, R. . Análise de cordéis enquanto instrumentos de comunicação e formação em uma perspectiva feminista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SILVA, F. M. S. ; COSTA, P. S. P. . As Renovações como Manifestações Culturais e Religiosas da Cidade de Juazeiro do Norte-CE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
COSTA, P. S. P.. Plenária em Diversidade Sexual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
COSTA, P. S. P.; QUIRINO, G. ; CARDOSO, K. . Gêneros e Diversidade Sexual: Os indivíduos LGBTT e o Cotidiano. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
ISIDORIO, V. ; COSTA, P. S. P. ; PINHEIRO, C. R. ; ESMERALDO, S. . I Encontro de Diversidade Cultural do IFCE. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MARIA, S. ; COSTA, P. S. P. ; Samuel Macêdo do Nascimento . O diabo à quatro: Cordel, Cu, Cultura e Cinema nas quebradas do Cariri Cearense. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, P. S. P.; ARAUJO, P. M. . Oficina maUdita: Técnicas de produção de cordéis libertários. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
COSTA, P. S. P.; REINALDO, A. . Fanzine Queer: Técnicas de produção de mídia queer. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
COSTA, P. S. P.; CARVALHO, V. . Viadx Pretx: A estigmatização dos corpos LGBTT e negrxs no Cariri Cearense. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
3° Seminário Regional em Formação Política em Comunicação- Mídia Livre. 2015. (Seminário).

2.
II Desfazendo o Gênero. 2015. (Seminário).

3.
35° Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação - ENECOM.Análise de cordéis enquanto instrumentos de comunicação e formação em uma perspectiva feminista. 2014. (Encontro).

4.
Acampamento Nacional das Juventudes Anticapitalistas. 2014. (Outra).

5.
I Mostra UFCA. 2014. (Outra).

6.
I Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura. 2014. (Seminário).

7.
Seminário de Comunicação e Educação do Campo: Rompendo a Cultura do Silêncio. 2014. (Seminário).

8.
X Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Identidade e Diferença: A Marcha no Combate a Intolerância Religiosa em Juazeiro do Norte. 2014. (Encontro).

9.
XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Arte e Cultura Popular para o Desenvolvimento Regional no contexto da Folkcomunicação nto. 2014. (Congresso).

10.
XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste. 2014. (Congresso).

11.
XVI Congresso da Ciência da Comunicação na Região Nordeste. Travesti e Romeira: Romarias ao Padre Cícero, Comunicação e Transgressão de Gênero. 2014. (Congresso).

12.
34° Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - ENECOM. 2013. (Encontro).

13.
XVI Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Arte e Cultura Popular para o Desenvolvimento Regional no contexto da Folkcomunicação. Relações de Gênero e a Folkcomunicação no Curta Metragem: ?Também Sou Teu Povo?. 2013. (Congresso).

14.
1° Encontro de Jornalistas do Cariri. 2012. (Encontro).

15.
33° Encontro Nacional de Estudantes de Comunicação - ENECOM. 2012. (Congresso).

16.
Capacitação do Projeto Sem Homofobia Mais Cidadania. 2012. (Seminário).

17.
Curso de Extensão em Mídia e Comunicação LGBT. 2012. (Seminário).

18.
II WEBFOR Fórum de Comunicação Digital. 2012. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, P. S. P.; SOUZA, P. M. A. ; SOUSA, R. C. ; SANTOS NETO, M. M. . Pré-Akuenda a Diversidade. 2015. (Outro).

2.
COSTA, P. S. P.; LIMA, S. O. ; LIMA JUNIOR, A. E. ; ALVES, S. B. ; TEIXEIRA, A. C. . I Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura. 2014. (Outro).

3.
Alexandre Nunes ; COSTA, P. S. P. ; Samuel Macêdo do Nascimento . Gênero, Subalternidades e Teoria Queer. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Alexandre Nunes ; COSTA, P. S. P. ; Samuel Macêdo do Nascimento . Gênero, Subalternidades e Teoria Queer. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 18:38:38