Isabela Pereira Cantarelli

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  • Última atualização do currículo em 30/11/2017


Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente integra o Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC), no qual participa como terapeuta estagiária do projeto "Clínica da Reparação Psíquica". Também integra o Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM) como bolsista de iniciação científica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Isabela Pereira Cantarelli
Nome em citações bibliográficas
CANTARELLI, I.


Formação acadêmica/titulação


2014
Graduação em andamento em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 interrompida
Graduação interrompida em 2014 em direito.
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, FDRP, Brasil.
Ano de interrupção: 2014




Formação Complementar


2012
Grupo de Estudos:Direito e Psicanálise.
Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, FDRP, Brasil.
2015 - 2015
Políticas de Sexualidade e Gênero na América Latina. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Curta Duração em Gênero e Feminismo. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
5 Curso de Curta Duração em Gênero. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Grupo de Estudos do NIGS (GENIGS). (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Curso Básico de Fotografia Expandida. (Carga horária: 24h).
Fluxo- Escola de Fotografia Expandida, FLUXO, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Promoção de saúde e desenvolvimento infantil em espaços verdes urbanos
Descrição: Os espaços verdes urbanos oferecem às crianças oportunidades para a realização de diferentes brincadeiras, a prática de atividade física, e busca de privacidade, socialização e restauração cognitiva. Em função dos benefícios relacionados ao uso dos espaços verdes por crianças é crescente o interesse de organizações governamentais e não governamentais na promoção de programas de divulgação científica que incentivem pais a levarem suas crianças a esses espaços, bem como a conservação e criação de mais espaços verdes nas cidades. Tendo em vista o papel que a divulgação cientifica exerce na educação popular, o presente projeto de extensão visa promover a sensibilização de pais e outros cuidadores de crianças a respeito da importância do uso de espaços verdes de lazer da região de Florianópolis, além de primar pela estimulação e divulgação de tais atividades e benefícios a outrem, de modo a multiplicar o conhecimento. As atividades serão realizadas por meio de oficinas no Parque Ecológico Municipal Prof. David Ferreira Lima para pais e cuidadores com objetivo de partilhar o conhecimento científico produzido sobre o assunto no campo da Psicologia Ambiental, dialogar sobre práticas em espaços verdes e apresentar as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM UFSC) a fim de divulgar as iniciativas científicas relacionadas a área afim. Espera-se como o maior número de pessoas seja contemplado diretamente pelo projeto, para tanto os membros do LAPAM estruturarão diversas meios de divulgação do projeto com vistas a disseminar o aprendizado e conhecimento propostos pelas oficinas. Ressalta-se que todos os materiais informativos confeccionados poderão ser acessados também pelo site do LAPAM UFSC, valendo-se do crescente poder de difusão de informação por meio digital.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Papo Sério
Descrição: Projeto de extensão e pesquisa que tem como objetivo problematizar as representações de gênero e sexualidade com jovens alunos e alunas de escolas públicas de Florianópolis. O projeto está centrado em oficinas temáticas, em torno de questões de gênero e sexualidade, elaboradas a partir dos eixos de pesquisas realizadas no Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades da UFSC (NIGS). Em sua primeira edição (agosto-dezembro 2007) estudantes de escolas publicas participaram como ouvintes do Seminário Nacional Homofobia, Identidades e Cidadania LGBT e foram realizados 3 ciclos de quatro oficinas em escolas localizadas na região da UFSC. Em sua segunda edição (abril-dezembro 2009), foram realizadas ciclos de três oficinas em 4 escolas da Grande Florianópolis, atingindo aproximadamente 400 estudantes da rede publica de ensino e realizado o I Concurso de Cartazes sobre Homofobia, Lesbofobia e Transfobia na Escola. Participam do Projeto Papo Sério doutorand@s, mestrando@s e estudantes de graduação da UFSC. Em sua oitava edição (março a dezembro 2015), o Projeto Papo Sério prevê realização da VII Edição do Concurso de Cartazes e a continuidade das atividades de oficinas em um numero maior de escolas da Grande Florianópolis. O projeto tem permitido não apenas a formação continuada de estudantes, como de educadoras, em temáticas ligadas à diversidade sexual e na luta contra preconceitos, assim como ter sido campo de desenvolvimento de pesquisas sobre as tematicas do amor, da sexualidade e da violências.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
PET - Programa de Educação Tutorial da FDRP-USP
Descrição: Projeto de extensão voltado a estimular e fortalecer estudos e ações de formação crítica no curso de Direito da FDRP-USP, bem como relacionados ao tema da assessoria jurídica popular.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2015
Grupo de Estudos do Núcleo de Identidade de Gênero e Subjetividades
Descrição: O Grupo de Estudos do NIGS (GENIGS), ao longo do segundo semestre de 2015, teve o objetivo de realizar formação teórica e metodológica envolvendo as temáticas de antropologia, gênero, sexualidade, DSTs, violências, educação e políticas públicas.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CANTARELLI, I.. Sugestões para se empoderar mais. Revista Papo Sério - Série Cadernos NIGS, Florianópolis, p. 28 - 29.

Demais trabalhos
1.
CANTARELLI, I.. Encarceramento Feminino em Ribeirão Preto. 2012 (Relatório) .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada Gênero, Antropologia e Educação Tema: Desafios da formação de professoras\es e estudantes.Cenas de encontro com a alteridade no contexto escolar. 2015. (Encontro).

2.
Encarceramento Feminino. 2012. (Seminário).

3.
Semana do Advogado III. 2012. (Simpósio).

4.
Semana Jurídica. 2012. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANTARELLI, I.. V Curso de Curta Duração em Gênero. 2015. (Outro).

2.
CANTARELLI, I.; BERNHARDT, B. ; FERNANDES, E. ; DUTRA, E. H. . VII Concurso de Cartazes Sobre Homo-Lesbo-Transfobia e Heterossexismo nas Escolas. 2015. (Concurso).

3.
CANTARELLI, I.; Outros membros do Coletivo . Inauguração do Coletivo Feminista Capitu. 2012. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANTARELLI, I.. V Curso de Curta Duração em Gênero. 2015. (Outro).




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