Carolina de Castro Andrade Jorge

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  • Última atualização do currículo em 16/02/2018


Mestra e doutoranda em Genética pela UFMG, Laboratório de Genética Humana e Médica, sob orientação da professora Maria Raquel Santos Carvalho. Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte (2013). Iniciação Científica no laboratório de farmacogenética e marcadores biomoleculares, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte, sob orientação da professora Karla Fernandes (2012/2013).Experiência na área de Educação e Genética Humana e Médica, atuando no seguinte tema: bases moleculares das características complexas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carolina de Castro Andrade Jorge
Nome em citações bibliográficas
JORGE, C. C. A.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Genética.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Orientador: Maria Raquel dos Santos Carvalho.
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2014 - 2016
Mestrado em Genética.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÃO DAS MICRODELEÇÕES/MICRODUPLICAÇÕES SUBTELOMÉRICAS PARA O FENÓTIPO DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Maria Raquel dos Santos Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Ciências Biológicas.
Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, FPBH, Brasil.
Título: ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO DO POLIMORFISMO 4G/5G DO GENE PAI-1 (INIBIDOR DO ATIVADOR DE PLASMINOGÊNIO) COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO (AVEi) NA REGIÃO DE BELO HORIZONTE..
Orientador: Karla Simone da Silva Fernandes.
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Santos Dumont, EESD, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Disciplina Evolução (pós graduação de genética). (Carga horária: 80h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2013 - 2013
Educação Inclusiva em Biologia Celular. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2012 - 2012
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2012 - 2012
Como Cultivar Células. (Carga horária: 3h).
Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, FPBH, Brasil.
2012 - 2012
A Relevância do DMSO em Processo de Criopreservaçã. (Carga horária: 4h).
Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, FPBH, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Disciplina Didática de licenciatura. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2011 - 2011
Educação Ambiental. (Carga horária: 4h).
Fundação de Parques Municipais, FPM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, .

2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, .

2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Biológicas, .


Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte, FPBH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8


Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte, IEP-SCBH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
REALIZAÇÃO DE ENSAIOS BIOLÓGICOS, ANÁLISE GENOTÍPICA DE POLIMORFISMOS POR RFLP E qRT-PCR (HRM E TaqMan), ENSAIOS IMUNOENZIMÁTICOS, EXTRAÇÃO DE ÁCIDOS NUCLEICOS, ESTOCAGEM E PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS E CRIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO (POP).

Atividades

08/2012 - 08/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Biomarcadores, .


Petrel Engenharia LTDA, PELTDA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária de Educação Ambiental, Carga horária: 20
Outras informações
Acompanhamento das atividades desenvolvidas nas Unidades da Fundação de Parques Municipais pelos transatores civis e penais encaminhados pelo Ministério Público e elaboração e desenvolvimento de atividades de educação ambiental para alunos de escolas municipais e frequentadores dos parques.


Escola Municipal José Madureira Horta, EMJMH, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora do Projeto Escola Integrada, Carga horária: 20
Outras informações
Elaboração e desenvolvimento de atividades ambientais direcionadas à alunos participantes do projeto Escola Integrada da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.



Linhas de pesquisa


1.
Associação de Polimorfismos Genéticos com Acidente Vascular Encefálico e Biomarcadores
2.
As bases genético-moleculares da deficiência intelectual sindrômica e não-sindrômica
3.
Diagnóstico molecular da deficiência intelectual
4.
Bases genéticas da dificuldade de aprendizagem na Matemática


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Diagnóstico genético-molecular do retardo mental: avaliação de métodos
Descrição: Avaliação de custo e eficiência de métodos de diagnóstico genético-molecular, incluindo MLPA a aCGH...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carolina de Castro Andrade Jorge - Coordenador / Maria Raquel S. Carvalho - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Integrante.
2015 - Atual
Endofenótipos das dificuldades de aprendizagem da matemática
Descrição: A discalculia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem da aritmética que afeta entre 3% e 6% da população em idade escolar. Os domínios mais afetados são o conceito de numerosidade, a habilidade de contar, bem como as habilidades de transcodificar entre as diversas representações simbólicas de numero, aprender e resgatar os fatos aritméticos e de realizar as quatro operações. A discalculia do desenvolvimento é uma entidade heterogênea do ponto de vista cognitivo, havendo formas com comprometimento, em diversas combinações, das habilidades de transcodificação verbal, memória verbal, processamento fonológico, processos visoespaciais e representação não-simbólica de magnitude. O presente projeto objetiva investigar os principais mecanismos cognitivos subjacentes aos transtornos de aprendizagem em grupos com dificuldade específica da matemática, dificuldade de leitura, grupo comórbido e crianças controles de idade escolar. Além disso, o estudo de endofenótipos cognitivos facilita a escolha de possíveis genes candidatos a influenciar os transtornos. A enzima catecol-ortometil-transferase ou COMT é um dos principais candidatos a endofenótipo neurobiológico envolvido em transtornos de aprendizagem e TDAH, na medida em que está relacionada à memória de trabalho, um dos mecanismos cognitivos subjacentes à aprendizagem. Outro endofenótipo interessante da dificuldade de aprendizagem da Matemática são as mutações expansivas no gene do retardo mental familiar 1 (FMR1). Esse transtorno afeta homens e mulheres, mas sobretudo, em mulheres portadoras da mutação as características fenotípicas são mais intensas, havendo maior chance de apresentar déficits cognitivos. A amostra (n=2000) será selecionada entre crianças de escolas públicas de Belo Horizonte, entre 8 e 10 anos de idade. A coleta de dados será realizada em duas etapas: na primeira fase, em grupo, serão aplicados um teste de desempenho escolar e de inteligência,além da coleta de material biológico (10mL de saliva). Os participantes com inteligência normal (percentil > 15 no Raven) participarão de uma segunda etapa de avaliação neuropsicológica individual. Nesta etapa, haverá uma investigação da memória de trabalho, cognição numérica, e habilidade de leitura e escrita, através de um protocolo experimental desenvolvido pelo Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (UFMG) e o Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (Neurocog) (UFRGS). Do ponto de vista neuropsicológico, as principais hipóteses a serem testadas no projeto são que a)o processamento fonológico e a memória de trabalho associam-se, mais fortemente, a aspectos da matemática que envolvem o código arábico e verbal, enquanto a representação de magnitudes está mais relacionada à capacidade de estimação e cálculos aproximados ; b) que em crianças com desenvolvimento típico, a relação existente entre memória de trabalho e desempenho aritmético é moderada pelos polimorfismos da COMT, sendo que os indivíduos Met158Met apresentam melhor desempenho nas tarefas matemáticas. Por outro lado, a relação entre polimorfismos da COMT e desempenho aritmético só acontece via mediação da memória de trabalho. Por fim, c) espera-se que uma fração das crianças com dificuldade de aprendizado da Matemática apresente expansão da repetição de CGG no gene FMR1. Estas expansões não são tão grandes a ponto de ocasionar deficiência intelectual. Ao contrário, geram alelos nas faixas de tamanho denominadas zone cinzenta e pré-mutação. O estudo permitirá a melhor delimitação do perfil neuropsicológico associado aos transtornos de aprendizagem, contribuindo para o planejamento de estratégias diagnósticas e de intervenção mais eficazes. Estarão envolvidas neste projeto duas alunas de doutorado e uma aluna de mestrado, as quais coordenarão a coleta de dados neuropsicológicos e biológicos. Elas terão oportunidade de se aprofundar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .

Integrantes: Carolina de Castro Andrade Jorge - Coordenador / Maria Raquel S. Carvalho - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Integrante.
2008 - Atual
Discalculia do desenvolvimento em crianças de idade escolar: triagem, populacional e caracterização de aspectos cognitivos e genético-moleculares
Descrição: A discalculia do desenvolvimento é um transtorno específico de aprendizagem da aritmética que afeta entre 3% e 6% da população em idade escolar. Os domínios mais afetados são o conceito de numerosidade, a habilidade de contar, bem como as habilidades de transcodificar entre as diversas representações simbólicas de número, aprender e resgatar os fatos aritméticos e de realizar as quatro operações. As formas de discalculia do desenvolvimento em que existe um déficit na intuição numérica se associam a outros sintomas de disfunção dos lobos parietais, tais como alterações da orientação direita-esquerda, agnosia digital e apraxia visoconstrutiva, constituindo o chamado transtorno não-verbal de aprendizagem (TNVA), o qual tem uma prevalência de 1% da população escolar normal. O TNVA caracteriza o fenótipo cognitivo de muitas síndromes adquiridas (fetal alcoólica) e genéticas (Turner, Williams, velocardiofacial etc.). Os objetivos do projeto são: 1. averiguar a prevalência de distúrbios da aprendizagem da matemática (DAM) em uma amostra demograficamente representativa da população de Belo Horizonte; 2. averiguar a prevalência de dificuldades com o conceito de numerosidade, habilidades de contar, transcodificar entre as diversas representações simbólicas de número, aprender e resgatar os fatos aritméticos e realizar as quatro operações, assim como a prevalência de TNVA; 3. desenvolver um sistema de detecção para síndrome de Turner (ST) e síndrome velocardiofacial (VCF) baseado em amplificação em multiplex dependente de ligação, 4. validar o novo método de diagnóstico molecular em uma amostra de indivíduos com diagnóstico clínico e citogenético de ST e VCF; 5. usando esta ferramenta, averiguar a freqüência de ST e VCF entre as crianças com DAM; 6. criar um banco de dados e de material genético de crianças com DD, para estudos de mapeamento genético posteriores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carolina de Castro Andrade Jorge - Coordenador / Maria Raquel S. Carvalho - Integrante / Vitor Geraldi Haase - Integrante / Marlene de Miranda - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Humana e Médica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia / Subárea: Fisiologia.
6.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica.


Idiomas


Inglês
, Lê Razoavelmente.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
JORGE, C. C. A.; CARVALHO, M. R. S. ; PAIVA, G. M. ; OLIVEIRA, A. . REGIÕES SUBTELOMÉRICAS E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA EM CRIANÇAS DE IDADE ESCOLAR DO BARSIL. In: World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2017, Porto Alegre - RS. World Congress on Brain, Behavior and Emotions, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
Letícia A. Soares da Mota ; Alexandre N. Coelho ; JORGE, C. C. A. ; Carolina S. Aarão ; Laura L. dos Santos . Avaliação das informações disponíveis sobre plantas medicinais em sites brasileiroso. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Ciências, Ensino e Cultura do ICB/UFMG.?Dificuldade de aprendizagem da Matemática: Pode ter um componente genético??. 2016. (Encontro).

2.
Congresso Nacional de Botânica e XXXIII Encontro Regional de Botânicos MG, BA e ES. Avaliação das informações disponíveis sobre plantas medicinais em sites brasileiroso. 2013. (Congresso).

3.
II Simpósio de Integração dos Programas de Pós-Graduação em Biologia Celular e e VI Simpósio de Biologia Celular da da UFMG. 2013. (Simpósio).

4.
Perspectivas para a água no século XXI: Preservação e desafios. 2013. (Seminário).

5.
III Seminário Internacional Teias de Cidadania _ A cultura popular tece caminhos para uma Educação Integral. 2012. (Seminário).




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