Edgar Smiderle

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7116722503436016
  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Licenciado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Marechal Cândido Rondon. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edgar Smiderle
Nome em citações bibliográficas
SMIDERLE, E.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Graduação em História.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: O Cantar de mio Cid e a construção de um modelo de cavaleiro ideal (séculos XII-XIII).
Orientador: André Luiz Leme.
2010 - 2012
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual São Cristovão, CSC, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Mídias, educação e práticas de ensino: a formação docente e as tecnologias. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2017 - 2017
Relações entre História e Literatura na construção do personagem Lancelot. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2017
Museus e Centros de Documentação: organização e gestão de seus acervos. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2016 - 2016
Escrita científica: normas, procedimentos e orientações práticas. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
História e Historiografia da África Contemporânea. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
Geografia Literária do Cordel. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
As Pedras que Falam: epigrafia latina. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
O materialismo lacaniano aplicado à Literatura. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do projeto de extensão "Ações para higienização, catalogação e digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som do município de Cascavel - PR".

Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Estudante

Atividades

10/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, CCHEL - Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras.



Linhas de pesquisa


1.
História Intelectual e Historiografia

Objetivo: Fruto de uma realidade sociocultural específica, o intelectual, no sentido amplo do termo, encontra-se intimamente ligado ao seu contexto histórico. Somente a particularidade desse contexto poderá revelar a singularidade desse intelectual. Este grupo têm por objetivo discutir pressupostos teóricos e metodológicos da e para a história intelectual e a história dos intelectuais. Assim, objetiva-se entender a posição assumida por atores e autores, que em diversas épocas da história, de alguma forma, interferiam no contexto em que viviam e circulavam.
Grande área: Ciências Humanas


Projetos de pesquisa


2017 - 2017
O Cantar de mio Cid e a construção de um modelo de cavaleiro ideal (séculos XII-XIII)
Descrição: Este trabalho procura examinar o Cantar de Mio Cid como o transmissor de um modelo de cavaleiro exemplar, através do estudo das qualidades e ações do protagonista, El Cid, que serviriam de modelo de conduta aos membros da audiência a que essa obra era declamada, sobretudo os cavaleiros ibéricos de fins do século XII e início do XIII. Essa fonte possui embasamento em alguns dados históricos, como acontecimentos ocorridos na Península Ibérica deste período, e alguns eventos da vida do protagonista, que também existiu historicamente. Contudo, em sua função no poema, observa-se a idealização e alteração de certos aspectos a fim de se difundir uma mensagem específica: a possibilidade de ascensão social e econômica por meio das batalhas contra os muçulmanos ao sul da Península, além da difusão da ideologia da Conquista cristã sobre territórios islâmicos para se obter a hegemonia peninsular. Identifica-se nesta obra épica que o protagonista possui virtudes como moderação, honra, coragem, generosidade, prudência e fidelidade, bem como o de ser um exemplo de cristão que possui a providência divina ao seu lado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edgar Smiderle - Integrante / André Luiz Leme - Coordenador.
2014 - 2015
El Cantar de Mio Cid: as relações ambíguas entre cristãos e muçulmanos durante a
Descrição: Este projeto procura compreender as relações entre cristãos e muçulmanos em Al-Andaluz (península ibérica sob o domínio islâmico, de 711 a 1492) tal como estão narradas no épico Cantar de Mio Cid. O exame desta fonte terá como foco o processo da "Conquista" cristã sob esse território, sobretudo durante os séculos XII e XIII. Nesse poema as relações podem ser consideradas "ambíguas", pois são tidas como hostis, mas que ao mesmo tempo também refletem amistosidade, o que sugere a construção de uma tolerância religiosa entre esses grupos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edgar Smiderle - Integrante / Moisés Antiqueira - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Ações para higienização, catalogação e digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som do município de Cascavel - PR
Descrição: O projeto é resultado de uma parceria firmada em 2009, entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon, e a prefeitura do município de Cascavel. As atividades são desenvolvidas no Núcleo de Pesquisa e Documentação sobre o Oeste do Paraná (CEPEDAL) e consistem na higienização, catalogação, digitalização e a inserção no site do Museu da Imagem e do Som (www.cascavel.pr.gov.br/museu) de um conjunto de fotografias (cerca de 40 mil) que retratam diferentes aspectos sobre a história do município de Cascavel e da região. Este projeto além de contribuir para a maior conservação das fotografias, é uma forma de aproximar e facilitar o acesso das pessoas às fotografias e suas possibilidades de pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Edgar Smiderle - Integrante / Felipe Eduardo Nenevê - Integrante / Andressa Scarpelini da Silva - Integrante / Marcio Antonio Both da Silva - Coordenador.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Cascavel - Bolsa.
2015 - 2017
Observatório do Mundo Contemporâneo
Descrição: O Observatório do Mundo Contemporâneo é um projeto de extensão, vinculado ao Laboratório de Ensino de História, cujas atividades vêm sendo realizadas desde 2001. O projeto conta com a participação de professores e alunos dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Seu trabalho consiste basicamente no esforço de produzir e divulgar informações e análises sobre o mundo contemporâneo. O projeto parte da problemática de que com a globalização dos meios de comunicação, a divulgação das informações sobre uma grande quantidade de acontecimentos internacionais é instantânea. No entanto o ritmo alucinante com que as notícias são divulgadas pelos meios de comunicação de massa raramente torna possível uma análise crítica destes acontecimentos. São poucas as possibilidades reais encontradas pelos professores de história assim como de outras áreas afins, de aprofundar as análises correntes. Faltam referenciais teóricos e se esbarra na falta de fontes, que quase sempre recai em materiais provenientes da imprensa. A partir do diálogo com as perspectivas apontadas pelo campo da História Imediata e do Tempo Presente as atividades desenvolvidas pelo projeto visam analisar acontecimentos históricos em curso e, ao mesmo tempo, provocar a reflexão crítica sobre o papel exercido pelos meios de comunicação na produção da memória na sociedade contemporânea. Os resultados das pesquisas e análises desenvolvidas pela equipe do projeto são divulgados em murais temáticos dentro da Universidade e através de palestras e debates nas escolas públicas da região. O conjunto destes resultados, em suas diversas linguagens, está disponível neste site a todos os interessados. A seguir vocês poderão consultar cada mural temático produzidos pela equipe do observatório. Em cada um destes murais vocês encontrarão artigos, apresentações de slides e vídeos que se dedicam a analisar e refletir sobre um tema da história recente.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) .
Integrantes: Edgar Smiderle - Integrante / Danilo Ferreira da Fonseca - Coordenador / Sara Munique Noal - Integrante / Irio Junior Bernich - Integrante / Alex Sandro Ventura Griebeler - Integrante / Matheus Augusto Schlachta - Integrante / Juliana Bassani - Integrante / Nicole de Cândido Ponestk - Integrante / Vanessa Evangelista Rocha - Integrante / Régis Gustavo Petri - Integrante.
2015 - 2016
Diagnóstico da Sociedade Civil Organizada do município de Marechal Cândido Rondon - PR
Descrição: O projeto é resultado de um convênio entre a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon - PR. Seu objetivo é a elaboração de um banco de dados a partir do mapeamento e da coleta de informações sobre a sociedade civil organizada do município. Trata-se de um trabalho de extensão a partir do qual entidades como associação de moradores, clube de mães, clube de damas, clube de idosos, sindicatos, cooperativas, entre outras, são visitadas. A partir das visitas é feita a coleta de informações e a posterior elaboração do banco de dados e do catálogo descritivo.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Edgar Smiderle - Integrante / Débora Canguçú Rey - Integrante / Matheus Augusto Schlachta - Integrante / Andrey Tironi da Silva - Integrante / Fernanda Nichterwitz - Integrante / Marcio Antonio Both da Silva - Coordenador.Financiador(es): Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon - PR - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SMIDERLE, E.. Cantar de Mio Cid: uma construção narrativa cristã. In: 27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras, 2016, Marechal Cândido Rondon. Anais do 27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras, 2016.

2.
SMIDERLE, E.. Cristãos e muçulmanos no Cantar de Mio Cid: um diálogo com a Reconquista. In: XII Semana Acadêmica de História - 'História e Arte: Literatura, Música e Cinema', 2015, Marechal Cândido Rondon. Anais da XII Semana Acadêmica de História, 2015. v. Único. p. 68-74.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SMIDERLE, E.; SILVA, Marcio Antonio Both da . Ações para a higienização, catalogação e digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Cascavel. In: XVII Seminário de Extensão da Unioeste, 2017, Cascavel. Anais do XVII Seminário de Extensão da Unioeste, 2017.

2.
SMIDERLE, E.; SILVA, A. S. ; NENEVÊ, F. E. ; SILVA, Marcio Antonio Both da . Ações para a catalogação, higienização, digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) do município de Cascavel. In: XVI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2016, Francisco Beltrão. Anais do XVI SEU, 2016.

3.
SMIDERLE, E.. El Cantar de Mio Cid: as relações ambíguas entre cristãos e muçulmanos durante a 'Reconquista'. In: I EAICTI - Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2015, Cascavel. Área: Ciências Humanas-História, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SMIDERLE, E.; SILVA, Marcio Antonio Both da . Ações para a higienização, catalogação e digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Cascavel. In: XVII Seminário de Extensão da Unioeste, 2017, Cascavel. Anais do XVII Seminário de Extensão da Unioeste, 2017.

2.
SMIDERLE, E.; SILVA, A. S. ; NENEVÊ, F. E. ; SILVA, Marcio Antonio Both da . Ações para a catalogação, higienização, digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) do município de Cascavel. In: XVI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste, 2016, Francisco Beltrão. Caderno de resumos do XVI SEU, 2016.

3.
SMIDERLE, E.. Cantar de Mio Cid: uma construção narrativa cristã. In: 27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras, 2016, Marechal Cândido Rondon. Caderno de Resumos do 27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras, 2016.

4.
SMIDERLE, E.. Cristãos e muçulmanos no Cantar de Mio Cid: um diálogo com a Reconquista. In: XII Semana Acadêmica de História - 'História e Arte: Literatura, Música e Cinema, 2015, Marechal Cândido Rondon. Caderno de Resumos da XII Semana Acadêmica de História, 2015. v. Único. p. 41-41.

Apresentações de Trabalho
1.
SMIDERLE, E.. Cantar de Mio Cid: uma construção narrativa cristã. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SMIDERLE, E.; SILVA, A. S. . Ações para a catalogação, higienização, digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) do município de Cascavel. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SMIDERLE, E.. El Cantar de Mio Cid: as relações ambíguas entre cristãos e muçulmanos durante a 'Reconquista'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SMIDERLE, E.. Cristãos e muçulmanos no Cantar de Mio Cid: um diálogo com a Reconquista. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SMIDERLE, E.. XII Ciclo de Conferências e Interferências do CEPEDAL - 'Da fábrica à escola e aos lares: uma análise dos métodos de controle dos trabalhadores pela gerência capitalista'. 2017. (Monitoria).

2.
SMIDERLE, E.. Memória social e patrimônio: os museus em questão. 2017. (Monitoria).

3.
SMIDERLE, E.. VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, poder e revoluções. 2017. (Monitoria).

4.
SMIDERLE, E.. 3º CinEureka! Filmes, papo e pipoca. 2017. (Colaborador).

5.
SMIDERLE, E.. XIII Semana Acadêmica de História - Formação do Historiador: ensino e pesquisa. 2016. (Monitoria).

6.
SMIDERLE, E.. 2º CinEureka! Filmes, papo e pipoca. 2016. (Colaborador).

7.
SMIDERLE, E.; ANTIQUEIRA, M. . El Cantar de Mio Cid: as relações ambíguas entre cristãos e muçulmanos durante o processo da 'Reconquista' ibérica. 2015. (Relatório de pesquisa).

8.
SMIDERLE, E.; ANTIQUEIRA, M. . El Cantar de Mio Cid: as relações ambíguas entre cristãos e muçulmanos durante o processo da 'Reconquista' ibérica. 2015. (Relatório de pesquisa).

9.
SMIDERLE, E.. XV SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. 2015. (Monitoria).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Fórum das Licenciaturas - Práticas educativas e de ensino: reflexões sobre os avanços e desafios da profissão docente. 2018. (Outra).

2.
III Colóquio de Práticas Docentes. 2017. (Outra).

3.
Memória social e patrimônio: os museus em questão. 2017. (Encontro).

4.
VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, poder e revoluções. 2017. (Simpósio).

5.
XII Ciclo de Conferências e Interferências do CEPEDAL - "Da fábrica à escola e aos lares: uma análise dos métodos de controle dos trabalhadores pela gerência capitalista". 2017. (Outra).

6.
XIV Semana Acadêmica de História - Diversidade, Ensino e Políticas Públicas no século XXI. 2017. (Outra).

7.
XVII Seminário de Extensão da Unioeste.Ações para a higienização, catalogação e digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) de Cascavel. 2017. (Seminário).

8.
XVII Seminário de Extensão da Unioeste. 2017. (Seminário).

9.
27º FALE - Fórum Acadêmico de Letras. Cantar de Mio Cid: uma construção narrativa cristã. 2016. (Congresso).

10.
Ditadura: Memória, Verdade e Justiça. 2016. (Outra).

11.
O procedimento eleitoral na Roma republicana: corrupção e crise. 2016. (Oficina).

12.
Seminário de Ensino de História: debate sobre a BNCC - Área de História. 2016. (Seminário).

13.
XIII Semana Acadêmica de História - Formação do Historiador: ensino e pesquisa. 2016. (Outra).

14.
XVI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. 2016. (Seminário).

15.
XVI SEU - Seminário de Extensão da Unioeste.Ações para a catalogação, higienização, digitalização do acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS) município de Cascavel. 2016. (Seminário).

16.
18ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2015. (Congresso).

17.
I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação - EAICTI.El Cantar de Mio Cid: as relações ambíguas entre cristãos e muçulmanos durante a "Reconquista". 2015. (Encontro).

18.
II Congresso Internacional de Estudos do Rock. 2015. (Congresso).

19.
V Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Ditadura, Transição e Democracia. 2015. (Simpósio).

20.
XII Semana Acadêmica de História - "História e Arte: Literatura, Música e Cinema". 2015. (Outra).

21.
XII Semana Acadêmica de História - "História e Arte: Literatura, Música e Cinema".Cristãos e muçulmanos no Cantar de Mio Cid: um diálogo com a Reconquista. 2015. (Outra).

22.
XII Seminário Nacional de Literatura, História e Memória e III Congresso Internacional de pesquisa em Letras no contexto latino-americano. 2015. (Seminário).

23.
XV SEU: Seminário de Extensão da Unioeste. 2015. (Seminário).

24.
17ª JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2014. (Congresso).

25.
A colonização européia em África e o seu impacto na hibridação de línguas e culturas: o caso da língua portuguesa em Moçambique. 2014. (Outra).

26.
X Ciclo de Estudos Antigos e Medievais / XIII Jornada de Estudos Antigos e Medievais / V Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais. 2014. (Congresso).

27.
CONAE 2014: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. 2013. (Outra).

28.
História, Literatura e Intelectuais: Possibilidades de pesquisa e ensino de História. 2013. (Oficina).

29.
IV Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Ditaduras e Democracias. 2013. (Simpósio).

30.
X Semana Acadêmica de História: História e as crises do capital. 2013. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SMIDERLE, E.. VI Simpósio de Pesquisa Estado e Poder: Estado, poder e revoluções. 2017. (Outro).

2.
SMIDERLE, E.. XIII Semana Acadêmica de História - Formação do Historiador: ensino e pesquisa. 2016. (Outro).

3.
SMIDERLE, E.. XV SEU - Seminário de Extensão da Unioeste. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 7:04:31