Esther Borges Martins Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5036150181364238
  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Possui mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), na linha de "Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro", pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui graduação em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo participado do programa de Mobilidade Internacional e intercâmbio na Universidade de Granada, ES (UGR). Áreas de atuação e interesse: projetos e políticas culturais; pesquisa em cultura, educação, territorialidades, gênero, sertão, Convivência com o Semiárido. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Esther Borges Martins Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, E. B. M.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos.
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Título: Ser-tão Mulher: encontros, narrativas e Convivência com o Semiárido,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Luzineide Dourado Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sertão; Mulheres; Convivência com o Semiárido.
Grande área: Ciências Humanas
2009 - 2014
Graduação em Produção Cultural.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Ser-tão Mulher: caminhos do olhar e outras perspectivas sobre a sertanidade.
Orientador: Luiz Augusto Fernandes Rodrigues.




Formação Complementar


2015 - 2015
Contabilidade e Controle Interno da Adm. Pública. (Carga horária: 5h).
Prefeitura Municipal de Niterói, PMN, Brasil.
2014 - 2014
Igualdade de Gênero e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 20h).
Ministério do Meio Ambiente, MMA, Brasil.
2013 - 2013
Capacitação para Lei de Acesso à Informação - LAI. (Carga horária: 14h).
Controladoria-Geral da União, CGU/PR, Brasil.
2011 - 2011
Español como Lengua Extranjera. (Carga horária: 60h).
Centro de Lenguas Modernas, CLM, Espanha.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Cultura de Niterói, SMC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 40
Outras informações
Órgão Público Municipal que realiza a gestão da cultura na cidade de Niterói, no qual assumi a coordenação das ações, projetos e programas culturais desenvolvidos, desde sua organização e acompanhamento até a gestão interna e administrativa da pasta. As atividades abarcam organização do Planejamento Anual, Acompanhamento de Metas, Elaboração Orçamentária, Lei de Acesso à Informação, Sistema de Convênios Federal, Conferência Municipal de Cultura, relação com os equipamentos culturais municipais e artistas locais.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Produtora, Carga horária: 30


MBA Cultural, MBA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 30
Outras informações
Empresa especializada na criação, produção de conteúdo e implantação de projetos expográficos permanentes e interativos para Museus e Centros de Ciência. Integrei a produção executiva e de conteúdo dos projetos da empresa, com foco no Projeto Veneno Vital - Museu do Instituto Vital Brazil Niterói, RJ, e projeto do Museu do Voto - TSE.


Automática Produção Contemporânea LTDA, AUTOMÁTICA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 30
Outras informações
A empresa atua na elaboração, produção, gestão, coordenação, pesquisa, edição e consultoria de projetos culturais, especialmente vinculados ao segmento das artes visuais. Trabalha com artistas, curadores, críticos de arte, historiadores da arte, instituições culturais, patrocinadores públicos e privados. Participa de editais e prêmios, e elabora projetos para as leis de incentivo nas três esferas da administração pública. Integrei a equipe como assistente de produção, participando de todas as etapas desenvolvidas pela produtora.


Instituto Gingas de Cultura Afro-brasileira, GINGAS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assistente de Produção, Carga horária: 20


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Contratação, Enquadramento Funcional: Parecerista Técnico do Edital Ações Locais, Carga horária: 40
Outras informações
Parecerista na Comissão de Classificação do processo seletivo do Edital ?Prêmio de Ações Locais ? Edição Rio450? realizado pela Coordenadoria de Cultura e Cidadania da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, E. B. M.; SOUZA, R. B. . Movimentos Sociais nos Livros Didáticos: relações de gênero e outras abordagens nos livros "Conhecendo o Semi-árido" 1 e 2.. In: PAIVA, Carla Conceição da Silva; BARROS, Edonilce da Rocha.. (Org.). Paradigma Cultural II: gênero, educação, trabalho e etnias. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2017, v. 1, p. 51-67.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, E. B. M.. Memória e Conhecimento no Cotidiano: compreendendo letramento nos cadernos de receita. In: VII Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, 2017, Juazeiro. Anais do VII Workshop Nacional em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro & IV Colóquio de Pós-Graduação do Vale do São Francisco, 2017. Juazeiro-BA: diversidades e direitos em territórios semiáridos, 2017.

2.
GOMES, E. B. M.. Ser-tão Mulher: representações de gênero no imaginário do Sertão. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura - ENECULT, 2016, Salvador, BA. EDIÇÃO 2016 ? XII ENECULT, 2016. v. 1.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, E. B. M.. Memória e Conhecimento no Cotidiano: compreendendo letramento nos cadernos de receita. In: VI Workshop Nacional de Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, 2016, Juazeiro, BA. POLÍTICAS DE LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, E. B. M.. Mesa: Educação e Territorialidade no Semiárido. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GOMES, E. B. M.. Memória e Conhecimento no Cotidiano: compreendendo letramento nos cadernos de receita. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GOMES, E. B. M.. Ser-tão Mulher: representações de gênero no imaginário do Sertão. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GOMES, E. B. M.. Ser-tão Mulher: caminhos do olhar e outras perspectivas sobre a sertanidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
GOMES, E. B. M.. Ser-tão Mulher: retalhos de memória. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Nacional de História Social dos Sertões.Ser-tão Mulher: encontros, narrativas e Convivência com o Semiárido. 2018. (Seminário).

2.
Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe).Parecerista Comissão Científica. 2017. (Encontro).

3.
Encontro Semiárido e Educação: ontem, hoje e perspectivas. 2017. (Encontro).

4.
IV Sessão Especial do NEPEC-SAB: diálogos e saberes contextualizados para Convivência com o Semiárido. 2017. (Seminário).

5.
IV Sessão Especial do NEPEC-SAB: diálogos e saberes contextualizados para Convivência com o Semiárido.Mesa: Cultura Escolar e Produção dos Saberes no Semiárido. 2017. (Seminário).

6.
17a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

7.
18a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

8.
19a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

9.
20a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

10.
21a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

11.
22a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

12.
24a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

13.
25a Sessão de Divulgação Científica do Programa de Pós-graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. 2016. (Outra).

14.
I CONIDIS - Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2016. (Congresso).

15.
VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Barisleiro.Memória e Conhecimento no Cotidiano: compreendendo letramento nos cadernos de receita. 2016. (Outra).

16.
XII ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura.Ser-tão Mulher: representações de gênero no imaginário do Sertão. 2016. (Encontro).

17.
II Encontro Nacional de História do Sertão - Sertão, Memórias, Identidades e Territórios.Ser-tão Mulher: caminhos do olhar e outras perspectivas sobre a sertanidade. 2015. (Simpósio).

18.
VII Festival Sagarana - Feito Rosa para o Sertão. 2015. (Outra).

19.
XIV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas. 2015. (Encontro).

20.
Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. 2014. (Encontro).

21.
II Encontro de Estudos das Culturas dos Sertões - II Celebração das Culturas dos Sertões.Ser-tão Mulher: retalhos de memória. 2013. (Encontro).

22.
V Jornada de estudos em Produção Cultural.Ser-tão Mulher: o feminino na compreensão da cultura catingueira. 2013. (Outra).

23.
Seminários Experimentais em Produção Cultural.Intercâmbio e as novas fronteiras do conhecimento. 2012. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMES, E. B. M.; REIS, E. S. . VII Workshop Nacional em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro. 2017. (Outro).

2.
GOMES, E. B. M.; BOMFIM, L. . Seminário Movimentos Sociais e Educação: Contribuição da Filosofia Marxiana para Estudos dos Movimentos Sociais. 2016. (Outro).

3.
GOMES, E. B. M.; REIS, E. S. . VI Workshop Nacional em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Barisleiro. 2016. (Outro).

4.
OSTETTO, L. E. ; GOMES, E. B. M. . Workshop - Educação na Roda: Danças Circulares dos Povos. 2014. (Outro).

5.
GOMES, E. B. M.. Projetor, Tony Oursler (Oi Futuro RJ, de 22|11|2010 a 23|01|2011). Assistente de Produção. 2011. (Exposição).

6.
GOMES, E. B. M.. Performance Arte Brasil (MAM RJ, de 22|03|2011 a 27|03|2011). Assistente de Produção. 2011. (Festival).

7.
GOMES, E. B. M.. Fendas, José Bechara (MAM, RJ, de 24|11|2010 a 23|01|2011). Assistente de Produção. 2011. (Exposição).

8.
GOMES, E. B. M.. Hélio Oiticica - Museu É o Mundo (Casa França Brasil, MAM e outros. De 11|09|2010 a 21|11|2010). Assistente de Produção. 2010. (Exposição).

9.
GOMES, E. B. M.. Arquivo Geral, 4ª edição (Centro de Artes Helio Oiticica, de 26|09|2010 a 17|10|2010). Assistente de Produção. 2010. (Exposição).

10.
GOMES, E. B. M.. Encontros Contemporâneos com Arte (MAM, RJ, outubro de 2010). Assistente de Produção. 2010. (Festival).

11.
GOMES, E. B. M.. Pinturas Recentes, Georg Baselitz (Pinacoteca SP, de 07|12|2010 a 30|01|2011). Assistente de Produção. 2010. (Exposição).



Outras informações relevantes


Natural de Rio Bonito - RJ.

Integra o coletivo que organiza o Projeto Cultural "Caminhada dos Umbuzeiros": expedição que percorre trilhas históricas do movimento conselheirista entre as cidades de Uauá e Canudos (Bahia) através da imersão na caatinga, no turismo de base comunitária, vivências e debates com conteúdos culturais, históricos, literários e ambientais da região.

Fundou e integrou o coletivo Feira de Relações Orgânicas (FRÔ) de 2013 a 2015: espaço de vivências e trocas horizontais e comércio justo, venda de produtos e intervenções em uma perspectiva agroecológica, realizada todo mês, na Praça da Cantareira, Niterói, RJ.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 10:01:38