Nattana Marques Pires

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  • Última atualização do currículo em 25/04/2017


É graduanda em Farmácia Atualmente é bolsista no Núcleo de Vida e Cuidados (NUVIC): Estudos e pesquisa sobre a violência. E no Grupo Alteritas: diferença, arte e educação, coordenado pela Prof(a). Dr(a). Joana Célia dos Passos na Universidade Federal de Santa Catarina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nattana Marques Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, N. M.


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Farmácia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: javascript:void(0).
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Insituto Estadual de Educação, IEE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: estagio, Enquadramento Funcional: estagio não obrigatório, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Acolher: acolhimento e inserção de estudantes cotistas negros e indígenas ao universo acadêmico da UFSC (2 edição)

Atividades

04/2014 - 04/2015
Extensão universitária , Centro de Ciências da Educação - CED, .

Atividade de extensão realizada
Acolher: acolhimento e inserção de estudantes cotistas negros e indígenas ao universo acadêmico da UFSC..


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Ações Afirmativas: Ensino, Pesquisa e Extensão na perspectiva da educação das relações étnico-raciais
Descrição: O projeto de pesquisa aqui proposto, será desenvolvido em parceria entre seis universidade federais: Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal do Pará. O principal objetivo é realizar uma análise do processo de implementação dos programas de ação afirmativa com o foco no levantamento e análise das propostas pedagógicas que acompanham o processo de implementação das políticas de ação afirmativa nestas instituições. A análise conjunta e comparativa nas instituições será desenvolvida com o intuito de discutir e investigar se as instituições de ensino superior têm adotado políticas de reestruturação curricular a partir das políticas de ação afirmativa, se estas políticas de acesso têm sido acompanhadas por mudanças curriculares, de pesquisa e extensão. A partir da análise dos procedimentos, dos diferentes projetos políticos educacionais propostos pelas universidades envolvidas, espera-se analisar os diferentes desenhos e seus impactos, possibilitar a troca de experiências e indicar a partir destas análises diretrizes e propostas para que as políticas de ação afirmativa não se limitem a questões relativas ao acesso de estudantes anteriormente excluídos ou com desiguais oportunidades e possibilidades de ingressar nesse nível de ensino, para que essas políticas passem a integrar a cultura universitária, e que possam estar presentes nos diferentes componentes do dia a dia da universidade como indicam todos os documentos normativos da proposta de educação das relações étnico-raciais. O projeto será desenvolvido a partir de um levantamento e análise documental dos desenhos das propostas das instituições envolvidas, análise dos relatórios de acompanhamento das políticas de ação afirmativa nas instituições, entrevistas com os gestores e alunos da graduação das instituições envolvidas...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da Ufsc
Descrição: O presente projeto tem como objetivo: - Constituir um grupo de apoio a cotistas formado por estudantes de graduação e de pós-graduação, com a intenção de acolher e orientar os cotistas para a inserção na cultura acadêmica e administrativa da universidade, favorecendo a permanência dos cotistas negros e indígenas...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Nattana Marques Pires - Integrante / joana célia dos Passos - Coordenador / Patrícia de Moraes Lima - Integrante / Eliane Debus - Integrante / Azânia Mahin Romão Nogueira - Integrante / Kátia Adair Agostinho - Integrante / Angeli Cristina Fidelis - Integrante / Alessandro Cassoli - Integrante / Ivanilde de Jesus dos Santos Ferreira - Integrante / Idamara Freire - Integrante / Justina Sponchiado - Integrante / Elizabete Sara Siqueira Hergenrader - Integrante / Fabienne Neide da Cunha - Integrante / Valdirene Aparecida da Silva - Integrante / Camila Santana - Integrante / Vera Lucia Valério Belo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenaria Sanitária/Ambiental.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV SEREM.Acolher: Acolhimento e inserção de estudantes cotistas na cultura acadêmica da Ufsc. 2016. (Seminário).

2.
II COPENE SUL. 2015. (Congresso).

3.
MESA REDONDA: Consciência Negra: o eurocentrismo e a branquitude no currículo. 2015. (Encontro).

4.
SEURS.Projeto de extensão Acolher: acolhimento e inserção aos estudantes negros e indígenas da UFSC. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASSOS, J. C. ; PIRES, N. M. . III COPENE SUL Negras e negros no sul do Brasil: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira.. 2017. (Congresso).

2.
PASSOS, J. C. ; LUDWIG, A. ; SANTANA, C. ; CUNHA, F. N. ; FERREIRA, I. J. S. ; FREITAS, P. ; DEBUS, E. ; PIRES, N. M. . Negras vozes: intelectuais negros e negras. 2015. (Exposição).

3.
LIMA, P. M. ; PASSOS, J. C. ; PIRES, N. M. . Seminário: Violência sexual contra crianças e adolescentes: o que temos a ver com isso?. 2015. (Outro).

4.
PASSOS, J. C. ; PIRES, N. M. . MESA REDONDA: Consciência Negra: o eurocentrismo e a branquitude no currículo. 2015. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PASSOS, J. C. ; PIRES, N. M. . III COPENE SUL Negras e negros no sul do Brasil: desenvolvimento, patrimônio e cultura afro-brasileira.. 2017. (Congresso).




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