Nathalia Vince Esgalha Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8813652353776693
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Doutoranda em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA/ICS) da Universidade de Brasília (UnB) e Mestra pelo mesmo centro. Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é Assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). É membro do Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil (MeCACB/CEPPAC) e do Grupo de Estudos e Extensão sobre Religiões Afrobrasileiras - Calundu. Tem experiência na área de Discriminação, Discriminação étnico-racial, Racismo Institucional, Migrações Internacionais, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Acesso à Justiça e em criação e desenvolvimento de projetos na área de Cooperação Internacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nathalia Vince Esgalha Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, N. V. E.;Vince Esgalha Fernandes, Nathalia;VINCE, Nathalia;FERNANDES, Nathalia V. E.


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados Sobre as Américas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Orientador: Rebecca Lemos Igreja.
2014 - 2016
Mestrado em Estudos Comparados Sobre As Américas.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A luta institucional antidiscriminatória: Um estudo de caso do CONAPRED e da atenção à discriminação contra imigrantes centro-americanos no México,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Rebecca Forattini Altino Machado Lemos Igreja.
Palavras-chave: Discriminação.
2005 - 2009
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: DIREITOS HUMANOS SOB A PERSPECTIVA DO DIÁLOGO INTERCULTURAL: ABORDAGENS CULTURALMENTE SENSÍVEIS..
Orientador: Riva Sobrado de Freitas.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Os Novos Fluxos Latino-Americanos no Brasil. (Carga horária: 30h).
Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, CEPPAC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Gestão de Organizações Não Governamentais. (Carga horária: 25h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2008 - 2009
Ciência Política. (Carga horária: 240h).
Universidad de Santiago de Compostela - Campus Santiago, USC, Espanha.


Atuação Profissional



Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF, IPEA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa III, Carga horária: 40


Observatório das Migrações Internacionais, OBMIGRA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
O OBMigra é um observatório fomentado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), via Conselho Nacional de Imigração (CNIg) que realiza pesquisas na área de migrações internacionais, trabalho e políticas públicas, utilizando-se de bases de dados de registros administrativos do MTE, Ministério da Justiça, Polícia Federal e IBGE. Trabalho com Análises, Sistematizações e pesquisa de campo. Área de atuação: Migrações Internacionais, Discriminação étnico-racial e Acesso a Direitos.


Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, CEPPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes
Outras informações
Bolsista CAPES

Atividades

02/2017 - 07/2017
Estágios , Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Brasília, .

Estágio realizado
Estágio Docente - Cultura e Identidade nas Américas.

Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora - DAS, Carga horária: 40
Outras informações
Assessora lotada no Centro de Estudos sobre o Sistema de Justiça da Secretaria de Reforma do Judiciário/Ministério da Justiça com as seguintes atividades: Coordenação, operacionalização, publicação pesquisas acadêmicas, promoção de oficinas, palestras, seminários, simpósios, conferências e congressos sobre o sistema de justiça brasileiro, acesso a direitos, fortalecimento e modernização da justiça no Brasil. Detalhamento: - Auxiliar Coordenação do projeto "Diálogos Sobre a Justiça". - Editoração:Revista Diálogos sobre Justiça - Gerenciamento do PRODOC - Projeto de Cooperação Internacional co o PNUD - Aprovação de produtos assistente de coordenação de pesquisas.


Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de Relações Internacionais II, Carga horária: 40
Outras informações
Elaboração e desenvolvimento de programas de mobilidade acadêmica, promoção do relacionamento interinstitucional entre estabelecimentos de ensino superior, órgãos de governo e instituições diversas no Brasil e no exterior, objetivando a ampliação de possibilidades de Cooperação Internacional no âmbito do ensino e pesquisa. Forte trabalho de recepção internacional, representação em eventos, encontros e congressos, além da atuação como organizadora e palestrante na realização de eventos voltados à comunidade acadêmica.


Prefeitura Municipal de Franca, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Agente de Cidadania, Carga horária: 20
Outras informações
Funcionária pública no cargo de Agente de Cidadania no Projeto ?Arte e Cidadania?. Funções: Professora ? Objetivo do projeto: Trabalhar o conceito de Cidadania com crianças de 06 a 12 anos na periferia da cidade de Franca.


Grupo de Cidadania ONG Franca Viva, OFV, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio no Departamento de Relações Internacionais Funções: Auxílio em pesquisa e captação de recursos nacionais e internacionais, implantação, desenvolvimento e resolução de problemas para os projetos sociais da ONG.



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
ESTUDO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE SITUAÇÕES DE DISCRIMINAÇÃO VINCULADAS À ETNIA/RAÇA EM CONTEXTOS MIGRATÓRIOS
Descrição: Estudo sobre identificação de situações de discriminação vinculadas à etnia e/ou a questões de gênero em contextos migratórios em países ibero-americanos. Com a finalidade de verificar as situações de discriminação e racismo em direção aos imigrantes e o seu impacto na situação de vulnerabilidade a qual estão expostos, o projeto propôs uma esquematização dos fluxos migratórios dos países objeto do presente estudo, sendo que cada um deles foram historicamente contextualizados e analisados sob a ótica étnico-racial e migratória dessa proposta, com a consequente apresentação das principais políticas públicas que vigoram em cada um dos países dos blocos, bem como a atual legislação referente à temática, juntamente com quadros comparativos que apontam, entre outras coisas, o cruzamento dessas variáveis nas políticas públicas e nas legislações. Por fim, foram apontados casos emblemáticos que bem ilustram a situação dessas categorias, assim como um capítulo inteiramente dedicado à apresentação daquilo que podem ser consideradas bons exemplos no âmbito das políticas públicas e legislações estudadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Coordenador / Martin Leon Jacques Ibanez de Novion - Integrante / Isabel Cristina Naranjo Norena - Integrante / Dalila Noleto Torres - Integrante / Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos - Integrante / Naila Ingrid Chaves Franklin - Integrante / AMANDA PEDROZA - Integrante / GIOVANA CRISTINE NOBRE DA SILVA - Integrante / JAMILA ODEH-MOREIRA - Integrante / SOFIA CURTO TOCHETTO - Integrante / Tasso Tannus - Integrante / Vanessa Gomes Zanella - Integrante / Rebecca Forattini Altino Machado Lemos Igreja - Integrante.
Financiador(es): Organização dos Estados Iberoamericanos - Outra.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - Atual
Grupo de Estudos Comparados México, Caribe, América Central e Brasil _ MeCACB
Descrição: O grupo busca ocupar espaços ausentes na pesquisa brasileira sobre a região do México, América Central e Caribe em uma perspectiva comparada. O objetivo é gerar conhecimento que subsidiem políticas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (12) .

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Integrante / Rebecca Lemos Igreja - Coordenador / Martin Leon Jacques Ibanez de Novion - Integrante / Talita Tatiana Dias Rampin - Integrante / Luiz Guilherme de Oliveira - Integrante / Isabel Cristina Naranjo Norena - Integrante / Carlos Efren Agudelo - Integrante / Simone Rodrigues Pinto - Integrante / Rogerio Gimenes Giugliano - Integrante / Pedro Paulo Videiro Rosa - Integrante / Rosane Argou Marques - Integrante / Guadalupe Irene Juárez Ortiz - Integrante / Felipe Canova Gonçalves - Integrante.

Número de produções C, T & A: 8
2013 - Atual
Laboratório de Estudos sobre as Migrações Internacionais (LAEMI)
Descrição: O Laboratório de Estudos sobre as Migrações Internacionais (LAEMI) dedica-se ao estudo do fenômeno migratório internacional nas Américas em múltiplas dimensões (social, econômica, cultural, familiar, laboral, política, jurídica, entre outras) e em diferentes escalas (nacional, regional e transnacional). A partir de uma perspectiva interdisciplinar e comparada promove pesquisas que analisam o impacto das migrações contemporâneas nas sociedades de origem, nos lugares de destino, nos espaços de fronteira e nos campos sociais transnacionais dos migrantes.O LAEMI está vinculado ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas (CEPPAC) do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Brasília (UnB)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Coordenador / Leonardo Cavalcanti - Integrante.

Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2018 - Atual
Diálogos Comunitários Calunduzeiros
Descrição: O projeto objetiva ampliar o debate sobre as religiões afro-brasileiras dentro e fora do espaço acadêmico. É proposto e conduzido pelo Grupo Calundu, que possui vínculo com o Departamento de Sociologia. Propõe a realização de encontros quinzenais abertos, para diálogos sobre textos de referência; a realização de eventos fora da Universidade, levando os diálogos à comunidade não acadêmica; e a edição da Revista Calundu, periódico eletrônico com a temática geral afrorreligiosa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Integrante / Guilherme Dantas Nogueira - Integrante / Gerlaine Torres Martini - Integrante / Ariadne Moreira Basílio de Oliveira - Integrante / Adélia Regina da Silva Mathias - Integrante / Francisco Phelipe Cunha Paz - Integrante / Iyaromi Feitosa Ahualli - Integrante / Tania Mara Campos de Almeida - Coordenador.
2017 - 2018
Diálogos Comunitários Calunduzeiros
Descrição: O projeto objetiva ampliar o debate sobre as religiões afro-brasileiras dentro e fora do espaço acadêmico. Está sendo proposto e será conduzido pelo Grupo Calundu, que possui vínculo com o Departamento de Sociologia. Propõe a realização de encontros quinzenais abertos, para diálogos sobre textos de referência; a realização de eventos fora da Universidade, levando os diálogos à comunidade não acadêmica; e a edição da Revista Calundu, periódico eletrônico com a temática geral afrorreligiosa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Integrante / Guilherme Dantas Nogueira - Integrante / Gerlaine Torres Martini - Integrante / Ariadne Moreira Basílio de Oliveira - Integrante / Adélia Regina da Silva Mathias - Integrante / Francisco Phelipe Cunha Paz - Integrante / Iyaromi Feitosa Ahualli - Integrante / Clara Jane Costa Adad - Integrante / Luis Augusto Ferreira Saraiva - Integrante / Tania Mara Campos de Almeida - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 7
2016 - 2016
Diálogos do Observatório - Migrações internacionais na América Latina
Descrição: O objetivo do curso é capacitar e qualificar os estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e agentes públicos sobre o tema das migrações internacionais na América Latina de forma a estimular a construção de novos problemas e projetos de pesquisa. Desta forma, o curso se apresenta como um espaço de reflexão acadêmica, de troca de experiências e de diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação a partir de palestras temáticas. Além disso, incentiva a participação da comunidade externa, gestores, instituições da sociedade civil e de pessoas interessadas no tema..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Integrante / Leonardo Cavalcanti - Coordenador / Dina Araújo - Integrante / Tuila Botega - Integrante.
2005 - 2008
Grupo de Extensão Centro Popular de Cultura (CPC) UNESP/Franca
Descrição: Trabalho de Extensão de 2005-2008 ? O CPC é um grupo de estudos e extensão na UNESP que trabalha em promover a cultura na sociedade de Franca por meio de aulas dadas à comunidade de variadas artes e organizando apresentações e workshops, além de pesquisar assuntos relativos à cultura. Funções no grupo com tarefas administrativas, estudo, pesquisa, organização de eventos e como professora de Kung Fu..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Nathalia Vince Esgalha Fernandes - Coordenador / Elisabete Sanches Rocha - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - 2017
Periódico: Revista Calundu


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Migrações Internacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Discriminação Étnico-racial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Políticas Públicas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
nathalia vince esgalha fernandes  Data: 14/07/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
3FERNANDES, N. V. E.2017FERNANDES, N. V. E.. A RAIZ DO PENSAMENTO COLONIAL NA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. Revista Calundu, v. 1, p. 117-136, 2017.

2.
2FERNANDES, N. V. E.2017FERNANDES, N. V. E.; ADAD, C. J. C. . Intolerância ou Racismo Religioso: Discriminação e Violência contra as Religiões de Matriz Africana. REVISTA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, v. 1, p. 1-17, 2017.

3.
1FERNANDES, N. V. E.2017FERNANDES, N. V. E.; OLIVEIRA, A. M. B. . Plano Nacional de Liberdade Religiosa: Os povos de terreiro e a construção do racismo religioso. Revista Calundu, v. 1, p. 91-111, 2017.

4.
4FERNANDES, N. V. E.2014 FERNANDES, N. V. E.. Direitos humanos, universalismo e debates interculturais. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, v. 13, p. 15-36, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
FERNANDES, N. V. E.. Entre a Feijoada e o Ajiaco: Reflexões sobre a mestiçagem no Brasil e em Cuba. In: Simone Rodrigues Pinto; Rebecca Lemos Igreja. (Org.). Pensando as Américas desde o Caribe. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 25-40.

2.
FERNANDES, N. V. E.; IGREJA, Rebecca Lemos . A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NA AMÉRICA LATINA. In: Rebecca Lemos Igreja; Jacques de Novion. (Org.). POLÍTICA EM MOVIMENTO: a construção da política na América Latina e Caribe. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2016, v. 1, p. 9-226.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, N. V. E.; SARAIVA, L.A.F. . CONTRIBUIÇÕES DE PABLO GONZÁLES CASANOVA E ANÍBAL QUIJANO PARA PENSAR SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA. In: XXXI Congreso ALAS Uruguay 2017 - Las encrucijadas abiertas de América Latina, La sociología en tiempos de cambio, 2018, Montevideo. XXXI Congreso ALAS Uruguay 2017 - Las encrucijadas abiertas de América Latina - La sociología en tiempos de cambio - Acta Académica. Montevideo: Asociación LatinoAmericana de Sociología, 2017. v. 1. p. 1-19.

2.
IGREJA, R. F. A. M. L. ; FERNANDES, N. V. E. . Discriminación étnica y racial en un contexto de migración en los países iberoamericanos. In: II Seminario internacional sobre diversidad cultural en Chile y II Coloquio Iber-Rutas de migración, cultura y derechos, 2017, Santiago do Chile. Interculturalidad y migración. Santiago do Chile: Consejo Nacional de La Cultura y Artes, 2016. v. 1. p. 241-270.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, N. V. E.; SARAIVA, L.A.F. . CONTRIBUIÇÕES DE PABLO GONZÁLES CASANOVA E ANÍBAL QUIJANO PARA PENSAR SOCIEDADE, CULTURA E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA. In: XXXI Congreso ALAS 2017, 2018, Montevideo. XXXI Congreso ALAS 2017 - LIBRO DE RESÚMENES. Montevideo: Asociación LatinoAmericana de Sociología, 2017. v. 1. p. 1792-1792.

2.
FERNANDES, N. V. E.; IGREJA, Rebecca Lemos . Discriminação Étnico-Racial contra migrantes na América Latina. In: Sernegra: V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça. Decolonidade e Antirracismo, 2016, Brasília. Sernegra: V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça. Decolonidade e Antirracismo: caderno de resumos. Brasilia: Editora IFB, 2016. v. 1. p. 78-79.

3.
FERNANDES, N. V. E.. DEFINIÇÕES E MECANISMOS DE ENFRENTAMENTO INSTITUCIONAL À DISCRIMINAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE OS IMIGRANTES CENTRO-AMERICANOS NO MÉXICO. In: IX CONGRESSO DA REDE L ATINOAMERIC ANA DE ANTROPOLOGIA JURÍDIC A SOCIEDADES PLURAIS E ESTADOS NACIONAIS limites e desafos para a efetividade de direitos, 2015, Pirenópolis. ANAIS DO IX CONGRESSO DA REDE L ATINOAMERIC ANA DE ANTROPOLOGIA JURÍDIC A SOCIEDADES PLURAIS E ESTADOS NACIONAIS limites e desafos para a efetividade de direitos. Pirenópolis: UFG - UnB ? PUC PR,, 2015. v. 9. p. 24-24.

Apresentações de Trabalho
1.
Vince Esgalha Fernandes, Nathalia; DUTRA, D. ; CUNHA, I. B. . ?Assistência e atenção aos migrantes na fronteira norte do México?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERNANDES, N. V. E.. O princípio da não-discriminação e a sua prática institucional na América Latina: o caso do CONAPRED. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERNANDES, N. V. E.; SARAIVA, L.A.F. . Contribuições de Pablo Gonzáles Casanova e Aníbal Quijano para Pensar Sociedade, Cultura e Política na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FERNANDES, N. V. E.. El principio de la no discriminación y su práctica institucional en América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FERNANDES, N. V. E.. Personas Desechables: o enfrentamento a discriminação contra imigrantes no México a partir do CONAPRED.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FERNANDES, N. V. E.. A luta institucional antidiscriminatória: Um estudo de caso do CONAPRED e da atenção à discriminação contra imigrantes centro-americanos no México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FERNANDES, N. V. E.. Personas Desechables: Discriminação a Imigrantes no México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FERNANDES, N. V. E.. A luta institucional antidiscriminatória: Um estudo de caso do CONAPRED e da atenção a imigrantes centro-americanos no México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FERNANDES, N. V. E.; IGREJA, R. F. A. M. L. . Discriminação Étnico-Racial contra migrantes na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FERNANDES, N. V. E.. O ENFRENTAMENTO INSTITUCIONAL À DISCRIMINAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE IMIGRANTES CENTRO-AMERICANOS NO MÉXICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FERNANDES, N. V. E.. A discriminação e os mecanismos de enfrentamento institucional à discriminação: uma reflexão sobre ocaso dos imigrantes centro‐ americanos no México. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FERNANDES, N. V. E.. Eliminação de Barreiras de Acesso à Justiça à juventude negra em situação de violência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Araújo, D. ; FERNANDES, N. V. E. ; RIBEIRO, D. L. . Atividades do Observatório das Migrações Internacionais 2016. 2016.

2.
FERNANDES, N. V. E.; Araújo, D. . Relatório Do I Diálogo De Participação Social Fórum De Participação Social Do Cnig/Mtb, 2016. 2016.

3.
CAVALCANTI, L. ; Delia Dutra ; FERNANDES, N. V. E. . Anuário 2015 - A inserção de migrantes no mercado de trabalho brasileiro. 2015.

4.
CAVALCANTI, L. ; FERNANDES, N. V. E. . Ações do Conselho Nacional de Imigração (CNIg). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, N. V. E.; NOGUEIRA, G. D. ; AHUALLI, I. F. ; SARAIVA, L.A.F. . Terreiros Lutam contra preconceito religioso. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
Araújo, D. ; DUTRA, D. ; FERNANDES, N. V. E. ; MELO, V. C. ; OLIVEIRA, M . A imigração Haitiana no Brasil : Características Demográficas na região Sul e no Distrito Federal. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
FERNANDES, N. V. E.. Revista Diálogos Sobre a Justiça. 2013. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NOGUEIRA, M.C.R.; Silva, J.R.; FERNANDES, N. V. E.. Participação em banca de Camila Ferreira.Povos e Comunidades de Terreiro e as Políticas Públicas para o Desenvolvimento Sustentável. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Ambiental) - Universidade de Brasília.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRI-ISA International Conference: Diversity e inequality in World Politics. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IGREJA, R. F. A. M. L. ; Simone Rodrigues Pinto ; NOVION, Jacques ; FERNANDES, N. V. E. . III Seminario México, América Central y Caribe en debate: Internacionalizar las ciencias sociales de, en y con América Central y Caribe. 2018. (Outro).

2.
FERNANDES, N. V. E.; NOGUEIRA, G. D. ; MARTINI, G. T. ; SARAIVA, L.A.F. ; PAZ, F. P. C. ; ADAD, C. J. C. ; OLIVEIRA, A. M. B. ; Mathias, A. R. S. ; AHUALLI, I. F. ; MOURA, B. M. . Semana Universitária 2017 - II Encontros Afrorreligiosos. 2017. (Outro).

3.
IGREJA, Rebecca Lemos ; Simone Rodrigues Pinto ; FERNANDES, N. V. E. . II Seminário Internacional México, América Central e Caribe. 2017. (Outro).

4.
FERNANDES, N. V. E.; SARAIVA, L.A.F. ; NOGUEIRA, G. D. ; PAZ, F. P. C. ; MARTINI, G. T. ; AHUALLI, I. F. . Roda de Conversa sobre Terecô e Tambor de Mina. 2017. (Outro).

5.
IGREJA, R. F. A. M. L. ; NEGRI, C. ; FERNANDES, N. V. E. . As esquerdas na atualidade: Diálogos América Latina e Europa. 2017. (Outro).

6.
FERNANDES, N. V. E.; NOGUEIRA, G. D. ; SARAIVA, L.A.F. ; Mathias, A. R. S. ; PAZ, F. P. C. ; AHUALLI, I. F. ; ADAD, C. J. C. ; MARTINI, G. T. . Lançamento da Revista Calundu. 2017. (Outro).

7.
IGREJA, R. F. A. M. L. ; NOVION, Jacques ; FERNANDES, N. V. E. . SEMINÁRIO MÉXICO, AMÉRICA CENTRAL Y CARIBE EN DEBATE. 2016. (Outro).

8.
NOGUEIRA, G. D. ; MARTINI, G. T. ; FERNANDES, N. V. E. ; OLIVEIRA, A. M. B. ; Mathias, A. R. S. ; PAZ, F. P. C. ; AHUALLI, I. F. ; ADAD, C. J. C. ; SARAIVA, L.A.F. ; GARCIA, S. C. ; ALMEIDA, T. M. C. . Semana Universitária 2016 - Encontros Afrorreligiosos. 2016. (Outro).

9.
CAVALCANTI, L. ; FERNANDES, N. V. E. . Seminário Migração Laboral no Brasil - Desafios para construção de Políticas. 2014. (Outro).

10.
FERNANDES, N. V. E.. I Seminário Internacional Migrações e Mobilidade na América do Sul. 2014. (Outro).

11.
FERNANDES, N. V. E.. SEMINÁRIO SOBRE A REDUÇÃO DE BARREIRAS DE ACESSO À JUSTIÇA PARA A JUVENTUDE NEGRA EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA. 2013. (Outro).

12.
FERNANDES, N. V. E.. Internacionalize-se!. 2012. (Outro).

13.
FERNANDES, N. V. E.. Internacionalize-se!. 2011. (Outro).

14.
FERNANDES, N. V. E.. ?Cultura, espetáculo e as intersecções entre o erudito e o popular?. 2007. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
3FERNANDES, N. V. E.2017FERNANDES, N. V. E.. A RAIZ DO PENSAMENTO COLONIAL NA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA CONTRA RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA. Revista Calundu, v. 1, p. 117-136, 2017.

2.
2FERNANDES, N. V. E.2017FERNANDES, N. V. E.; ADAD, C. J. C. . Intolerância ou Racismo Religioso: Discriminação e Violência contra as Religiões de Matriz Africana. REVISTA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, v. 1, p. 1-17, 2017.

3.
1FERNANDES, N. V. E.2017FERNANDES, N. V. E.; OLIVEIRA, A. M. B. . Plano Nacional de Liberdade Religiosa: Os povos de terreiro e a construção do racismo religioso. Revista Calundu, v. 1, p. 91-111, 2017.


Livros e capítulos
1.
FERNANDES, N. V. E.. Entre a Feijoada e o Ajiaco: Reflexões sobre a mestiçagem no Brasil e em Cuba. In: Simone Rodrigues Pinto; Rebecca Lemos Igreja. (Org.). Pensando as Américas desde o Caribe. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 25-40.


Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, N. V. E.. Personas Desechables: Discriminação a Imigrantes no México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERNANDES, N. V. E.. A luta institucional antidiscriminatória: Um estudo de caso do CONAPRED e da atenção a imigrantes centro-americanos no México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FERNANDES, N. V. E.; IGREJA, R. F. A. M. L. . Discriminação Étnico-Racial contra migrantes na América Latina. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FERNANDES, N. V. E.; SARAIVA, L.A.F. . Contribuições de Pablo Gonzáles Casanova e Aníbal Quijano para Pensar Sociedade, Cultura e Política na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FERNANDES, N. V. E.; NOGUEIRA, G. D. ; AHUALLI, I. F. ; SARAIVA, L.A.F. . Terreiros Lutam contra preconceito religioso. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NOGUEIRA, G. D. ; MARTINI, G. T. ; FERNANDES, N. V. E. ; OLIVEIRA, A. M. B. ; Mathias, A. R. S. ; PAZ, F. P. C. ; AHUALLI, I. F. ; ADAD, C. J. C. ; SARAIVA, L.A.F. ; GARCIA, S. C. ; ALMEIDA, T. M. C. . Semana Universitária 2016 - Encontros Afrorreligiosos. 2016. (Outro).

2.
FERNANDES, N. V. E.; NOGUEIRA, G. D. ; MARTINI, G. T. ; SARAIVA, L.A.F. ; PAZ, F. P. C. ; ADAD, C. J. C. ; OLIVEIRA, A. M. B. ; Mathias, A. R. S. ; AHUALLI, I. F. ; MOURA, B. M. . Semana Universitária 2017 - II Encontros Afrorreligiosos. 2017. (Outro).

3.
IGREJA, Rebecca Lemos ; Simone Rodrigues Pinto ; FERNANDES, N. V. E. . II Seminário Internacional México, América Central e Caribe. 2017. (Outro).

4.
FERNANDES, N. V. E.; SARAIVA, L.A.F. ; NOGUEIRA, G. D. ; PAZ, F. P. C. ; MARTINI, G. T. ; AHUALLI, I. F. . Roda de Conversa sobre Terecô e Tambor de Mina. 2017. (Outro).

5.
IGREJA, R. F. A. M. L. ; NEGRI, C. ; FERNANDES, N. V. E. . As esquerdas na atualidade: Diálogos América Latina e Europa. 2017. (Outro).

6.
FERNANDES, N. V. E.; NOGUEIRA, G. D. ; SARAIVA, L.A.F. ; Mathias, A. R. S. ; PAZ, F. P. C. ; AHUALLI, I. F. ; ADAD, C. J. C. ; MARTINI, G. T. . Lançamento da Revista Calundu. 2017. (Outro).



Outras informações relevantes


Grupo de Estudos para Alternativas em Relações Internacionais (GARI) ? UNESP/Franca ? Participante do grupo de estudos e pesquisa para Alternativas em Relações Internacionais - Funções no grupo com tarefas administrativas, estudo, pesquisa, organização de eventos.

Representante Discente no Departamento de Educação, Ciências Sociais e Política Internacional (DECSPI) - UNESP/Franca ? Eleita pelos discentes por 2 mandatos.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 14:51:56