Mike Akama Mazurek

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6994265826628704
  • Última atualização do currículo em 01/12/2018


Mestre pelo Programa de Pós Graduação de Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Pesquisador de mídias digitais, psicologia do consumidor, consumo de bens virtuais e games. Bolsista PIC pela ESPM, através do Media Lab em 2013, estudando consumo de bens virtuais em games online. Faz parte do GPECC - Grupo de Pesquisa em Ética, Comunicação e Consumo. Áreas de atuação: Comunicação e Consumo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mike Akama Mazurek
Nome em citações bibliográficas
MAZUREK, M. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Anhembi Morumbi.
Rua Doutor Álvaro Alvim
Vila Mariana
04018010 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 991465522


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
Título: Comunicação, consumo de conteúdos violentos e questões éticas na comunidade virtual ?Ilha da macacada?,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Luiz Peres Neto.
Palavras-chave: consumo; Redes sociais; Violência; ética.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Consumo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Ética.
2010 - 2014
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
1998 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Rio Branco, CRB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
O circuito da cultura como instrumental analítico: da produção ao consumo.. (Carga horária: 2h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Meu partido é o Brasil?: corpo, comunicação e consumo nos protestos de rua.. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Objetos de Consumo e o Pathos da Violência.. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
I Jornada Científica dos Grupos de Pesquisa do PPGCOM-ESPM. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Objetos de Consumo e o Pathos da Violência.. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2017 - 2017
Meu partido é o Brasil?: corpo, comunicação e consumo nos protestos de rua. (Carga horária: 3h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Encontro de Formação Acadêmica.. (Carga horária: 9h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2016 - 2016
Viejos medios, nuevos medios.. (Carga horária: 4h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.


Atuação Profissional



ESPM Media Lab, MEDIA%20LAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS DE SUSTENTABILIDADE, ABRAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar financeiro, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo
2.
Objetivo: Investigação da interface comunicação/consumo no plano da recepção e dos contextos macrossociais. As diversas implicações da comunicação e do consumo no cotidiano, na cultura e na sociedade: recepção e audiências; educação; questões geracionais


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Implicações éticas da privacidade digital: uma discussão a partir do campo da comunicação e do consumo
Descrição: A discussão acerca da privacidade digital contemporaneamente tem se mostrado como um espaço de tensionamento contínuo entre as fronteiras do público e do privado . Ante cenários e contextos socioculturais cada vez mais complexos, observa-se a busca por constructos teóricos sobre a privacidade digital que deem conta dos novos desafios éticos implicados na construção de políticas de comunicação digital que sejam respeitosas com os direitos fundamentais de uma cidadania cada vez mais global. Tomando a hermenêutica de profundidade como um guia teórico-metodológico, este projeto propõe analisar as demarcações éticas que subsidiam teoricamente as políticas e práticas de comunicação atinentes à privacidade digital. Tal estudo se mostra pertinente e fértil uma vez que o Brasil conta com uma nova e pioneira legislação nessa matéria, o chamado Marco Civil da Internet - que ainda carece de um regulamento específico para a sua efetiva aplicação e grande parte dos debates nesta matéria apontam para a visão da privacidade a partir de questões consumeristas e/ ou de controle social. Projeto financiado com amparo no Edital CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Mike Akama Mazurek - Coordenador / Gabriela Agostinho Pereira - Integrante / Raquel Duarte Hadler - Integrante / Clovis de Barros Filho - Integrante / Joan Botella - Integrante / José Antonio Ramos Vásquez - Integrante / Fabrizzio Chioccola - Integrante / Maria Neusa dos Santos - Integrante / Marília Duque Estrada Soares Pereira - Integrante / André de Nardi Senna Moraes - Integrante / André Kupfermann Rodarte - Integrante / Luiz Peres Neto - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MAZUREK, M. A.. Mendigos de curtidas e a ética no consumo de violência nas redes sociais por adolescentes: O caso "Ilha da Macacada". In: PERES-NETO, Luiz; BOTELLA, Joan.. (Org.). Eticas em rede: políticas de privacidade e moralidades pública.. 1ed.São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2016, v. 1, p. 218-239.

Apresentações de Trabalho
1.
MAZUREK, M. A.; POLIVANOV, B. . Consumo de Bens Virtuais em Jogos Online Status, Diferenciação e Sociabilidade em League of Legends.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
MAZUREK, M. A.; POLIVANOV, B. . Bens virtuais em games online: consumo e publicidade em League of Legends. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
MAZUREK, M. A.. A Baleia Azul e os silenciamentos do sofrimento humano. 2017; Tema: Redes sociais e suícidio. (Site).

2.
Gabriela Agostinho Pereira ; MAZUREK, M. A. . Comunicação e Consumo no filme Meia Noite em Paris. 2017; Tema: Comunicação e consumo. (Site).

3.
MAZUREK, M. A.. Os desafios de uma geração?. 2016; Tema: Reconhecimento nas redes sociais. (Blog).

4.
MAZUREK, M. A.. A luta como entretenimento. 2016; Tema: Consumo de violência. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BERIMBAU, M.; MAZUREK, M. A.. Participação em banca de Guilherme Bighetti.O discurso dos Esportes e dos Esportes Eletrônicos: Análise do discurso e suas formas de legitimação e interação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. MENDIGOS DE CURTIDAS: A ética do reconhecimento através da violência no grupo ?Ilha da macacada". 2016. (Congresso).

2.
II Seminário de Iniciação Científica ESPM..Bens virtuais em games online: consumo e publicidade em League of Legends. 2013. (Seminário).

3.
VII Simpósio Nacional da ABCiber.Consumo de Bens Virtuais em Jogos Online Status, Diferenciação e Sociabilidade em League of Legends.. 2013. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 8:55:33