Abner Ventura Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3053323275554386
  • Última atualização do currículo em 08/09/2018


Mestre em Oceanografia Biológica, pelo Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica -PPGOB - FURG (2016 - 2018). Oceanólogo de formação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2011 - 2015). Vem adquirindo experiência nas áreas de Dinâmica Populacional de Recursos Pesqueiros; Avaliação de Estoques; Tecnologia e Engenharia Pesqueira; Aquisição de dados de desembarques da Pesca Industrial e Artesanal; Desenvolvimento de dispositivos de redução de captura incidental de fauna acompanhante (bycatch) na pesca de arrasto de camarão; Conservação de espécies; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Abner Ventura Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, A.V.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Oceanografia Biológica.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: ALTERAÇÕES NA HISTÓRIA DE VIDA E AVALIAÇÃO DO ESTOQUE DO GOETE Cynoscion jamaicensis (Vaillant & Bocourt, 1883) NO SUL DO BRASIL,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Luís Gustavo Cardoso.
Coorientador: Prof. Dr. Manuel Haimovici.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Pesca e Aqüicultura.
2011 - 2015
Graduação em Oceanologia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO DA PESCARIA DE LANCE DE PRAIA NO LITORAL SUL DO RIO GRANDE DO SUL.
Orientador: Prof. Dr. Stefan Cruz Weigert.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marista São Francisco, C.M.S.F., Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista Mestrado, Enquadramento Funcional: Aluno, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Laboratório de Recursos Pesqueiros Demersais e Cefalópodes- IO - FURG Projeto: Monitoramento das pescarias no extremo sul do Brasil e avaliação dos seus impactos sobre a biodiversidade marinha. Juntamente com a equipe técnica do laboratório , realizou o monitoramento dos desembarques da pesca industrial no entrepostos da cidade de Rio Grande - RS. Realizou a coleta de dados das embarcações, capturas, esforço e áreas de pesca, a fim de avaliar o estado de exploração dos estoques pesqueiros do sul do Brasil, através de entrevistas com mestres e pescadores, Além disso, foram realizadas amostragens dos desembarques, amostragens biológicas e análise dos dados. Servindo de base, em especial para o goete (Cynoscion jamaicensis), para a elaboração da dissertação de mestrado em Oceanografia Biológica. Coordenação: Prof. Dr. Luis Gustavo Cardoso / Prof. Dr. Manuel Haimovici; Supervisão: Técnico Biól. Marcio Araújo Freire.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Executor de campo, Carga horária: 20
Outras informações
Laboratório de Tecnologia Pesqueira e Hidroacústica - IO - FURG Projeto: Catálogo de artes e embarcações pesqueiras, marinhas e estuarinas do Brasil ? Capítulo: Rio Grande do Sul - PPGMar - IO -FURG, financiado pelo PPGMar e cadastrado na ProPesP sob o número 999.674/2014. Realizou atividades de coleta e organização de dados e materiais bibliográficos referentes as artes de pesca (industriais e artesanais) do estado do RS, junto a equipe de autores e colaboradores do projeto. Bem como, atividades externas de coleta de dados técnicos de pesca, através de entrevistas com mestres de embarcações e redeiros. Adquirindo medidas de redes, malhas, cabos e flutuadores, e identificando os materiais utilizados em sua confecção; além de dados técnicos das embarcações empregadas em cada modalidade. Projeto que visava a confecção de um catalogo com informações das artes de pesca industriais e artesanais que ocorrem ao longo da costa brasileira, quanto aos petrechos e redes utilizadas, e dos diferentes tipos de embarcações empregadas. Coordenação: Prof. Dr. Stefan Cruz Weigert.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 12
Outras informações
Laboratório de Crustáceos e Decápodes - IO - FURG Projeto: Arte em Rede - Pesca consciente, ganho coletivo, - Desenvolvimento de um novo dispositivo redutor de bycatch junto aos pescadores de arrasto industrial do Sudeste/Sul do Brasil - Projeto Arte em Rede, financiado pelo Proext MEC/SESu (2013). - Adaptação de um novo modelo de dispositivo redutor de bycatch em redes de arrasto de tangones de camarões para reduzir a captura incidental no sul do Brasil, financiado pela Fundação Grupo Boticário de Apoio a Natureza (2014-2015). Projetos que visavam desenvolver e adaptar um dispositivo redutor de bycatch nas redes utilizadas pela frota de Arrasto de Tangones dirigida aos camarões do Sudeste/Sul do Brasil. Através da utilização do TED (dispositivo exclusor de tartaruga) e da janela de escape de malha quadrada . Participou do desenvolvimento e confecção dos dispositivos junto a equipe do projeto, bem como da sua divulgação entre os atores da pesca de arrasto de camarão. Participou da coleta de dados em entrevistas com os pescadores e amostragem e acompanhamento de desembarques, além de triagem do material em laboratório amostrado nas safras de 2013 e 2014. Realizou e auxilou em palestras e atividades de extensão sobre o tema, com as comunidades e escolas das localidades de Itajaí-SC e São Jose do Norte - RS. Coordenação: Prof. Dr. Luiz Felipe Cestari Dumont. Supervisão: Dr. Dérien Lucie Vernetti Duarte / Téc. Dr. Roberta Araujo Barutot.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Estágio voluntário, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 12
Outras informações
Laboratório de Crustáceos e Decápodes - IO - FURG, Auxiliou na rotina de processamento das amostras (identificação e morfometria das espécies de crustáceos e de fauna acompanhante capturadas), embarques e coleta de dados dos trabalhos e projetos de pesquisa desenvolvidos no laboratório. Supervisão: Técnica Dr. Roberta Araujo Barutot.


Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul, CEPSUL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: Estágiário, Carga horária: 20
Outras informações
Base Avançada do CEPSUL cidade de Rio Grande-RS (antigo CEPERG). Projeto: Lance de Praia - Avaliação da interação entre a pesca de Lance de Praia com espécies ameaçadas Projeto que visava avaliar a interação entre a pescaria artesanal de Lance de Praia, realizada na Praia do Cassino, e as espécies capturadas. Realizou a organização e processamento do banco dados pretéritos da modalidade; bem como coleta de dados em saídas de campo, e amostragem biológicas em parceria com o corpo técnico e analistas do centro de pesquisa. Objetivando a caracterização e descrição da modalidade de pesca e das espécies presentes em suas capturas, que serviram de base para o trabalho de conclusão de curso de graduação em Oceanologia. Coordenação: Gilmar Antônio Vieira Wasielesky.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Biológica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Oceanografia / Subárea: Oceanografia Pesqueira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Científico da Pós-Graduação em Oceanografia Biológica - FURG.IDADE E MUDANÇAS NO CRESCIMENTO E MATURAÇÃO SEXUAL DO GOETE (Cynoscion jamaicensis) NO SUL DO BRASIL ENTRE 1977 e 2017.. 2017. (Encontro).

2.
I Encontro Científico da Pós-Graduação em Oceanografia Biológica - FURG.IDADE E MUDANÇAS NO CRESCIMENTO E MATURAÇÃO SEXUAL DO GOETE (Cynoscion jamaicensis) NO SUL DO BRASIL ENTRE 1979 e 2017.. 2016. (Encontro).

3.
Congresso Brasileiro de Toxicologia Aquatica. 2013. (Congresso).

4.
Minicurso " Introdução e aplicação de Geotecnologias e Sensoriamento Remoto" - V SAO - FURG. 2013. (Outra).

5.
V Semana Acadêmica de Oceanologia - SAO - FURG. 2013. (Outra).

6.
Minicurso " Agricultura familiar e ecologia ambiental em sistemas de rotação". XIV Jornada Biológica - FURG.. 2012. (Outra).

7.
Semana Acadêmica de Oceanologia - FURG. 2012. (Outra).

8.
XIV Jornada Biológica do curso de Biologia. 2012. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 24:08:13